Matando o RPG (The Interactive Toolkit)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Matando o RPG (The Interactive Toolkit)

Mensagempor Darin em 06 Dez 2009, 13:21

eu adoro variar jogos de rpg... Mas eu gosto mais ainda de wargames...

Para mim, D&D acaba sendo o ideal mesmo...

Os jogos indies em geral vão de encontro a interesses mais populares por se aterem a muitas questões específicas e detalhes que podem desagradar a maioria, em parte então, a crítica feita a D&D é válida a quase todo jogo indie...

A diferença é que em D&D os fatores particulares são de agrado a um público muito maior...

Eu acredito que os jogos indie tem sim seu espaço, mas deve ser buscado entre Não-rpgistas...
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Matando o RPG (The Interactive Toolkit)

Mensagempor Armitage em 06 Dez 2009, 13:49

O que aconteceu é que com a redução de custo do Print-on-Demand e do surgimento do Mercado de PDFs ( além da disseminação de RPGs free ), conseguir comprar/obter um Indie RPG não é mais uma tarefa que envolve o sacrifício de 12 virgens e ligações de telefone para 3 pessoas.

Sim.

E por essa facilidade de se obter RPGs em geral (seja o estilo de jogo que for, pelo meio que for) estamos vendo uma maior equalização na exposição de todos os estilos/tipos/sub-nichos do nosso hobbie. O resultado disso é (finalmente) o fim da dicotomia Mainstream X Indie. Isso é bem óbvio nos fórums que frequento (principalmente nos mais ecléticos, como a Spell, o RPG.net, TheRPGSite, etc.) - a maioria dos usuários discute ou demonstra interesse pelos mais diversos estilos de jogos, e não mais é incomum vermos afirmações do tipo "minha ultima compra foi D&D 4 Players Handbook + Barbarians of Lemuria + Agon", ou ainda "meu grupo de D&D3.5 continua firme, assim como o de 3:16 Carnage Among the Stars". Eu particularmente acho isso muito saudável para o hobbie.


EM TEMPO: estou aguardando minha cópia de Heroquest 2.0 chegar ao mesmo tempo que considero uma campanha de Shadowrun pra meus colegas. Isso soaria, de certa forma, excêntrico ha 10 anos atrás mas hoje soa perfeitamente normal. :cool:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Matando o RPG (The Interactive Toolkit)

Mensagempor Luminus em 06 Dez 2009, 14:07

Nossa, isso já faz tanto tempo assim?! Eu li esse artigo, no começo da minha carreira (?) como RPGista. Queria informações a respeito desse jogo no qual me envolvia, e não sei bem onde, mas o vendedor da seção de RPG da Livraria Leitura da Praça 7 (nem existe mais :triste: ) me repassou esse texto, em inglês. Eu li, entendi mazomeno, e segui a vida.

Interessante que ele fala de muitas opções das pessoas (grupos de jogo) diante dos RPG's, e não dos sistemas e ambientações em si. Claro, no contexto dos anos 1990, suas seções de RPG seriam orientadas para o combate/rolagens de dados, fosse o sistema AD&D, GURPS ou Storyteller, porque era por esses meios que traduziam-se as possíveis ações/uso de poderes utilizados pelos personagens. Se você se basasse apenas nos livros básicos, então, seria muito difícil sair disso.

Mas existiam alternativas, em todos os meios (talvez não em GURPS), alternativas que buscavam "algo mais" no jogo do que apenas matar monstros/derrotar vampiros mais poderosos.

E.
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

Matando o RPG (The Interactive Toolkit)

Mensagempor Lector em 14 Dez 2009, 00:01

Luminus escreveu:Nossa, isso já faz tanto tempo assim?! Eu li esse artigo, no começo da minha carreira (?) como RPGista. Queria informações a respeito desse jogo no qual me envolvia, e não sei bem onde, mas o vendedor da seção de RPG da Livraria Leitura da Praça 7 (nem existe mais :triste: ) me repassou esse texto, em inglês. Eu li, entendi mazomeno, e segui a vida.

Interessante que ele fala de muitas opções das pessoas (grupos de jogo) diante dos RPG's, e não dos sistemas e ambientações em si. Claro, no contexto dos anos 1990, suas seções de RPG seriam orientadas para o combate/rolagens de dados, fosse o sistema AD&D, GURPS ou Storyteller, porque era por esses meios que traduziam-se as possíveis ações/uso de poderes utilizados pelos personagens. Se você se basasse apenas nos livros básicos, então, seria muito difícil sair disso.

Mas existiam alternativas, em todos os meios (talvez não em GURPS), alternativas que buscavam "algo mais" no jogo do que apenas matar monstros/derrotar vampiros mais poderosos.

E.



com assim talvez não em GURPS?
GURPS tem trocentas perícias não combativas, e com regras pra quase tudo que é tipo de ação, inclusive pra cavar buraco (sempre é bom lembrar, já que não se comenta muito sobre essa regra)
Avatar do usuário
Lector
 
Mensagens: 176
Registrado em: 27 Ago 2007, 08:50

Matando o RPG (The Interactive Toolkit)

Mensagempor Madrüga em 14 Dez 2009, 00:35

Lector escreveu:GURPS tem trocentas perícias não combativas, e com regras pra quase tudo que é tipo de ação, inclusive pra cavar buraco (sempre é bom lembrar, já que não se comenta muito sobre essa regra)


Não... se... comenta... MUITO? :frenzied:

É brincadeira, não é?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Matando o RPG (The Interactive Toolkit)

Mensagempor Agnelo em 14 Dez 2009, 07:07

Sim madruga, é brincadeira :victory:


PS: Segunda parte do artigo
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Matando o RPG (The Interactive Toolkit)

Mensagempor Armitage em 14 Dez 2009, 20:46

Locke e Mirallatos, eu voto por abrir um novo tópico pra parte 2.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron