Sexo e amor em campanha

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Sexo e amor em campanha

Mensagempor Cebolituz em 15 Mai 2008, 22:00

Estava vendo algumas coisas aqui e me lembrei do curioso Book Of Erotic Fantasy, feito para especialmente para o D20.

Logicamente, o tema me fez lembrar de elementos relacionados ao sexo e ao amor em campanhas, em formas de como isso poderia ser abordado, as maneiras mais usuais de colocar algo relacionado ao tema em campanha.

Gostaria de saber do pessoal, como vocês costumam abordar os temas de amor em campanha? Vocês costumam levar isso em consideração quando estão narrando? Incentivam que os PJs se apaixonem durante as campanhas, casem, tenham filhos e etc?

E com relação a parte mais específica, como vocês lidam com o sexo nas campanhas de vocês? Como vocês fazem para que o ato sexual não seja banalizado ou motivo de piadas (se é que o utilizam nas campanhas)?

Para os jogadores de D20, já fizeram alguma vez o uso das regras do Book Of Erotic Fantasy?
Imagem
Cebolituz

Sexo e amor em campanha

Mensagempor Youkai X em 15 Mai 2008, 22:30

Nunca usei o Book of Erotic Fantasy, até porque não o tenho em mãos (já vi pra vender numa oja de RPG por aui, mas não fiquei com vontade de comprar, ainda mais com a 4E e por não ser da Wizards u de tra empresa bem conceituada na parte mecânica).

Ainda não cheguei a lidar diretamente com sexo em campanhas, embora um dos PCs seja visivelmente tarado, justamente o que está perto dos 40 anos. Tenta jogar o seu charme nas NPCs (só uma vez é que deu certo e ele terá uma busca por um bordel agora). os outros Pcs tem outras prioridades (como buscar redenção pelos seus erros do passado, seguir ordens, treinar suas tecnicas, buscar cadáveres pra usar suas magias, etc). Mas sim, já tenho NPCs visivelmente afetados por gostos sexuais incomuns, especialmente que reflitam seu caráter moralfora do padrão. O amor em si não é um tema explorado, mas um dos PCs (justamente o do Aluriel) está sendo movido pelas conseqüências de seu"casamento" com uma drow refugiada, que chegou a ficar grávida dele, mas que morreu por uma doença incurável e por conta disso se perdeu em desilusão e angústia, sendo que atualmnte nota que há pessoas sedentas por vingança devido a tal incidente.

Como jogador eu nunca lidei realmnte com amor, mas na mesa de D&D que eu jogava como ranger negro de dreads e cimitarras dois outros personagens jogadores tinham laços afetivos com as clérigas NPCs que nos acompanhavam (e metiam muito a mão no fogo por elas XD ).

Já na mesa daUnião dos Arqueólogos (a do Torneco) tais elementos nunca foram explorados e não si se serão. O personagem do Nibelung é casado, mas é só um detalhe secundário que serve pra dar um diferencial e detalhe extra. Não sei se a Samarah se sente levemente atraída por algum outro personagem do grupo, que aí seria questão do Bill se manifestar.
Youkai X

Sexo e amor em campanha

Mensagempor AKImeru em 15 Mai 2008, 22:33

Eu tentei colocar amor e sexo várias vezes em minha campanha.

Moral da historia: Nerds sempre serão nerds :linguinha:
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Sexo e amor em campanha

Mensagempor Youkai X em 15 Mai 2008, 22:51

Conte mais, Oda :pidao: . deve render boas risadas :P

Na mesa de supers do Virtual ainda verei se minha personagem desenvolve interesse em alguém (de preferência NPC) ou se ela será apenas de viver de relacionamentos superficiais conseguidos em baladas, mas sem ser um estereótipo de p*&%.

Como será que cada sistema lida com essa questão do sexo e do amor? Em D20 nunca foi usado de forma especial, nem pra bom e nem pra mal.
Youkai X

Sexo e amor em campanha

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 15 Mai 2008, 23:37

Eu em geral uso amor em fantasia medieval. Sai um negócio bem na linha do trovadorismo, amores que hoje soariam patéticos.
Mas não costumo usar sexo. É por demais complicado.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Sexo e amor em campanha

Mensagempor Aluriel de Laurants em 15 Mai 2008, 23:39

É difícil fazer os jogadores embarcarem na idéia, principalmente homens, já aconteceu de dar certo em uma mesa com mulheres, que uma das personagens tinha se apaixonado por um homem e tranformado ele em um carniçal para que pudessem estar sempre juntos sem ter que abraçá-lo.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Sexo e amor em campanha

Mensagempor Youkai X em 15 Mai 2008, 23:51

Mas eu já tive umas idéias bem insanas quanto a cenas de sexo m uma aventura, uma delas até de humor, mas vai que seja patético demais XD

E como vocês lidam quanto á nudez e sem-nudez em suas mesas? usam e abusam? Todo mundo comportadinho? Mulheres striperiffic e homens enlatados? Vice versa? Democracia da semi-nudez e dos fanservices?

Em mesa um PC e um NPC já mostraram não terem nada contra andarem nus por aí. :ops:
Youkai X

Sexo e amor em campanha

Mensagempor Faerunian em 16 Mai 2008, 00:49

Depende do cenário. E quando digo cenário não me refiro apenas à um mundo de campanha, mas à regiões específicas desse mundo, à sociedade dessa região, enfim, depende.

Quanto ao amor em geral: um dos motivos pelo qual eu cobro um prelúdio detalhado (apesar de poucos jogadores fazerem) é que assim fica mais fácil saber pelo que o personagem se apaixonaria, o que ele poderia vir a amar. Aqui não me refiro apenas ao amor por outra pessoa. Amor a uma causa, a uma coisa, a um lugar, etc., estão nesse escopo.

Quanto ao sexo em geral: de antemão assumo que todos os PJ's são atraídos fisicamente pelo sexo oposto (da mesma raça). A abordagem do resto depende do cenário.

Não vejo dificuldade em abordar amor & sexo em uma campanha. Se o grupo for maduro, fica mais fácil ainda.
Imagem
Faerunian

Sexo e amor em campanha

Mensagempor Gun_Hazard em 16 Mai 2008, 11:53

Vai muito da maturidade do grupo.

Nosso grupo sexo é o mesmo que sexo.

Pode ser visto como casual ou como laço de um relacionamento estavél, dependo unicamente do Jogador e do Personagem.

Meu Personagem atual (Guerreiro Mercenário Comyriano) convida clerigas para sair e dar um passeio sendo totalmente educado e respeitoso (Sem se envolver sexualmente com elas), frequenta bordeis e vai para cama com garotas de programa, sempre encontra uma ou duas ex-namoradas e acaba na cama com elas. Ou Seja age como uma pessoal normal em relação a sexo sem exagerar nem supervalorizar, mas quando surge oportunidade. Porquê não?

Sobre Amor é mais complicado pois este tipo de envolvimento geralmente "Prende" o personagem, imagine um personagem casado e tem de ficar fora em campanha por mais de 3 ou 4 anos. A Esposa deve ficar doida sem saber o que acontece ou arruma outro( Já aconteceu em nossas campanhas e o personagem nunca mais ficou suspirando pela sua amada, nem deixava mais ninguém tocar no assunto).

Em Campanha, Amor Estável com não aventureiros, é mais adequado quando o foco é bem regional, sem muitas ausências Prolongadas...

Quando ambos são aventureiros (PCs ou NPCs) ai o negocio pode fluir muito bem.

A Única resalva que temos é nunca descrever o "Ato em sí", nós achamos desnecessário, pois todo mundo sabe o que acontece entre casais e este tipo de comportamento obsecado adolescente não cola.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Sexo e amor em campanha

Mensagempor Cebolituz em 16 Mai 2008, 12:47

O meu grupo está melhorando muito, vejo que futuro nele.

Mas ainda enfrento alguns problemas de "frieza" ainda dos jogadores. Digamos que eles nunca tiveram a oportunidade de jogar RPG com mestres mais experientes que possam proporcionar um jogo divertido. Então nossos jogos começam mas sempre perdem o fôlego.

Então assim como no outro tópico, penso em querer apresentar mais sentimento e algo mais interessante ao grupo ao invés de querer apenas "prosseguir no que o mestre diz e matar monstros".

Até acho sensato deixar o acontecimento em si apenas subentendido, mas queria narrar de uma maneira que não banalizasse o amor e o sexo. Virasse motivo de piadas ou fosse visto como algo de "eu sou o foda do cenário".

Como eu disse antes, livrá-los de vez do estilo Tormenta de jogar RPG. Eu sei que eles querem isso, eu vejo que eles querem isso, mas infelizmente falta alguém para mostrar o caminho. E com esses dois tópicos, é onde eu peço auxílio nessa tarefa.
Imagem
Cebolituz

Sexo e amor em campanha

Mensagempor Anonimous000 em 16 Mai 2008, 13:04

Eu não vejo esses assuntos como essenciais a uma boa campanha, mas acho que a oportunidade deve existir para caso algum jogador decida perseguir essa opção. Numa das minhas campanha atuais um dos jogadores mencionou que vai tentar perseguir algo nessas linhas, mas não estou com muitas espectativas de tal campanha ir para frente.

Um problema que eu enfrento, mas não parece o caso dos demais narradores aqui, é que o grupo sempre faz personagens muito rasos, por mais que eu insista em eles desenvolverem mais.

Tocaram em algum momento aqui no assunto nudez. Eu isso de um forma um tanto metafórica, personagens com menos tabus sobre isso tendém a serem menos normais, geralmente com alguma herança/característica não humana. Já foi o caso de ciborgues completos que, por mais humanos que parecessem, se viam como máquinas e potanto sem necessidade de muito pudor, bem como meio demônios que não se importam com certos aspetos humanos de comportamento.

Acho que antes de colocar essas coisas numa campanha caí bem uma conversa com o grupo pra ver qual o interesse dele em tais asssuntos.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Sexo e amor em campanha

Mensagempor Gun_Hazard em 16 Mai 2008, 15:00

Sobre o Sentimento vale o que falei na outra dica

Seja simples, faça eles passarem por situações rotineiras, coisas que eles encontram no dia a dia.

Descreva coisas como um Camponês que passa e dá bom dia sem ser um NPC que vai dar alguma dica, ele simplesmente disse bom dia como pessoas do interior fazem.

Deixe os NPCs demonstrarem seus sentimentos por exemplo quando salvar a vida de alguém faça a pessoas chorar emocionadamente.

Faça NPCs desenvolverem laços afetivos com os PCs e reagirem de acordo com a ação dos Pcs.

Meio que Ação e Reação.

Se eles virem que "dentro" do jogo as pessoas reagem igual as pessoas do mundo real e que apesar de "Admiração" por alguém famoso as pessoas comuns (Geralmente) não são baba-ovo eles vão começar a se tocar e agir de acordo.

Para este tipo de abordagem no entanto é interessante uma abordagem mais low-power ou low-level onde eles pensaram duas vezes antes de "Esmagar este plebeu arrogante"...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Sexo e amor em campanha

Mensagempor FreeSample em 16 Mai 2008, 16:59

Na última mesa que joguei os personagens dos jogadores trepavam várias vezes, na maioria entre si. Não creio que caiba detalhar como foi cada caso, mas em geral o acontecimento era algo que ficava subentendido, acontecia uma cena um pouco mais tórrida antes, e aí na cena seguinte (acontecendo um tempo depois), já descrevíamos com os dois conversando na cama, ou um levantando enquanto o outro dormia, e assim por diante.

Medo da cena? não. apenas não havia propósito de descrever o que todos ali sabiam muito bem como seria. Talvez assim seja a melhor forma de trabalhar e agilizar uma situação no meio de um grupo de jogadores que já tenham certa intimidade.
FreeSample

Twitter: @loleite

Sexo e amor em campanha

Mensagempor Youkai X em 16 Mai 2008, 21:27

Ou seja, que nem em James Bond e alguns filmes do tipo. É só mostrar uns segundos que resumem todos os minutos do ato em si e tá de bom tamanho :P
Youkai X

Sexo e amor em campanha

Mensagempor Tabris em 17 Mai 2008, 03:20

Youkai X escreveu:Ou seja, que nem em James Bond e alguns filmes do tipo. É só mostrar uns segundos que resumem todos os minutos do ato em si e tá de bom tamanho :P

Essa é a minha opinião sobre o assunto 99,9% das vezes, se não for 100%.
Eu reconheço que a vulgaridade pode ajudar com o clima algumas vezes, se não for exagerada, em um livro por exemplo. Mas em um RPG eu acho que se você entrar numa cena dessa não vai ter o mesmo efeito.
Imagem
Imagem
Tabris

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias