[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Batousa em 03 Fev 2009, 13:42

Eu comcecei a jogar rpg por causa de um jogo chamado Hero Quest.

Nao sei se voces conhecem, mais é um jogo medieval de tabuleiro, com 4 personagens eu axo, nao me lembro direito.
Barbaro, Mago, Anao e Elfo.
Axo q era isso.
tinha uma ficha basica, com os dados de ataque e defesa o movimento e o numero de HP.
Para garotos de 13 anos, e um "mestre" de 14, isso era perfeito.

o jogo continha, miniatura de moveis paredes e dos herois e monstros claro.

O jogo tambem continha um livro com as aventuras.
Uma breve narração no inicio e dpois seus personagens era colocado no ponto inicial do tabuleiro e a fase ia sendo montada de acordo com que voce andava, com os moveis e os monstros.
no jogo voce so andava atacava a abria bau de tesouro.

Foi o primeiro contato que eu tive mais ou menos com algo do genero de rpg. Logo depois veio os jogos de video game, e no msm ano em que joguei Hero Quest (juro que passei horas jogando ate passar de todas as fases, ate das duas expansoes.). Fui chamado para jogar Dragon Quest.
Era mais de tabuleiro tb, porem um pouco mais avançado com mais açoes e tudo mais, esse era bem mais conhecido. ( provavelmente muitos de voces devem conhecer o Dragon Quest).

Meu primeiro RPG foi um AD&D, chamado First Quest, que tambem foi muto conhecido.

depois joguei lobisomen durante alguns meses com um pessoal de SP (minha vo mora em SP entao ia paa la todas as ferias.).

depois de um pouco mais velho e mais acostumado com RPG e com boa noçao de interpretação por causa do Storyteller. Conheci o D&D.

Bem esse foi o meu preferido, adoro tudo em D&D.


Joguei muito Magic tb, mais muito msm, desde os tempos de Urza. Porem o mundo continuou e eu fiquei para tras, mais tenho o deck ate hoje XD.

Nao me arrependo nem um segundo de ter me tornado um fan de rpg, pra mim nao existe passtempo melhor.

P.S: nunca matei ninguem
Imagem
Avatar do usuário
Batousa
 
Mensagens: 1780
Registrado em: 03 Fev 2009, 10:10
Localização: Belo Horizonte / MG

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Allefcapt em 03 Fev 2009, 14:38

Olá a todos,

KEN,

GURPS... provavelmente o secular livro com a capa plástica e a silhueta roxa... um clássico.

D&D + CEFET. :cool:
Já li esta combinação antes, mas aqui no RJ.
Nada como jogar na academia.

Os jogos eletrônicos com temática RPG estão a cada dia ganhando mais adeptos, até em virtude do fato de que o tempo está ficando a cada dia mais escasso em nossas vidas.
Vale a pena.

CRISPI,
Eiiiiiiiiiiiiii, olha o preconceito!!! “Um cara meio Esquisito?” :frenzied:
Cuidado para não propagar a estranheza com nossa turma.

BATOUSAI,
HERO QUEST!!! O clássico pai.

“Nao sei se voces conhecem”

Rapaz... isso é pergunta básica da prova “entre na SPELL”. :jester:

Dragon Quest. Outro mitológico.
First Quest. É, você completou com sucesso a trilogia.
Raros são os que os jogaram em sequência.

LOBOSIMEN é o meu título preferido na linha ST.
Gaia me chama.

E D&D é eterno.. não perca o ritmo!




Um abraço a todos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Batousa em 03 Fev 2009, 16:35

Quer dizer entao que eu iniciei direitinho aihiauhaiuhaiuahaiuh

Apesar das limitaçoes desses rpgs, axo que sao essenciais para o iniciante, épraticamente um evoluçao de um para o outro, tanto em sistema quanto em representação.

E falar uma coisa, como eu me divertia jogando.
Quando o tempo acabava e sua mae ja dava osmberros para voce voltar para a casa, voce guardava akelas tranqueiras com um sorriso no rosto ahauihauhaa.
Imagem
Avatar do usuário
Batousa
 
Mensagens: 1780
Registrado em: 03 Fev 2009, 10:10
Localização: Belo Horizonte / MG

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Dragão de Bronze em 03 Fev 2009, 18:59

Começou bem, rapaz! Eu comecei com Hero Quest também.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Doug_a_l em 09 Fev 2009, 20:25

Isso é mais um história triste sobre o abandono do RPG:

Vamos lá... quando eu tinha mais ou menos uns 15 anos (eu acho) um colega meu apareceu com um livro do 3D&T, ele tinha pegado emprestado de um colega dele e como eu sabia fazer umas boas cópias de desenhos, ele pediu para eu copiar umas imagens do livro pro caderno dele. Ok, sem problema.
Enquanto copiava as imagens, corria os olhos pelo livro e como sempre gostei de (quase) qualquer coisa medieval, a coisa me chamou a atenção. Perguntei se ele sabia jogar, e ele negou. Uma semana depois ele voltou com mais 2 livros e disse que tinha aprendido a jogar e perguntando se nós (Diego, Thiago, Rodrigo, Cristhian, Gustavo e eu) não estávamos a fim de aprender... 3 pularam fora, e 3 ficaram. 2 semanas depois (cada um ficava com o livro do jogador um pouco pra fazer o personagem) fizemos nossa 1º partida.
Caraio, rimos muito e o Alexandre (o cara que trouxe os livros) se mostrou um mestre muito bom, nos conduzindo por uma aventura para entregar uma mensagem para uma elfa (que era um cartão de feliz aniversário), antes passando por um mago over fodão e um Dragão Branco. Mesmo sendo oponentes totalmente fora de nosso alcançe, ele conduziu a história de maneira facinante e no final nós nunca confrontamos diretamente nem o mago nem o dragão. Isso exigiu bastante raciocinio de nossa parte na época.
Bom, com todos devidamente introduzidos ( :hmmm: ) os jogos foram se desenvolvendo e com o tempo Arton e seus NPC's encheu o saco. E o grupo se desfez.
Me mudei pro RS (Porto Alegre). Tinha esperança de encontrar um grupo aqui (Pô, é a capital!!!).
Comprei o D&D 3.5 do Jogador e do Mestre, estudei pra caraio e por pura preguiça de procurar e por um pouco mais de receio de me socializar não fui a caça de um grupo... Até coloquei um anuncio na DB e fui atendido, mas arrumei desculpa pra não participar.
O tempo(implacável e cruel) passou e os livros e min ha memórias criaram pó... esqueci todo o sistema e acabei vendendo os livros.
Pois é, hoje o RPG que jogo se limita a jogos eletrônicos no PS2 ou no PC. Mas lá no fundo :hmmm: , não, nem no fundo é...´tá na cara que eu gostaria de jogar denovo, mas como me livrei dos livros e esqueci tudo, não tenho mais motivação...
É isso... que tristeza :triste:
O Eterno Mercador Vigilante

Ultimamente mais Vigilante do que Mercador, devido a restrições ao comércio livre.

XD
Avatar do usuário
Doug_a_l
 
Mensagens: 333
Registrado em: 08 Fev 2009, 22:49

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Youkai X em 10 Fev 2009, 16:35

O jeito é buscar um grupo mesmo pela capital.

Ou você pode se converter à 4E :venera: :venera: :venera:

Nós temos menos carga de regras, mais equilíbrio e poderes, mais estratégias e voc6e ainda ganha um biscoito grátis! :bwaha: :cthulhu:

Não leve muito a sério o que eu disse depois do primeiro parágrafo, mas pode considerar sim ver D&D 4th, ou Storytelling ou qualquer outro sistema que o agrade ou com algum grupo que você se identifique :macaco: .
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Doug_a_l em 10 Fev 2009, 16:39

Não leve muito a sério o que eu disse depois do primeiro parágrafo


Nem a parte do biscoito???? :pidao:
O Eterno Mercador Vigilante

Ultimamente mais Vigilante do que Mercador, devido a restrições ao comércio livre.

XD
Avatar do usuário
Doug_a_l
 
Mensagens: 333
Registrado em: 08 Fev 2009, 22:49

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Youkai X em 10 Fev 2009, 17:14

Quem sabe a parte do biscoito eu leve a sério XD
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Batousa em 12 Fev 2009, 09:55

Kra o D&D 4 é tudo isso msm?
tenho o livro la em casa, comecei a ler ( ta tudo em ingles) umas 15 paginas depois, comecei a ficar com preguiça e entao parei XD

E eu sou fanatico por 3.5
Imagem
Avatar do usuário
Batousa
 
Mensagens: 1780
Registrado em: 03 Fev 2009, 10:10
Localização: Belo Horizonte / MG

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Aluriel de Laurants em 26 Fev 2009, 13:43

Então existe a possibilidade de você não gostar 4E é feita para novos jogadores, como é meu caso com D&D, logo gostei, se você não gostava do excesso de regras e da falta de dinamismo e velocidade nos combates da 3.5 você vai gostar da 4E, se você gostava das 1.000.000 de classes de prestígio e talentos, você não vai gostar da 4E.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Batousa em 26 Fev 2009, 15:28

Bem vale a pena testar.
Tipo, dia 21 agora tem Gameday do RPGA aki em BH (eu axo)
la vou experimentar
Imagem
Avatar do usuário
Batousa
 
Mensagens: 1780
Registrado em: 03 Fev 2009, 10:10
Localização: Belo Horizonte / MG

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Allefcapt em 26 Fev 2009, 17:24

Olá a todos,

Convoquem seus amigos para virem aqui contar suas histórias.
AMO ESTAS NARRATIVAS! :victory:

Um abraço,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor JulioBritannia em 02 Mar 2009, 13:41

Bem... comigo tudo começou quando minha irmã ganhou um "pacote" de aventuras já prontas. Não creio que sou capaz de lembrar nomes pois devia ter cerca de oito anos. Após uma breve leitura, minha irmã me convocou para jogar e eu prontamente aceitei, principalmente por estar jogando com meus primos mais velhos, o que me dava um certo sentimento de maturidade.

Acho que não tinha nenhuma noção do que estava fazendo, mas aquilo me fascinou. Lembro até hoje do meu primeiro personagem: um anão guerreiro armado com um machado. Sim, bastante clichê, mas para uma criança como eu, parecia fantástico. E como jogamos aquelas aventuras! As sessões ficavam cada vez mais frequentes, mas como eram poucas aventuras que possuíamos e minha irmã (que atuava como o que eu hoje chamaria de mestre) não estava disposta a criar coisas novas, foi ficando meio repetitivo. Ainda assim eu gostava bastante, mas acho que esse foi o principal motivo para o fim do grupo pouco tempo depois. Jogamos tanto que até hoje creio ser capaz de me lembrar de alguns detalhes.

Esse grupo acabou e o assunto RPG foi esquecido. Pouco depois começou a minha fase "video-games", que posso dizer que dura até hoje. Aí vieram novamente os RPGs, mas com outra cara, de forma que eu não liguei o que eu jogava com minha irmã e primos com o que estava jogando naquela fase. Final Fantasy, Breath Of Fire e especialmente Chrono Trigger marcaram minha infância.

Algum tempo depois, meu primo (que inclusive já havia jogado RPG comigo no inicio) ganhou livros de D&D e me convidou para participar de uma campanha em que ele seria o mestre. Eu aceitei, obviamente, e já fui ler os livros para aprender as regras e buscar um personagem que fosse de meu agrado. Dessa vez criei o personagem da forma que queria: era um halfling ladino. Gostava muito dele, talvez porque dentre o grupo fosse o único personagem que não era voltado para combate e interpretá-lo era fascinante. Foi um dos personagens mais marcantes que já joguei e tenho recordações muito boas com ele.

Desde então, joguei em diversas campanhas, porém quase todas com as mesmas pessoas. Muitas vezes apenas o antigo mestre virava jogador e um dos jogadores, mestre. Um grupo bem legal, com bastante sinergia.

Em 2006 entrei no CEFET-MG e conheci muita gente interessada em RPG. Lá não faltavam grupos e campanhas. Além disso, foi a primeira vez que experimentei a posição de mestre e observei o quão trabalhoso isso pode ser. No entanto, foi interessante, principalmente no momento de criar o cenário por onde a campanha correria.

No ano passado, fui forçado a dar uma parada no RPG, por causa de vestibular. Foi ruim, mas foi um sacrifício válido. Agora posso voltar ao RPG! =D
"Alguns cientistas acreditam que hidrogênio, por ser tão abundante, é o elemento básico do universo. Eu questiono este pensamento. Existe mais estupidez do que hidrogênio. Estupidez é o elemento básico do universo." - Frank Vincent Zappa
Avatar do usuário
JulioBritannia
 
Mensagens: 106
Registrado em: 18 Fev 2009, 14:47
Localização: Belo Horizonte, MG

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Allefcapt em 01 Fev 2010, 14:49

Olá a todos,

Quero mais relatos!!!!

:bwaha:
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Lorde da Dança em 01 Fev 2010, 14:56

Tudo começou com o desenho caverna do dragão, que estranhamente me afastou do RPG. Então eu estava lendo sobre megaman em um blog no wordpress, quando de repente achei uma matéria sobre uma tal de webcomic chamada "order of the stick", eu procurei pela versão em portugues, que acabei achando no site da spell. Após algum tempo eu comecei a procurar pelo livro do jogador e.... bem, o resto é óbvio.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Avatar do usuário
Lorde da Dança
 
Mensagens: 909
Registrado em: 08 Nov 2008, 10:26
Localização: Oliveira MG

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes

cron