Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Morlot em 01 Set 2007, 11:54

Esses hobbits hein??!! Parecem até a gente(humanidade no geral), que só reza na hora que a coisa fica preta :P
“I am the Roman Emperor, and am above grammar.” Emperor Sigismund
Avatar do usuário
Morlot
 
Mensagens: 312
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:58

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Madrüga em 02 Set 2007, 13:48

Tabris escreveu:
Morlot escreveu:Ok, correção aceita Seu Madruga. Sabe uma coisa interessante de Tolkien ?? No hobbit e em Sda não há sitações sobre deuses, pelo menos não constantemente. Parece que em Arda não existe a nescessidade de deuses. Claro, estou ignorando totalmente os Valar do Silmanmseilaoque.

-SPOILER-


Valeu pelas informações, Tabris!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Cak em 02 Set 2007, 20:16

Entrando de pará-quedas no tópico: porque não fazer um cenário que se passa no fim da Idade Média, começo da Idade Moderna??? Cara essa época que abrange o renascimento é muito legal, acho que hoje em dia se eu fizer meu cenário seria nessa idade, que mistura um pouco desses dois mundos. Imagina o título: fantasia renascentista. Hahahahahaha!!!
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Avatar do usuário
Cak
 
Mensagens: 930
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:46

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Morlot em 02 Set 2007, 21:05

Olha CaK, no quesito tecnologia Ded ta quase nessa epoca...
“I am the Roman Emperor, and am above grammar.” Emperor Sigismund
Avatar do usuário
Morlot
 
Mensagens: 312
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:58

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Tabris em 03 Set 2007, 18:05

Cak escreveu:Entrando de pará-quedas no tópico: porque não fazer um cenário que se passa no fim da Idade Média, começo da Idade Moderna??? Cara essa época que abrange o renascimento é muito legal, acho que hoje em dia se eu fizer meu cenário seria nessa idade, que mistura um pouco desses dois mundos. Imagina o título: fantasia renascentista. Hahahahahaha!!!

Tolkien da a entender que o futuro da terra-média seria muito parecido com nosso mundo.
Ele fala que a linhagem de Aragorn eventualmente se tornaria uma linhagem de reis comuns, que os elfos sumiriam da terra-média e que os hobbits, apesar de ainda estarem entre nós (ele deixa a entender que existem hobbits no nosso mundo, talvez pq a terra-média seja o passado dele) nunca são vistos pq se escondem usando o talento quase sobrenatural que eles tem para a furtividade.

É até um mundo usável, já vi muita gente fazer cenário na quarta era, mas eu iria preferir criar um cenário do nada.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Lofwyr em 03 Set 2007, 18:17

Se olhar o 7th Sea, da Alderac, não deixa de ser Fantasia Renascentista... outro que tem este "flavor" é o Freeport, da Green Ronin.

Uma coisa que eu curto muito são cenários "twisteds"... cenários que pegam um momento da história, e analizam o futuro como se em algum momento as coisas tivessem acontecido de forma diferente do que aconteceu no real. Shadowrun faz isto em partes, mas não é um bom exemplo. Um exemplo melhor disto é um livro do Philip K. Dick chamado "O Homem do Castelo Alto", aonde ele vislumbra um futuro aonde os nazistas tivessem vencido a IIª grande guerra.

Um amigo meu também já pensou em um cenário contemporâneo, mas imaginando que a Inquisição tivesse "vencido", o renascimento nunca tivesse acontecido, e vivemos hoje em dia, pleno ano 2000, um "futuro alternativo" das eras negras. O conhecimento ainda proibido, a dominação mundial pela igreja, e coisas do tipo. A idéia era muito boa, pena nunca ter ido para frente o projeto.
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Avatar do usuário
Lofwyr
 
Mensagens: 142
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:58
Localização: Florianópolis, SC

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Tabris em 03 Set 2007, 20:28

Lofwyr escreveu:Se olhar o 7th Sea, da Alderac, não deixa de ser Fantasia Renascentista... outro que tem este "flavor" é o Freeport, da Green Ronin.

Uma coisa que eu curto muito são cenários "twisteds"... cenários que pegam um momento da história, e analizam o futuro como se em algum momento as coisas tivessem acontecido de forma diferente do que aconteceu no real. Shadowrun faz isto em partes, mas não é um bom exemplo. Um exemplo melhor disto é um livro do Philip K. Dick chamado "O Homem do Castelo Alto", aonde ele vislumbra um futuro aonde os nazistas tivessem vencido a IIª grande guerra.

Um amigo meu também já pensou em um cenário contemporâneo, mas imaginando que a Inquisição tivesse "vencido", o renascimento nunca tivesse acontecido, e vivemos hoje em dia, pleno ano 2000, um "futuro alternativo" das eras negras. O conhecimento ainda proibido, a dominação mundial pela igreja, e coisas do tipo. A idéia era muito boa, pena nunca ter ido para frente o projeto.

GURPS Alternate Worlds é tão bom que eu já vi gente que não gosta de RPG mas gosta de história alternativa comprando o livro só para ler os cenários.
Agora eles fazem parte do Infinite Worlds mas o livro do Infine Worlds não tem tantos detalhes quanto os originais, recomendo para todo mundo que gosta.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Madrüga em 03 Set 2007, 23:34

Se não me engano, Vampiro: a Máscara contava com uma ambientação renascentista. Claro, não era "capa-e-espada", mas tinha um sabor muito bacana.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Tabris em 04 Set 2007, 13:42

Seu_Madruga escreveu:Se não me engano, Vampiro: a Máscara contava com uma ambientação renascentista. Claro, não era "capa-e-espada", mas tinha um sabor muito bacana.

Vampiro: A Era Vitoriana.
Nunca li mas ouvi falar muito bem.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Cak em 05 Set 2007, 13:57

Porém tem um detalhe: quando digo renascentista me refiro a vários aspectos, não só tecnologia, e sim a política, o conflito de pensamento, aquele descobrimento do além-mar e tantas outras coisas.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Avatar do usuário
Cak
 
Mensagens: 930
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:46

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Armitage em 05 Set 2007, 15:15

Bom se o assunto virou pára/anacronismo ou algo assim, não posso deixar de recomendar a Nova Europa de Castle Falkenstein - fusão de Europa vitoriana com os elementos folclóricos e ocultescos europeus. Show de bola.

E faço coro com Infinite Worlds de Gurps.


ps: e Madruga, que stress lá atrás meu filho! Aquela "gracinha" lá não foi pra ninguém. Não tenho motivos pra ofender terceiros e nem se tivesse - discutir em fórum é algo imbecil ao extremo, na minha opinião. Não vale a pena.

Relaxa. :shades:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Tabris em 05 Set 2007, 16:32

Tabris escreveu:
Seu_Madruga escreveu:Se não me engano, Vampiro: a Máscara contava com uma ambientação renascentista. Claro, não era "capa-e-espada", mas tinha um sabor muito bacana.

Vampiro: A Era Vitoriana.
Nunca li mas ouvi falar muito bem.

Lembrando que A Era Vitoriana e a Renascença são coisas totalmente diferente, o cenário da WW que se passa na Renascença é o Mago: A Cruzada dos Feiticeiros
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Cak em 05 Set 2007, 19:52

Silva escreveu:Bom se o assunto virou pára/anacronismo ou algo assim, não posso deixar de recomendar a Nova Europa de Castle Falkenstein - fusão de Europa vitoriana com os elementos folclóricos e ocultescos europeus. Show de bola.

E faço coro com Infinite Worlds de Gurps.


ps: e Madruga, que stress lá atrás meu filho! Aquela "gracinha" lá não foi pra ninguém. Não tenho motivos pra ofender terceiros e nem se tivesse - discutir em fórum é algo imbecil ao extremo, na minha opinião. Não vale a pena.

Relaxa. :shades:


Só uma coisa: CF não se passa no século XVIII??? Bom se for daí já não é bem a intenção, porque daí já tem muitos outros elementos que afastam muito da idade média, e a prosposta do renascimento seria justamente essa: uma mistura de mundo capitalista com mundo feudal.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Avatar do usuário
Cak
 
Mensagens: 930
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:46

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Armitage em 05 Set 2007, 20:21

Era Vitoriana não tem nada a ver com renascença. Era Vitoriana é séc 19 (ano 18~~) em plena revolução industrial.

Só citei por que o assunto estva em anacronismo, ou algo assim. :mrgreen:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron