Material de Apoio para Mestres

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Blackbird em 03 Abr 2010, 02:17

Imagem


Olá, Spell.

1) Alguém sabe o que aconteceu com a tag de tabela? Vou precisar fazer tudo de novo? D:
Procurarei no linha direta.

2) Acredito que este ainda seja um bom tópico, caros. Principalmente porque ele pode ser capaz de me colocar em atividade e me vincular melhor ao forum. Por isso o ressucito e por isso explicito que aceito pedidos para criação de material de apoio. Não tenho jogado muito nem me atualizado para saber do que se tem disponível e daquilo que não se tem e é necessário, então conto com as suas necessidades para caçar e criar como for possível.


O que me leva a ainda não ter providenciado ou agitado os "NPCs de improviso" que o Lune pediu.
Lune, se ainda precisar: pode ser mais específico? Acho que fazer essa folha é mais fácil se tiver um cenário como base.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Blackbird em 09 Mai 2010, 22:27

Para os menos exigentes, peças possíveis de usar num tabuleiro quadriculado.
Digo "menos exigentes" porque, bem, são peças toscas que eu fiz cortando um pedaço de cabo de vassoura e ficaram, mesmo com o acabamento no esmeril, tosquinhas - umas maiores, outras menores, etc.

Acho que foi no tópico do Rub sobre o tabuleiro que comentaram sobre as peças redondas de madeira, possíveis de encomendar com marceneiros. Estas são caseiras, mas usam de ferramentas que poucas casas têm: esmeril, serra, morsa. Coisa que tem aqui na oficina do meu avô.
Enfim.
Imagem
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Dragão de Bronze em 09 Mai 2010, 22:56

Isso me lembra a oficina da FAU. É aberta aos alunos da USP.

Mas sabe o que é bom nessas peças? Dá pra marcá-las facilmente com canetas com um 1, 2, 3, 4, ou A, B, C, D... isso as torna incrivelmente práticas.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Blackbird em 09 Mai 2010, 23:02

Fato.
Pensei em pintá-las, ao menos umas seis de cores diferentes, como fossem pinos de boardgames para representar os personagens, e outras de cores amarronzadas ou escurecidas (pensando agora, com números) para os inimigos.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Iuri em 09 Mai 2010, 23:17

Falando em tabuleiros, algo que eu gostaria de fazer a bastante tempo (mas não faço por estar sem jogar, então se alguém fizer pode comentar se funfa ou não) é passar um contact por cima do grid e usar uma caneta de retro-projetor (mas das finas) para demarcar detalhes do cenário. Usando um pano (talvez com um pouco de alcool de vez em quando) da pra remover facilmente a tinta sem danificar o grid.

E blackbird, cê ja viu o tópico de minis de papel né? Essas bases de madeira devem viabilizar bastante as minis (já que estabilidade é um grande problema)
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Blackbird em 09 Mai 2010, 23:32

Não vi, Yuri.

Agora, o lance do contact por sobre o grid pode ser viável, uma vez que o tabuleiro que o Rub et al. fizeram tem o mesmo princípio, com a lousa branca. É questão de tentar, gasta-se quase nada.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Iuri em 10 Mai 2010, 01:56

Bom, ta aqui: viewtopic.php?f=31&t=5305

É, a ideia do Ruben é bem legal e tem o mesmo efeito que o contact, só mais bonito (e um pouco mais caro).

OFF: Raios, mesmo com o meu nome escrito do lado as pessoas insistem em escrever com "Y" ! :furioso:
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Blackbird em 10 Mai 2010, 03:34

HAUHEUAHUEHUA, desculpe!
Foi realmente um ato falho, não foi por mal. haha

Bem, vou contactar o povo do tópico, para que seja colocado aqui também.
E falar com alguém pra arrumar as tags de tabela do meu índice. -__-
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor louc0 em 24 Jun 2010, 19:15

Iuri escreveu:Bom, ta aqui: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=31&t=5305

É, a ideia do Ruben é bem legal e tem o mesmo efeito que o contact, só mais bonito (e um pouco mais caro).

OFF: Raios, mesmo com o meu nome escrito do lado as pessoas insistem em escrever com "Y" ! :furioso:


É um pouco mais caro, mas tu ganha em durabilidade. É algo que tu faz uma vez só e usa pro resto dos teus dias de rpgista.
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor oculto em 24 Jun 2010, 20:30

é passar um contact por cima do grid e usar uma caneta de retro-projetor

Eu fiz. Funciona com ressalvas. No início é uma maravilha, mas com o tempo a tinta da caneta de retroprojetor começa a agarrar no papel contact e se você esquecer e deixar o desenho pintado por uma noite, já era. Você até consegue remover o traço, mas as manchas vão acompanhar o grid pelo resto da vida. Fica bem... feio.
Na mesma direção dos marcadores de madeira redondos, uma boa idéia é encomendar à um marceneiro uma mesinha de jogo do tamanho de um grid oficial e uns 10cm de altura, para colocar sobre a mesa. Depois encomendar uma lâmina de vidro do tamanho da mesinha. Coloque o grid sobre a mesinha ea lâmina sobre ambos. Pronto, no vidro você pode desenhar a vontade sem ter medo de ficar manchas. O contra é o fato de no vidro a caneta demorar um pouco pra secar. Coisa de uns 3 a 5 minutos.
Chutando, eu diria que uma mesinha dessas fica em uns 80,00 a 100,00 (com material de baixa qualidade) e uma lâmina de vidro, uns 40,00 de um vidro de espessura mediana. Acho que o total fica meio salgado para a maioria dos mestres, mas o efeito final fica lindo.
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Iuri em 24 Jun 2010, 20:42

Poxa, ideia ótima essa do vidro. Juro que quando eu tiver um grupo eu vou fazer isso.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Aluriel de Laurants em 24 Jun 2010, 22:24

Ultimamente nosso material mais útil é o note pra criar ambientações com música, mas confesso que estou decepcionado com o RPG soundmixer, me fizeram uma propaganda tão fodástica dele.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Blackbird em 02 Jul 2010, 23:53

Pô, Aluriel, eu passei um tempão coletando músicas MUITAS pra minha campanha de Ravenloft.
Tive dois empecílios que me impediram de continuar:
(1) meu pc morreu e eu perdi acesso ao HD onde estavam as músicas, e
(2) não jogamos mais.

O RPG Soundmixer tem um arquivo de sons, já, é isso? Como funciona?
Confesso que prefiro que você comente sobre o programa em vez d'eu baixá-lo.
HAUHEUAHUEA
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Aluriel de Laurants em 03 Jul 2010, 13:28

Assim, não é possível customizar ou adicionar nada na versão demo, o que é ruim porque eu prefiro um trial de alguns dias que me mostre o porque vale a pena gastar uma grana num software pago do que ter essas amarras permanentes.

Ele tem um biblioteca de musicas que vc colocar e enquanto ela acontece é possível adicionar uns efeitos sonoros em resumo é isso que ele faz, mas ele se perde pela interface confusa e uma falta de um FAQ decente.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Blackbird em 04 Jul 2010, 00:56

Poxa.

É que agora pensando nisso, eu nunca tive a oportunidade de organizar as músicas que eu coletei.
Quando eu fizesse isso eu ia serpará-las por temas, que ilustrassem os momentos que o cenário ou a aventura pudessem proporcionar - terror, luta, festa, feira, cidade, etc.
Na verdade só acho vantajoso usar um programa se ele tiver uma opção de montar uma playlist aliada a uma ferramenta de edição (parcial) dos arquivos de som. Aí, depois que você estimasse o tempo aproximado que o grupo passaria em cada ambiente/situação, você poderia montar uma playlist que passasse por esses temas no tempo que você determinou.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes

cron