Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor THX em 14 Set 2007, 16:19

Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho?
A perda é o caminho da mudança. Nenhuma revolução é gratuita.
Avatar do usuário
THX
 
Mensagens: 19
Registrado em: 29 Ago 2007, 11:05

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor AKImeru em 14 Set 2007, 17:42

Ignorando o detalhe do D&D ser uma adaptação e não um sistema...
Porque na opinião de vocês é o RPG mais jogado do planeta?!
O que levou a adaptação com tantos erros (tanto que pediu um concerto 3.5 que ainda apresenta falhas) quanto à mecânica de jogo?!


E a minha pergunta é:

Por que aqueles que não gostam D&D adoooorrrraaammmm falar mal do sistema e não conseguem compreender que existem pessoas que gostam dele, imcompleto ou não?

Consegue responder isso?


E D&D é um sistema.
Como jogador de RPG, me fiz essas perguntas, e não tenhjo certeza quanto às respostas.
Os primeiros pensamentos que me vieram à cabeça foram:
* Os jogadores em sua grande maioria preferem jogar num cenário medieval. - Ok, talvez seja verdade, você num vê muitas pessoas jogando GURPS Cyberpunk...
* Somos preguiçosos! - Não levem como uma ofença ao sistema, é que ele é bem fácil de usar, nem tem muito o que pensar pra cria um personagem, posso estar errado, mas é bastante cômodo jogar D&D.

Nãoestou falando mau, até porque é o sistema que eu mais jogo, porém tenho como favorito o GURPS, por considerar o mais completo.

Mais alguma opinião?!


Seu argumento é sem sentido. Aqui o porque.

*Vampiro foi durante muito tempo(e de certa forma, ainda é) um dos sistemas/cenario mais jogado e famoso no Brasil. Então a ideia de "eles preferem medieval" não faz sentido algum.
* :rolando:

Seu argumento é que o sistema tem um metodo de criação rapido, e por isso é o mais jogado?


Sinceramente, esse post para mim podia ser resumido:

"Eu gosto de GURPS mas só acho jogadores de D&D. Que saco."


E por favor não tome nada como ofensa, se sentiu alguma, foi a seu post, não a você. Não tenho nada contra você. Droga, não sei se sabe disso mas D&D não é bem assim o mais jogado ou mesmo famoso no Brasil. Não mais.


A maioria das pessoas que eu conheço e tiveram um contato com RPG foi com "Vampiro a Mascara". Muitos se conhecem D&D, é de nome.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Allefcapt em 14 Set 2007, 18:01

Olá a todos,

D&D foi o pioneiro, o primeiro, o fundador, a grande disney, com cenário onde há neve no norte, desertos no meio e ilhas misteriosas ao sul, oceanos, lagos, cavernas e monstros.

Imortal. :linguinha:

Abraços a todos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor planes em 14 Set 2007, 18:41

Oda Nobunaga escreveu:*Vampiro foi durante muito tempo(e de certa forma, ainda é) um dos sistemas/cenario mais jogado e famoso no Brasil. Então a ideia de "eles preferem medieval" não faz sentido algum.


Covenhamos que isso só aconteceu porque Vampiro foi lançado no Brasil antes de AD&D (e considerando que D&D antigo, como lançado aqui, não tinha a minima chance de dominar o mercado, foi tratado como um jogo de tabuleiro a la Hero Quest).

Foi o tempo de AD&D ser lançado e virar a mesa, quando o D&D saiu a vaca vampirica já tinha ido para o brejo.
Imagem
Avatar do usuário
planes
 
Mensagens: 854
Registrado em: 27 Ago 2007, 23:14

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor AKImeru em 14 Set 2007, 18:46

Foi o tempo de AD&D ser lançado e virar a mesa, quando o D&D saiu a vaca vampirica já tinha ido para o brejo.


Hm não é bem como eu me lembro mas eu não era muito "xereta" nessa epoca então você provalvelmente esta certo. Apesar que no meu grupo tinha um livro de AD&D e outro de Vampiro e todo mundo queria jogar o segundo, incluindo eu.


E hoje em dia eu tento apagar a memoria daquelas sessões terriveis. Nada contra o sistema e cenario(que hoje em dia, eu odeio apenas o cenario.) e tudo contra a mestres que pensam que "Vampiro" é um jogo de ação com torturas.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Madrüga em 14 Set 2007, 21:22

Oda Nobunaga escreveu:E D&D é um sistema.


D20 é um sistema. D&D é um jogo.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Jimmy em 15 Set 2007, 09:04

bem, jah esta ficando inutil discutir si d&d eh sistema ou jogo, enfim...

eu jah me dei por satisfeito, e num levei a mau sua critica naum Nobunaga, elas tem sentido sim, eu q num soube me expressar direito, ate pq jah taum pensando q eu naum gosto de d&d, e eh mto pelo contrario, eu adoro...
soh tinha curiosidade de saber, e principalmente de debater, o pq do d&d, pq naum otro sistema?!

soh issu ^^
Jimmy
 
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Ago 2007, 16:26

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor AKImeru em 15 Set 2007, 11:14

Se eu fosse chutar, é porque ele é famoso no exterior. Como eu apontei, existiram outros sistemas que fizeram até que bastante sucesso aqui no Brasil.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor kimble em 15 Set 2007, 16:40

D&D e Vampiro:
Também não é como eu me lembro. Que eu lembre, Ad&d fez o 'booom' do rpg no Brasil. Mas como era caro, a editora da época abandonou o sistema e ele sofreu um bom tempo com falta de apoio, outras opções acabaram surgindo.
Entre elas o WoD, que fez muito sucesso na época e durante um tempo (somente aqui no Brasil) era mais comum que Ad&d.
Com o tempo o WoD perdeu parte do 'culto', até porque deixou de ser novidade e entrou naquele ciclo de 'o fim está chegando' sem nunca avançar pra lugar nenhum. E aí veio o D&D 3.0 e recuperou o mercado pro D&D.
Basta ver a questão dos lançamentos. Os lançamentos pras linhas de WoD eram em muito maior quantidade do que os de Ad&d e somente na 3.0 e 3.5 a situação se inverteu. Ou o suporte da (pff, pff) DB, que no começo era voltada para D&D e Ad&d, passou um bom tempo na onda de WoD e só voltou ao D&D na 3.0.
Lembrando, estou falando somente do BRASIL.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
Avatar do usuário
kimble
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 27 Ago 2007, 09:10

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor planes em 16 Set 2007, 00:12

kimble escreveu:Também não é como eu me lembro. Que eu lembre, Ad&d fez o 'booom' do rpg no Brasil. Mas como era caro, a editora da época abandonou o sistema e ele sofreu um bom tempo com falta de apoio, outras opções acabaram surgindo.


A explicação que deram foi que a Abril não saiu do mercado porque AD&D era caro demais, e mais porque acreditou em boom e isso não existe no mercado de RPG (e Abril sempre foi rigida com seus produtos, sempre se mostrou adepta de pesados cortes de despesa), toda empresa que foi nesta onda (tanto aqui quanto lá fora) ou quebrou ou saiu deste mercado.

Na época eu lembro que cheguei a fazer parte da organização de eventos de RPG (além de aestar mais ativo em listas e lendo mais frequentemente revistas) e creio que o AD&D veio em uma crescente para tomar o mercado (aliás como quem jogava a mais tempo e tinha acesso a material importado esperava que acontecesse). O Mundo das Trevas teve uma queda como todo os demais produtos deste mercado (inclusive o próprio D&D, mas ele vende muito e portanto o efeito é menor), se demorou a tomar o controle foi mais porque ele teve de lidar com a hegemonia de outro produto (e o fato do sistema ter chegado onmde chegou é realmente impressionante).

O (A)D&D só teve concorrentes de fato em seu inicio (antes de abranger sua area de atuação e se tornar sinonimo de RPG), depois disso ele manteve uma media superior a 50% do mercado, por isso acho dificil julgar o sucesso de D&D com base em seus concorrentes, mesmo que estes explorem correntes de popularidade manistream muito mais fortes que fantasia medieval (Exalted foi lançado na epoca do boom manga/anime nos EUA, suficiente para vender muito, mas nunca para passar D&D). O dia que D&d estiver em maus bocados (e olha que isso não aconteceu nem na epoca da falencia da TSR) podemos nos preocupar porque o mercado estará em vias de quebrar de vez.
Imagem
Avatar do usuário
planes
 
Mensagens: 854
Registrado em: 27 Ago 2007, 23:14

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor THX em 21 Set 2007, 10:28

Quando comecei a jogar RPG o que reinava era WoD. A DB adptava todo tipo de material para Vampiro, fazendo a cabeça da molecada. D&D só apareceu quando lançaram a edição em português, já que era uma material da Devir, mesma editora de Vampiro. O jogo se popularizou bem rápido e hoje se mostra mais eficiente em produzir coeficientes de venda que a antiga linha mestre da Devir, VaM.
Talvez porque lancem mais livros de D&D, talvez porque a propaganda de D&D seja gigantesca ou simplesmente porque matar exércitos de orcs seja mais divertido que se remoer pelo monstro interior que habita em seu coração morto vivo, o jogo medieval fantástico é o mais vendido lá fora e aqui no Brasil também.

A questão é, Who Cares? Eu jogo D&D, jogo Vampiro, jogo Star Wars, Mage, Toon, Gurps.. o que vier é lucro.! :victory:
Só não jogo nenhuma espécie de produto nacional pois costumam dar coceiras na pele. :blink:
A perda é o caminho da mudança. Nenhuma revolução é gratuita.
Avatar do usuário
THX
 
Mensagens: 19
Registrado em: 29 Ago 2007, 11:05

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron