DaviSalles escreveu:Em outro lugar estávamos discutindo algumas disparidades de preços. Na boa mesmo, sem querer reclamar. Porque o D&D 4e pela Devir é tão mais caro que pedir o 4e pela Amazon, incluindo o preço de transporte deste.
Olá Davi,
Essa resposta foi dada na Casa de Vidro II (especificamente
neste link, em função de uma pergunta sobre a disparidade de preços entre o Livro do Jogador 4ª Edição e a aventura Fortaleza no Pendor das Sombras, no mercado estadunidense.
Na pergunta, o usuário citava dois produtos:
Keep on the Shadowfell - Preço de capa US$ 29,95
Player's Handbook - Preço de capa US$ 34,95
Adaptando minha resposta, afirmo que há alguns detalhes que os importadores diretos, que são consumidores finais, tendem a ignorar.
Os três livros básicos em inglês têm tiragens que ultrapassam um milhão de livros (isso mesmo, 1.000.000).
A Amazon e as grandes revendedoras compram estoques iniciais de pré-venda na casa da centena de milhar, aumentando o desconto obtido na negociação.
É ÓBVIO que operando nessa escala os três livros básicos importados possam ser vendidos a cerca de R$ 120,00 (ainda mais considerando a baixa temporária do dólar).
Agora, quando se trata de uma publicação com tiragem "normal", o preço se adequa e se adapta no mercado gringo, criando essa discrepância citada, onde uma aventura de 96 páginas custa 85% do valor de um livro de 320 páginas, capa dura.
No Brasil, as tiragens são mais estáveis, portanto a aventura custará metade do preço de um básico (ou provavelmente menos ainda). É claro que se eu pudesse imprimir 500 mil Livros do Jogador, ele custaria cerca de R$ 50,00, mas o mercado nacional não tem nenhuma condição de assimilar uma tiragem desse tamanho.
Nós tentamos manter os livros em um preço mais barato possível. Mas, como disse acima, é simples utilizar argumentos isolados para dizer que os preços dos livros nacionais são muito diferentes dos preços praticados pelas gigantes. Usando o panorama mais geral, é possível perceber que há outros detalhes ignorados nesta equação
Além disso, apesar de todas as certezas e elucubrações que vemos sobre o assunto, livros como produto final não pagam imposto. Entretanto, a menos que você prove que o papel que você utilizará é
imune a impostos, ele pagará IPI e ICMS; a tinta paga impostos; o maquinário das gráficas paga imposto; os funcionários que operam as máquinas têm uma carga tributária de quase 60% sobre o salário; o frete e a estocagem pagam impostos.... vocês entenderam.
Se o livro é classificado como jogo, os custos sobe para a estratosfera. Além da classificação indicativa, que não tem nada a ver com sua pergunta.
Para reduzir o preço final, tenho que diminuir a qualidade. Para isso, preciso de permissão contratual (que qualquer editora acostumada ao mercado europeu ou estadunidense nem sequer cogita), logo a conclusão é:
Existem formas de baratear os livros (veja o Faroeste Arcano, o Mutantes e Malfeitores e o BESM D20), mas elas nem sempre são permitidas ou são bem assimiladas pelo público.
Garanto que se eu publicar o Livro do Jogador 4ª Edição em preto e branco, papel de baixa gramatura e capa-mole, vou ser (mais) apedrejado.
D3