Emil escreveu:Acho que o pequeno problema com Vampiro é que é quase impossível ser ao mesmo tempo um jogo de horror pessoal e um jogo de cinco, seis pessoas ao mesmo tempo. O horror pessoal vem dos conflitos internos da personagem, e não do grupo.
Realmente este é o ponto. É muito complicado lidar com horror pessoal com muita gente em jogo, a única coisa que se pode fazer é focar em um jogador por sesão e deixar os outros em órbita na história (na verdade é bem parecido com a antiga série de Vampiro, mesmo com a falta de grana dos caras ela ainda tinha seu drama). Para isso funcionar o grupo tem que aceitar este tipo de estratégia e acaba sendo bem complicado.
Sobre bons sistemas de Terror/Horror, existem vários lá fora (Witchcraft, Chill, Unknown Armies e outros, alguns com boas sacadas próprias), no Brasil fica um pouco mais restrito. GURPS acaba sendo uma ótima opção se curtir o sistema, o Storyteller também pode quebrar o galho (não acho nenhuma das duas versões realmente interessante, mas podem funcionar). A idéia é ter um sistema onde os personagens sejam mais pe´no chão.