Diários da RPGCon 2009

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Diários da RPGCon 2009

Mensagempor Madrüga em 05 Jul 2009, 19:59

Nada de discussão de viabilidade, desorganização de caravana, nada disso. Vamos falar sobre o já findo evento, que aconteceu aqui em São Paulo, nos dias 4 e 5 de julho.

Em primeiro lugar, devemos ressaltar que a equipe do D3 teve exatos 63 dias para organizar e preparar um evento que levava cerca de nove meses para ser preparado... mas, mesmo assim, foi exemplo de realização.

Não postarei fotos (pois não as tenho), mas logo os envolvidos poderão fazer isso por mim. De meu lado, filmei algumas coisas, salas, estandes, pessoas, jogos, palestras... e espero, ESSE ANO, finalmente conseguir editar num formato amigável.

O evento aconteceu no colégio Notre Dame, que, ao contrário do colégio que abrigava o EIRPG, é uma mistura de escola e convento, cheio de corredores e novas surpresas a cada esquina. Apesar de parecer menor, o colégio abrigou bem as atividades e organizações que compuseram a RPGCon.

Bastante gente compareceu para mostrar apoio, bem como participar das inúmeras atividades do evento; foi realmente mais gente do que eu esperava, e, embora parecesse morno de vez em quando, o evento bombou em certas horas (também, passamos o horário INTEIRO por lá). Tinha lojinhas, feira de livros usados, Tagmar 2, MegaCorp, uma associação medieval bacana que faz armas e armaduras, a AJOIP (espécie de "clube" de RPG que está chegando por aí), Conselho Branco, Camarilla Brasil (como sempre fazendo porra nenhuma), Ludus Luderia (com muitos jogos de tabuleiro), campeonatos de videogame, Magic, concurso de fantasias, palestras (entre elas, destaque para a Casa de Vidro e os 10 anos de Tormenta)...

Diferentemente dos últimos EIRPGs, que se destacavam pela falta de atrações, a RPGCon conseguiu unir diversas organizações com diferentes atrações; era difícil não ter o que fazer no evento, e era difícil acompanhar tanta coisa acontecendo junta. Nisso a organização do evento foi excelente.

Alguns problemas foram a confusão com indicações (era difícil encontrar banheiros e salas nos andares superiores), mal-entendidos com horários, falta de mapa e de calendário de atividades. Mas, de modo geral, a equipe do d3 System e os organizadores estão de parabéns.

Da Spell tivemos este que vos fala, Allefcapt, Nibelung, Léderon, Fada, Smaug, Blackbird, Dragão de Bronze, Dinobot, Bahamute (e namorada), Guca0... e acho que só (dos que encontramos).

Outra coisa bastante bacana no evento foi o clima de paz entre as partes envolvidas; soubemos que Telles e cia não foram (será que brigaram com alguém? XD), mas mesmo nós, que temos essa fama horrível de malas-sem alça improdutivos, participamos das palestras, perguntando coisas coerentes para o trio Tormenta (que obviamente não tinha preparado NADA para os seus 10 anos), ou mesmo conversando com o Douglas3, que está numa fase nova, cheio de projetos. Acho que a época das picuinhas imbecis já vai tarde.

Agora espero pelos companheiros que apareceram, e suas fotos, impressões e críticas. O que eu tiver de adicional, vou dizendo depois.

Editado:
Imagem
Blackbird de ladrão no flickr do D3 System.

Imagem
O careca de barba é o Dinobot, ao centro. De boné e de costas, Allef.
De pé, Nibelung. Sentados, Dragão de Bronze e eu (só aparece minha
camisa vermelha).
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Diários da RPGCon 2009

Mensagempor Raposa em 05 Jul 2009, 20:14

Eu fui mas fiquei confinada no Simposio de Game Design. Que, com relacao ao conteudo e as competencias do palestrantes foi excelente. Quanto a organizacao deixou a desejar, e como nao teve cofee break no primeiro dia, e no do segundo veio UMA coca 2l e uma jarra de "tang" para uma sala com 20 pessoas... nem preciso falar mais, né?
O material didatico tambem, se resumiu a 7 folhas impressas. Tudo isso por R$70.00, eu acho que pegou mal.
Mas novamente, as palestrar foram otimas, se eles nao tivessem prometido Coffe break e nem material eu teria so elogios (msm com os R$70.00, embora sem a promessa muita gente nao tinha pago esse preço, mas tb nao tinha saido se sentindo enganado).
O certificado eh bonito :P

Vi pouco do resto do evento mas tambem tive a impressao de ter sido um evento tranquilo e com atmosfera bem agradavel (se bem q chegar la sozinha no sabado foi punk >.o como eu fui esperando um simposio academico encontrar o bando de preto de sempre me deu um break, me senti mal ate me lembrar direito de onde estava).
Para algo organizado em tao pouco tempo foi muito bom, eu achei. Alias, mesmo comparado ao EIRPG passado, q ja tinha know how e foi organizado com tempo, foi muito bom.
Mas o evento teria aguentado mais publico.
Imagem
Este usuário esta permanentemente AWAY
Avatar do usuário
Raposa
 
Mensagens: 169
Registrado em: 17 Jan 2008, 16:28
Localização: Some dreamland

Diários da RPGCon 2009

Mensagempor Madrüga em 05 Jul 2009, 20:20

Ah, e uma coisa bacana: o Allef foi conversar com o Cassaro no fim da palestra para dizer que a Spell é que tinha enviado aquelas perguntas (Guca0 mandou um papelzinho cheio de perguntadas formuladas por ele e Vincer)... coisa que acabou dando meia palestra de assunto, visto que o trio não preparou NADA.

O Cassaro (e eu tava ali do lado) falou que ficou surpreendido, porque "só leva porrada na Spell, os caras só falam mal" e, de repente, tinha um monte de perguntas que faziam até sentido. Com pitadas de ironia (que eles suportaram com um cinismo sobrenatural), mas bem formuladas e gerando assunto para discussão.

Como eu disse antes... bom que tenha sido assim.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Diários da RPGCon 2009

Mensagempor Bahamute em 05 Jul 2009, 21:49

Olha só... Queria ter assistido essa palestra do Cassaro... Será que alguém filmou ela?
Aquele abraço!
Avatar do usuário
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell
 
Mensagens: 2848
Registrado em: 26 Ago 2007, 00:25
Localização: São Paulo - SP -

Diários da RPGCon 2009

Mensagempor Madrüga em 05 Jul 2009, 21:54

Os caras da MegaCorp filmaram e prometeram disponibilizar em breve.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Diários da RPGCon 2009

Mensagempor Bahamute em 05 Jul 2009, 22:00

esperarei ansioso por isso!
Aquele abraço!
Avatar do usuário
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell
 
Mensagens: 2848
Registrado em: 26 Ago 2007, 00:25
Localização: São Paulo - SP -

Diários da RPGCon 2009

Mensagempor Léderon em 05 Jul 2009, 23:54

Foi demais. O pior é que não pelo evento (que foi ótimo), mas pra mim a melhor parte foi, com certeza, ver o pessoal. E dormir com o na casa do Maddie. Até vimos uma manifestação física do Allef!
SPOILER: EXIBIR

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
Abraço coletivo da Spell! Sim, realmente aconteceu, no meio do pátio. Aí na foto: DdB, Madruga e Nibe.
SPOILER: EXIBIR

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
Manifestação Física do Allef e Dinobot (na mesa estavam eles mais Madruga, DdB e Nibelung).
SPOILER: EXIBIR

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
Todo mundo \o/ Allef, Dragão de Bronze, Dinobot, Nibelung, Bahamute, guca0, eu, Madrüga, Smaug, Fada Suicida e Blackbird. /o/
SPOILER: EXIBIR

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
Noite de sábado. Casa do Maddie. Card/boardgame de Order of the Stick. Não chegamos a terminar, e olha que fomos até as 2h da manhã. A mão ali é do Blackbird, que estava de Roy XD (No jogo: DdB, Blackbird, Nibelung, Madruga e a namorada dele, Paula [que é uma pessoa muito legal e cozinha muito bem], e eu)
SPOILER: EXIBIR

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
Hoje: Fada Suicida narrando Changeling: the Lost. Na mesa: ela, eu, Smaug e dois transeuntes. XD
Editado pela última vez por Léderon em 06 Jul 2009, 06:44, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Diários da RPGCon 2009

Mensagempor Dinobot em 06 Jul 2009, 02:08

Bom, depois de hospedar dois amigos, ter uma rara chance de me perfazer com a quantidade de tralha que possuo e adquirir um item de profundo e impressionante teor emocional que eu procurava a eras geológicas, alem de ter jogado Magic, Order of the Stick, Once Upon a Time, Várias sessões de Soul Calibur 4 e algumas de Street 4 e Super Smash Bros Brawn, mais ter tido chance de encher o Cassaro elogiando D&D4 pra ele e, acima de tudo, encontrar um porrilhão de amigos, posso dizer que o encontro foi um sucesso, tudo deu certo e foi ótimo, exceto por uma fantasmagórica, imensa e descomunal presença de cinza no sábado que me deixou traumatizado. Acho que vai demorar para eu recuperar minha capacidade de ter ereções...
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

SPOILER: EXIBIR
Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Dinobot
 
Mensagens: 498
Registrado em: 28 Ago 2007, 18:35
Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Diários da RPGCon 2009

Mensagempor joao-aragorn em 06 Jul 2009, 11:00

Bom, sei que quase ninguém mais lembra que eu existo, inclusive as pessoas que eu cumprimento no evento não pareceme lembrar que eu fiz parte da spell um dia, mas vamos aos comentários relevantes:

-O BlackBird deveria ter se inscrito no concurso de fantasias, mas não o fez. Estava MUITO boa.
-Quotando o Allef: "Ver o Madruga de vermelho já fez o meu dia"

-Eu estive de coelho branco circulando pelo evento, estava trabalhando com a Cavalaria Lúdica na mesma sala que a Megacorp, . Se alguém voiu algo relacionado aos 10 anos de matrix-Desafiando a Realidade (filmes, mesas temáticas, sorteio de livro) fomos nós.

Evento muito bom, apesar do pouco tempo pra organizar. O que me decepcionou foi a organização das mesas, não existia um local para você verificar que mesas estavam rolando e a inscrição via internet foi totalmente inútil. Foi sofrível conseguir players, porque eles tinham de ir de mesa em mesa perguntando, ou você tinha de "laçá-los".
Os "staffs" estavam muito bem humorados e eficientes, fiquei impressionado com a presteza e educação deles.

Para uma primeira vez, o evento foi o máximo de fato, só faltou ele mudarem a tradição de comida ruim =P (todo evento, nunca muda) e organizar melhor as mesas que ficará perfeito.

A organização está de parabéns.

Um abraço a todos,

Até o ano que vem( at least i hope so)
Avatar do usuário
joao-aragorn
 
Mensagens: 466
Registrado em: 28 Ago 2007, 11:03
Localização: São Paulo

Diários da RPGCon 2009

Mensagempor Léderon em 06 Jul 2009, 11:21

Eu lembrava do João, mas não lembrava quem ele era na Spell. XD
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Diários da RPGCon 2009

Mensagempor Smaug em 06 Jul 2009, 12:31

Adorei o encontro, foi o melhor dos meus 15 anos de RPG!!! Poucas criticas, talvez referente a praça de alimentação e aquele animador chato que ficava imitando o Silvio Santos, mas nada descomunal hehehehe... não achei a organização das mesas ruins, pra mim que sempre joguei e mestrei todo ano ficou mais produtivo, nada de horas na fila pra cadastrar o jogo e liberar a mesa e nem perder o almoço pra garantir que a mesa que vc escolheu no painel ainda vai estar com lugares disponiveis quando vc chegar lah na frente... no fim ficou a mesma coisa (afinal vc tinha que ficar perguntando qual mesa ainda tinha vaga), com a diferença da economia de tempo :victory:

Fica aqui os parabéns a todos que contribuiram e organizaram esse evento (que estuprou minhas espectativas, eu achei que ia ser uma furada colossal)!! Quero mais ano que vem!!

ps: Allef, já eh o segundo ano que vc me promete que vai jogar na mesa de 2x6 cobrarei isso ano que vem!!

ps2: Fada, Led, BlackBird, Guca0 façam o favor de comentarem a aventura e o sistema no topico!!!
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Diários da RPGCon 2009

Mensagempor Fada Suicida em 06 Jul 2009, 12:37

Léderon esqueceu do Cthulhu conosco na mesa :8 e eu preciso descolar uma máquina fotográfica
pra quem está reclamando que não tinha mapa, não sei, pelo menos eu e o Smaug conseguimos nos orientar bem XD
E além do mais, que raio de rpgistas seríamos nós se não conseguimos nem nos orientar numa dungeon urbana *sim, pq aquele colégio é bem isso XD*
Do mais, foi muito bom jogar, mestrar, comer pizza na casa do dinobot (esquecemos nossas toalhas aí, cara XD cuide bem delas... ), difamar a imagem do léderon p/ um podcast de opera... essas coisas que a gente faz quando se encontra :pidao:
"Eu não acho que eu seja uma pessoa fácil pra se falar a respeito. Tenho uma mente irregular. E de qualquer maneira eu não sou nenhuma das coisas que você pensa..."
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Fada Suicida
 
Mensagens: 494
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:32
Localização: Little Valley

Diários da RPGCon 2009

Mensagempor Dinobot em 06 Jul 2009, 13:31

Fada Suicida escreveu: (esquecemos nossas toalhas aí, cara XD cuide bem delas... )


Será que fumar toalha de fada da barato??
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

SPOILER: EXIBIR
Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Dinobot
 
Mensagens: 498
Registrado em: 28 Ago 2007, 18:35
Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Diários da RPGCon 2009

Mensagempor Dragão de Bronze em 06 Jul 2009, 14:53

Dinobot escreveu:mais ter tido chance de encher o Cassaro elogiando D&D4 pra ele

Só faltava uma bandeira na mesa do trio que dissesse: "Olá, nós somos os autores mais despreparados do universo, usamos as mesmas técnicas que vocês usavam quando tinham dez anos pra criar seus cenariosinhos e não sabemos o que estamos fazendo nem agora nessa palestra."

O Cassaro disse que não vai deixar Tormenta ser influenciado por MMORPGs. Bom, foi o que ele disse...

joao-aragorn escreveu:Bom, sei que quase ninguém mais lembra que eu existo, inclusive as pessoas que eu cumprimento no evento não pareceme lembrar que eu fiz parte da spell um dia


Eu lembrava, eu lembrava!
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Diários da RPGCon 2009

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 06 Jul 2009, 14:58

Caramba, eu não suporto mais essa história de MMO's.
Eles já até saíram de moda.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron