"Fantasia medieval clássica" (?)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

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"Fantasia medieval clássica" (?)

Mensagempor DracoDruida em 05 Ago 2010, 16:54

Meu deus, esse tópico disparou muito rápido, mas só porque parece ter sido esquecido, vou repetir a pergunta do Oda:
E por que isso ocorre? Você sequer jogou o 4e então vou me referir ao 3.X.

O que Cidadela sem sol tem de video game que tumba do mal elemental não tem? Eu não consigo entender seu ponto de vista por isso.


O que nós queremos dizer é: Quem garante que a concepção de "video-game de papel" não seja apenas um preconceito seu e dos seus jogadores que poderia ser perfeitamente evitado?
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Mensagempor PGNovaes em 05 Ago 2010, 16:56

DracoDruida escreveu:Meu deus, esse tópico disparou muito rápido, mas só porque parece ter sido esquecido, vou repetir a pergunta do Oda:
E por que isso ocorre? Você sequer jogou o 4e então vou me referir ao 3.X.

O que Cidadela sem sol tem de video game que tumba do mal elemental não tem? Eu não consigo entender seu ponto de vista por isso.


O que nós queremos dizer é: Quem garante que a concepção de "video-game de papel" não seja apenas um preconceito seu e dos seus jogadores que poderia ser perfeitamente evitado?


Vou responder outra vez: Nada garante. Nunca disse que garantia... Eu disso como funcionou/funciona pra mim... só isso.
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Mensagempor _Virtual_Adept_ em 05 Ago 2010, 16:59

O que eu não entendo é:

Se determinado sistema de vídeo-game funcionaria bem num sistema de RPG ou de tabuleiro... qual é o problema em usá-lo? RPG é tão sagrado assim que não pode se aperfeiçoar, se inspirando em outras mídias?

Eu jogo vídeo-games. E eu gosto dos RPGs se inspirando neles.
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Mensagempor Smaug em 05 Ago 2010, 17:04

Sobre o videogame de papel... vc realmente não sabe oq estamos querendo dizer ou só quer me fazer mais perguntas?

Não, não sei, me explique por favor.
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Mensagempor AKImeru em 05 Ago 2010, 17:05

Tá falando isso pra mim? Mas eu já não disse quero um sistema MELHOR?!! Eu tô defendendo os sistemas retro clones?


Não na realidade, estou criticando retro clones no geral.
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"Fantasia medieval clássica" (?)

Mensagempor arghsupremo em 05 Ago 2010, 17:07

Acho que ficou bem claro que o clima de fantasia clássica que ele sente é filtro nostálgico.

Eu também lembro quando comecei a jogar e tudo era tão "NOSSA ESSE É O DIA MAIS FODA DA MINHA VIDA!!!11!!! O.õ". Só que consigo separar que, mesmo não sentindo aquele gosto de descoberta, os jogos evoluiram. E não por que o cenário deixou de ser clássico. Nunca deixou, apenas as regras evoluiram.

Por sinal, eu amo um cenário de ad&d, mas não jogo com aquelas regras ridículas nem a pau. Nem na época fazia. Preferia jogar com gurps XD
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Mensagempor DracoDruida em 05 Ago 2010, 17:08

Eu disso como funcionou/funciona pra mim... só isso.

Você quis dizer como não funcionou, né? Afinal, você nunca testou! Tipo, você nem sequer deu uma chance, só veio pensando "Modernidade é ruim", e fica achando que não é o seu antigo D&D, porém ajustado para funcionar melhor.
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Mensagempor Iuri em 05 Ago 2010, 17:14

Novaes: que tal, para mudarmos um pouco o andamento da discussão, você citar alguns elementos do velho FR que você gosta e acha que passa este clima de "fantasia medieval classico"?
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-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
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Mensagempor Emil em 05 Ago 2010, 17:22

PGNovaes escreveu:
Emil escreveu:
PGNovaes escreveu:Minha divergência não é tanto a respeito da proposta, e também consigo ver as similaridades, como as que vc apontou, mas da incapacidade do sistema, no meu caso, de promover um cenário mais "original" de fantasia medieval.


De novo: Por que, no seu caso, o sistema falha em promover um cenário mais original para fantasia medieval?


Por que me leva a imaginar cenários, de forma geral, que não são aqueles de fantasia medieval que prefiro. Não tô falando só da mecânica do sistema... mas de todo o seu espírito de "videogame de papel" que acabar por guiar o grupo de jogo (e, consequentemente, eu).


Acho que seu ponto seria mais fácil de respeitar se você abandonasse o termo video game de papel. E apontasse de forma clara O QUE nele guia o grupo, O QUE nele te faz imaginar outros cenários, O QUE nele é incompatível com o que você quer, O QUE nele é incompatível com o que você entende por fantasia clássica. Aliás, eu sei que você já concordou com o Youkai ali na primeira ou segunda página, mas eu não acho que esteja claro o que você entende por fantasia clássica. São muitas variantes sem definição para que esta conversa chegue a algum resultado.

PGNovaes escreveu:Sem dúvida. É claso. Mas não foi isso que ocorreu... Tentei esclarecer o que eu tô tentanto dizer desde o ínicio do tópico. Só não acha que tenho a obrigação de responder todos os questionametos, por mais demostrem que quem os fez não leu o que eu tinha acabado de escrever.


Na verdade, eu leio a situação como o contrário. Você foi vago (veja a quantidade de itens que precisam ser afinados pra discussão fluir melhor), a maioria das pessoas respondeu bem, apesar da sua vagueza, e você foi seletivo na leitura e desnecessariamente agressivo nas respostas. Se nós queremos chegar a algum ponto, é necessário resistir à tentação da agressividade... Quem sabe depois das definições estarem arredondadas, afinadas, possamos todos nos bater com mais gosto.
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Mensagempor PGNovaes em 05 Ago 2010, 18:52

Voltei. Mas sem mais vontade de continuar me defendendo e, principalmente, respondendo algumas das mesmas perguntas e outras que me questionam a respeito de algo que não disse.

Mesmo que outros, como o Emil, tenham entrado com o bom senso e a vontade de debater e não de "ganhar a discussão".

E dizer que fui "agressivo"... por favor, Emil... rsrs Fui no máximo defensivo.. já que tava todo mundo se alimentando em conjunto para me fuzilar com perguntas e dizer que eu tenho que responder todas elas.

Ah... e vc ainda deve considerar que não insultei ninguém... mas me insultaram... nada de grave, mas falta de ética.

Essa definitivamente não vale mais a pena pra mim. Se vale pra vcs, por favor, mas acho que não, neh.

Mas conto com vcs (mais com uns do que com outros) para outras discussões futuras.... e mais "objetivas". Pretendo continuar a discutir os sistemas de combate no outro tópico. ;)

Abraços

PS. Queria dizer, outra vez, que estou feliz por ter achado um fórum tão ativo assim de RPG aqui... o último que eu entrei recebia uma resposta a cada dois dias.. hoje foram mais de sessenta. :D
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Mensagempor Elven Paladin em 05 Ago 2010, 19:21

Eu odeio ter que tomar uma postura menos gentil, mas esse tópico precisa disso.

AD&D foi uma mudança tão significativa de seu ancestral quanto D&D 4E foi em relação a D&D 3E ( ou mais ainda: D&D 4E seguiu uma trajetória lógica baseado nos últimos livros do D&D 3.5, olhando em retrospectiva ). Enquanto D&D era mais próximo do que hoje é chamado de "Dark Fantasy", com raízes mais próximas de Conan e Lankhmar, ou seja, de mundo mais sombrios, onde os "heróis" eram impulsionados mais por ambição ( ouro ) e desejo de explorar, sem haver muito foco na questão de Bondade ( tanto que 0D&D tinha os alinhamentos Leal, Neutro e Caótico, nada de "Bom" ou "Mal" ) e predominava a suposta "Gygaxian Fantasy", AD&D era mais açucarado e "feliz", mais focado em heróis bondosos, mundos de campanha menos "sombrios" e mais medievalescos ( vide Forgotten Realms e Dragonlance, os cenários mais vendidos durante a AD&D Era, que dão a aura medieval para AD&D. Já D&D tinha como "setting" Mystara, que entre outras, não tinha divindades, tinha níveis tecnológicos incrivelmente oscilantes e os jogadores podiam virar divindades - digo, Immortals ). AD&D só passou a fugir do medievalesco com outros cenários que surgiram posteriormente á FR e Dragonlance, mas nenhum deles chegou a superar o sucesso da "dupla".

Aliás, é até estranho ver um fã de AD&D criticando D&D 4E por ser "diferente", quando AD&D foi tão problemático em sua transição do que foi D&D 3E-4E. E mais estranho ainda é esquecer que provavelmente D&D 4E é tematicamente mais próximo de AD&D do que é de D&D 3.5.

Posso falar que Eberron funciona MELHOR na 4e do que no 3.X. O Elfo que se dane !


Eu ainda estou em uma posição de dúvida sincera, oscilando a dizer que é provável que Eberron funciona melhor mesmo na 4E.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

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Mensagempor Sr. Pichu em 05 Ago 2010, 20:17

só exemplificando em termos dentro de cenários o que o Advogado falou
na transição D&D -> AD&D em Forgotten Realms, tivemos o "Time of Troubles" que em termos foi um fato que ajudou a consolidar no cenário as "novas regras"
de AD&D para D&D 3.x, teve o Die Vecna Die, que também em termos foi o fato que "consolida" as novas regras no multiverso (que foi adotado em AD&D como uma espécie de "nexo" que ligava todos todos os cenários, tanto, que a aventura começava em Oerth, em Greyhawk, passava para o semiplano conhecido como Ravenloft e terminava em Sigil, de Planescape)
e da 3.x para 4E, em Forgotten Realms, nós tivemos a "Spellplage" :p
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Mensagempor AKImeru em 05 Ago 2010, 20:25

Die Vecna Die é tão ruim que é incrivel.
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Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Ago 2010, 20:35

Die Vecna Die é incrível. Uma das "melhores" partes são as cutscenes e o Golem de Emergência, com direito aos dizeres de "Break seal in case of emergency".
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Mensagempor PGNovaes em 05 Ago 2010, 20:48

Mudando o assunto rapidamente... alguém aqui joga, gostaria de jogar ou sabe quem joga HOTB online (play-by-forum, quero dizer)?

Eu comecei a ler o livro ontem (e talvez termine hoje rsrs.. o cara escreve mto bem).
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