Ontem no chat eu constantemente perguntei ao GoldGreatWyrm sobre como ele pretende adaptar o cenário para a 4e.
Do que ele me falou entendi o seguinte
Quanto as raças

Quasidjinns= usariam o crunch do deva

Humanos e halflings iguais aos da 4e padrão (mas suponho que os halflings tenham um fluff diferente)

Os orcs de Ariathis usarào o crunch do meio-orc

meio-gênios usarão o crunch/estatísticas de ficha dos meio-elfos da 4e.

pelo menos no continente principal do cenário, não existem elfos/eladrins/drows/anões/gnomos

hobgoblins, goblins, gnolls, minotauros, kobolds e algumas outras raças monstruosas sào freqüente, mas não sei se jogáveis. (pelo menos poderia pensar em adicionar algumas habilidades raciais aos goblinóide e kobolds, além de talentos raciais pra eles, pois ficariam raças bem interessantes pra se jogar)

Os ogros usariam o crunch/estatísticas dos goliath.

Não faço idéia quanto os tieflings e dragonborns.

genasis, shardminds, revenants e warforgeds aparentemente liberados. Não sei como serão inseridos no cenário. E quanto aos kalashtar, shifters e doppelgangers/changelings?
Quanto a classes

Todas as classes da 4e liberadas, de todas as fontes.

Como será o fluff dos pactos de warlock ou das linhagens exóticas de feiticeiros (tempestade, cósmica, caótica)?

Haverá planos pra builds novas pra alguma classe?

E classes mais características de cenários como swordmage (Forgotten) e Artífice (Eberron)?

Pensas em inserir Themes tais quais os de Darksun ou criar os próprios themes?

Criação de Paragon Paths/epic destinies próprias do cenário ou proibição de PP/ED características de outros cenários (Eberron, Forgotten, Dark Sun)?

E quanto as classes divinas? Como será feito quanto aos deuses próprios do cenário? vais criar talentos próprios de channel divinity e definir os domínios desses deuses?

Como se dará a inserção de classes psiônicas/shadow/elementais no cenário?
Quanto a regras próprias

Algum plano pra regras caseiras/especiais próprias para reforçar algum aspecto do clima/tom do cenário (tais quais as dragonmarks de Eberron ou as regras de defiling/preserver/limitações de rituais/themes em Dark Sun)?

Como será em relação a viagens planares e planos paralelos? Alguma cosmologia maior e épica por trás de tudo?
Quanto a monstros

Quais monstros com certeza farão parte do cenário e quais serão limados ou com fluff readaptado? Quais os monstros novos ou com releituras muito diferentes das da 4e em geral?
Quanto a clima

Que clima/tom você pretende dar ao cenário?

Quem você consideraria os ilustradores ideais ou que melhor passariam o clima/tom de Ariathis?
Por enquanto é só. Céus, como eu pergunto