Material de Apoio para Mestres

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Blackbird em 25 Mar 2009, 12:26

Pesquisando pura e simplesmente por "Material de Apoio", encontrei nada aqui na Spell.
Se a pesquisa foi falha, por favor apontem!; de qualquer forma abri um tópico para divulgar Material de Apoio para Mestres. Voltei a mestrar recentemente e senti falta de muita coisa pra organizar a partida - podem ser neurose e vício meus ou um comportamento geral, então por que não compartilhar os métodos?

O primeiro é uma básica Matriz para as Rodadas de Combate, idéia da WoC e retirada do Escudo do Mestre com a seguinte descrição:
Essa tabela foi inspirada no Livro do Mestre, página 17, sob "Truques Úteis de Rascunho para o Mestre". anote o nome dos combatentes, na ordem de Iniciativa, na primeira coluna. Marque um "x" na coluna adequada logo depois da ação de cada personagem nessa rodada. Essa tabela também auxilia a manter um registro sobre a duração das magias conjuradas, término de efeitos, etc.

Reproduzam sem fins comerciais.
Download da minha versão da Matriz para as Rodadas de Combate, em .doc, AQUI.



ÍNDICE

Material
Formato
Post Original
Download
Matriz para as Rodadas de Combate
.pdf
Calendário/Diário
.pdf
Bloco de Estatística para Criaturas e PdMS - 3.5
texto
Dungeon Tiles Mapper
.htm
Ficha para Controle de Personagens - 3.5
.pdf
Tabuleiro de Quadro Branco
-
-
-


Editado: Tabela FINALMENTE consertada! Muito obrigado mesmo, Ronassic Lumine!
Editado pela última vez por Blackbird em 28 Ago 2010, 13:04, em um total de 15 vezes.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Madrüga em 25 Mar 2009, 12:35

Isso é um trabalho para a Spellunca! Realmente, material SÉRIO para auxiliar os mestres é raro, é as revistas sempre falam coisas superbabacas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Gun_Hazard em 25 Mar 2009, 13:01

Sobre as Matérias de apoio serem muitas vezes "babacas" isto é relativo, talvez sejam para nós, mas muitas vezes ajudam iniciantes ou pessoas com dificuldades exatamente na área abordada pelo tema.

Eu acho muito Raro uma matéria para Jogadores Experientes, por exemplo, mas as vezes ainda acho alguma...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Allefcapt em 25 Mar 2009, 14:32

Olá a todos,

BLACK,
Realmente um material excelente para ser pubicado em nossa projetada revista virtual.
Parabéns. :victory:

Um abração,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Mirallatos em 28 Mar 2009, 13:41

Sobre as Matérias de apoio serem muitas vezes "babacas" isto é relativo, talvez sejam para nós, mas muitas vezes ajudam iniciantes ou pessoas com dificuldades exatamente na área abordada pelo tema.


Também acho, vez ou outra vejo um jogador novo criando tópicos repetidos justamente por isso. Mas eu entendo o Madruga, eu mesmo não tenho muita paciência com isso.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Blackbird em 29 Mar 2009, 20:27

Bem, gente, vocês falaram sobre o material, digamos, "infantil" publicado por revistas mas não citaram ou mostraram exemplos.

Nessa condição vou colocar outra coisa que eu criei, desta vez sem me basear em publicação alguma. Bem, ao menos não me lembro de ter visto coisa assim, então as semelhanças são meras coincidências.

Trata-se de um Calendário para uso do mestre (até dos PJs, talvez) - basta escrever o nome do mês na primeira coluna e ir assinalando os dias nos respectivos espaços. Em seguida, um diário de observações com espaço para colocar os PVs finais dos personagens no dia relatado.
Baixe aqui pelo 4shared em .xls (Excel).

Eu queria mesmo era ter feito um calendário suscinto que ligasse diretamente o dia às observações, sem necessidade de áreas separadas, mas nenhuma boa idéia para disposição me veio à mente.
Opinem e contribuam, pessoal. Principalmente se fizerem o download.

Abraços.

Editado: Link para Download, em .pdf, aqui.
Editado pela última vez por Blackbird em 01 Abr 2009, 11:45, em um total de 1 vez.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Lady Draconnasti em 30 Mar 2009, 10:36

Ow Jack, rola uma ficha, tipo Controle de Personagens, para mestres que gostam de ter algumas informações da aventura e dos personagens anotada?
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Blackbird em 30 Mar 2009, 11:39

'Nasti, eu uso uma ficha assim!
Usava, ao menos; pra essa minha aventura eu esqueci de fazer, mas estou com boas idéias.
Isso é um tanto quanto particular (não privado: particular) porque depende do Sistema e da quantidade de jogadores da mesa, por exemplo.

Assim que conseguir colocar as idéias no papel coloco aqui junto do texto-matriz de Monstros e NPCs de D&D 3.5; sabem?
Talvez coloque ainda hoje.



Editado: Posto hoje à noite (entre 31/03 e 01/04) as Fichas de PJs para Mestres e os Blocos de Estatísticas.
Mas ainda insisto que respondam. -.-
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Blackbird em 01 Abr 2009, 11:41

Material diferente, post diferenciado.

Os resumos que tinha falado anteriormente chamam-se Blocos de Estatísticas. Haha. Aí estão, para NPCs e Criaturas - é só uma ferramenta para resumir dados necessários; logo, se alguma informação não for útil ao momento ou for óbvia (como o alcance de 1,5m para um humano comum), o próprio Livro do Mestre sugere que seja omitida.

Bloco de Estatísticas
SPOILER: EXIBIR
Nome: Raça e Classe; ND #; Tamanho e Tipo (subtipo); # DV; # PV; Inic. #; Desl. #; CA #, Toque #, Surpresa #; Atq Base #; Agr #; [Corpo a corpo ou à distância]: [arma] [bônus de ataque modificado #] (dano: #, [modificador de sucesso decisivo]); Atq Total: [Corpo a corpo ou à distância]: [arma] [bônus de ataque modificado #] (dano: #, [modificador de sucesso decisivo]); Espaço/Alcance: #; AE: Ataques Especiais; QE: Qualidades Especiais; Tend.: Abreviação da Tendência; TR Fort +#, Ref +#, Vont +#; For #, Des #, Com #, Int #, Sab #, Car #;
Perícias e Talentos:
Ataques Especiais:
Qualidades Especiais:
Magias Conhecidas:
Magias Preparadas:
Grimório:
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Lune em 01 Abr 2009, 12:35

A iniciativa é muito legal, continue. Mas até agora, nada é relevante pras minhas campanhas: eu administro o combate com o Fantasy Grounds, não uso calendários, e o meu bloco de estatísticas é da 4e.

Sabe do que eu gostaria? Uma daquelas "folhas de improviso" com nomes, traços e atitudes para NPCs que você não preparou com antecedência (meus jogadores adoram perguntar o nome de todo NPC insignificante que encontram na rua).
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor juma em 01 Abr 2009, 12:50

Uma dica para quem quer criar mapas para o Fantasy Grounds ou campanhas online, ou apenas para ajudar a criar mapas com seus tiles do Dungeon Tiles é o Dungeon Tiles Mapper.

http://www.wizards.com/dnd/dungeontiles ... efault.htm

A versão do site da wizards só tem até o Ruins of the Wild (DT 4), mas o criador do mapa continua atualizando o programa. Infelizmente, para ter as versões mais novas você precisa se cadastrar no grupo do Yahoo Groups, mas até agora eles não me deram uma resposta (4 dias já). :b
Avatar do usuário
juma
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:10
Localização: Buracaju - SE

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Blackbird em 02 Abr 2009, 14:01

Lune, não posso te ajudar nessa; mal encostei na 4E e Fantasy Grounds pra mim só em Sonho mesmo, por enquanto. Quanto a esse lance de NPCs, não deve ser difícil de fazer, podemos juntar idéias (talvez nesse tópico mesmo) e construir um negócio legal.

Juma, não consegui abrir (ainda), a internet tá capenga, mas já imagino como é. :pidao:
Valeu a contribuição!

Nasti, demorei, mas postei! Espero que você goste como eu gostei.




Já de acordo com uma necessidade minha e reforçado pelo pedido da Nasti, fiz no Excel uma ficha de uso do mestre contendo informações básicas e essenciais dos personagens (3.5). Chamei de "Resumo de Fichas de PJ's para Mestres", mas acho que "Ficha para Controle de Personagens" ou só "Controle de Personagens" soa muito melhor.
Download pelo 4shared, formato .pdf, aqui.

Reproduza sem fins comerciais.

OBS.: Alguns visualizadores (como o Foxit Reader) podem dar uma aparência estranha e desfigurada ao arquivo, mas a impressão (bem como um zoom exagerado) sai boa.

Críticas e Sugestões, sintam-se à vontade.
Abraços.
Editado pela última vez por Blackbird em 02 Abr 2009, 14:26, em um total de 3 vezes.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor juma em 02 Abr 2009, 14:10

Juma, não consegui abrir (ainda), a internet tá capenga, mas já imagino como é. :pidao:
Valeu a contribuição!


É, também está lento para abrir aqui pelo site da Wizards. Tente abrir por esse então http://www.wizards.com/default.asp?x=dnd/dnd/20061121t :victory:
Avatar do usuário
juma
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:10
Localização: Buracaju - SE

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor Lady Draconnasti em 03 Abr 2009, 06:14

A ficha de controle fico melhor que eu esperava. Obrigada, Blackbird
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Material de Apoio para Mestres

Mensagempor louc0 em 07 Abr 2009, 18:57

O Blackbird pediu para eu repostar aqui, então lá vai:

Dado que voltei a jogar RPG recentemente, convenci meu grupo a investir um pouco para conseguir um bom tabuleiro para nossas partidas.
Eu registrei a fabricação do tabuleiro, e devo dizer que fiquei bastante satisfeito com o resultado.

Segue então um pequeno guia de como construir um tabuleiro, com um investimento relativamente baixo.

Lista de materiais:

- 1 Quadro branco. O tamanho vai depender da necessidade de cada grupo. Nós compramos um de 54 cm x 84 cm (área útil). O preço que pagamos por ele foi 30 reais. Vale notar que o nosso é feito de compensado de madeira revestido. É mais fácil passar o estilete nele do que no de plástico.

- Marcadores para quadro branco. Não é necessário mais que 1, mas compramos outra cor para facilitar a marcação de terrenos acidentados, ou outras características dignas de nota. Grupos mais preciosistas podem querer mais cores. Pagamos 5 reais em cada marcador.

- Réguas, esquadros e afins. O importante é ter graduação, para medir as divisões, e ser o mais reto possível, para desenhar com precisão. Não foi necessário comprar, pois já tínhamos em casa.

- Um lápis de ponta macia. Para desenhar as linhas no quadro antes de usar o estilete. Assim, qualquer erro pode ser corrigido sem estragar o quadro branco. Quanto mais macio o grafite, mais fácil ver o traço. Recomendo um 5B. Não compramos também, pois tinhamos de sobra.

- Um estilete afiado. Para fazer as marcações finais. Um estilete não é muito caro. Lembrem-se de ter cuidado redobrado ao manuseá-lo.

- Um apagador para quadro branco. Esse cara que vai limpar toda a bagunça depois de cada encontro.

Segue uma foto dos materiais.

SPOILER: EXIBIR
Imagem


Seguem os passos para a execução do serviço, bem como fotos para ilustrar o processo.

1º passo: Marcar com o lápis nas margens o espaço de cada casa.

Escolhemos usar casas de 3cm x 3cm, que abriga sem galho boa parte das miniaturas no mercado. No nosso quadro, isso deu uma área de 18 x 28 quadrados.
Uma dica é sempre começar a marcar partindo do mesmo lado do quadro. Isso faz com que seja mais fácil manter o alinhamento.

SPOILER: EXIBIR
Imagem


2º passo: Ligar os pontos.

Usando um esquadro (o apoio é melhor) traçamos retas com o lápis, ligando os pontos de cada lado. Como nosso quadro era grande, não tinhamos régua suficiente pra fazer o traço de uma só vez, aí ligamos os segmentos de reta como mostra a segunda foto abaixo. Se esse for o caso, tenha um cuidado redobrado. Pequenos desvios vão acontecer, mas tente minimiza-los. Se o traço ficou ruim, apague (com um pano umedecido, não borracha) e faça novamente.

SPOILER: EXIBIR
Imagem


SPOILER: EXIBIR
Imagem


3º Passo: Passar o estilete

Depois de aprovar o quadriculado marcado o lápis, é hora de passar o estilete, para criar pequenos sulcos que tornarão o quadriculado sutil e ao mesmo tempo permanente. Usa a régua como guia, tentando sempre manter a lâmina sobre o traçado. É melhor passar a lâmina várias vezes de forma suave do que poucas com muita força. O sulco resultante será mais fino.

SPOILER: EXIBIR
Imagem


No detalhe fica claro que nem sempre o risco de estilete sai em cima do traçado. Mas ficou próximo o suficiente para não comprometer o resultado final.

SPOILER: EXIBIR
Imagem



4º Passo: Fazer a marcação final

Esse passo não é estritamente necessário, mas acho que o efeito fica legal. Simplesmente passe o marcador sobre os riscos. Isso faz a tinta penetrar no sulco e deixa a linha um pouco mais escura.

SPOILER: EXIBIR
Imagem


Passei o apagador logo em seguida, e o resultado ficou assim:

SPOILER: EXIBIR
Imagem


E pronto. Com cerca de 50 reais (pouco mais de 10 reais pra cada membro do grupo) fizemos um tabuleiro muito bom, que provavelmente vai durar o resto da vida do grupo. Coisa que não posso dizer dos papéis de rascunho, cartolinas e afins que usei até então.

Eu recomendo muito que façam um tabuleiro assim.

Por fim, um cenário hipotético, onde usamos o marcador preto pra delimitar o espaço e criar as escadas na sala e o marcador vermelho para mostrar onde o terreno é de difícil passagem.
As miniaturas são as antigas miniaturas metálicas que vinham nos Kinder Ovo de 1995.
Espero que tenham gostado.

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

cron