Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Armitage em 27 Ago 2007, 12:22

Ja perceberam que a maioria dos jogos de "Fantasia Medieval" não tem quase nada de realmente medieval? Talvez o mais emblemático seja o próprio D&D, que nunca fez questão de incorporar elementos genuinamente medievais, e suas leis, economia, sociedade, religiões, etc. mostram conceitos modernos em roupagens de fantasia (o próprio Gygax afirmou certa vez que incorporar elementos genuinamente medievais diminuiria a diversão do jogo). E parece que esse "Pseudo-Medievalismo" se tornou a norma. Então eu pergunto:


1) será que os jogos de "fantasia medieval" não seriam mais divertidos/interessantes se incorporassem mais conceitos genuinamente medievais? Inclusive passando a ter um potencial educacional ?

2) ou seria melhor continuar mantendo esse ethos moderno nos jogos de "fantasia medieval" ?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Faerunian em 27 Ago 2007, 12:42

É bem pessoal. Eu gosto do meio termo, que chamo de medieval fantástico :b

Silva escreveu:1) será que os jogos de "fantasia medieval" não seriam mais divertidos/interessantes se incorporassem mais conceitos genuinamente medievais? Inclusive passando a ter um potencial educacional ?


Sobre a parte educacional, eu ignoro. Não busco esse potencial no RPG, ainda. Mas sobre a diversão: me divirto bastante jogando em um cenário "medieval fantástico". Só que, tomando por base meu grupo de mesa, sou a excessão. "O que?!? Fiquei doente por causa daquele esgoto?!?!"

Silva escreveu:2) ou seria melhor continuar mantendo esse ethos moderno nos jogos de "fantasia medieval" ?


É muito pessoal. Se conceitos mais reais te agradam, adote. É bem mais divertido jogar com o que realmente quer.
Imagem
_________________________________________
"The guy doesn't wanna talk? Lets rough him up."
http://twitter.com/fabriciotav
Avatar do usuário
Faerunian
 
Mensagens: 333
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: BelÔrizonte

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Darin em 27 Ago 2007, 12:46

Bem..creio que esse termo "fantasia medieval" ultimamente só é usado mesmo no Brasil... nos outros lugares se fala em fantasy, em suas mais variadas formas...(Dark Fantasy, wid fantasy, high fantasy, low fantasy)...

A pouca presenção do medieval em si é para dar maior dinamicidade ao jogo... deixa-lo apenas medieval iria limita-lo...

Mas ainda tem sim muita coisa medieval... usasse armas, armaduras, roupas (pelo menos a inspiração dela é medieval), seres mitológicos, estruturas sociais, etc, tudo muito parecido com o medieval...mas claro com suas variações... por isso a parte do "fantasy" hehehe.. o legal do rpg é a criatividade e a liberdade... se todos os cenários de "fantasia medievais" tendencem mais ao medieval, iria então haver ainda mais barreiras..

Mas nada impede de vc, quando mestre, deixar suas campanhas mais medievais...
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Faerunian em 27 Ago 2007, 12:55

Por isso disse que é questão de gosto Darin. Eu gosto de barreiras, de limitações.
Imagem
_________________________________________
"The guy doesn't wanna talk? Lets rough him up."
http://twitter.com/fabriciotav
Avatar do usuário
Faerunian
 
Mensagens: 333
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: BelÔrizonte

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor WillDice em 27 Ago 2007, 13:11

Faerunian escreveu:É bem mais divertido jogar com o que realmente quer.

Resumiu tudo o que eu iria dizer.

EDIT
Ok, eu ainda posso falar mais...

Eu pessoalmente gosto de variar. Ainda não encontrei um estilo de cenário que me desagrade, no máximo cenários com boas propostas e péssima execução.

