Desde o início do ano voltei a mestrar novamente...
Só que dessa vez para meus amigos de longa data aqui no Rio, iniciamos uma campanha que estava centrada no reino de Sembia, de Toril - Reinos Esquecidos. Jogamos toda semana, e está sendo um experiência muito recompensadora.
Devido ao meu grupo ter decidido se lançar em mar, até porque a maioria do grupo (incluindo eu o mestre) jogamos na famosa campanha de trocentos anos do Allefcapt que passamos boa parte do tempo viajando de navio até chegar em Zakhara.
Então decidi mexer um pouco nas regras para dar mais realismo a minha campanha.
Listarei também algumas perícias e talentos existentes que tem alguma relação com uma campanha em marítima.
Mais a frente irei retornar aqui e listar o equipamento que é mais comum nessas campanhas, incluindo os mundanos, os exóticos, e até os itens mágicos.
Eu gostaria do comentário de vocês para ajudar na criação dos talento e perícias novos, inclusive os nomes ainda não estão definidos. E se ouver mais alguns talentos de outros livros que se adequem a uma campanha desse estilo, ficarei muito grato se me indicar, incluirei então nessa listagem.
Creio que isso poderá ajudar inclusive outras campanhas ou aventuras que passeam boa parte do tempo dentro de navios, portos, ilhas e locais afins.
Seguem:
Perícias que pretendo criar:
Conhecimento (Construção Naval)
Conhecimento (Fortalezas) (gerenciamento, construção, pontos fracos e etc...)
Conhecimento (Logística) (Permite diminuir perda de tempo na distribuição de bens de mercado e etc...)
Barganhar (ou Rato) (Você obterá uma vantagem lidando com NPCs, +2 em Diplomancia e Blefar)
Talentos que pretendo criar:
Ataque balístico (bom com armas de ataque a distância grandes, como a besta grande, lança-arpão e etc)
Domínio de Construção Naval (permite construir navios especiais)
Domínio de Construção de Armas
Econômico (reduz custos de produção de materiais e consumo de alimentos, melhor prevenir do que remediar)
Reciclador (cria materiais úteis a partir de outros que seriam jogados fora, bom em tempos difíceis)
Saquear (sabe como quando e onde abordar da maneira melhor possível)
Criar Tatuagens Mágicas (Você é capaz de imbuir figuras, runas ou textos no corpo de uma pessoa com sua magia)
Uma mulher em cada porto (você pode escolher automaticamente o resultado "15" em um teste de Obter Informações)
Duas mulheres em cada porto (igual ao anterior mas escolhe "20" em Obter Informações)
----------------------------
Perícias já existentes: (somente com algumas considerações, a maioria muito óbvia)
Acrobacias (Num combate desprovido de armadura poder mergulhar, rolar, dar cambalhotas, e rodopiar é importante!)
Arte da Fuga (Malditas cordas! Estão mais apertadas do que as calças de meu velho e gordo pai!)
Blefar (Errr... Não fui eu capitão que pegou a sua bússola, foi aquele halfling ali, eu vi!)
Conhecimento (geografia) (Não podemos navegar nessas águas enquanto o solstício do verão não chegar aqui no Sul)
Conhecimento (arquitetura e engenharia) (Rápido homens! Consertem o navio! Quero voltar pro mar ainda esta noite!)
Conhecimento (história) (Isso me lembra uma história sobre um grande capitão, chamado Capitão Allef...)
Conhecimento (local) (Eu conheço os melhores portos da região sul da Costa da Espada!)
Conhecimento (natureza) (Com esses ventos fortes eu pressuponho que teremos uma tempestade em breve Capitão!)
Conhecimento (religião) (Que Talos, Umberlee e Beshaba durmam enquanto nossa viagem durar...)
Cura (Essa vermelhidão na minha pele vai melhorar curandeiro? Os outros já estão querendo me jogar no mar...)
Decifrar Escrita (Consegui! Decifrei completamente os códigos do mapa que nos levará até o Tesouro Perdido!)
Diplomacia (Calma homens, não há motivo para motim, a comida acabou faz 1 semana, mas Tymora nos abençoará!)
Disfarces (É claro que eu sou um oficial da frota de Sembia, não está vendo minha insignia?)
Equilíbrio (Prendam a vela, não quero saber como, mas façam isso antes que os ventos arranquem o mastro principal!)
Escalar (Mastro alto, uma bela queda...)
Falar Idioma (Em Zakhara a lingua natal é o Midani...)
Falsificação (comprem comigo o mapa do tesouro do templo perdido de Zakhara!)
Intimidação (Vai encarar pirata?)
Natação (na bunda nada)
Observar (Capitão! Avistei um navio escondido nas brumas ao sul, está escuro essa noite sem lua, mas tenho certeza!)
Obter Informação (Estou procurando por um grupo de 4 halflings e 2 elfos, eles aportaram por aqui?)
Ofícios (Armeiro) (Jambia?)
Ofícios (Ferreiro) (há trocentos equipamentos especiais feitos de ferro e outros metais num porto ou num navio...)
Operar Mecanismo (Ei rapaz, venha aqui, preciso de uma ajuda aqui para operar o Astrolábio, segure a régua...)
Ouvir (Ei, ouviu isso? Parecia uma trovoada ao longe...)
Prestidigitação (Ei! Quem pegou a chave do baú?)
Procurar (Onde esse malditos piratas enterraram o tesouro?)
Profissão (marinheiro) (Preciso dizer algo?)
Profissão (carregador) (Alguém tem que carregar a mercadoria do navio, afinal pra que serve os tripulantes?)
Profissão (cozinheiro) (Dããã, básico né, afinal ninguém deixa de comer)
Profissão (engenheiro tático) (Em batalhas grandes alguém com essa perícia é que manda)
Profissão (escriba) (Pero Vaz de Caminha! Sua letra tá horrível! Já falei pra largar essa garrafa de Rum!)
Profissão (herborista) (Está doente? Eu tenho uma erva especial aqui, é da boa!)
Profissão (pescador) (O que temos pra comer hoje? Ah não! Peixe de novo?)
Saltar (Abordar Navio! Matem esses cães dos mares!)
Sentir Motivação (Tem certeza de que estamos em Evermeet (O Encontro Eterno) dos Elfos Dourados?)
Sobrevivência (Náufragos)
Usar Cordas (Nó de marinheiro? Eu sei fazer nó de pirata, conhece?)
Talentos já existentes: (mas são essenciais)
Liderança (obrigatório para qualquer Capitão ou Imediato)
Ataque Poderoso (mata numa só pancada caso seja fácil de acertar)
Acrobático (obrigatório para que trabalha com subindo e descendo as velas)
Acuidade com Arma (na maioria das vezes os bucaneiros e piratas são mais ágeis do que fortes)
Ágil (praticamente o mesmo motivo do talento acima, só que ajuda em fugas espetaculares e não no ataque)
Ataque Desarmado Aprimorado (algumas brigas não levariam a morte se soubessem bater bem)
Atlético (talento obrigatório para quem trabalha com subindo e descendo as velas, se cair na água não se lasca tanto)
Auto-Suficiente (numa situação a deriva, quem tem tem mais chances de sobreviver)
Combate Montado (brincadeira minha, só serviria pro Aralor, personagem do Bruno, que tem uma águia gigante)

Combater com Duas Armas (para deixar os piratas e bucaneiros mais estilosos e mortais)
Dedos Lépidos (ajuda a mexer com fechaduras, algemas e mecanismos diversos encontrados num navio)
Diligente (ótimo para decifrar texto antigos e código encontrados em mapas e avaliar os tesouros que eles escondem)
Especialização em Combate (ninguém usa armadura pesada em alto mar, se cair na água afunda mesmo)
Esquiva (mesmo motivo do talento acima estar nessa lista)
Desarme Aprimorado (talento importante se quiser surpreender seus inimigos sem ao menos ferí-los)
Ataque Giratório (ser cercado por todos os lados de inimigos durante uma abordagem não é uma problema)
Mobilidade (num combate com várias pessoas, se mover sem ser atacado de surpresa é muito importante)
Ataque em Movimento (se mover, atacar e se mover novamente é uma vantagem enorme num combate
Foco em Arma (sempre importante)
Especialização em Arma (sempre importante, não adianta acertar, mas não machucar)
Foco em Perícia (escolhendo as perícias listadas acima)
Fraudulento (todo grande pirata deveria ter esse talento)
Iniciativa Aprimorada (agir antes é outra habilidade importante)
Investigador (um capitão sem esse talento fica em desvantagem)
Mãos Leves (bom pra fazer truques e usar cordas, como fazer laços e coisas do tipo)
Negociador (para fazer transações com mais autoridade)
Persuasivo (para ludibriar os mais inocentes e os nem tanto)
Prontidão (ótimo para os que ficam de vigília)
Rapidez de Recarga (para trabalhar com bestas, é praticamente obrigatório)
Rastrear (para encontrar as pistas deixadas pelos piratas que se embrenharam numa ilha)
Saque Rápido (para pegar de surpresa os mais incautos)
Usar Arma Exótica (há armas interessantes que podem ser escolhidas para se especializar, Ex.:corrente c/ cravos)
Obrigado pela atenção!

Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.