Evolução do RPGista

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Evolução do RPGista

Mensagempor AKImeru em 28 Ago 2007, 14:08

Muito se diz sobre "niveis" do jogador de RPG. "Veteranos" e "Iniciantes". "Power Gamers" e "Atores sem teatro".


Mas no fundo, o que balela, e o que é verdade?

Ser um bom jogador é apenas interprar bem ou saber um combo forte?

Após uma conversa no MSN com uma amiga que conseguiu destruir com a minha cara, eu levantei essas questões. Eu comecei a jogar rpg "serio" nas salas de Batepapo da UOL reservadas ao RPG. O que tinha lá era pessoas interpretando. E era requerido uma qualidade de interpretação para poder entrar em certos "grupos" de jogo.

Eu comecei em um baseado em Samurai X, e depois de jogar (E falhar.) como um personagem importante, era constantemente humilhado e tratado como escoria pelos jogadores mais experientes. Uma piada, por assim dizer.

Por mais que eu me esforça-se para melhorar, as pessoas me viam como um n00b patetico. Eu então passei a frenquentar outras salas com outros personagens. A prinipio, eu comecei bem, mas logo me juntei a um grupo chamado "RPG Bible" que advogava por jogos mais interpretativos e menos "porrada" que pedrominavam na epoca.

Mesma coisa aconteceu lá, sempre era tratado como alguem inferior aos outros, mas ao menos eles se esforçavam em "me ajudar" a "melhorar".

Um tempo mais tarde o interesse deles morreu, o Bible se fechou ainda mais e as salas de RPG ficara fechadas em panela. Foi ai que vi que o unico jeito de jogar era com grupos.

E se passaram uns 4-5 anos nessa brincadeira. Mas, aqui vem a grande questão, é saudavel, ou até mesmo certo se esforçar para ser um "bom jogador interpretativo"?


Minhas conclusões: Pare e se pergunte: Esta se divertindo?

Essa é a pergunta chave! Não interessa se seu jogo é bom ou ruim. Respeite os outros, e aceite o respeito dos outros. Não se rotule como bom ou mal jogador, apenas jogue. E tente se divertir no processo.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Evolução do RPGista

Mensagempor Darin em 28 Ago 2007, 14:49

Já to enjuado dessas conversas de mesas com mais pessoas q interpretam e mesas com mais pessoas que advogam regras e coisas do tipo... E com todo mundo dizendo "o meio termo é o ideal"... Acho que whatever, ninguém é forçado a nada e jogue o seu jogo mesmo xD...
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Evolução do RPGista

Mensagempor juma em 28 Ago 2007, 15:19

Você tem seu jeito de jogar e se divertir. Então procure jogar com pessoas que combinem com seu jeito ou que não se importem de jogar com pessoas de outros estilos.

Eu acho que respeitar a maneira de cada um jogar é a solução, mas algumas vezes os jogadores esperam por um estilo de jogo e um jogador deslocado pode de fato atrapalhar.
Avatar do usuário
juma
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:10
Localização: Buracaju - SE

Evolução do RPGista

Mensagempor Agnelo em 28 Ago 2007, 15:38

Eu penso que RPG é um hobby como tantos outros.

Pense no futebol, tem gente que joga pra confraternizar com os colegas de trabalho e tomar uma cervejinha; tem gente que quer discontar sua necessidade de competição num joguinho amador; tem gente que quer manter a forma jogando e tem gente que treina bastante ansiando se tornar profissional.

Algum desses está mais certo do que os outros?

Penso que não e sinto a mesma coisa quanto ao RPG.


Infelizmente muita gente pensa no RPG como mais do que o hobby que ele é, e isso começa a trazer muitos problemas.

Enquanto fanáticos de diferentes meios "corretos" de jogar RPG perdem tempo discutindo o sexo dos anjos eles acabam não aproveitando a melhor coisa deste jogo, que no fim das contas é juntar um punhado de amigos ao redor de uma mesa e se divertir.

Além do que essa visão de fanatismo apresentada por alguns é que instiga o preconceito nos que não conhecem o jogo.


Fiz todo esse sermão pra explicar porque eu não acredito que acha necessariamente uma "evolução" por parte dos jogadores. Creio que existam apenas diferentes perfis de jogadores, como acontece com qualquer outro hobby.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Evolução do RPGista

Mensagempor Eltor Macnol em 28 Ago 2007, 15:46

Sendo curto e grosso, porque essa discussão não é nova:

Se estão jogando e todo mundo estão gostando, estão jogando "certo".

Se o grupo e o jogador tiverem estilos e expectativas diferentes, vai ser difícil todo mundo se divertir.

RPG não é uma fina arte, parem com a masturbação intelectual.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Evolução do RPGista

Mensagempor AKImeru em 28 Ago 2007, 15:51

Eltor Macnol escreveu:Sendo curto e grosso, porque essa discussão não é nova:

Se estão jogando e todo mundo estão gostando, estão jogando "certo".

Se o grupo e o jogador tiverem estilos e expectativas diferentes, vai ser difícil todo mundo se divertir.

RPG não é uma fina arte, parem com a masturbação intelectual.


Eu gostaria que algumas pessoas parassem mesmo...
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Evolução do RPGista

Mensagempor Eltor Macnol em 28 Ago 2007, 16:02

Só fazendo um complemento:

No post acima, as afirmações estão em ordem de prioridade, da maior para a menor.

Ou seja, se um grupo trata o RPG como se fosse uma fina arte e se diverte assim, parabéns pra eles.

Só vou reclamar é se disserem que é assim que o jogo deve ser visto.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Evolução do RPGista

Mensagempor Lune em 28 Ago 2007, 16:38

Essa discussão toda no Brasil é culpa de Storyteller.

Nos livros de Storyteller, está escrito: Se alguma coisa estiver no caminho da história, esqueça-a. Já nos de D&D, se diz que se alguma coisa estiver no caminho da diversão, esqueça-a.

Essa obsessão pela história e interpretação que criou a idéia de que existe um jeito certo e errado de se jogar. Muitas vezes, o Narrador atropela as vontades dos jogadores e ignora as ações dos personagens que contrariam a história que ele tanto quer contar.

D&D tem suas próprias distorções (por exemplo, até a 3ª edição se perpetuava o mito de que o Mestre deve jogar contra os jogadores) - mas essa frescura de jogar "certo" vem dos pseudo-intelectuais vampirescos.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Evolução do RPGista

Mensagempor Lofwyr em 28 Ago 2007, 16:47

Lune escreveu:Essa discussão toda no Brasil é culpa de Storyteller.
Nos livros de Storyteller, está escrito: Se alguma coisa estiver no caminho da história, esqueça-a. Já nos de D&D, se diz que se alguma coisa estiver no caminho da diversão, esqueça-a.


Não seria isto porque o público alvo do StoryTeller seja exatamente o público que curte a boa história? Sendo assim, não é assim que eles se divertem?? Sendo assim não estaria dizendo o livro a mesma coisa???

Se alguém entende qualquer material do Storyteller como algo mais que um material de Storyteller, e passa a compreendê-lo como algum tratado antropológico sobre a verdadeira forma do RPG... então é a pessoa que tem problemas, e não o sistema ou seus livros. A não poderia ser dito a mesma coisa de pessoas que jogam outros sistemas e endeuzam material oficial acima da diversão??

Acima de tudo, a discussão sabia é benéfica... principalmente para que as pessoas compreendam de que nicho elas fazem parte, e procurem pessoas que gostem de jogar RPG como elas.

No meu caso, a única regra imutável é a bacia de Fandangos.
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Avatar do usuário
Lofwyr
 
Mensagens: 142
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:58
Localização: Florianópolis, SC

Evolução do RPGista

Mensagempor Eltor Macnol em 28 Ago 2007, 17:02

Lofwyr escreveu:
Lune escreveu:Essa discussão toda no Brasil é culpa de Storyteller.
Nos livros de Storyteller, está escrito: Se alguma coisa estiver no caminho da história, esqueça-a. Já nos de D&D, se diz que se alguma coisa estiver no caminho da diversão, esqueça-a.


Não seria isto porque o público alvo do StoryTeller seja exatamente o público que curte a boa história? Sendo assim, não é assim que eles se divertem?? Sendo assim não estaria dizendo o livro a mesma coisa???

Se alguém entende qualquer material do Storyteller como algo mais que um material de Storyteller, e passa a compreendê-lo como algum tratado antropológico sobre a verdadeira forma do RPG... então é a pessoa que tem problemas, e não o sistema ou seus livros.


Na minha visão, isso é, em grande parte, culpa da antiga Dragão Brasil, que adorava passar exatamente essa idéia sobre o RPG. Até mesmo quando tentavam fazer uma matéria dizendo que havia vários tipos de jogo e que o que importava era se divertir, uma rápida análise de discurso revelava facilmente que eles deixavam subentendido - de forma bem clara - qual consideravam o estilo "mais evoluído".

No meu caso, a única regra imutável é a bacia de Fandangos.


Doritos é infinitamente melhor que Fandangos. Você claramente não sabe jogar o verdadeiro RPG! :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Evolução do RPGista

Mensagempor Tabris em 28 Ago 2007, 17:24

Sabe qual o grande problema desse tópico? Usar evolução no lugar de transformação, sim, é uma tendência que com o tempo a maioria dos jogadores comecem a se ligar mais na interpretação mas isso n significa q um seja melhor q o outro ou coisa do tipo, longe disso na verdade.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

Evolução do RPGista

Mensagempor Darin em 28 Ago 2007, 18:34

A DB!?

Eu nunca li isso nela... tanto que ela dificilmente dava dicas de interpretação..

Tbm voto que a culpa seja do storyteller... eu sempre achei impressionante como que o pessoal não abusava de sempre jogar com vampiros e geralmente com o mesmo clã, hehehe... Bo D&D eu via mais oportunidade...

Cara... Um sistema não dita interpretação ou não... Mesmo se ele for realista ou o caralho a quatro... Ou um advogado de regras não iria adorar um sistema real? Então Storyteller confunde muito aqueles que lêem (não que fosse a intenção deles) com suas dicas de interpretação... como se aquilo fosse vital para o jogo correr bem...

É por isso que tem gente que diz q D&D não é interpretativos, pq nos jogos básicos só falam mais do sistema (que é essencial... ou vc vai jogar D&D sem saber o sistema? Mas vc pode jogar D&D sem saber a interpretação...)

Errr, sim, eu não sei escrever...
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Evolução do RPGista

Mensagempor Faerunian em 28 Ago 2007, 20:41

Ser um bom jogador é apenas interprar bem ou saber um combo forte?


É saber que não é porque uma pessoa ofereceu a casa pra jogar, que ela tem que pagar a pizza, o pão de queijo e o guaraná antártica. É saber que o mestre tem direito às maiores fatias. Ser um bom jogador é, no fundo, ceder o último pedaço sem esperar XP em troca.

Mas, aqui vem a grande questão, é saudavel, ou até mesmo certo se esforçar para ser um "bom jogador interpretativo"?


Não. Se você está se esforçando, provavelmente, é porque está indo contra o que você acha divertido/natural. E se não tem diversão, ihhh, melhor pular fora.

Minhas conclusões: Pare e se pergunte: Esta se divertindo?


Eu me divirto mestrando jogo de mesa, porque eu mestro o que EU QUERO (note que não estou falando que mestro uma história imutável, que só o que eu penso é verdadeiro, não me interpretem assim). Somente as vezes me divirto jogando as sessões de outro mestre de jogo.

Lembro da minha primeira tentativa de mestrar online. Você inclusive ia ser um jogador do grupo Oda, mas desistiu. Mestrei e não me diverti. Não me adaptei, tinha outro estilo de jogo, outro mundo. Coloquei um ponto final na aventura, mesmo desagradando, acredito eu, os jogadores. Não ia dar certo, porque eu não queria aquilo; sem diversão, sem tesão, não vai. (Mas acabei por escreve-la até o fim, e até hoje está guardada).

Esse ano voltei a mestrar online, buscando outras coisas. Achei, estou fazendo o que eu quero, e me divertindo. E os jogadores também estão; faço questão de reservar os 5 minutos finais pra ter o feedback, algo super importante. O trem tá tão bom que sonhei com a campanha outro dia.

O mais bacana de mestrar é isso: é mais fácil jogar com o que realmente quer, e de quebra, se divertir.

Ps.: Em momento algum privo intencionalmente a diversão dos jogadores. Me divertir sozinho não dá, tem que ser grupal (o RPG).
Ps.: Oda, acho que você devia conversar com essa sua amiga. Eu sei o que está acontecendo, e a conversa é sempre um bom caminho. E pode ser que você não tenha captado bem a mensagem. Acontece as vezes.
Imagem
_________________________________________
"The guy doesn't wanna talk? Lets rough him up."
http://twitter.com/fabriciotav
Avatar do usuário
Faerunian
 
Mensagens: 333
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: BelÔrizonte

Evolução do RPGista

Mensagempor Tabris em 28 Ago 2007, 21:10

Darin escreveu:A DB!?

Eu nunca li isso nela... tanto que ela dificilmente dava dicas de interpretação..

Tbm voto que a culpa seja do storyteller... eu sempre achei impressionante como que o pessoal não abusava de sempre jogar com vampiros e geralmente com o mesmo clã, hehehe... Bo D&D eu via mais oportunidade...

Cara... Um sistema não dita interpretação ou não... Mesmo se ele for realista ou o caralho a quatro... Ou um advogado de regras não iria adorar um sistema real? Então Storyteller confunde muito aqueles que lêem (não que fosse a intenção deles) com suas dicas de interpretação... como se aquilo fosse vital para o jogo correr bem...

É por isso que tem gente que diz q D&D não é interpretativos, pq nos jogos básicos só falam mais do sistema (que é essencial... ou vc vai jogar D&D sem saber o sistema? Mas vc pode jogar D&D sem saber a interpretação...)

Errr, sim, eu não sei escrever...

Concordo que sistema não coloca arma na cabeça de ninguém e abriga a jogar do jeito certo, mas ele apresenta o jogo de uma forma diferente e as regras refletem coisas diferentes, depende da visão do designer ao fazer o jogo.

Concordo em boa parte com oq o Darin diz, mas acho que o sistema é influenciado pelo designer, ele não dita seu modo de irterpretar mas indica, e as regras influencias o cenário e o "espaço imaginativo"
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

Evolução do RPGista

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Ago 2007, 12:20

Eu jogo RPG porque é um jogo livre. Eu posso fazer o que eu bem entendo nele sem me preocupar com as limitações da história, porque sei que quem a faz é um humano, capaz de improvisar.

É como jogar GTA:
Eu posso me divertir concluindo as missões, procurando missões secretas, matando todos que passam na minha frente ou fazendo o código do tanque de guerra para sair destruindo a cidade. :linguinha:

Nenhuma dessas formas é errada, desde que eu esteja me divertindo.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron