Guia para os iniciantes em WoW

Espaço para o MMO mais popular do mundo.

Moderador: Moderadores

Guia para os iniciantes em WoW

Mensagempor Eltor Macnol em 07 Dez 2010, 18:32

:seta: Recomendações básicas de exploração pra quem está no primeiro personagem:

- Sempre que for sair do jogo, tente deixar o personagem dentro de um Inn ou em uma das Capitais do reino (qualquer lugar em que ele fique com o símbolo de “ZZZ” no retrato). O personagem ficará “descansando” até você logar novamente, gerando um belo bônus no XP da próxima vez que jogar, dependendo de quantas horas ficou fora do jogo. (Barra de XP em cor púrpura).

- Sempre que chegar a uma vila ou cidade nova e começar a fazer quests por lá, imediatamente procure o Inn e ligue sua Hearthstone lá. E lembre de usar a Hearthstone, especialmente quando tiver completado várias quests e precisar voltar à cidade pra entregar todas de uma vez – isso pode poupar uma bela caminhada, especialmente quando não tiver uma montaria ainda.

- Falando em montarias, a primeira estará disponível no nível 20. Adquira assim que chegar nesse nível, faz uma bela diferença.

- SEMPRE que vir um Flight Path novo (exclamação verde no minimap), fale com o NPC para adicionar ela aos seus caminhos conhecidos.

- Não se preocupe em carregar água e comida nos primeiros níveis, a regeneração de mana/HP fora de combate é alta o bastante pra não se preocupar com isso.

- Os monstros atacam se você chegar perto e perseguem seu personagem por uma certa distância, mas, se você não quiser lutar, pode continuar correndo e eventualmente o monstro vai “resetar” e voltar pro lugar onde estava. Só tome cuidado pra não passar perto de outros monstros. (Isso só funciona nos mapas abertos, não em dungeons e raids).

- Sempre que estiver em uma quest de “mate X monstros” e encontrar com outro jogador fazendo a mesma quest, convide-o pra entrar em um grupo enquanto fazem isso. Geralmente não é nem preciso dizer nada, basta iniciar o grupo e ele vai saber o motivo. Os monstros que cada um matar vão contar para os dois, ao invés de ficarem disputando cada alvo. Todos saem ganhando.

- Monstros mortos ficam no mapa por alguns minutos, depois seu corpo desaparece, e outro surge em seu lugar (“respawn”). O tempo que leva pra isso acontecer varia de acordo com o lugar, e pode ser mais rápido caso haja vários jogadores na área.

- O primeiro jogador que ataca um monstro “marca” ele como seu. Outros jogadores que não estejam no grupo podem atacá-lo, mas não ganharão XP e não poderão pegar itens do cadáver (a barra de HP do monstro ficará cinza se ele já está marcado por outra pessoa).

- Os itens cinza são inúteis após o nível 10, venda todos pra poupar espaço no inventário.


:seta: Básico sobre Tanks/Healers/DPS:

Em um grupo, cada personagem vai ter um certo papel a cumprir, dependendo da classe, talentos e equipamentos que escolheu:

Tank: muito resistente a dano, faz de tudo pra manter os monstros batendo nele e não no resto do grupo. Não se preocupa muito em causar dano, e sim Threat (veja abaixo).

Healer: não se preocupa em causar dano, e sim curar o resto do grupo, especialmente mantendo o tank vivo (pois está sempre sendo atacado) e usando magias de suporte ou cura de status.

DPS: não agüentam porrada. Sua função principal é causar dano no alvo principal, e manter os alvos secundários inutilizados com habilidades que os deixem dormindo/atordoados/congelados/ovelhados/etc. Essas habilidades são chamadas de CC (Crowd Control). Dependendo da classe, também terão outras habilidades de suporte.

Dungeons normais têm 5 personagens (1 tank, 1 healer, 3 DPS).

Raids têm 10 ou 25 personagens, e o número de tanks e healers pode variar de acordo com o objetivo da raid, mas geralmente são 1~3 tanks e 2~3 healers (10 men) ou 4~6 healers (25 men).


:seta: Básico sobre Aggro, Threat e Pull:

Aggro (de “Aggression”) significa que um monstro está focado em atacar um personagem. Ou seja, sempre que alguém falar em “puxar aggro”, “aggrar” e similares, é isso que significa.

Pull é o ato de “puxar” um monstro, fazendo que ele comece a lhe atacar. Isso pode ser feito atacando o monstro, ou se aproximando dele (o infame “Body Pull” ). A distância de agressividade é maior se o nível do monstro for maior que o seu, e vice versa. Em dungeons, tome muito cuidado pra não ficar à frente do tank, pois um healer ou DPS que puxar aggro de inimigos com um body pull merece todas as piadas que vai ouvir.

Threat é o nível de agressividade que o monstro tem contra cada membro do grupo. Ataques ao monstro, ou curas nos seus aliados, geram Threat. É importante que os DPS se foquem em atacar sempre o mesmo alvo que o tank, pois se atacarem um alvo diferente ele logo vai esquecer o tank e rasgar o DPS no meio.

Caso o tank não esteja conseguindo gerar uma quantia grande o bastante de Threat, as classes DPS têm habilidades que fazem sua Threat diminuir (Feign Death, Fade, Cower, etc), mas essas habilidades devem ser usadas ANTES de exceder a threat do tank, e não depois (os motivos são meio longos pra explicar aqui).

Se por algum motivo o tank perder a aggro de um monstro, NÃO FUJA. Corra em direção ao tank, pra que ele possa atacar o monstro e chamar a atenção dele de volta.



:seta: Básico sobre Buffs:

“Buffs” são as magias que dão bônus a você mesmo ou seu grupo. Todas as classes têm vários buffs úteis, a maioria de duração longa (até 30 minutos). Use-as. Sempre. Os buffs aumentam MUITO o poder do grupo/raid. De preferência, instale o addon Smartbuff e não se preocupe mais com isso (ele monitora quem no grupo precisa de algum buff seu e conjura automaticamente ao girar a roda do mouse).
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: Guia para os iniciantes em WoW

Mensagempor Eltor Macnol em 07 Dez 2010, 18:38

Então pessoas, a ideia desse tópico é juntar aquelas informações que parecem óbvias pra quem joga há alguns meses ou anos, mas que fazem bastante diferença pra quem está começando agora. O tópico está sempre aberto a mudanças e mais material, seja na forma de sugestões de dicas pra adicionar à lista, seja na forma de perguntas sobre assuntos que os novos jogadores querem saber mais.

O que tem aqui até o momento é só o que eu consegui lembrar em uma tarde. :P
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: Guia para os iniciantes em WoW

Mensagempor louc0 em 07 Dez 2010, 19:13

Dicas pra ganhar dinheiro:

-Use o add-on Auctioneer. É VITAL para ganhar dinheiro na auction house, encontrar preços decentes e barganhas. Além de saber o que vale a pena vender ou não.
-Nas profissões, pegue pelo menos uma de gather (mining, herbalism ou skinning). Idealmente, pegue as duas profissões de gather. As profissões de criação de itens são escoadouros de gold até chegar no endgame (apesar de jewelcrafting ser bem lucrativa depois). Ao passo que as profissões de gather sempre geram dinheiro. É o que eu recomendo para quem está começando no jogo. Um personagem gatherer pode sustentar alguns outros personagens na boa.
-Junte todo e qualquer lixo que cair dos monstros. Muita gente não faz isso, e acaba perdendo uma boa grana da venda desses itens cinza.

Algus termos usados com frequência:

-PUG: Pick Up Group. É um grupo formado por pessoas aleatórias, que não se conhecem, pra fazer uma dungeon ou raid. Em geral é terrível.
-GS: GearScore, é um addon que dá uma nota pro teu equipamento geral. Muita gente usa isso como critério de corte pra participar de uma determinada raid ou instance.
-RAID: Modo de jogo que envolve mais do que 5 jogadores, podendo ir até 40. É um "grande grupo". Quando se está em uma raid, não se pode fazer quests normais. É usado também como sinônimo de dungeons para mais de 5 jogadores.
-Instance: São as dungeons normais, para 5 jogadores.
-Heroic: é um modo de dificuldade extra para algumas raids e instances, onde as recompensas são melhores.
-BG: Battleground. São cenários PvP onde ocorrem batalhas campais, com mecânicas próprias. Envolvem de 10 a 40 jogadores em cada time.
-Arena: Modo PvP direto, onde times duelam por ranking. Tem modos: 2vs2, 3vs3 e 5vs5
-Daily: Quest que pode ser repetida diariamente. Geralmente é feita pra se ganhar reputação com determinadas facções e dinheiro.
-Mob: Monstro, inimigo.
-Elite: Monstro que é muito mais forte que um monstro normal do mesmo nível. Geralmente é necessário um grupo pra vence-lo

Por ora é isso. Se lembrar de mais coisa eu posto.
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Re: Guia para os iniciantes em WoW

Mensagempor Nibelung em 07 Dez 2010, 20:10

Que tal sugestões de add-ons, onde achar, como instalar, e os mais populares e o motivo pelo qual eles são bons?

Já estou notando que a UI está começando a faltar espaço pra mim.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Guia para os iniciantes em WoW

Mensagempor Eltor Macnol em 07 Dez 2010, 20:53

Não tenha dúvidas, só que esse assunto eu vou fazer um tópico próprio. :aham:
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: Guia para os iniciantes em WoW

Mensagempor Metal Sonic em 08 Dez 2010, 08:19

Eu também preciso de ajuda com AddOns, tá extremamente chato olhar para 209029 lugares da tela ao mesmo tempo.

E parece uma dúvida idiota, mas eu acho insuficiente a quantidade de atalhos no teclado para as Skills, e ficar alterando entre abas usando Shift é muito chato. Jogando Ragnarok eu usava 3 barras inteiras de atalhos (graças ao Battlemode), e ficar clicando no ícone da Skill na barra flutuante é um saco. Tem como melhorar isso? :S
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: Guia para os iniciantes em WoW

Mensagempor Eltor Macnol em 08 Dez 2010, 11:36

Com certeza tem solução. :) Eu devo postar o tópico de addons no fim do dia, mas já deixo algumas sugestões que resolvem esse problema, se você quiser procurar por eles no site curse.com ou wowinterface.com :

Dominos ou Bartender
(addons que substituem a barra de atalhos, permitem criar mais barras visíveis ou invisíveis e trocar facilmente os atalhos de teclado)

Clique
(addon que permite associar as magias do seu spellbook com uma tecla ou botão do mouse, por exemplo, uso “Holy Fire” sempre que deixo o mouse sobre um alvo e giro a scrollwheel pra baixo).

Bindpad
(addon parecido com o Clique, ele permite colocar uma magia ou macro em qualquer botão do teclado, só não tem a funcionalidade de mouseover ou de fazer um efeito diferente dependendo do alvo ser aliado ou inimigo).
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: Guia para os iniciantes em WoW

Mensagempor cigano em 08 Dez 2010, 15:43

BD sobre o WoW.

wowhead

Tem otimas ferramentas de filtro, uso ele principalmente pra pesquisar itens, profissões, e algumas spells.

wowwiki

Muito bem organizada, tem tudo que se precisa saber, e ate o que não se precisa. Dá pra se perder algumas horas fácil fácil ali só pesquisando aleatoridades.

thottbot

Maior conteúdo sobre o WoW que já vi. Tiro qualquer duvida sobre quests nele.

Curse

Tem quase tudo de add-ons aqui, primeiro lugar que vou pra buscar algum add

wowgirl

Melhor blog sobre wow na nossa língua.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Guia para os iniciantes em WoW

Mensagempor GoldGreatWyrm em 08 Dez 2010, 15:48

Só para avisar que a wowwiki foi descontinuada, e agora todo o conteúdo vai ser atualizado na www.wowpedia.org
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Guia para os iniciantes em WoW

Mensagempor Iuri em 15 Dez 2010, 17:27

Pra que serve dinheiro nesse troço?
Eu to me saindo relativamente bem usando só os equipamentos que ganho das quests (claro que não to com um set otimizado, mas pelo menos no PvE eu to me saindo bem -regular em PvP-)... então o que eu REALMENTE preciso comprar?
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Guia para os iniciantes em WoW

Mensagempor louc0 em 15 Dez 2010, 17:47

Comunista!
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Re: Guia para os iniciantes em WoW

Mensagempor Eltor Macnol em 15 Dez 2010, 19:16

O que você -PRECISA- comprar é só montarias, treino em Riding, e algumas bags decentes. Ah, e Dual Talent Specialization do seu trainer no nível 30. Tirando isso, você pode ir tranquilamente do nível 1 ao 60 se virando só com os equipamentos ganhos em quests.

Você até pode comprar alguns itens verdes na AH se quiser (por exemplo, resolveu trocar de tank pra DPS e não tem nenhum equipamento ganho em quests que sirva pra isso). Nem preciso mencionar que só se compra coisas na AH, os vendedores normais do jogo só estão lá de enfeite... :P

Quando chegar em níveis mais altos, aí sim vale a pena investir o dinheiro em coisas úteis e caras: Glyphs, Enchantments, Gems, armaduras que os outros jogadores colocam pra vender na Auction House...
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: Guia para os iniciantes em WoW

Mensagempor Sr. Pichu em 15 Dez 2010, 22:04

aliás...
como eu faço prá fazer as glyphs?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Re: Guia para os iniciantes em WoW

Mensagempor GoldGreatWyrm em 15 Dez 2010, 22:14

Inscription permite fabricar glyphs a partir de... não sei qual nível de profissão.

Mas enfim, Inscription.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Guia para os iniciantes em WoW

Mensagempor louc0 em 16 Dez 2010, 00:34

Eu sou inscripter, picha. Depois me diz o que tu precisa.
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Próximo

Voltar para World of Warcraft

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron