Campanha de Supers: Ajuda com desenvolvimento de plots

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Campanha de Supers: Ajuda com desenvolvimento de plots

Mensagempor kimble em 11 Set 2007, 13:25

Manual básico para campanha

Como já havia dito no fórum anterior, estou começando uma campanha de M&M com alguns amigos. A idéia é ser no ano de 2030 no Universo DC. Os personagens serão adolescentes ainda, sendo preparados pelo Batman para um dia formarem a nova Liga da Justiça.

O clima vai ser leve, algo para relaxar um pouco das outras campanhas sérias de onde viemos.

Queria manter o foco nos personagens. Vão haver invasões alienígenas, monstros gigantes destruindo a cidade e tudo que é tradicional nas histórias de superheróis. Mas gostaria de manter o foco nas histórias pessoais dos personagens. Por isso quero tentar jogar bastante plots que envolvam os personagens jogadores e suas vidas 'civis'.

Sendo adolescentes, imagino que exista bastante coisa para jogar. Mas queria ajuda para pensar em algumas idéias. Já decidi que vou fazer pelo menos uma sessão inspirada em 'Curtindo a Vida Adoidado' (depois que pegar emprestado a versão do diretor que minha irmã tem) e começar a ler bastante sinopse de seriados adolescentes, principalmente os que tem temas relacionados, como Buffy ou Smallville.

Mas queria mais idéias. Algum seriado especialmente interessante sobre adolescentes ou plots prontos que alguém consiga imaginar. Alguma história em quadrinhos com um conceito similar. Vale qualquer coisa que conseguirem pensar para ajudar.

Se alguém também tiver idéias interessantes para o futuro do universo DC, eu estou aceitando. Estou tentando deixar algumas coisas mais abertas para os jogadores terem mais liberdade na criação de personagens, mas queria brincar um pouco mais com conceitos que sei que eles não vão mexer.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
Avatar do usuário
kimble
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 27 Ago 2007, 09:10

Campanha de Supers: Ajuda com desenvolvimento de plots

Mensagempor Ric.freitas em 11 Set 2007, 14:27

Novos Titãs do Cartoon? (Não acredito que sugeri isso. :queixo: )

Antigamente no gibizinho do Batman frequentemente havia alguns arcos de história em que o personagem principal era o Tim Drake/Robin e às vezes ele enfrentava alguns problemas justamente relacionado à adolescência. Chegar atrasado na escola, crises familiares, relacionamentos, etc...

Algumas das histórias antigas do homem aranha também podem ser uma boa idéia.

Como já havia dito no fórum anterior, estou começando uma campanha de M&M com alguns amigos. A idéia é ser no ano de 2030 no Universo DC. Os personagens serão adolescentes ainda, sendo preparados pelo Batman para um dia formarem a nova Liga da Justiça.

Harry Potter e a Ordem da Fênix?
Eu vejo algumas relações... grupos de adolescentes se reunindo para lutar contra o "mal."

Espero que minhas sugestões tenham alguma valia. :victory:
Ric.freitas
 
Mensagens: 473
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:38

Campanha de Supers: Ajuda com desenvolvimento de plots

Mensagempor kimble em 11 Set 2007, 15:23

É verdade, vou procurar mais histórias do Robin. Tem série até hoje e parece que a atual está boa.
Novos Titãs é infantil demais. Não parecem adolescentes mas crianças.
Harry Porter? Unh... ia ser meio estranho.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
Avatar do usuário
kimble
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 27 Ago 2007, 09:10

Campanha de Supers: Ajuda com desenvolvimento de plots

Mensagempor arghsupremo em 12 Set 2007, 00:35

[off-topic]
Morreu aquela idéia de cenário da velha Spell?

[super off-topic]
Versão do diretor do "Curtindo a vida adoidado"???? Eu gostaria muito de ver isso.

[/super off-topic]
[/off-topic]
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Campanha de Supers: Ajuda com desenvolvimento de plots

Mensagempor Gehenna em 12 Set 2007, 00:44

Primeiramente, parabéns pela proposta de campanha.
Será que não rola um PbF, não? Hehehe, como não posso me livrar dos sanguessugas dos meus jogadores e dificilmente conseguirei ingressar num grupo com um narrador capaz de organizar algo como vc, o jeito é apelar pro meio virtual, né?
Sobre as edições antigas do Robin... são até boas, mesmo. Lembro de uma onde ele sai com a namorada e fica grilado por não ter um carro. Isso que é realismo, huahuahua.
Jovens Titãs = Lixo.
Homem-Aranha é uma boa. Na versão ultimate ele é realmente um adolescente fodido, podendo dar boas idéias.
Avatar do usuário
Gehenna
 
Mensagens: 828
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:52
Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Campanha de Supers: Ajuda com desenvolvimento de plots

Mensagempor Agatha em 12 Set 2007, 00:52

Idéia genial. Adorei.
Dei uma lida por cima apenas e não vi ninguém citando X-Men. COMO ASSIM? Hahahaha!
Um dos melhores desenhos ever e com diversas idéias para plots e coisa e tal.

Ah, também há o seriado Heroes que, apesar de se tratar de super heróis, possui uma temática um pouco mais adulta. Nada de salvar o mundo de invasões alienígenas e sim do outro grupo de mutantes com ideais diferentes porém nem de todo malignos.

Gehenna escreveu:Primeiramente, parabéns pela proposta de campanha.
Será que não rola um PbF, não?


Hahahaha! Não poderia concordar mais. :cool: :cool:
Imagem
Avatar do usuário
Agatha
 
Mensagens: 201
Registrado em: 09 Set 2007, 21:24
Localização: Rio de Janeiro

Campanha de Supers: Ajuda com desenvolvimento de plots

Mensagempor Gehenna em 12 Set 2007, 01:05

Gen13 também pode ser uma boa.
Era uma história mais de relacionamentos do q de super-poderes.

Agatha escreveu:
Gehenna escreveu:Primeiramente, parabéns pela proposta de campanha.
Será que não rola um PbF, não?


Hahahaha! Não poderia concordar mais. :cool: :cool:

Olhaí, kimble. A fila tá aumentando. :pidao:
Avatar do usuário
Gehenna
 
Mensagens: 828
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:52
Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Campanha de Supers: Ajuda com desenvolvimento de plots

Mensagempor Aluriel de Laurants em 12 Set 2007, 09:10

Primeiramente, parabéns pela proposta de campanha.
Será que não rola um PbF, não?


eu quero!!!

Poderia dar como sugestão um pouco de X-Men evolution, a maioria dos X-Men de lá estão na escola.
Se for usar Smallville, só dá pra aproveitar as primeiras temporadas, onde ele ainda tá na escola, e algumas outras onde ele está na faculdade.
Ahh é interessante pegar alguns dos primeiros episódios de DBZ na saga do Majin Boo, onde o Gohan tá dando uma de super herói e ele meio que se fode com isso.
Não sei se The 4400 primeira temporada ajudaria, mas acho que não é má idéia.

P.S: Por favor FUJA de Super Escola de Heróis (Sky High).
Editado pela última vez por Aluriel de Laurants em 12 Set 2007, 09:19, em um total de 1 vez.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Campanha de Supers: Ajuda com desenvolvimento de plots

Mensagempor kimble em 12 Set 2007, 09:12

Não dá, não dá. Atualmente, estou trabalhando, fazendo meu TCC, mestrando uma campanha de L5R (que vai muito bem, obrigado) e agora vou começar essa. Se eu inventar de fazer um PbF ainda, vou ter que desistir de alguma coisa supérflua. Tipo dormir.

Cenário que estava escrevendo na velha Spell:
Não, continua. Esse já é um projeto de anos, que eu tenho desde antes de entrar na Spellbrasil. Parei um pouco para testar o sistema de M&M, brincar um pouco com o conceito de Supers e ler mais um pouco. De vez em quando eu tenho uma nova idéia e anoto ela, mas só devo voltar a escrever ele de forma séria e contínua ano que vem. É bom, dá tempo de amadurecer as idéias, quando voltar a ler os textos vou conseguir perceber erros e falhas mais facilmente e quem sabe surgem novos conceitos até lá.

Curtindo a Vida Adoidado:
Eu também. Tenho que convencer ela a me deixar ver. Só não uso o conceito do filme como base para a primeira história, porque fica sem sentindo eles matarem aula logo no primeiro dia de aula. Depois que eles estiverem se acostumado com o colégio, estiverem se preparando para se formar (vai se passar no último ano do colégio), eu jogo esse plot. Vai ser bom para eles pensarem no que os personagens querem fazer no resto da vida.

Robin:
E as últimas, pós One Year, parecem boas até agora. Mal li o primeiro arco, mas até agora gostei. *SPOILER* Eles só tem que afastar ele da mini-Mulher Maravilha. *SPOILER*

X-Men:
As histórias clássicas né? O problema é que as histórias da época clássica são na maioria Era de Prata demais. Teve alguma série mostrando esses anos com uma abordagem mais atual? Nessa situação eu provavelmente preferiria o Ultimate (mas com uma abordagem mais leve).

Heroes:
Gosto muito de Heroes, mas a série tenta ser realista e por isso muitas vezes torna o cenário mais sinistro e pesado do que eu gostaria. Considerando que um dos motivos que quis mestrar essa campanha era para tentar fazer algo onde os jogadores possam brincar de forma mais despreocupada,prefiria evitar essa pressão psicológica.

X-Men Evolution:
O desenho? Infelizmente eu vi muito pouco. Se souber algum lugar onde isso 'passe'.

Smallville:
Tava lendo as sinopses dos episódios ontem. Tem bastante coisa pra usar durante a campanha, mas ainda está me faltando um episódio inicial.

DBZ:
Eu lembro. O Toriyama é fã do Super, era inevitável que algo assim acontecesse.

4400:
O problema é o mesmo de Heroes.

Sky High:
Não achei o filme ruim, só 'simplista' demais. É legal pra ver comendo pipoca, mas realmente não dá pra usar como conceito de campanha.

Gen13:
Hein?
Eu acho que li uma ou duas histórias deles, mas nunca entendi bem o que eles eram. Dava pra dar um resumo? E já indicar algum arco de histórias mais interessante deles?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
Avatar do usuário
kimble
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 27 Ago 2007, 09:10

Campanha de Supers: Ajuda com desenvolvimento de plots

Mensagempor Gehenna em 12 Set 2007, 10:55

kimble escreveu:Não dá, não dá. Atualmente, estou trabalhando, fazendo meu TCC, mestrando uma campanha de L5R (que vai muito bem, obrigado) e agora vou começar essa. Se eu inventar de fazer um PbF ainda, vou ter que desistir de alguma coisa supérflua. Tipo dormir.


O Batman não precisa disso, pq vc precisaria? :b
Mas sério... Tem PbFs que morrem esperando aparecer jogadores. Essa sua proposta já angariou três, mesmo sem ser uma proposta de PbF.
Mas eu te entendo. Certa vez inventei de narrar a mesma história em mesa e em PbF, com pessoas diferentes, só pra ver, mesmo. Acabei desistindo do PbF. Falta de tempo é fogo.

kimble escreveu:Gen13:
Hein?
Eu acho que li uma ou duas histórias deles, mas nunca entendi bem o que eles eram. Dava pra dar um resumo? E já indicar algum arco de histórias mais interessante deles?


São adolescentes com super poderes devido à experiências e q agora se escondem dos caras que fizeram as experiências. Infelizmente, eu também não li muita coisa deles, mas são todas histórias curtas e leves, não precisando conhecer uma gigantesca cronologia para entende-las.
Avatar do usuário
Gehenna
 
Mensagens: 828
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:52
Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Campanha de Supers: Ajuda com desenvolvimento de plots

Mensagempor ferdineidos em 17 Set 2007, 14:47

Procura Invincible, é um super-herói da Image, filho do "super-homem" do mundo, muito bom, enfoca a descoberta dos poderes dele e seu começo de carreira.

Uma HQ ótima tb é nextwave, Agents of H.A.T.E. da marvel, tem um clima bem descontraído.

E Runaways, a história é sobre alguns adolescentes, filhos de um grupo de super-vilões, que se revoltam contra os pais e tentam desfazer o mal causado por eles.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Campanha de Supers: Ajuda com desenvolvimento de plots

Mensagempor Tabris em 17 Set 2007, 18:33

Ultimate Spider-Man
Na versão Ultimate o Homem-Aranha ainda é o adolescente que todos conhecemos, vale a pena pegar desde o inicio e ir lendo se vc tiver uma conexão boa.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

Campanha de Supers: Ajuda com desenvolvimento de plots

Mensagempor Corvo da Tempestade em 20 Set 2007, 09:33

Bem, se você quiser (ou poder) sair um pouco dos quadrinhos de super herois tradicionais, sugiro "Danny Fanton" (ou até mesmo seu "irmão mais engraçadado Padrinhos mágicos)...
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Campanha de Supers: Ajuda com desenvolvimento de plots

Mensagempor gardner em 25 Set 2007, 01:46

Li a ambientação, ta bem legal Kimble (só fiquei triste pela não citação do Guy Gardner :sobrancelha: )
Kimble você pensou em utilizar um grupo de estudantes "rivais", talvez sendo treinados por um herói ou anti-herói mais soft (talvez um novo Azrael para se opor ao Batman)
Eu ia recomendar Invincible mas o ferdineidos ja citou.
Se eu fosse jogar um cenario desse faria um Capitão Marvel ou Adão negro sidekick hehe.
Of the world's woe, now convene. All is bound by the circle and its thorns. Invisible, inviolate, we, the seeds of the storm, at the center of the world's woe, now convene
Avatar do usuário
gardner
 
Mensagens: 91
Registrado em: 24 Set 2007, 22:10

Campanha de Supers: Ajuda com desenvolvimento de plots

Mensagempor kimble em 25 Set 2007, 08:59

Gardner,
Eu não usei o Gardner para deixar ele em aberto. Mas que eu lembre, o Lanterna Verde do grupo já colocou o Guy no background dele.

Grupo rival,
Eu cheguei a pensar, mas nunca desenvolvi a idéia. Eles tem que ter uma oposição mais clara, então um grupo de supers como eles seria interessante. Até agora só pensei numa nova Mulher-Gato, porque é fácil desenvolver o conceito e fazer algum personagem acabar se relacionando com ela. Mas até agora não tive mais idéias nesse sentido. Sugestões? Eu iria preferir usar personagens ligados a mitologia do cenário, assim como já estão sendo os personagens atuais.


--------------------------------

Atualização quanto a situação do cenário:

Estou escrevendo mais algumas coisas, mas são só detalhes. Algo sobre a situação atual do mundo, mais sobre a questão da legislação sobre os metahumanos e vigilantes, coisas assim.
Logo que eu terminar o arco atual de histórias que estou fazendo de L5R, devo começar a campanha de M&M e então seguir ela em paralelo a de L5R, com mais ênfase nesta última.

Quanto aos personagens, o que já ficou decidido no grupo:

1) Lanterna Verde: Um Lanterna Verde nascido em outro planeta e filho do Hal com uma alien. Gostei bastante do background porque o jogador desenvolveu bastante a história, se aproveitou do lapso de tempo que eu havia deixado para trabalhar com vários dos NPCs do cenário e conseguiu uma explicação do porque foi parar em Gotham.

2) Night Hunter: Filho do Asa Noturna com a Oráculo, foi criado na família 'Batman' durante anos sem saber sobre a vida dupla da maioria dos familiares, depois que descobriu escolheu se tornar mais um vigilante. Faz o estilo Asa Noturna e Batman, cara normal muito bem treinado com vários itens para ajudar. Foi divertido ler o background dele porque só por ser filho da Babs e do Dick, ele acaba sendo parente em algum grau de meio mundo do universo do Batman.

3) Troll: Um marciano vindo ainda pequeno pra Terra com a família, que decidiu fugir de Marte antes que os humanos tentem impedir o Ajax de recriar a sociedade marciana. Essa passagem já me deu a idéia de incluir uma Complication no personagem dele, que é os humanos temerem os marcianos.

4) -Teleportador-: Nome ainda não definido, ficha ainda não feita. A única coisa definida é que ele vai jogar com um personagem que utiliza da 'névoa púrpura', um instrumento de narração que o jogador utilizava para justificar a falta de alguns personagens em aventuras que ele mestrava.
Jogador: Ei, o jogador X não veio hoje. O que acontece com o personagem dele?
Mestre: A névoa púrpura envolve o personagem e ele desaparece.
Era um instrumento cômico mas simples de evitar o problema da falta de jogadores, com justificativa para existir dentro do ambiente de campanha.
Como o jogador é ao mesmo tempo um dos que costuma jogar com alguns dos personagens mais Jack Bauer (para quem acompanhou a antiga campanha de Star Wars: Clone Wars ele era o clone trooper) e mais piadistas do grupo, sei que deve surgir algo interessante daí. Ele disse que vai tentar evitar as tendências Bauerianas dele mas vamos ver.

5) Filho do Flash: Jogador antigo e com bastante bom senso, então não me preocupei com a idéia dele jogar com um velocista. Normalmente eu limitaria mais outro jogador, porque um velocista feito para explorar a mecânica do jogo pode ficar bem difícil de lidar, mas não vai ser o caso aqui. Vai ser o filho do Wally, depois que eles retornaram para nossa linha do tempo. Ainda tem que montar a ficha e escrever o background.

6) -Místico-: O jogador ainda estava em dúvida no dia que estávamos tentando criar o personagem dele, por isso ele ficou de ler mais um pouco para se decidir. A dúvida, como eu já vi acontecer em outros sistemas cuja criação de personagem é muito aberta, foi em decidir o que ele gostaria de ser e quais suas habilidades. Mesmo assim, até agora a idéia é fazer algum tipo de mago. De habilidades que eu acredito que ele vai ter, só estão definidas mesmo uma Regeneração com Ressurreição compradas num nível que o personagem é praticamente imortal (o que não é problema pra mim, já que o teor da campanha era para ser mais leve mesmo e não pretendia matar personagens jogadores) e habilidade de atravessar dimensões.

7) -Elemental da Terra- : O jogador também estava em dúvida, mas até agora ele deve ser um elemental da terra. É o jogador que eu conheço a mais tempo no grupo e com quem eu já joguei mais, então também é o que fala mais abertamente comigo. Não sei o que vai acontecer ainda com o personagem, porque o jogador de vez em quando passa por dois ou três conceitos diferentes antes de se decidir. Percebi que ele demorou um pouco mais para entender a amplitude de personagens que o cenário e sistema permitem e que isso também possa ter causado uma certa dúvida.


Esse fim de semana tem jogo de L5R, então já vou poder discutir um pouco mais sobre os personagens deles.
Acho que vou levar alguma coisa para eles folhearem antes ou depois do jogo. Isso deve dar mais idéias para quem está com dúvida ou querendo criar alguma coisa.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
Avatar do usuário
kimble
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 27 Ago 2007, 09:10

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron