Cenários urbanos: como criar e como tirar o máximo deles?

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Cenários urbanos: como criar e como tirar o máximo deles?

Mensagempor Lorde da Dança em 09 Jun 2009, 17:40

Bem, eu estava pensando em mestrar uma aventura em um cenário urbano, então veio a dúvida: como criar uma cidade completa e interessante, que pareça uma cidade de verdade e que deixe as aventuras mais interessantes? Como devo descrever a cidade, em que ponto eu estou descrevendo demais cada janela, ou em que ponto eu estou sendo tão breve que parece que os personagens estão numa planíce vazia? Como crio o mapa, e onde acho mapas bons de cidades? Qual a melhor forma de utilizar o ambiente e construções em combates? E o que tem para jantar?
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Mensagempor Madrüga em 09 Jun 2009, 18:35

Quando você fala em cidade, está falando num cenário atual, futurista, medieval...?
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Mensagempor Lorde da Dança em 09 Jun 2009, 20:38

Quando você fala em cidade, está falando num cenário atual, futurista, medieval...?


eu estava pensando em uma cidade comtemporânea para narrar aventuras de super-herois e de fantasia urbana.
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Mensagempor arghsupremo em 09 Jun 2009, 21:42

E tu não pretende usar uma cidade de verdade?

Mesmo que queira criar uma cidade fictícia tu pode usar uma cidade de modelo.
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Mensagempor Venificina em 09 Jun 2009, 22:03

Me interessei por isso tambem , sou pessimo em descriçoes e quero melhorar.

Que tipo de coisas podemos colocar pra tornar a cidade mais crivel ???
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Mensagempor Batousa em 10 Jun 2009, 09:29

Venho lendo bastante GURPS e MM e cai na mesma.
Como criar boas cidades, e por mais que pegue uma cidade verdadeira, caso nao use a que você reside, será difícil descreve-la realmente, então sempre precisa um improviso XD.

Vou acompanhar de perto.
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Mensagempor Madrüga em 10 Jun 2009, 10:33

A tática que eu usava na época de Vampiro era a seguinte: em primeiro lugar, fazer um desenho bem tosco da divisão de bairros da cidade e o que pode estar em cada um, bem como umas características gerais. Por exemplo, o centro (onde acontece o Elísio em uma galeria de arte), três bairros rodeando o centro, alguns de periferia (onde estão, em cada um deles, certos pontos-chave de aventura), uns mais afastados e bem pobres, onde há mais crime e onde moram certos chefões de tráfico...

Aí era mais fácil criar uns locais-chave, como museus, danceterias, restaurantes da máfia, estádios, lojas e mercados 24 horas, estações de polícia... e colocar características em cada um deles. Daí é mais fácil criar NPCs que orbitam esses lugares.

Mas eu nunca cheguei a criar nomes de ruas ou nada muito detalhado.
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Mensagempor Lorde da Dança em 10 Jun 2009, 12:46

E tu não pretende usar uma cidade de verdade?

Mesmo que queira criar uma cidade fictícia tu pode usar uma cidade de modelo.


Parece uma ideia interessante. Recomendam algum local onde eu possa arranjar mapas de cidades de qualidade?
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Mensagempor Anonimous000 em 10 Jun 2009, 14:14

Eu geralmente uso cidades reais, mas de preferência alguma com que o grupo não tenha mais familiaridade que eu para não ser pego de surpresa. Mapas turísticos (a internet tem alguns, dependendo da cidade) são interessante para saber algumas das coisas que tem na cidade. Google Maps/World também podem ajudar.
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Mensagempor arghsupremo em 10 Jun 2009, 16:21

Mapa melhor que o Google Maps?

E quando precisar saber alguma coisa importante como museus, supermercados e sei lá mais o que é só pegar o guia da tua cidade. Aqui em poa tem o http://www.hagah.com.br

Tem dicas de várias coisas que estão acontecendo.

E claro, um jornal é interessante :P
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Mensagempor Lorde da Dança em 11 Jun 2009, 12:44

Bem, muito obrigado pelos conselhos. Mas ainda me resta dúvidas sobre a melhor maneira de se descrever o cenário urbano. Vou usar esta imagem como exemplo, qual seria a melhor maneira de descreve-la?
SPOILER: EXIBIR
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Devo citar as plantas, a cerca o mar e os prédios ou devo ignorar os prédios? Qual seria a melhor forma de gerar um clima "urbano" com a descrição?
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Mensagempor AKImeru em 11 Jun 2009, 14:10

Minha dicas:

- Divida a cidade por "areas". Pode ser um tanto inrealistico a principio mas você vai logo perceber que tanto você quanto os jogadores irão se organizar muito melhor com isso definido.
- Com as areas feitas, construa pontos interessantes e alguns NPCs. Coloque alguns ganchos de aventura espalhados por npcs e locais.



Acho que é só isso. Criar uma cidade é facil porém trabalhoso.
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Mensagempor Madrüga em 11 Jun 2009, 14:12

Eu disse isso num post ignorado lá em cima.

[/Lumine]
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Mensagempor Lorde da Dança em 11 Jun 2009, 14:18

Eu disse isso num post ignorado lá em cima


Não foi ignorado, eu tenho aquelas dicas anotadas.
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Mensagempor AKImeru em 21 Jun 2009, 13:37

O meu é basicamente o seu post só que mais simplificado. :parede:
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