Um gancho por dia

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

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Um gancho por dia

Mensagempor arghsupremo em 10 Mai 2010, 09:52

Madrüga escreveu:Mas espera, foi TUDO na compilação? Inclusive os ganchos do tipo "um carro caiu do céu. Será culpa do efeito estufa?" e similares?

Allef, Ronassic... vão com calma, cara. Qualidade antes da quantidade.


Ei, ei. Não fale mal do meu gancho. Ele é sensacional!
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Mensagempor Benatti em 10 Mai 2010, 11:40

A Doença da Alma - Um velho está perdendo uma filha para uma doença mágica. A cura involve uma magia antiga, com componentes raros e dificil de ser realizada. Um necromante se propõe a ajudar. No entanto ele que fez ela adoecer e pretende usar o corpo dela para trazer dos mortos a esposa, que faleceu a alguns anos. A garota é extremamente parecida com a mulher, e ao completar o ritual o espírito volta, mas como um demônio poderoso.

O Pequeno Solitário - Uma criança ficou órfã depois de um ataque de ladrões. Enlouqueceu de fome, frio e solidão. Em seguida encontrou uma adaga que roubou sua almae o transformou em um lich. O garoto escondeu a adaga em um complexo de cavernas embaixo da casa em que morava e se escondeu por décadas obtendo conhecimento e poder para se vingar dos assassinos de sua família, e do mundo.

Os Maculados - Uma praga de origem demoníaca está lentamente exterminando o povo da região e as transfomando em servos de um demônio poderoso. Os clérigos da cidade não conseguem ajudar a todos então começaram a exterminar todas as pessoas suspeitas de estarem doentes. Com o tempo pessoas claramente saudáveis também começam a sumir na noite e os clérigos ficaram cada vez mais sombrios. O povo começou a enloquecer e perder as esperanças.
"Commala come-come, and the journey is not yet done."
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Mensagempor Lumine Miyavi em 10 Mai 2010, 12:39

Muitos anos atrás um bebê foi deixado na porta de uma casa e adotado por uma família; ele é um dos irmãos dos, e agora após todos estes anos uma comitiva de estrangeiros após o 25º aniversário surge na porta de sua casa, querendo leva-lo de volta como sucessor legítimo de seu líder.




Um grupo de direitos dos animais invade uma instalação de pesquisa que visava fortalecer as características biológicas dos animais e "liberta" os animais; um deles, um dócil rhesus bebê acaba sendo adotado por uma criança e infecta-a com uma variação benéfica de um retrovirus que multiplica a eficácia de suas células brancas tornando-a imune a quase todas doenças, até câncer.

Outros desses animais, também se espalham pela cidade, concedendo "habilidades" a pessoas aleatórias.
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Mensagempor Vincer em 10 Mai 2010, 13:37

-Adeus, Tecnologia:Repentinamente tudo eletro-eletrônico no mundo para de funcionar. Desliga completamente. Aviões caem, trens se chocam, carros batem em todas as cidades do mundo(sem faróis, sem semáforos), usuários de marca passo todos morrem... horas mais tarde tudo volta. Algumas agências estatais e centros conseguem perceber que foi uma 'onda', e algumas horas depois de notarem acontece outra, queimando de vez milhões de aparelhos. Depois no mesmo intervalo outra, e alguns exploridam... alguém ou algo está atacando a Terra, e seguindo a lógica faltam X horas para o próximo impacto. É preciso descobrir a origem e parar logo, pois a cada nova onda os efeitos causados são mais intensos e piores...

-Um Defunto na Rede: parece nome de filme da sessão da tarde, eu sei :bwaha: . Ataques hackers estão matando usuários aleatórios de conexão neural, que acessam a rede ligando um fio a seu sistema nervoso. Ou seja, o hacker está atuando nas redes de realidade virtual, primariamente. Investigações descobrem que é um único hacker, e por mais que se tente traçar a origem, não retorna nenhum dado como IP fixo ou identidade. Se os jogadores testarem ele de variados modos, também é possível notar que comete falhas humanas, abolindo a idéia de ser uma IA. O tal 'fantasma' é um antigo criogenizado, gente que se congelou em estado terminal e espera o surgimento de uma cura futura; mas para evitar problemas que a criogenia traz o cérebro precisa estar ativo, e essas pessoas ficam em realidades virtuais pessoais, enquanto esperam. De algum modo, ele conseguiu acessar a grande rede lá de dentro. Ele é do início do século 21, muito antes do atual sistema de identificação, e portanto, para todos os efeitos... ele 'não existe' para a rede e banco de dados governamentais(já usei esse no meu cenário 'submundo').

-A Bruxa: Uma garota perdida clama por ajuda. Ela é o atual alvo de uma terrível Bruxa, que engana a morte passando sua alma para o corpo de jovens, e vêm fazendo isso a séculos. Apenas alvos compatíveis podem ser usados, e a bruxa está nas últimas, precisa de um alvo correndo e ela é a única disponível; a bruxa a persegue com 'minions'(como diabretes e fantasmas) e até mesmo nos sonhos. O único modo de salvar a menina das garras quase 'onipresentes' da tal bruxa é derrotar a bruxa ou protegê-la até o prazo para o ritual passar. Porém a tal bruxa é a mocinha da história: ela está perseguindo a verdadeira bruxa lendária que já pulou para o corpo da garota, e precisa impedi-la ou matá-la antes que o ritual se complete e os poderes da vilã voltem. Aqui também entra um fator moral: é difícil tirar a bruxa, e o ritual completará em breve. Os jogadores tentam salvar a menina, e arriscam deixar a bruxa praticamente invencível livre? Ou matam-na enquanto é possível para salvar muitas vidas mais e acabar com a sequência de crueldades da vilã? Eles vão descorir, ou vão ajudar a real vilã sem perceberem?
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Mensagempor Corvo da Tempestade em 10 Mai 2010, 14:15

Renascimento da magia [moderno]
Um pessoa aparece em rede nacional e clama que a "magia está resnascendo" e ele própio e um mago. Depois de convencer, de forma irrefutável, até os mais céticos que e realmente magia o que ele faz (e não um truque muito bem feito) ele seleciona várias pessoas ao redor do mundo para "ensinar magia" a elas, só que pra isso haverá tarefas a cumprir, algumas delas muito perigosas...
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Mensagempor Vincer em 10 Mai 2010, 18:49

O Quão Difícil é O Poder
Esse é mais como um teste de moral e caráter dos personagens. Eu fiz algo similar uma vez e teve forte e rápido impacto no jogo.
Dois reinos estão em guerra e nenhum deve ser claramente vilão ou mocinho. Suas idéias, influência e os resultados da proclamada guerra vão afetar não apenas a ambos, mas uma boa parte da região e a vida de outros povos. Porém, por algum motivo, a vida de ambos os regentes estão de certo modo entrelaçadas e ligadas a um objeto. No meu jogo eram irmãos, e ligados a um artefato por 'herança', um artefato que havia salvado um rei no passado e desde então a vida de toda a linhagem ficou atrelada a ele. Mas a explicação pode ser mudada.

A questão é: os jogadores encontraram o artefato, de algum modo. Talvez resultado de uma aventura anterior, talvez tenham esbarrado nele e estava perdido...

Se destrúido, ambos os reis morrem. Mas pelo visto, há como separar as essências e matar apenas. O grupo de jogo fica com o poder de num piscar dos olhos mudar o curso da história de diversos povos. Com algo que se segura entre os dedos. Que lado tomar? Devem intervir? Matar ambos ajuda alguns povos e vai arrasar com outros... deixar a guerra continuar vai derramar mais e mais vidas inocentes, sabe-se lá por quanto tempo. Vão decidir por um lado e fazer sozinhos? Contar para um dos reis e fazer uma oferta? Ameaçar os reis e com a vida deles em mãos obrigá-los a fazer algo?

As aplicações e possíveis desdobramentos são quase infindáveis, ainda maiores dependendo da quantidade de variáveis. É possível influenciar muito mais os eventos e sacudir toda a política revelando que estão em posse do artefato e usando desse poder do que tomando uma decisão ocultamente(falo pois foi como aconteceu na minha mesa, e creio que seria regra geral). Revelar que tem o artefato estando com ele no momento, para um dos reis, é pedir para serem aprisionados ou mortos(com sorte sai uma cena épica de usar diretamente o poder do artefato, usando-o como refém). Revelar que tem o artefato pode ser útil para mudar a opinião e os atos de generais a líderes menores até mesmo os próprios reis... mas o surgimento de ladrões e assassinos contratados na calada da noite será inevitável. Se quiser agitar mais as coisas, coloque um eremita/feiticeira/profeta/outra coisa que tente convencer os jogadores a não intervir, pois está 'escrito no destino' que ambos devem se resolver sozinhos.

É uma maneira brutal e direta de mostrar o quanto o excesso de poder em mãos, além de responsabilidades, traz um peso difícil de carregar e decisões assustadoramente difíceis de fazer.
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Mensagempor Corvo da Tempestade em 11 Mai 2010, 09:21

O que você viu [fantasia]

Por algum motivo a água do reservatório de uma grande cidade concede visões do futuro a quem a bebe, muitas dessas visões são bastantes improváveis (como um mendingo que irá se tornar um nobre) será verdadeira as visões? e porque essa estranha propiedade ocorreu?
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Mensagempor Lorde da Dança em 28 Mai 2010, 20:20

O Que Diabos?-

Um imenso templo surge em meio a cidade, e neste se encontra o capeta em pessoa, ou o equivalente do mal supremo em sua cidade. O capeta é indestrutivel dentro do templo, e o próprio templo sé indestrutivel. O senhor das coisas más diz que permanecerá em paz dentro do templo até o fim do mundo, que segundo ele está próximo. Enquanto isso, pessoas que se mantiveram próximas ao templo começam a se tornar demônios/diabos/darkspawn/servos. Como os personagens irão acabar com a influência do capeta, e depois com o fim do mundo.

Bagunça Temporal-

Era um dia normal, até que dinossauros e um robô aparecem em meio a cidade, junto com um soldado da guerra dos farrapos, navegadores portugueses e até nazistas. Após um pouco de investigação descobre-se que o tempo está se enrolando sobre sí mesmo, ou alguma bobagem técnica do tipo, com o passado o presente e o futuro se misturando. Os personagens terão de chegar até o centro de todo o espaço e tempo para descobrir o que está acontecendo.
Caso queiram um motivo para tudo, o tempo foi muito danificado pelo excesso de viagens no tempo, e após corrigir tudo os personagens terão que impedir que haja qualquer outra viagem temporal.
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Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
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Mensagempor Corvo da Tempestade em 31 Mai 2010, 19:54

Trocando de poderes(supers)

Em uma luta entre super-equipes, acontece algo estranho, os poderes dos heróis e dos vilões são trocados (imagine algo como Wolverine com controle do magnetismo, o Magneto com teleportação, Mística com regeneração e Noturno mudando de forma). Como os herois lidarão com os novos poderes, e terá uma forma de reverter essa troca?
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Re: Um gancho por dia

Mensagempor Maceh em 17 Jun 2011, 04:02

Este tópico não deve morrer!

O Ente Amnésico
Hoje em dia já pouco se fala sobre o cacto dormente do oásis, e muito menos ainda das mentiras que ele contava, mas..

Há um bom tempo, uma pequena cidadela formou-se em volta de um oásis em uma rota comercial importante. Um grupo único de árvores formam um semi-circulo em volta de uma nascente de água doce. É bastante comum as pessoas reunirem-se na sombra de tais árvores.
Nas raras ocasiões de chuva no deserto, um dos catcos do oásis acorda, e, embora seja um ente amnésico, ele lembra de algumas coisas como seu nome (Diado), e de profecias que contava na sua época mais saudável. A grande maioria das profecias que ele conta ja 'se resolveram' a um certo tempo. Entretanto, uma das visões mais catastróficas relatadas por Diado ainda não ocorreu...
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Re: Um gancho por dia

Mensagempor Youkai X em 17 Jun 2011, 15:39

Postando gancho no tópico ressuscitado, algo mais básico pra fantasia

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Os estandartes de Yeenoghu


Pelos desertos e colinas áridas várias hordas de gnolls preparam-se para a guerra. Vilas, aldeias e cidades são brutalmente devastadas pelos monstros. Normalmente exércitos bem treinados e aventureiros sagazes conseguiriam detê-los, mas os gnolls estão sob uma bênção muito poderosa, que confere a eles uma aura avermelhada de pura ira e sanguinolência, além de poderem se regenerar de ferimentos, derrotando a todos os seus oponentes e devorando-os e destroçando-os, deixando os cadáveres de seus oponentes a mostra para aterrorizar as populações. Todas essas hordas brutais carregam um estandarte de peles humanas com símbolos de yeenoghu estampadas e parece ser delas a fonte de tal bênção medonha. E os estandartes são oriundos de uma depressão vulcânica, infame região de onde dizem ter inúmeros portais para o Abismo.
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Re: Um gancho por dia

Mensagempor oculto em 17 Jun 2011, 16:20

É sempre bom ver boas idéias por aqui... ^_^
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Re: Um gancho por dia

Mensagempor AKImeru em 17 Jun 2011, 16:21

Os jogadores caem em um planeta governado por um senhor feudal que veste uma armadura High tech.

Ele é considerado um Deus entre os homens da sociedade feudal do local. Ele e um bruto, e está obviamente usando as pessoas do planeta.

Contudo, sua mera presença trás paz aos feudos, que estão sob constante ataques de Orcs espaciais.
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Re: Um gancho por dia

Mensagempor Youkai X em 17 Jun 2011, 16:56

Mais um gancho

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A perfumista


Niviri é uma elfa com poderes mágicos de criar através das mãos aromas encantadores, alguns até com bênçãos místicas impressionantes, e é vista por todos como uma dádiva de Corellon. Ela é alvo de muitos mercenários que querem capturá-la e vendê-la no mercado negro a preços exorbitantes e os aventureiros são contratados pra protegê-la. No entanto ela se apaixona por um deles e dizem que ela só conseguirá manter a dádiva enquanto se mantiver virgem e casta. Mas outras fontes dizem que o amor verdadeiro dará lugar a um poder ainda mais impressionante, mas apenas a um amor intenso e verdadeiro, que resista a algumas provas árduas.

A julgar pela imagem, pode render uma aventura mais leve e engraçada do que algo tenso realmente. Mas pode se encaminhar pra algo mais dramático.
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Re: Um gancho por dia

Mensagempor Corvo da Tempestade em 17 Jun 2011, 19:13

Um tema bem básico, ou não, pra aventuras policiais.

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O sequestro


A delegacia local está preocupada com uma recente onde de sequestros. O mais estranho é: geralmente as vítimas ficas dias em cativeiro e depois são libertadas sem qualquer motivo aparente. Algumas relatam que são forçadas a ajudar em crime, mas outras, relatam que ficaram em um quarto escuro...a força policial está sendo pressionada pra fazer algo e uma força tarefa é criada especialmente pra esse caso.

SPOILER: EXIBIR
Caso a aventura tenha algo sobrenatural, os sequestradores estão usando o sangue da vítima, para algum ritual de ressureição
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