Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Cak em 13 Set 2007, 15:25

Faerunian escreveu:Tem coisas que nem google explica.


Herege!!! :bwaha:

Bom eu acho que deve ser uma combinação de fatores, tipo ser o primeiro, ser um sistema voltado para a fantasia medieval, ser um sistema que dá um suporte bom para o combate, entre outras coisas.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Avatar do usuário
Cak
 
Mensagens: 930
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:46

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Gladius Dei em 13 Set 2007, 16:20

Uma boa discussão, e como já falaram tudo (e muito mais) do que eu iria falar, me absterei de repetir. Apenas gostaria de adicionar um dado para o Jimmy:

de fato eh mto mais "divertido" vc ter um personagem q toma mtodano em combate e nunca morre, do que (exemplo GURPS) ter um heroi q toma uma facada no bucho e vai pro hospital


Uma facada no bucho ainda é uma facada no bucho em D&D, assim como uma facada no olho, etc. PVs representam a "stamina" no combate, cansaço, ferimentos superficiais e a habilidade de aparar golpes fortes e torná-los menos verdadeiramente danosos (esse sendo um dos motivos que classes mais guerreiras ganham mais PVs, mais treinamento marcial para se defender), e não quantas flechas o cara consegue levar no peito sem cair. De fato, tanto é assim que está escrito no Livro do Mestre na parte "O que representam os PVs?". ;)
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Avatar do usuário
Gladius Dei
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 23 Ago 2007, 15:53

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Jimmy em 13 Set 2007, 16:34

aih eu tenhu q admitir q nunca li o livro dos mestres xD hehe
mas vc tendo seus 10 PV (gurps) e tomando uma facada q te causa 6 por exemplo, isso eh preocupante, realista
agora nu d&d vc toma uma facada q num vai dar tanto dano assim, os niveis saum coisas irreais, e isso eh bem obviu jah q d&d eh um jogo de fantasia...
meu comentario foi soh esse, num disse eh melhor ter poko pv e talz
soh q nu gurps vc tem uma preocupaçaum mto maior qnt aos seus pv, isso eh fato
Jimmy
 
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Ago 2007, 16:26

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor oculto em 13 Set 2007, 17:19

qnt a kestaum de adaptação/sistema, eu considero o D&D adaptaçaum pq o nome é D20 System ^^
si um eh sistema, o outro soh pode ser adaptação... mas eh apenas kestaum de ponto de vista

Bem, posso estar enganado, mas vc não me parece entender a relação entre o D&D e o D20. Alguns já tentaram explicar, mas só a nível de comentário o D&D é muito antigo para ser definido como adaptação. [Embora não se possa negar sua "inspiração Tolkieniana"]
Acredito que vc seja bastante novo [a julgar pela sua ortografia] e ainda n teve a curiosidade de pesquisar mais sobre o sistema. Te aconselho a fazê-lo, pois o sistema é muito mais rico do que apenas a 3ª edição... ;)
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Jimmy em 13 Set 2007, 17:46

sou novo sim, bem... depende do q vc xama de novo...
tenho 18 anos, mas a parte de apresentaçaum eh em otro lugar nu forum ^^
eu jah joguei ad&d, q seria a 2ªediçaum.... a primeira ediçaum eu nunca joguei naum....

no geral, sistemas saum regras universais, adaptações são regras especificas, por isso tb q considero o d&d uma adaptaçaum, eh verdade q ele eh mais antigo, isso naum tenho como argumentar contra, eh fato

e a minha digitaçaum nem eh assim pela idade naum, eh pela preça msm... to nu trampo, e pra piora no computador du meu chefe
auehaeuaheuaehauehaeauh
soh tem net aki... xD
intaum num posso perder mto tempo digitando... =/

mas eh isso aew... jah estou satisfeito com a discussaum, vi alguns pontos de vista q ainda naum tinha enxergado, brigado a tds q participaram ^^
Jimmy
 
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Ago 2007, 16:26

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Nibelung em 13 Set 2007, 19:59

Jimmy escreveu:sou novo sim, bem... depende do q vc xama de novo...
tenho 18 anos, mas a parte de apresentaçaum eh em otro lugar nu forum ^^
eu jah joguei ad&d, q seria a 2ªediçaum.... a primeira ediçaum eu nunca joguei naum....

no geral, sistemas saum regras universais, adaptações são regras especificas, por isso tb q considero o d&d uma adaptaçaum, eh verdade q ele eh mais antigo, isso naum tenho como argumentar contra, eh fato

e a minha digitaçaum nem eh assim pela idade naum, eh pela preça msm... to nu trampo, e pra piora no computador du meu chefe
auehaeuaheuaehauehaeauh
soh tem net aki... xD
intaum num posso perder mto tempo digitando... =/

mas eh isso aew... jah estou satisfeito com a discussaum, vi alguns pontos de vista q ainda naum tinha enxergado, brigado a tds q participaram ^^


90% aí não te pouparam tempo nenhum. Você precisa de 4 teclas para digitar "não" e pra digitar "naum". Esse negócio de digitar com pressa é desculpa de analfabeto funcional.

Posso levar cartão, mas não tinha como deixar essa passar. Sabe-se lá quando o Madruga aparece. XD
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Madrüga em 13 Set 2007, 20:43

Eu devo pedir moderação nos assuntos off-topic e nas ofensas gratuitas, mas sou pessoalmente um zelote do vernáculo. Compartilho de sua opinião, mas atenhamo-nos ao assunto do tópico.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor bioplayer0 em 13 Set 2007, 23:59

Acho [acho nada, tenho certeza] que o D&D tem uma marca fortíssima e um marketing igualmente poderoso, aliado ao seu tempo no mercado, público fiel e milhares de suplementos que auxiliam [ou não] faz dele talvez não o melhor, mas mais jogado.

agora nu d&d vc toma uma facada q num vai dar tanto dano assim

Verdade, mas pode-se adotar uma regra chamada Dano Massivo, originalmente feita para o d20. Se tu tomar um dano maior do que tua Constituição [alguns encaram como Constituição+Nível de Personagem] tu faz um teste de fortitude ou cai inconsciente [simplificadamente falando].

Off: Nibelung Faca na Bota no post dele :D
____________________________________________
Imagem
MSN: daninp@hotmail.com
Avatar do usuário
bioplayer0
 
Mensagens: 24
Registrado em: 29 Ago 2007, 19:33

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Hagen em 14 Set 2007, 01:16

Seu_Madruga escreveu:Eu devo pedir moderação nos assuntos off-topic e nas ofensas gratuitas, mas sou pessoalmente um zelote do vernáculo. Compartilho de sua opinião, mas atenhamo-nos ao assunto do tópico.


Você na verdade quis dizer zeloso que significa cuidadoso, caprichoso. Zelote significa aquele que simula ter zelo ou uma denominação dada aos judeus no conceito histórico.


____________________________________________________________________________________________

O D&d é um sistema simples de jogar de fácil entendimento. Amplo também pelos seus cenários, e engana-se que storyteller ganha em interpretação para o d&d. De forma sucinta podemos representar atuações e personagens,em ambos os sistemas com refinamento.

E é claro, o seu cenário contribui em si para a promoção e sucesso do jogo. É muito mais fácil se ver algo que gire em torno da fantasia medieval, e logo vemos também que desenhos na tv, quadrinhos e filmes e jogos incentivam o jogo como:

Desenhos :Conan, he-man (que foi inspirado no conan), caverna do dragão, She-ra, Cavalo de fogo (por que não)...

Jogos: Baldur's gate 1 e 2, Icewind, Neverwinter, o antigo gauntlet, Zelda...
Fantasma da tua esperança, tua fé que nunca descansa delírio que há de te matar! :iori: :flood:
Avatar do usuário
Hagen
 
Mensagens: 210
Registrado em: 02 Set 2007, 03:45
Localização: RJ

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Lofwyr em 14 Set 2007, 08:35

Hagen escreveu:Você na verdade quis dizer zeloso que significa cuidadoso, caprichoso. Zelote significa aquele que simula ter zelo ou uma denominação dada aos judeus no conceito histórico.


Eu estou sem dicionário de português aqui, mas de acordo com o dicionário Merriam Webster:
Font: http://www.m-w.com/cgi-bin/dictionary?va=zealot

Etymology: Late Latin zelotes, from Greek zElOtEs, from zElos
1 capitalized : a member of a fanatical sect arising in Judea during the first century A.D. and militantly opposing the Roman domination of Palestine
2 : a zealous person; especially : a fanatical partisan <a religious zealot>

Não acredito que em português seja muito diferente.

O D&d é um sistema simples de jogar de fácil entendimento. Amplo também pelos seus cenários, e engana-se que storyteller ganha em interpretação para o d&d. De forma sucinta podemos representar atuações e personagens,em ambos os sistemas com refinamento.


Não quero criticar sua colocação, de verdade. Mas acho que todo mundo pode defender sua posição sem ter de levantar "combustível" para flame em um tópico que já tem tudo para virar uma flamewars. Seu comentário sobre o Vampiro, por exemplo... você poderia simplesmente falar sobre interpretação do D&D, sem comparações qualitativas que possam levantar discussões desnecessárias ao tópico. Espero que você compreenda como uma crítica construtiva, pois acredito que tenha sido algo que passou por você sem ser percebido.

Grande abraço.
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Avatar do usuário
Lofwyr
 
Mensagens: 142
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:58
Localização: Florianópolis, SC

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Hagen em 14 Set 2007, 12:21

Não quero criticar sua colocação, de verdade. Mas acho que todo mundo pode defender sua posição sem ter de levantar "combustível" para flame em um tópico que já tem tudo para virar uma flamewars. Seu comentário sobre o Vampiro, por exemplo... você poderia simplesmente falar sobre interpretação do D&D, sem comparações qualitativas que possam levantar discussões desnecessárias ao tópico. Espero que você compreenda como uma crítica construtiva, pois acredito que tenha sido algo que passou por você sem ser percebido.

Grande abraço.


Rs, foi mal se meu post pareceu ter combustível, eu não costumo colocar emoticons e geralmente acham por isso que eu estou cheioo de pedras na mão.

Bem eu não quis me aprofundar a fundo, falei superficialmente mas já que você me deu essa sugestão, vamos lá.

Bem acho D&D um sistema extremamente amplo, como já havia citado. Acho que o personagem em D&D pode ser interpretado de uma maneira bem mais complexa do que as vezes é feito, não ficando somente no velho pilhar, matar e revistar. Lógico que seu foco será diferente de vampiro por exemplo, mas depende do narrador colocar mais intrigas, enigmas entre outros fatores que contribuem para uma interpretação mais elaborada.

Bem comentei sobre interpretação, por que acho que esse conceito é muito visado por alguns jogadores (vejam bem não estou generalizando), muitos adoram interpretar os velhos clichês como o guerreiro, bárbaro o mago, o ladrão, quem não gosta desses estereótipos? Eu mesmo adoro, sempre as variantes de guerreiro, paladino, ranger, bárbaro e clérigo.

Bem pensando um pouco mais, acho que D&D as vezes de certa forma pode ser até aprovado pelos pais, sinceramente se eu não conhecesse rpg eu iria preferir ver meu filho jogando D&D do que lobisomem ou vampiro, mas não sei se isso realmente acontece, uma hipótese.

Deixo claro aqui que não quero comparar e dizer qual sistema é melhor, afinal jogo ambos e amo ambos também.
Fantasma da tua esperança, tua fé que nunca descansa delírio que há de te matar! :iori: :flood:
Avatar do usuário
Hagen
 
Mensagens: 210
Registrado em: 02 Set 2007, 03:45
Localização: RJ

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Jimmy em 14 Set 2007, 13:41

eh, minha intençaum naum doi criar uma guerra civil virtual aki
ate pq isso eh coisa de desocupados... ^^

o kra q me chamo de analfabeto funcional esta implicando com o q num deve, e ate fugindo ao assunto, mas blz

qnt ao dano massivo: eu axava q era 50 ou mais di dano num unico golpe e naum o valor de constituiçaum.... gostei dessa regra aew, melhor do q os 50 di dano xD
Jimmy
 
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Ago 2007, 16:26

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor oculto em 14 Set 2007, 14:30

É... na verdade a maioria das regras dos 'core' podem ser modificadas por suplementos oficiais que trazem variações melhor formuladas das mesmas.
Isso também é outro fator que justifica o lançamento de tanto sulemento para o D&D. Até pq a WotC sabe que vários irão comprar estes suplementos (ou adquirí-los por meios não mundanos).
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor Lumine Miyavi em 14 Set 2007, 15:11

(ou adquirí-los por meios não mundanos).


Como se pega livros no plano astral!? XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Discussão - PQ D&D é o sistema mais famoso?

Mensagempor kimble em 14 Set 2007, 16:10

Como se pega livros no plano astral!?


Pra que você acha que servem os sacrifícios humanos?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
Avatar do usuário
kimble
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 27 Ago 2007, 09:10

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron