Ajuda com Questionário para os Jogadores

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Ajuda com Questionário para os Jogadores

Mensagempor kimble em 03 Set 2007, 13:15

Vou começar a campanha que havia comentado no fórum anterior, passada no futuro da DC.
Apesar da empolgação dos jogadores ( :victory: ) eu tenho me preocupado com a questão da criação da personalidade dos personagens.
Resumidamente, a idéia é jogar com uma nova geração de heróis, gente que um dia irá substituir os heróis atuais e se tornar a nova liga da justiça. O básico que eu fiz para apresentação da idéia aos jogadores:
http://www.4shared.com/file/22862831/1f63198a/proposta_camp.html?dirPwdVerified=e4dc0eaf

Estava pensando em montar um questionário para ajudar os jogadores a fazerem o histórico dos personagens. Não o tradicional 'Qual seu nome? Qual o nome dos seus pais?' mas usar isso como uma forma de fazer os jogadores começarem a pensar como os personagens. No caso, como eu quero trazer a campanha para um clima mais leve e eles estarão jogando com adolescentes no final do segundo grau, perguntas que ajudem os personagens a entrarem na mentalidade.

E evitar ao máximo o tradicional. Eles vão colocar uma história básica sobre a família, sobre como eles são fisicamente e todas essas coisas básicas que todo mundo sempre coloca mesmo sem questionário. Eu não preciso perguntar essas coisas. Quero perguntar coisas que façam eles pararem e pensarem 'certo, eu sou um adolescente com superpoderes, como eu responderia isso?'.

O problema é pensar nisso. Até agora, já decidi que vou perguntar sobre a vida amorosa dos personagens e sobre o que eles pretendem estudar na faculdade. Idéias? Alguém mais gosta de fazer questionários assim para os jogadores?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
Avatar do usuário
kimble
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 27 Ago 2007, 09:10

Ajuda com Questionário para os Jogadores

Mensagempor Eltor Macnol em 03 Set 2007, 13:29

Perguntas sobre como os super-poderes podem (ou vão) interferir na vida profissional deles também podem ser interessantes. Dependendo do poder que o cara tem, fazer uma faculdade é perda de tempo. :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Ajuda com Questionário para os Jogadores

Mensagempor kimble em 03 Set 2007, 13:42

Um já andou soltando que seu personagem vai ser jogador de basquete. Pelo menos vai dar pra segurar ele com o resto do grupo sugerindo que ele vai jogar na universidade de Gotham até se formar.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
Avatar do usuário
kimble
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 27 Ago 2007, 09:10

Ajuda com Questionário para os Jogadores

Mensagempor Lofwyr em 03 Set 2007, 14:21

Kimble. Eu sou um grande fã desta idéia de questionários para auxiliar os jogadores na criação dos personagens. Principalmente quando se trabalha com um cenário novo (ao qual os jogadores ainda não estão habituados) e você faz os jogadores pensarem em questões relevantes que poderiam não vir a tona na criação do personagem.

Com um pouco de idéias vindas de um questionário do L5R, algumas idéias de questionários do pessoal do fórum DumpShock de Shadowrun, e outras idéias que vamos colhendo aqui e ali, formulei em questionário que utilizo com meus jogadores. Claro que muita coisa é específica do Shadowrun, mas acho que pode lhe dar algumas idéias para formular e ampliar o seu.

Estradas das Sombras
Um personagem é apenas um punhado de números até o momento em que o jogador sopre vida dentro dele. Todo o bom personagem, seja de RPG, romance ou mesmo de um filme, possui toda uma história por trás de si que influencia em seus atos e escolhas durante a história que é contada. Em resumo, um personagem é não apenas o momento, mas também seu passado e aspirações para o futuro. (Esta lista foi criada com apoio do Questionário criado pelo usuário Knasser do DumpShock Forum).

Para facilitar a criação de um personagem mais concreto e ajudar aos jogadores no ato de “soprar a vida” em seus personagens, elaboramos este questionário. As perguntas contidas nele são fatos que permeiam a vida de qualquer personagem do universo de Shadowrun, mas coisas que nem sempre o jogador lembra-se de responder previamente. Responda com cautela, pois suas escolhas no passado podem, e certamente irão, influenciar em seu futuro.

1. QUAL O METATIPO DE SEU PERSONAGEM? O QUE ELE PENSA DE SEU METATIPO E DOS OUTROS? ELE É RACISTA, DEFENSOR DE CAUSAS OU SIMPLESMENTE INDIFERENTE?
Seu personagem é humano ou pertence a alguma das minorias do universo de Shadowrun? Seu personagem possui algum tipo de preconceito e má impressão de alguma raça específica? Se sim, qual a razão disto? Ele já foi agredido (fisicamente ou não) por algum membro desta raça? Qual a origem, se existir, de seu ódio? Ele é um defensor de causas pela co-existência dos metatipos? Ou apenas defende a causa do seu próprio grupo?

2. QUAL A CLASSE SOCIAL DO SEU PERSONAGEM?
Seu personagem vem de que classe social? Ele vive no subúrbio ou nos metroplexos das grandes corporações? Ele nasceu nesta classe social ou subiu/desceu na vida? Se ele subiu ou desceu, foram méritos próprios ou algum fator externo colaborou com isto? Qual a relação do personagem com as diferentes classes sociais e seu posicionamento, se é que ele possui um, em relação às diferenças sociais que existem no universo de Shadowrun?

3. QUAL A RELAÇÃO DE SEU PERSONAGEM COM AS MEGA CORPORAÇÕES?
Trabalha para alguma delas em tempo integral, ou vende seu serviço como runner para todas elas? Possui um ódio ou amor específico por alguma delas? Se sim, qual a razão deste sentimento? Seu personagem já foi, ou é, um “terno” (empregado de uma corporação?)?

4. SEU PERSONAGEM TEM PARENTES?
Pai? Mãe? Uma irmã que é órfã? Um meio-irmão que nutri ódio por ele? Um gêmeo que é funcionário de uma mega corporação? Filhos? Qual a relação do personagem com eles, e com que freqüência eles se comunicam com você? Você se importa com eles, ou tanto faz se eles simplesmente desaparecerem? Algum deles mora com você?

5. SEU PERSONAGEM POSSUI UMA NAMORADA(O) OU PAIXÃO?
Seu personagem se relaciona, amorosamente, com alguém do sexo oposto? Ou do mesmo sexo? Qual a relação e a força da mesma? O que seu personagem faria por amor, até aonde iria?

6. AONDE SEU PERSONAGEM MORA?
Como é a residência do seu personagem? Uma mansão na Boulevard Avenue ou um espaço, pelo qual ele luta todas as noites, sob a Ponte do Brookling? Que tipos de facilidades você possui em casa? Possui algum animal de estimação? Mais alguém mora com você?

7. QUEM FOI A PRIMEIRA PESSOA QUE SEU PERSONAGEM PERDEU? SOB QUAIS CIRCUNSTÂNCIAS?
Cite datas e nomes, e nível de relacionamento, da primeira pessoa que você perdeu. Doença? Assassinato? Morte natural? O que levou esta pessoa de você?

8. SEU PERSONAGEM JÁ MATOU ALGUÉM? SE SIM, POR QUÊ?
O mundo é um lugar perigoso, e às vezes tomamos atitudes necessárias das quais podemos nos envergonhar. Seu personagem já matou alguma pessoa? Quem foi à primeira? E quais foram os motivos que o levou a isto? Como seu personagem se sentiu neste momento?

9. O QUE FARIA O SEU PERSONAGEM TRAIR SEUS AMIGOS OU ABANDONAR SEU GRUPO?
Dizem que todo mundo tem seu preço, qual é o preço de seu personagem? O que o faria trair seus amigos ou abandonar seu grupo?

10. EXISTE ALGO PELO QUAL SEU PERSONAGEM DARIA A VIDA?
A emoção e a razão nos leva, algumas vezes, a atitudes extremas. Pelo que seu personagem daria o voto final de dedicação? Pelo que seu personagem morreria? Um amor? Honra, glória ou obrigação?

11. QUAL A RELAÇÃO DO SEU PERSONAGEM COM A MAGIA?
A magia já não é mais novidade em 2070, mas ainda assim muitas pessoas possuem medo, receio, ou simplesmente preferem que ela esteja bem longe da vida deles. Alguma religões aceitam, outras respeitam, enquanto outras abominam. Você é um mago ou um mundano? Se é mago, qual a sua tradição? Como foi o seu primeiro contato com a magia?

12. QUAL A RELAÇÃO DO SEU PERSONAGEM COM CYBERWARE?
Muitas pessoas em 2070 substituem partes do seu corpo por versões em cyberware ou bioware. O que seu personagem acha disto? Ele possui algum cyber/bioware? O que o levou a colocar um implante?

13. ESPORTES? HOBBIES? VÍCIOS?
Seu personagem possui paixões? Filmes, música, algum esporte? Todo mundo possui hobbies, e em 2070 isto não é nem um pouco diferente. E enquanto muitas pessoas possuem hábitos saudáveis, outras tentam fugir da realidade através de narcóticos ou chips. Seu personagem é viciado em alguma substância? BTL talvez? Se sim, o que o levou à dependência e o que ele faz para tentar sair? Ele tenta?

14. CRIME E CASTIGO
Todo o Shadowrunner, cedo ou tarde, quebra as leis. Nem sempre um “corrida” é limpa, e as vezes é necessário um wetwork (trabalho envolvendo assassinato) ou outro para se sobreviver. Como seu personagem encara esta relação shadowrunning/criminalidade? Seu personagem acha que vale tudo para sobreviver? Ou se vê como uma espécie de Robin Hood, que ajuda as pessoas através de seus crimes?

15. INÍCIO DE CARREIRA
Como o seu personagem se envolveu com o shadowrunning? Ele teve escolha? Os shadowrunners exercem muitas funções (samurai urbano, riggers, hackers, gilettes, cover ops, etc.), qual a função do seu personagem no grupo? Como seu personagem encara isto?

16. VOCÊ É SINLESS OU POSSUI UM NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO?
SIN (System Identification Number) é uma identidade obrigatória para todos os habitantes da UCAS, e vem sido adotado por muitos outros países no mundo... mesmo assim, além da possibilidade dos nascimentos não registrados, o Crash da Matrix em 64 resetou ou apagou o SIN de diversos indivíduos, e muitos não se deram ao trabalho de conseguir um. Seu personagem possui um SIN? Se não, como ele o perdeu (ou nunca teve um)? Caos seu personagem possua, ele é cidadão ou um SIN criminal? Se for criminal, como ele conseguiu?

17. QUAL É O MAIOR OBJETIVO DE SEU PERSONAGEM? E SEU MAIOR MEDO?
Todo mundo tem um objetivo. Um destino que considera o ponto máximo, aquilo que considera uma fonte maior de alegria. Qual é o objetivo do seu personagem, o que ele busca? E neste caminho, nos deparamos e enfrentamos ou fugimos de nossos medos. Qual é o seu maior medo?

AS PERGUNTAS SEGUINTES NÃO PRECISAM SER RESPONDIDAS PELOS JOGADORES. ELAS SÃO APENAS QUESTÕES NAS QUAIS OS JOGADORES PODEM PENSAR E EXPLORAR EM SEUS PERSONAGENS. PENSE NAS QUESTÕES A SEGUIR COMO UMA SÉRIE DE PERGUNTAS FEITAS PELOS JOGADORES DIRETAMENTE AOS PERSONAGENS, E EM COMO ELES RESPONDERIAM. O MATERIAL A SEGUIR FOI COMPILADO PELO AUTOR FRANCÊS MARCEL PROUST, E ERA UTILIZADO PARA CRIAÇÃO DE SEUS PERSONAGENS.


Qual o seu maior feito?
Qual é sua idéia de felicidade perfeita?
Qual é o seu atual estado de espírito?
Qual a sua ocupação favorita?
Qual é sua posse mais valiosa?
O que, ou quem, é o maior amor de sua vida?
Quais são as suas características mais marcantes?
Quando e onde você está feliz?
O que você mais odeia?
Qual é o seu maior medo?
Qual é a sua maior extravagância?
Que pessoa viva você mais odeia?
Qual é seu maior arrependimento?
Que talentos você gostaria de ter?
Aonde você vive?
O que significaria, para você, o nível mais baixo de miséria?
Qual a qualidade que você mais gosta em um homem?
Qual a qualidade que você mais gosta em uma mulher?
Qual o traço que você considera mais deplorável em você mesmo?
Qual o traço que você considera mais deplorável nos outros?
O que você mais valorize em um amigo?
Qual é seu herói favorito da ficção?
Quem são seus heróis na vida real?
Que pessoas vivas você mais admira?
Qual você considera a mais subestimada das virtudes?
Em que ocasiões você mentiria?
Quais palavras ou frases você mais usa?
Se você pudesse mudar algo em você, o que seria?
Quais são seus nomes favoritos?
Como você gostaria de morrer?
Se você pudesse morrer e voltar como uma pessoa ou coisa, o que você acha que seria?
Qual é seu mote?


Espero que lhe ajude, grande abraço!
Editado pela última vez por Lofwyr em 03 Set 2007, 16:14, em um total de 1 vez.
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Avatar do usuário
Lofwyr
 
Mensagens: 142
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:58
Localização: Florianópolis, SC

Ajuda com Questionário para os Jogadores

Mensagempor kimble em 03 Set 2007, 15:10

Ajudou. Já me fez pensar em mais algumas coisas. :victory: Quero ver se termino isso até o fim de semana.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
Avatar do usuário
kimble
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 27 Ago 2007, 09:10

Ajuda com Questionário para os Jogadores

Mensagempor Gladius Dei em 03 Set 2007, 15:54

Caramba, essa lista é maravilhosa!

Com algumas pequenas modificações, ela ficaria ótima para qualquer sistema... Lofwyr, você se importaria se alguém o fizesse?
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Avatar do usuário
Gladius Dei
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 23 Ago 2007, 15:53

Ajuda com Questionário para os Jogadores

Mensagempor Eltor Macnol em 03 Set 2007, 15:56

Boa o bastante pra estar na página principal do site. :shades:
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Ajuda com Questionário para os Jogadores

Mensagempor Lofwyr em 03 Set 2007, 16:13

Gladius Dei escreveu:Com algumas pequenas modificações, ela ficaria ótima para qualquer sistema... Lofwyr, você se importaria se alguém o fizesse?


Sem problemas. Se possível, mantendo os créditos meus e do Knasser, do DumpShock Forum, pois a lista foi feita com base em uma lista apresentada por ele. Inclusive, isto me lembra que tenho de colocar os créditos dele lá no meu post. :ops:

EDIT: E então, quem se propõe? :victory:
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Avatar do usuário
Lofwyr
 
Mensagens: 142
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:58
Localização: Florianópolis, SC


Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron