Lune escreveu:Já jogou Munchkin? Eis um jogo em que esses e outros comportamentos do gênero são incentivados. Agora vai dizer que Munchkin não é RPG? Como eu e o Oda já dissemos: depende do grupo, depende do jogo, depende da campanha. Não existem regras universais.
Posso dividir a resposta em duas partes. Primeiramente, em Munchkin alterar os valores dos dados e coisas do genero não é roubar, por definição roubar é quebrar as regras, mas quando alguma coisa que passa a ser coberta pelo jogo ela se torna válida e portanto não é anti-jogo. Agora se você pega um outro jogo qualque e
apenas um jogador utiliza o que está descrito no Munchkin´s Guide to Power Gaming a história é completamente diferente, este tipo de comportamento não será bem visto em mesa alguma, aliás, é daí que vem a idéia do livro, tanto que munchkin está longe de ser um elogio. Resumindo, roubar é ruim em qualquer jogo, isso é universal, o que muda é que cada sistema tem suas regras específicas.
Quanto a Munchkin ser RPG ou não, antes de responder, faço uma questão: No RPG há vencedor ou não?
Quem falou em toda semana? Por acaso aventuras one-shot não são RPG? Novamente, me parece que você está tendo uma idéia bem fechada do que é RPG... dica: nem todo mundo joga exclusivamente campanhas sérias de longa duração.
Eu falei, estou referindo de campanhas (fica claro quando cito continuidade), já que é neste ponto que a coerencia e interpretação são cobradas (lembrando que one-shot é one-shot mesmo, e não mini-campanhas disfarçadas).
Aventuras one-shot não tem tempo para desenvolver coerencia assim como dificilmente haverá tempo para jogadores explorarem a personalidade de seus personagens (muitos inclusives pegam personagens prontos, no qual pouca ou nenhuma atenção é dada a personalidade ou história, ou seja, estamos falando de
personagens descartaveis), nesta situação, inclusive, as chamadas regras de interpteração são dificeis de serem aplicadas já que não foi dado um período para o jogador se acostumar com o personagem.
No geral você vai discutir os furos da avrentura depois que já acabou, não motivo sequer para a ajuste e nem para gastar o tempo necessário para um bom processo de criação.
Só para constar, até munchkin se preocupa com consistencia (que é uma faceta da coerencia) em campanhas, como mostrado na página 24 do Livro do Mestre.
Quer dizer, por que os jogadores não colaborariam, se geralmente eles são os maiores interessados em jogar? O máximo que acontece são incompatibilidades de gosto, que não são tão difíceis assim de se lidar.
Porque estamos falando de um jogo de grupo de pessoas, óbvio que cada um está interessado em se divertir, mas o preço desta diversão pessoal pode muito bem ser a diversão do resto do grupo.
Uma sessão onde apenas um se diverte é uma sessão ruim, mesmo que uma pessoa não pense assim.
Quanto a incompatibilidade, chamo de falacia, porque este é apenas um nome bonitinho para uma sessão ruim. Isso porque se a incompatibilidade é percebida depois do jogo é porque, dentro das espectativas do grupo, uma ou mais pessoas não corresponderam, afinal ninguém vai para um jogo esperando que tudo de errado.
Portanto se você vai jogar L5R e a galera acha legal a katana e a atitude samurai, mas na hora de suportar o bushido começam a ter problemas (algo
muito comum, mais da metade de meus jogadores de L5R tiveram problemas com isso), temos um problema de incompatibilidade de genero, mas o reflexo direto disso na mesa é que ninguém está conseguindo/suportando interpretar corretamente e isso
não é algo bom em jogo algum