"RPG e educação" é balela?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor DracoDruida em 05 Jun 2010, 12:51

Perceba que essa aventura iria demorar muito e que a maioria das coisas que você disse não são importantes pra matéria normal de história, cara. Fico feliz de não precisar decorar o nome das batalhas, lol.

Como uma atividade fora do horário normal de aula, pra lazer com o bônus de informações pra educação, eu acho legal. Agora, pra uma aula normal, é muito pouco prático.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor arghsupremo em 05 Jun 2010, 13:30

Acho que a capacidade de memorização tem mais a ver com o fato de fazermos algo que gostamos. Aulas com dinâmicas diferentes ajudam a memorizar porque a pessoa se sente atraída a participar.

Droga, eu nei o que tô falando, não faço letras, nem pedagogia, nem sexologia (essa é a única das áreas citadas que me interessa), mas precisamos ser práticos aqui!

A ideia de "escolinha de RPG" do Kear serve como outras escolinhas, não como forma de aprendizado. Pelo menos é o que eu penso até ver modos práticos de ENSINO/EDUCAÇÃO/PALAVRASBONITASDODAHAK que foram bem sucedidas.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor alyssonrpg em 05 Jun 2010, 13:31

Sim. É pouco prático.

Mas qual que você acha que aprende BEM? Com o RPG ou com 1 professor falando la na frente? Vivendo ou ouvindo os acontecimentos? É educação, com baixa escala, mas com muita qualidade...

Geralmente, aulas com professor, você absorve 20%.. O resto você usa a memória de Médio prazo do Cerebro, memoriza.. Faz a prova, e depois esquece quase tudo.....
Alysson Cunha
http://www.rrpg.com.br - Jogue RPG de mesa pela internet
Avatar do usuário
alyssonrpg
 
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Jun 2010, 06:59
Localização: Viçosa, MG

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor alyssonrpg em 05 Jun 2010, 13:34

Considero o RPG é uma forma educativa Extra-Curricular.. Não substitui as aulas.. Complementa as aulas
Alysson Cunha
http://www.rrpg.com.br - Jogue RPG de mesa pela internet
Avatar do usuário
alyssonrpg
 
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Jun 2010, 06:59
Localização: Viçosa, MG

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor arghsupremo em 05 Jun 2010, 13:58

alyssonrpg escreveu:Sim. É pouco prático.

Mas qual que você acha que aprende BEM? Com o RPG ou com 1 professor falando la na frente? Vivendo ou ouvindo os acontecimentos? É educação, com baixa escala, mas com muita qualidade...

Geralmente, aulas com professor, você absorve 20%.. O resto você usa a memória de Médio prazo do Cerebro, memoriza.. Faz a prova, e depois esquece quase tudo.....


Legal, mas isso são dados técnicos?

Acho que isso depende de cada um, mesmo não discordando de ti que vejo aulas com aspectos diferentes um facilitador para o aprendizado. Mas como RPG (Role-Playing Game), o que pode ser feito? Em modo prático mesmo! Esboço de uma aventura que sirva para o aluno passar no vestibular, por exemplo.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Jun 2010, 14:06

alyssonrpg escreveu:Considero o RPG é uma forma educativa Extra-Curricular.. Não substitui as aulas.. Complementa as aulas


Não meio que... utópico tu convencer toda uma sala de aula pra uma atividade extracurricular (que não é remunerada a ti)?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor alyssonrpg em 05 Jun 2010, 14:11

Faculdade não é o único símbolo de educação que existe.


Steve Jobs, fundador da Apple e da Pixa Studios, por exemplo... Não é formado em nada, mas é uma pessoa brilhante. Ele contando 1 vez, que largou a faculdade e foi fazer curso de Caligrafia! Ele achou que Caligrafia não ajudaria em nada para ele, mas foi no MAC que ele usou o que ele estudou de caligrafia (10 anos depois de estudar), e graças a ele, ele revolucionou os computadores.

Talvez o RPG não ajude uma pessoa a entrar na faculdade, mas aumenta os conhecimentos gerais da pessoa. Além de ser uma verdadeira aula de companheiros, trabalho em equipe, liderança, senso comum, pró-atividade. Exercita a imaginação e criatividade.

Estas características são encontradas nos maiores CEO do mundo, e não são ensinadas por faculdade nenhuma! Estas características são muito bem visadas no mundo dos negócios, e talvez sejam elas que façam mais dinheiro. Steve Jobs é uma pessoa criativa, que trabalha em equipe e é pró-ativo...

Enfim.
Alysson Cunha
http://www.rrpg.com.br - Jogue RPG de mesa pela internet
Avatar do usuário
alyssonrpg
 
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Jun 2010, 06:59
Localização: Viçosa, MG

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor arghsupremo em 05 Jun 2010, 14:14

Sério, tu chuveste no molhado. Estamos aqui tentando analisar termos práticos de educação, não se o cara vai ser o Steve Jobs.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Cebolituz em 05 Jun 2010, 14:19

alyssonrpg escreveu:Sim. É pouco prático.

Mas qual que você acha que aprende BEM? Com o RPG ou com 1 professor falando la na frente? Vivendo ou ouvindo os acontecimentos? É educação, com baixa escala, mas com muita qualidade...

Geralmente, aulas com professor, você absorve 20%.. O resto você usa a memória de Médio prazo do Cerebro, memoriza.. Faz a prova, e depois esquece quase tudo.....


Cara, existe um meio-termo entre "aulas incomuns, diferentes,super originais" e "aulas cansativas, enfadonhas, com apenas o professor lá na frente falando e os alunos ou viajando ou bagunçando".

E não, não são apenas aulas super diferentes e interativas que os alunos aprendem bem.

Cada matéria tem lá as suas próprias teorias de ensino. Não, apesar de não parecer, as (boas) faculdades tem se esforçado para passar aos novos professores as teorias que vem dando mais resultado. Eu sei das de Língua Estrangeira (e inclusive apliquei em meu Estágio, com bons resultados), outros devem saber de suas próprias matérias.

Essa aplicação do RPG para a matéria de Inglês por exemplo, seria fadada ao fracasso em uma escola pública. Porque os alunos são diferentes. O modelo de ensino é diferente. A estrutura é diferente. A realidade é diferente.

Esse modelo poderia ser melhor aplicado com menos alunos. Possivelmente em cursinhos de idiomas com turmas aí de no máximo 10 alunos. Porque RPG exige um pouco de atenção. Grupos grandes atrapalham. Se perdem. Vira bagunça fácil.

Uma pena que não há professores/acadêmicos de História e Geografia no fórum para explicar quais as teorias e práticas tem dado mais resultado em suas matérias.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Madrüga em 05 Jun 2010, 15:24

alyssonrpg escreveu:Mas qual que você acha que aprende BEM? Com o RPG ou com 1 professor falando la na frente?


Isso é polarizar, e de maneira bem rasteira. Parece que só existem dois modos de aprender, e parece que professor falando necessariamente é um porre.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Dahak em 05 Jun 2010, 17:37

Madruga, sempre tem atitudinal e procedimental. Com ou sem RPG.

Dito isso, fica bem complicado para mostrar através de um tópico como levar o RPG pra dentro da sala.
Até em função disso que há uma série de investigações a respeito.

Acho que cabe o mesmo convite que a gente faz quando quer "apresentar" o RPG pra alguém, que é chamar fulano pra assistir uma partida. No caso, tenho um contato de uma professora da letras que trabalha com Lobisomen (acho que é Lobisomen, ou Vampiro) na disciplina literatura e angariou ótimos resultados. Aliás, até onde me consta, ela ainda desenvolve esse trabalho.

E sobre sua coordenadora, isso é mesmo um problema. Vai ter escola, vai ter gente com poder de decisão que simplesmente não vai aceitar essa proposição. E aí vai de você topar seguir as regras, não se sujeitar e buscar outra escola (e sei que não é lá tão simples assim) etc. Mas não é só porque ela ou beltrano não conseguem enxergar a aplicação do RPG que ela simplesmente não existe.
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Jun 2010, 18:02

Dahak, sem querer desmerecer suas afirmações: você já deu aula?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Dahak em 05 Jun 2010, 18:21

Já sim Lumine.
Inclusive já auxiliei na aplicação do RPG em sala na disciplina imunologia.
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Jun 2010, 19:52

Em quais condições? Lembre-se, RPG no ensino superior / cursinho com poucos alunos é BEM diferente que ensinar numa sala de aula normal.




Inclusive já auxiliei na aplicação do RPG em sala na disciplina imunologia.

Alias, como diabos tu -usou- interpretação numa disciplina de imunologia?!
Editado pela última vez por Lumine Miyavi em 06 Jun 2010, 01:38, em um total de 1 vez.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Kear em 05 Jun 2010, 23:33

Só botando alguns pensamentos aqui:
• A unica disciplina em que eu vi o RPG funcionar (e bem demais, diga-se de passagem), foi esducação artistica (mais precisamente teatro), mas como apontado pelo Led lá atrás, aparentemente o que aconteceu não era RPG, so...wareva.
• RPG pode até ser um bom método, mas os alunos não vão topar, vão rir da cara do professor e ir jogar truco (experiência própria). E se o professor tentar colocar isso como método de avaliação, well, os alunos vão achar a experiencia tão chata quanto um professor ruim falando lá na frente e não vão aprender muito não.
• Com crianças, ainda no ensino fundamental, é possível que dê algum resultado, mas também depende muito da realidade da sala de aula em questão.
• Acredito que pra um professor conseguir convencer os quarenta alunos dele a participarem da atividade sem avacalhação (porque a primeira vista, RPG gera um certo constrangimento, especialmente com colegas zuando de você) ele já precisa ter algum carisma, e até aonde eu estudei, os professores mais carismaticos conseguem passar informação de forma bem duradoura sem depender de RPG ou seja o que for.
• RPG no sentido completo, com um cara mestrando, regras, possíveis rolagens e etc, é algo que não deve funcionar nem a pau em aulas, isso é chover no molhado, mas eu acho que a atitude "isso não é RPG, falta X" não vai levar o debate a nada (talvez seja um overreact meu, mas sinto um pouco disso aqui no tópico).
• Ainda estou em dúvida se a proposta do tópico é tentar descobrir novas abordagens na educação ou se é só pra ficar puxando saco do RPG e dizendo que ele é god-tier.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes

cron