Oda Nobunaga escreveu:Sinceramente mesmo? Se o cara falar que vai interpretar X, mas acaba interpretando Y para o resto da campanha, quem liga?
Se ele interpreta Y o resto do jogo inteiro não está interpretando errado, ele fez o personagem errado isso sim.
A maioria do sistema (isso para não dizer todos que é algo muito forte) lida com estas mudanças de personalidade para adequar a personalidade da ficha com a da prática. Alguns podem penalizar o jogador (algo como perder uma quantida de XP ou perder determinado ponto de alguma característica) com a filosofia de que estas diferenças tem de ser pensadas em uma boa sessão de criação de personagem/preludio (e alguns sistemas gastam muitos recursos neste processo, alguns como Everway praticamente criam um novo jogo para fornecer um bom sistema de criação de personalidades), mas isso não é consenso nem mesmo entre edições diferentes de um mesmo sistema.
O que não pode acontecer é o cara jogar de Y, depois mudar para Z se a coisa apertar, depois esquecer aquela desvantagem problemática e interpretar W e por aí vai, mudando de personalidade da maneira que mais convir, ao invés de tentar resolver a dificuldade com criatividade ele mudas as regras para facilitar sua vida, isso não é algo apreciavel, não passa de uma
trapaça e é anti-jogo assim como roubar nos atributos ou na jogada de dados também é.
Acho que este papo de que não há como jgar errado é furadom quem diz isso nunca teve uma sessão ruim na vida po falta de colaboração dos jogadores, sinceramente é duro quando você como mestre gasta tempo fazendo aventura, preocupado com coerencia e chega na hora H os jogadores saem dando uma de espertos eignorando alguns aspectos de sua personalidade que são desvantajosos (como o típico barbaro de inteligencia 8 que sempre resolve tudo, ou aquele jogador que esconde desvantagem quando a situação aperta), isso é de dar raiva em qualquer um.
O importante é não confundir interpretar (inerente ao RPG, desde a época semi-wargame quando você deixava de interpretar unidades para interpretar um unico personagem) com interpretar personalidades super complexas (ou ainda representar, algo que pode apenas dar mais cor a grupos que curtam este estilo, não sendo pré-requisito para nada) se quero jogar um arena ou matar/pilhar/destruir e crio um personagem sanguinário e ambicioso e ficar só nisso ótimo, se a galera se predispos a isso basta interpretar estas duas características e ser feliz, nem é necessário representar muito (com estas duas características apenas nem um eterno "eu ataco" é algo absurdo), o que se pede é algo muito mais simples.