Simplesmente querer jogar conceitos mais medievais-reais em um cenário não me parece uma boa idéia por si mesma. Criar uma proposta nova que siga esses passos seria o ideal. Mas nem pior nem melhor do que outro que seja "medieval" só por que se usa espadas, e o resto sem nenhuma relação ou semelhança com a Europa do milênio retrasado. Ambos podem ser bem executados, e é isso que vale.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor ferdineidos em 27 Ago 2007, 15:23

Uma opinião que tenho (e que muitas vezes não é compartilhada por outros) é que o sistema favorece determinados cenários.

Por exemplo, o próprio D&D nasceu com essa característica fantástica que está meio que impregnada no sistema, ele foi feito com a proposta de ser um jogo fantástico, já o mundo das trevas é sobre um mundo dentro do mundo, ou seja, o mundo das sombras na periferia do mundo normal, por isso o cenário medieval do mundo das trevas é, na minha opinião, bastante realista e histórico, dentro do que se propõe, lógico.

Então, se o medieval for algo que vc quer realmente colocar nos seus jogos, aconselho buscar um sistema que encaixe nesse cenário, Gurps é a minha opção.... :aham:

Sem mais
Fui
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Morlot em 27 Ago 2007, 18:54

Acho que a discussão tem tudo a haver com uma frase da galera que escreveu Dark Ages. Os jogadores querem ter uma sessão divertida de rpg, não uma aula de historia. Para que isso o ocorra é preciso muitas vezes sacrificar precisão histórica em nome da diversão.
“I am the Roman Emperor, and am above grammar.” Emperor Sigismund
Avatar do usuário
Morlot
 
Mensagens: 312
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:58

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Tabris em 27 Ago 2007, 19:19

ferdineidos escreveu:Uma opinião que tenho (e que muitas vezes não é compartilhada por outros) é que o sistema favorece determinados cenários.

Por exemplo, o próprio D&D nasceu com essa característica fantástica que está meio que impregnada no sistema, ele foi feito com a proposta de ser um jogo fantástico, já o mundo das trevas é sobre um mundo dentro do mundo, ou seja, o mundo das sombras na periferia do mundo normal, por isso o cenário medieval do mundo das trevas é, na minha opinião, bastante realista e histórico, dentro do que se propõe, lógico.

Então, se o medieval for algo que vc quer realmente colocar nos seus jogos, aconselho buscar um sistema que encaixe nesse cenário, Gurps é a minha opção.... :aham:

Sem mais
Fui

Eu concordo totalmente, muita gente não entende como o sistema pode influenciar o cenário, mas é exatamente isso, eu já espero da quarta edição algumas coisas que vão tornar D&D mais genérico.
E estou no momento desenvolvendo inclusive um cenário de fantasia heróica, low magic e com uma pitada de dark fantasy e realismo histórico para a quarta edição (Algo no estilo de Artesia), espero não ter q mudar regras para isso.
Mas novamente vou falar oq foi dito na versão desse tópico do Avengers of Balduran, D&D tem uma tecnologia medieval mas uma estrutura social e um "clima" mais perto da idade do ferro/bronze do que D&D, eu acho que isso tem origem em Tolkien que disse que era mais interessado em tempos antigos, Tolkien inclusive não descreve armaduras de placas e outros avanços tecnológicos da idade média, a tecnologia é situada no máximo na idade das trevas.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Morlot em 27 Ago 2007, 19:33

O que me irrita muito é o anacronismo entre as tecnologias desses jogos. Não há uma clara separação entre Alta e Baixa Idade Media. Muitas armas da Baixa Idade Media estão presentes no jogo enquanto outras não da mesma época não, isso fica ainda mais visível nas dezenas de armaduras e elmos do final da I.M, itens que coexistiram com a pólvora por exemplo. Eu tenho uma tendência, que imagino que deve irritar meus jogadores, de preferir a Alta Idade Media a Baixa, por isso muitas vezes corto tecnologias que não fazem parte desse período, como as megaultra alabardas com 4 ou 5 utilidades, ou bestas a cada esquina, ou armaduras de placas, ou trebuches, mas daí eu percebo, como os escritos falaram, que isso mina a diversão; os jogadores, como os autores de Dark Ages já falaram, querem uma sessão divertida de de rpg não uma aula de historia, por isso muitas vezes a precisão histórica tem que ir por água a baixo.
“I am the Roman Emperor, and am above grammar.” Emperor Sigismund
Avatar do usuário
Morlot
 
Mensagens: 312
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:58

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Faerunian em 27 Ago 2007, 19:34

Tabris escreveu:[...]Tolkien inclusive não descreve armaduras de placas e outros avanços tecnológicos da idade média, a tecnologia é situada no máximo na idade das trevas.


E qual é a diferença entre idade média e idade das trevas?! :what:
Imagem
_________________________________________
"The guy doesn't wanna talk? Lets rough him up."
http://twitter.com/fabriciotav
Avatar do usuário
Faerunian
 
Mensagens: 333
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: BelÔrizonte

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Tabris em 27 Ago 2007, 20:16

Faerunian escreveu:
Tabris escreveu:[...]Tolkien inclusive não descreve armaduras de placas e outros avanços tecnológicos da idade média, a tecnologia é situada no máximo na idade das trevas.


E qual é a diferença entre idade média e idade das trevas?! :what:

A minha frase não tá exatamente errada, mas entendo oq vc quer dizer.
A Idade das Trevas não inclui até onde eu sei toda a idade média, é um sinônimo de baixa idade média, Tolkien realmente entra na idade média de um ponto de vista tecnológico e social mas ainda é retrógrado em relação a D&D.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Faerunian em 27 Ago 2007, 20:38

Você não tá confundindo baixa idade média com alta idade média não? Porque se ela é situada, no máximo, na idade das trevas (baixa idade média), ela engloba sim as armaduras de placas e "outros avanços tecnológicos".
Imagem
_________________________________________
"The guy doesn't wanna talk? Lets rough him up."
http://twitter.com/fabriciotav
Avatar do usuário
Faerunian
 
Mensagens: 333
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: BelÔrizonte

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Veritas em 27 Ago 2007, 21:31

Este assunto é interessante.

Referências historias podem ter interesse em alguns grupos em algumas situações e naõ sei falar se são muito comuns estas situações: a maioria dos grupos naõ se importa muito com as questões históricas, mas se vai ser muito divertido ou pouco divertido.
Avatar do usuário
Veritas
 
Mensagens: 46
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:45

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Tabris em 27 Ago 2007, 22:08

Faerunian escreveu:Você não tá confundindo baixa idade média com alta idade média não? Porque se ela é situada, no máximo, na idade das trevas (baixa idade média), ela engloba sim as armaduras de placas e "outros avanços tecnológicos".

Estou falando de antes disso, até + ou - no inicio das cruzadas quando a maior parte das armaduras eram cotas de malha.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Mensagempor Madrüga em 27 Ago 2007, 22:12

Faerunian escreveu:
Tabris escreveu:[...]Tolkien inclusive não descreve armaduras de placas e outros avanços tecnológicos da idade média, a tecnologia é situada no máximo na idade das trevas.


E qual é a diferença entre idade média e idade das trevas?! :what:


O segundo termo é preconceituoso, XD

Quanto ao assunto, eu gosto de ir para uma seara mais realista. Lógico, sem exageros de "ultra-realismo", mas prefiro ignorar a parte fantástica das divindades andando sobre a terra, magias em excesso, e adotar uma posição mais, digamos, sociológica ao descrever os povos. Claro que pode parecer exagero usar esses termos com relação a mundos ficcionais, mas prefiro ver dessa forma, favorecendo a verossimilhança ao lado do fantástico.

De resto, é complicado pensar que, partindo das premissas do D&D, o mundo possa ser normal. Imaginemos clérigos com magias de cura saindo pelo mundo e curando doenças. Algo de que não dispúnhamos no nosso mundo medieval, mas que se torna verossímil no mundo de D&D. Claro que isso não vai conter o avanço de uma praga (a menos que um clérigo interceda por um milagre), mas muda bastante as coisas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron