Trilha Sonora no RPG

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Trilha Sonora no RPG

Mensagempor Agnelo em 10 Fev 2009, 20:49

Seu_Madrüga escreveu:Não achei nem com ela. Não seria na encarnação passada? De qualquer maneira, atenhamo-nos ao assunto em mãos.


Pô pessoal, era só procurar na segunda Página :b

Trilha Sonora no RPG.

Se um dia eu narra com um computador eu uso trilha sonora, mas com minha notória ignorância musical vou precisar de orientação externa pra fazer a trilha.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Trilha Sonora no RPG

Mensagempor Vincer em 10 Fev 2009, 22:34

Estava no meio de um post imenso que eu tive de largar pela metade. Agora eu ia voltar para postar ele, mas fiquei confuso.. eu continuo o assunto aqui ou lá no outro tópico?
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Trilha Sonora no RPG

Mensagempor Batousa em 11 Fev 2009, 11:29

To vendo certas dificuldades apresentaças ai, porem elas podem ser evitadas.

O fato de tirar a concentração, pode se colocar a trilha como som ambiente igual em shopping, voce escuta uma musiquinha mo de fundo e nao perde a concentração por isso. Quanto o fato de alternancia de faixa, é so voce preparar antes da seção, e deixa alguns sets meio prontos, com titulos como cidades, masmorras, florestas, assim nao é nada dificil de encontrar, leva segundos.

É bom alternas musicas com vocais e intrumentais, pois so um ou outro acaba enjoando, porem todas tem q ter sintonia com o que esta se passando no rpg.


Porem isso é bem de gosto, tem quem goste e tem quem nao goste.
Imagem
Avatar do usuário
Batousa
 
Mensagens: 1780
Registrado em: 03 Fev 2009, 10:10
Localização: Belo Horizonte / MG

Trilha Sonora no RPG

Mensagempor Madrüga em 11 Fev 2009, 13:48

Uni os tópicos. A leitura vai ficar bastante confusa, mas pelo menos as idéias estão concentradas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Trilha Sonora no RPG

Mensagempor Vincer em 11 Fev 2009, 16:50

O post que eu tinha largado na metade:
__________________

Tá aí uma assunto que adoro.

Necessárias? De fato nao sao. Mas sao com certeza uma boa adicao as sessoes. Verdade seja dita, nao é todo mundo que gosta mesmo. Se tiver no seu grupo pelo menos um jogador que nao goste de trilha sonora durante jogos, seja por gosto ou por distracao, nao use. Do contrário tente. Se fizer tudo certo, vale a pena.

Usei audio em diversas sessoes minhas, sempre com exito. Teve apenas uma sessao onde o audio funcionou, mas nao com todo o potencial. Algumas das melhores cenas que já tive em mesa foi justamente com a presenca de trilha sonora.
Algumas consideracoes, tendo em vista as minhas experiencias pessoais com a ferramenta:

-Nunca, NUNCA use músicas com vocal. No máximo um canto lírico, em jogos de terror provavelmente, e ainda assim alguma onde o canto nao seja destaque. Absorve muito da atencao da mesa, é péssimo.

-Evite usar som. Um computador é o ideal, e é justamente aí que está o problema: raramente dá para usar o computador na mesa de jogo, a nao ser que seja um laptop. Mas há algumas técnicas úteis para diminuir a dificuldade de usar um desktop em jogo, vou falar posteriormente.
A única forma proveitosa que vi de usar cds(som) é como trilha sonora constante, sem planejamento. Por exemplo, num jogo de suspense, várias faixas com o mesmo estilo e deixar o cd todo repetindo funciona, dando pause no som em momentos necessários. Nada mais. O que atrapalha no som é o controle: se voce tentar planejar o uso de músicas específicas para cenas específicas usando o som, o tempo e trabalho necessário para voce encontrar a músicas e dar os comandos é o suficiente para dispersar a atencao do grupo e quebrar aquele clima cuidadosamente planejado. Por favor, NAO FACAM ISSO. Apesar de ser oneroso, se o som for a única alternativa, prepare vários cds temáticos, para cada momento. Ou seja, um cd só com músicas para batalhas, um com som ambiente para cavernas, outro para cenas tensas... é custoso, mas é a forma mais proveitosa. Mesmo se preparando com os cds ainda vai ser um problema, porque o tempo de trocar cds também atrapalha. Portanto, nunca troque cds um atrás do outro: se voce precisar trocar rapidamente de som por causa do tipo da cena, simplesmente pare a música e narre a cena seguinte sem trilha sonora. É melhor do que dispersar a atencao do grupo. Só troque cds quando houver pausas convenientes, como jogadores checando fichas ou o grupo esperando alguém voltar com o refrigerante, por exemplo.

-Se for usar o computador, use um programa chamado RPG sound mixer. Usei ele com tremendo exito. É pago, mas é barato. Ele permite nao só o uso organizado e veloz de músicas, como também o uso de efeitos sonoros, qualquer um que voce quiser adicionar. Aceita praticamente qualquer formato. Complicado de mexer no comeco, mas depois que se entende é uma maravilha. Se quiserem eu preparo um tutorial sobre ele.

-Nao se limitem as trilhas sonoras óbvias. Senhor dos anéis, Conan e o midnight sindicate (a trilha de D&D) sao só os mais óbvios. As trilhas de Baldurs, giants citizen kabuto e fallout também sao ótimas.

-Se quiser usar o computador mas for dif[icil por causa da distancia da mesa, existe uma alternativa. No site do winamp existem inúmeros addons para o programa. Procure por controller e use o addon que preferir. Daí é só preparar uma playlist e configurar um controle wireless para passar músicas, dar pause ou play.

Se eu me lembrar de algo mais eu volto para postar
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Trilha Sonora no RPG

Mensagempor Youkai X em 11 Fev 2009, 16:56

Ter uma caixinha amplificadora de som conectada a um iPod, iPhone, Mp3, Mp4 e cia podem ajudar um bocado também, Vincer. Podem ser colocadas na mesa sem qualquer problema, dão um som razoável e tudo mais. No caso prefiro iPod por poder selecionar em menus ou listas as músicas e mantê-las se repetindo, se necessário.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Trilha Sonora no RPG

Mensagempor Kear em 02 Out 2010, 16:11

Imagem
Fuck yeah.


Eu estava pensando em usar trilha sonora na minha mesa e resolvi criar~procurar um tópico aqui na Spell...

So...Ressucitando o assunto. Eu nunca usei musicas nas seções e tenho algumas idéias e algumas dúvidas, lendo o tópico eu notei que alguns já conseguiram usar trilhas sonoras com excelentes resultados e outros não se saíram tão bem assim.

Algumas coisas que eu pensei:
- Evitar usar trilhas sonoras conhecidas, por melhores que sejam; eu não quero ninguém dizendo "Oh meu Deus, a Aerith morreu!" ou "Guarde o anel, Frodo!" no meio da seção.
- Começar usando apenas uma ou duas musicas na seção, e ir aumentando o uso delas conforme a reação do grupo e os meus acertos e erros.

Algumas duvidas que eu tive:
- Usar musicas pra provocar sensações (musica triste, musica alegre, musica pr0n) ou só pra ambientação (taverna, floresta, rio)? Alguém que ja experimentou as duas saberia me dizer quais são as vantagens e desvantagens de cada uma?
- Musicas com intrumentos "modernos" numa campanha medieval (como a que eu devo fazer) funcionam? No meu caso, quase todos no grupo são musicos e eu tenho medo de ver eles tentando achar a escala da trilha sonora X.x
- Musicas 8~16-bits, as vezes, mesmo sem lembrar da musica em si, fica muito fácil de reconhecer uma musica do Chrono Trigger, por exemplo. Será que usar arranjos de piano e semelhantes ajuda a camuflar mais a origem da musica?
- Uma musica-tema pra personagens ou lugares é uma boa ou só deixa a coisa ainda mais enjoativa?
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Re: Trilha Sonora no RPG

Mensagempor Lorde da Dança em 02 Out 2010, 17:10

- Usar musicas pra provocar sensações (musica triste, musica alegre, musica pr0n) ou só pra ambientação (taverna, floresta, rio)? Alguém que ja experimentou as duas saberia me dizer quais são as vantagens e desvantagens de cada uma?

- Uma musica-tema pra personagens ou lugares é uma boa ou só deixa a coisa ainda mais enjoativa?


1) eu recomendaria apenas para locais. Se tentar usar músicas em meio ao jogo para provocar alguma emoção pode dar a impressão de que está tentando demais, causando o efeito contrário.

2) é uma boa, mas apenas se o local não for comum demais ou pelo menos evite usar a música mais de uma vez por seção.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Avatar do usuário
Lorde da Dança
 
Mensagens: 909
Registrado em: 08 Nov 2008, 10:26
Localização: Oliveira MG

Re: Trilha Sonora no RPG

Mensagempor Metal Sonic em 04 Out 2010, 10:13

Minha atuação mesa tem uma "OST Própria" com músicas de inúmeros jogos e filmes, e está com 116 Faixas. xD

Não consigo mais narrar sem música, a cena parece vazia.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: Trilha Sonora no RPG

Mensagempor Aluriel de Laurants em 04 Out 2010, 11:22

Geralmente uso trilhas de jogos, mas evitos grandes clichés como One Winged Angel e trilhas de SdA, ultimamente tenho brincado no soundbooth e editando algumas coisas. O Joshua Crow e o Youkai já ouviram essas edições.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Re: Trilha Sonora no RPG

Mensagempor Joshua_Crow em 04 Out 2010, 12:03

As músicas clichês a gente mesmo cantarola.
"Vocês passam algumas horas correndo-" E a gente começa a cantarolar a música tema da Sociedade do Anel. XD
E One Winged Angel é só quando o lendário Johnny está entre nós. XD

OSTs de séries/jogos ajudam que só. Como não podia faltar, usamos muito as de Kamen Rider, mas eu e o Youkai também usamos as de Silent Hill.
Isso me lembrou: Silent Hill + Slipknot = Call of Cthulhu. Não sei porque. Pra mim combina. XD

Pra quer quer usar músicas de jogos mas com tons diferentes, recomendo o OCremix. Principalmente os Albums que eles fazem vez ou outra. (Fato pro Kear: Eles que fizeram os rearranjos no Super Street Fighter II Turbo HD Remix).
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Joshua_Crow
 
Mensagens: 1053
Registrado em: 27 Out 2009, 11:14
Localização: Jogos Sociais, er, digo, Manaus no Seikai / AM

Re: Trilha Sonora no RPG

Mensagempor Metal Sonic em 04 Out 2010, 12:04

Eu uso OSTs de:

Devil May Cry Series
Ragnarok Online
Tales of Series
Valkyrie Profile
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: Trilha Sonora no RPG

Mensagempor Joshua_Crow em 04 Out 2010, 12:12

Eu quero Valkyrie Profile! \o/
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Joshua_Crow
 
Mensagens: 1053
Registrado em: 27 Out 2009, 11:14
Localização: Jogos Sociais, er, digo, Manaus no Seikai / AM

Re: Trilha Sonora no RPG

Mensagempor Kear em 04 Out 2010, 12:42

Legal como eu ressucito o tópico pra tentar conseguir ajuda e o povo passa por cima do meu post pra ficar de masturbação mental com "olha só as OSTs que eu tenho!" :hum:
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Re: Trilha Sonora no RPG

Mensagempor Youkai X em 04 Out 2010, 12:45

Quer entrar no Jerk Circle mental, hehehe XD ?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron