Eu gostaria de pensar que essa citação seria o suficiente para provar meu ponto, mas considerando a teimo... digo, resistência enfrentada até agora, não vou parar por aí.
Porque você esta certo e eu errado? Sou o teimoso por não me abaixar a verdade suprema que é seu argumento?
Conceitos orientais não eram parte da fantasia medieval. Tolkien, O Anel de Nibelung, Beowulf... as obras que fundaram o gênero eram influenciadas pela mitologia céltica e nórdica - não a japonesa ou a chinesa. Eu não consigo pensar em nada nessas obras que possa ser considerado uma influência oriental.
Existem obras mais antigas do que essa medievais, e de fantasia medieval.
E apesar de você estar certo que a Japonesa e Chinesa não "fundaram" o genero, o primeiro romance foi escrito por uma japonesa. Genji. Já leu? É a historia de Yoshitsume e seu fiel escudeiro(que sempre faz todo o trabalho ahahahha) Benkei enfrentando um clã inimigo. Tem bastante ação e criaturas fantasticas.
Onde vimos isso? É OBVIO que Genji não influenciou outros romanes de fantasia medieval, ele foi apenas o primeiro. Mas concorda que isso é um fato no minimo interessante?
E sim, eu sei que existem antigos livros como "A Odisseia" que retratam coisas similares, mas o genero romance teve como um de seus primeiros, Genji. O mesmo genero que Tolkien usou.(isso foi mais um off topic, mas o que eu quero ilustrar o ponto é que o mundo é bem menos bipolar do que aparenta.)
Em literatura contemporânea, não se fala mais em fantasia medieval - é simplesmente fantasia, justamente porque se considera que há muito mais influências em jogo do que simplesmente os cavaleiros de Arthur. Fantasia medieval, pelo menos como é compreendida na litaratura, é um conceito bastante estreito - e certamente não inclui ninjas!
Discordo. Para mim, fantasia medieval é uma historia fantasiosa que aconteceu em um periodo da "historia" que lembra a idade media. Existem diversos niveis de fantasia contudo. Nos mais altos, se é possivel ver Arvores gigantes, é tão "absurdo" e seria "tão se orientalizar" de existir uma nação orientaloide?
Me referi a historia do Conam por isso. Não como RPG, mas como historia. E nem de longe é uma historia "influenciada por orientais", só porque tem personagens orientais contracenando. Droga, no filme, mostra que Conan treinou esgrima com esses mesmos orientais!
Se a "abrangência" significa incorporar tradições orientais, isso é sinônimo de "orientalização". Obviamente, não estou dizendo que ele só absorveu a cultura japonesa, mas já que esse é o ponto da discussão, vou me ater a ele.
A abrangência que estamos falando aqui é de cenarios fantasticos e as diferentes culturas que nele residem.
Não conheço o RPG de Conan, mas se você diz que ele fez isso, eu só posso concluir que ele também recebeu influências orientais. De fato, muitos outros RPGs receberam: só pegando o que me vem à cabeça, em Mago temos a Irmandade de Akasha, em Vampiro o Kindred of the East... em Lobisomem, a influência permeia até o sistema de honra, inspirado em parte por códigos tribais, em parte pelo bushido. Creio que também não é preciso muito esforço pra ver tendências semelhantes em vários outros sistemas. Como eu já disse, não foi só D&D que se orientalizou - foi toda a cultura ocidental. Raios, Magic: The Gathering recentemente teve uma expansão claramente inspirada na cultura oriental, com ninjas e tudo (até então inéditos).
Você tocou em um ponto importante - Kamigawa!
Eu estava lá para ver meu caro! Como deve perceber pelo meu nick, adoro a cultura do Japão antigo, e eu engressei nessa coleção de Magic. Eu adorei tanto o cenario que já até mestrei aventuras nele.
De qualquer modo, um fenonemo interessante é que tinha varias pessoas falando o mesmo que você. Que "magic se orientalizou". E outros mais radicais falando que "Magic virou anime".
E eu não acredito que seja isso. Sim,é inegavel o fato que nos EUA(e porque não, no Brasil?) a cultura oriental é a cultura "da moda". O que D&D e Magic fizeram foi pegar o "Expresso Oriental" e preencher esse nicho e interesse que surgiu. Eles não deixaram suas bases mais "orientais", apenas mostram um lado oriental. Ainda dentro da fantasia medieval.
Onde estava você para falar que Magic estava ficando "futuristico demais" por causa de Mirrodin? Meu argumento é simples: D&D pode ser oriental. Isso não significa que ele é oriental.
Você afirma que ele esta se orientalizando, mas mostra exemplos de D&D mostrando possibilidades. Até agora não há nada no Core oriental, fora o Monge - que existia em edições antigas.
Será coincidência que praticamente todos os conceitos introduzidos pelo Oriental Adventures depois foram republicados em outros suplementos, nenhum dos quais era exclusivo para aventuras orientais? Até jade e o sistema de Taint, que eram específicos de um cenário oriental, foram parar no Heroes of Horror. As classes apresentadas pelo Oriental também foram publicadas em diferentes Completes. Até mesmo feats como Karmic Strike foram reaproveitadas...
Tsc facil demais. O sistema "Taint" foi utilizado no Oriental Adventures para representar a energia maligna de Rokugan. Algo de um cenario especifico, e que VOCÊ NÃO ENCONTRA em qualque fantasia oriental. Os designers gostaram de como o "Taint" funcionavam e importaram para Heroes of Horror.
Vai me dizer agora que influencia maligna é algo oriental agora?
E mais uma coisa: A exemplo do Samurai, as classes dos Complete foram ocidentalizadas.(Anão Samurai? LOL?) e não o livro que se orientalizou.
Se várias das mecânicas de um suplemento oriental entraram para o D&D genérico, isso não seria uma orientalização? Ou você não estará convencido até que o livro básico esteja escrito em japonês?
É, porque SUPLEMENTOS viraram livros BASICOS agora.
E novamente, insisto que a tendência não é nova - de fato, o primeiro Oriental Adventures foi publicado antes do AD&D! As mecânicas de combate introduzidas pelo suplemento oriental da TSR para AD&D (aquele que eu não lembro o nome, com personagens que pulavam dez metros) foram a base do D&D 3ª edição.
Tome of Battle (página 3, livremente traduzido) escreveu:Graças à influência do anime japonês, filmes de ação de Hong Kong e vídeo-games populares, a noção de um "cenário de fantasia" se tornou bem ampla nos últimos anos. Jogos de fantasia não tratam mais só de castelos, cavaleiros e dragões. Ninjas e samurais, ronins e shugenjas, yakuza e monges - todos esses e mais alguns inflitraram gradualmente as expectativas de todo mundo sobre um mundo de fantasia.
Eu gostaria de pensar que essa citação seria o suficiente para provar meu ponto, mas considerando a teimo... digo, resistência enfrentada até agora, não vou parar por aí.
Apesar de D&D pegar elementos de diversas outras culturas não faz dele "mais oriental" ou "menos oriental", apenas o faz mais abrangente! Isso mesmo! Fantasia medieval.
Conceitos orientais não eram parte da fantasia medieval. Tolkien, O Anel de Nibelung, Beowulf... as obras que fundaram o gênero eram influenciadas pela mitologia céltica e nórdica - não a japonesa ou a chinesa. Eu não consigo pensar em nada nessas obras que possa ser considerado uma influência oriental.
Em literatura contemporânea, não se fala mais em fantasia medieval - é simplesmente fantasia, justamente porque se considera que há muito mais influências em jogo do que simplesmente os cavaleiros de Arthur. Fantasia medieval, pelo menos como é compreendida na litaratura, é um conceito bastante estreito - e certamente não inclui ninjas!
Se a "abrangência" significa incorporar tradições orientais, isso é sinônimo de "orientalização". Obviamente, não estou dizendo que ele só absorveu a cultura japonesa, mas já que esse é o ponto da discussão, vou me ater a ele.
Desde o primeiro dia, colocar outras culturas exoticas ou não fez parte da criação de classes e opções de D&D. Tem varios exemplos de cenarios que fizeram isso, droga, CONAN fez isso.
Não conheço o RPG de Conan, mas se você diz que ele fez isso, eu só posso concluir que ele também recebeu influências orientais. De fato, muitos outros RPGs receberam: só pegando o que me vem à cabeça, em Mago temos a Irmandade de Akasha, em Vampiro o Kindred of the East... em Lobisomem, a influência permeia até o sistema de honra, inspirado em parte por códigos tribais, em parte pelo bushido. Creio que também não é preciso muito esforço pra ver tendências semelhantes em vários outros sistemas. Como eu já disse, não foi só D&D que se orientalizou - foi toda a cultura ocidental. Raios, Magic: The Gathering recentemente teve uma expansão claramente inspirada na cultura oriental, com ninjas e tudo (até então inéditos).
Ou seja, D&D não esta se "orientalizando", se ele estivesse não precisaria de um "Oriental Adventures".
Será coincidência que praticamente todos os conceitos introduzidos pelo Oriental Adventures depois foram republicados em outros suplementos, nenhum dos quais era exclusivo para aventuras orientais? Até jade e o sistema de Taint, que eram específicos de um cenário oriental, foram parar no Heroes of Horror. As classes apresentadas pelo Oriental também foram publicadas em diferentes Completes. Até mesmo feats como Karmic Strike foram reaproveitadas...
Se várias das mecânicas de um suplemento oriental entraram para o D&D genérico, isso não seria uma orientalização? Ou você não estará convencido até que o livro básico esteja escrito em japonês?
E novamente, insisto que a tendência não é nova - de fato, o primeiro Oriental Adventures foi publicado antes do AD&D! As mecânicas de combate introduzidas pelo suplemento oriental da TSR para AD&D (aquele que eu não lembro o nome, com personagens que pulavam dez metros) foram a base do D&D 3ª edição.
Em outras palavras:
Desde o começo, D&D dava diferentes opções de fantasias, sejam medievais e orientais, e você decidiu afirmar que ele esta se orientalizando porque...Ele...Dá...Opções.