"RPG e educação" é balela?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Madrüga em 24 Mai 2010, 18:11

O título é para chamar atenção. Por favor, quem quiser desviar o assunto para ficar latindo sobre as palavras que eu usei... bom, não posso impedir ninguém de postar, mas peguem leve e relevem.

O post do Paragons sobre RPG ser "arte" gerou essas discussões. Eu cheguei a dizer, nos comentários da primeira parte, que o artigo era meramente uma tentativa de valorizar o hobby forçando uma análise extremamente tendenciosa... e me pareceu mesmo.

A questão é: até onde iriam os verdadeiros benefícios do RPG na educação? Onde está o limite entre estudos sérios e gente pegando carona numa moda e defecando TCCs, mestrados e doutorados só chovendo no molhado e enfiando funções e benefícios imaginários em algo que é apenas um jogo? Não estariam eles, até inconscientemente, só reagindo às opiniões preconceituosas sobre RPG para supervalorizar o que não existe?

Discutimos isso no chat da Spell hoje. É claro que o RPG é um jogo sem vencedores, que pode ensinar a trabalhar em conjunto, etc. Mas os trabalhos costumam focar demais em tentativas que deram certo em sala de aula, ignorando um pouco as tentativas que fracassam, as impossibilidades de usar RPG com muitos alunos, coisas assim. Fora veicular conteúdos, que é bastante complicado dependendo da quantidade e complexidade... e usar jogos nessa situação é realmente difícil.

Essas tentativas de valorizar o RPG chegam a extremos, como a "constatação" de que RPG é arte, ou uma menina com quem conversei na faculdade que achava que dava pra pôr RPG em TUDO, que é uma panacéia na sala de aula, etc. Mas talvez as benesses parem em um certo ponto.

Que acham?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Ka Bral o Negro em 24 Mai 2010, 18:33

Alguns camaradas meus que cursam Pedagogia/Ciências Sociais/etc já apresentaram projetos em suas respectivas faculdades associando RPG a educação.

Respeito até; contudo, eu, que faço Letras, não me atreveria a essa associação - ainda que seja uma verdade irrefutável que esses meus 18 anos de RPG estimularam ferozmente meu interesse em mitologias antigas, literaturas diversas e cultura em geral, em vez de uma adolescência "perdida" em baladas, farra, etc.
Avatar do usuário
Ka Bral o Negro
 
Mensagens: 136
Registrado em: 20 Jun 2008, 22:05
Localização: São Paulo-SP

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Madrüga em 24 Mai 2010, 18:38

Ka Bral o Negro escreveu:ainda que seja uma verdade irrefutável que esses meus 18 anos de RPG estimularam ferozmente meu interesse em mitologias antigas, literaturas diversas e cultura em geral, em vez de uma adolescência "perdida" em baladas, farra, etc.


No seu caso particular. Da mesma forma que eu tenho amigos que jogam RPG há muitos anos e se metem em baladas, farra, bebedeira, drogas, sexo promíscuo e não lêem sobre mitologia. Aí é complicado analisar, a gente corre o risco de generalizar só com base em nossa experiência pessoal.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Ka Bral o Negro em 24 Mai 2010, 18:43

Madrüga escreveu:
Ka Bral o Negro escreveu:ainda que seja uma verdade irrefutável que esses meus 18 anos de RPG estimularam ferozmente meu interesse em mitologias antigas, literaturas diversas e cultura em geral, em vez de uma adolescência "perdida" em baladas, farra, etc.


No seu caso particular. Da mesma forma que eu tenho amigos que jogam RPG há muitos anos e se metem em baladas, farra, bebedeira, drogas, sexo promíscuo e não lêem sobre mitologia. Aí é complicado analisar, a gente corre o risco de generalizar só com base em nossa experiência pessoal.
Então, por isso que eu digo que "não me atrevo", pois me basearia apenas na minha experiência pessoal - e meu grupo primeiro de RPG eram também de gente de farra, promiscuidade, drogas, etc. Fui um dos poucos que caiu fora antes de me ferrar legal, enquanto alguns sofreram acidentes, foram presos e até mortos.
Avatar do usuário
Ka Bral o Negro
 
Mensagens: 136
Registrado em: 20 Jun 2008, 22:05
Localização: São Paulo-SP

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Corvo da Tempestade em 24 Mai 2010, 18:49

Acho que tem uma imensa diferença entre "RPG pode ajudar na educação" e "RPG e essencial na educação".

O nosso hobby é só isso, um hobby...

Claro, se este puder ser aplicado em algo construtivo, otimo!
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Dragão de Bronze em 24 Mai 2010, 20:59

O RPG é uma ferramenta alternativa para ensinar as mesmas coisas. Isso prende a atenção. É mais participativo que um professor simplesmente te dando aula, essa é a grande vantagem.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Mai 2010, 21:09

...alguns jogos consegue ser mais tediosos que aula sobre a queda da bastilha.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Vincer em 24 Mai 2010, 21:19

Rpg em sala de aula tem o mesmo efeito que outras atividades em especial, talvez apenas reúna mais qualidades de uma vez só. Enfim, como uma aula variada.

Não é como uma ferramenta mágica awesome, que desperta interesses, etc, etc... Ele apenas serve como uma aula ativa, entreter alunos sempre funciona como modo de chamar a atenção para o conteúdo. Outro aspecto é deixar que o aluno ativamente busque conteúdo, o que acontece no rpg mas também por outros métodos.

Isso, falando sobre 'passar conteúdo'.

Mas convenhamos, o rpg tem sim suas qualidades educativas fora desse espectro. O principal propósito de uma aula é passar informação, que ela seja compreendida. Nisso o rpg age como outras técnicas, sem vantagens. O que ele é ótimo é nas áreas 'adicionais' de interesse na educação: sociabilidade, trabalho em conjunto, etc.

Eu diria que são prós e contras. Há dois contras para o rpg na educação:
Tempo: Demanda tempo. Ainda mais nas primeiras sessões com alunos que não conhecem, até pegarem o jeito. Nem sempre há tempo livre na grade para tanto.

Prática: Já tentaram mestrar para 10 ou mais jogadores? Turmas costumam ter mais de 20. Eu mesmo estudei por anos em turmas com 40...
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Dragão de Bronze em 24 Mai 2010, 23:28

Lumine Miyavi escreveu:...alguns jogos consegue ser mais tediosos que aula sobre a queda da bastilha.

E daí?
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Cebolituz em 24 Mai 2010, 23:36

Difícil demais de ser aplicado nas realidades da sala de aula. No caso, com fichas de personagens, dados e livros de regras.

Talvez pegar conceitos de RPG como as interpretações de personagens, free-form e trabalho em grupo e aí criar uma aula envolvendo o conteúdo que gostaria de passar. Isso pode ajudar a criar uma aula dinâmica e diferenciada.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Agnelo em 25 Mai 2010, 08:39

Como já tinha conversado co mocês ontem eu concordo com a opinião de vocês, mas o que eu realmente queria era ouvir a posição de quem usou, ou tentou usar, o RPG na educação. De que forma funcionou e em que intensidade, e o quanto esses resultados poderiam ser usados com outra ferramenta.

Vejam só não acho que o RPG não possa ser usado pra educar, só creio que na urgência por validar o RPG de alguma forma muitas vezes nos apegamos à idéias que nem sempre são fatos.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Allefcapt em 25 Mai 2010, 14:35

Olá a todos,

MADRUGA e demais amigos,
Complexa discussão. :tsc:

Bem, como você sabe, eu sou um entusiasta na utilização do RPG como ferramenta de educação ambiental e social.

Aliás, apresentei no EIRPG de 2008, a pedido da DEVIR, o que eu já vinha fazendo aqui na empresa e no Amigos da Escola.

De lá para cá as coisas aumentaram e muito. Lembro que estou à disposição para mostrar aqui na empresa, no Centro do Rio todas as ferramentas e resultados a quem desejar vir conhecer.

Será sempre um prazer.

Aqui na SPELL um dos posts seculares que tivemos, um dos mais polêmicos foi exatamente sobre RPG ser ARTE.

O pau comeu.

Mas você lança uma primeira questão:
“até onde iriam os verdadeiros benefícios do RPG na educação?”


Difícil dizer.
Acredito que o correto seria pensar “até onde iriam os verdadeiros benefícios do RPG PARA A educação?”

Neste caso, sendo uma ferramenta lúdica extremamente sedutora (sim, me dê uma turma e 20 minutos que os coloco no bolso), o tido é certeiro.

A forma de apresentá-lo e construir as possibilidades desta ferramenta é que custa prazo, talento e dinheiro.

No meu caso a entrada foi no aprendizado de História Brasileira, mais especificamente a “Descoberta” portuguesa, a colonização, os tratados com os povos indígenas, a convivência.

Não há um só caso, até agora, maio de 2010, nas 26 escolas e 38 comunidades nacionais que utilizamos o Projeto que esta não tenha dado certo. Melhor ainda, que os professores, pais e alunos não tenham pedido para voltar-mos.

Os benefícios estão na dinamização e incentivo para passar conteúdo de forma mais sedutora aos alunos.

Onde está o limite entre estudos sérios e gente pegando carona numa moda e defecando TCCs, mestrados e doutorados só chovendo no molhado e enfiando funções e benefícios imaginários em algo que é apenas um jogo?

Rapaz, sinceramente? Eu sou daqueles que ficam felizes por ao menos estarem produzindo algo. Pior seria se NADA fosse escrito, apresentado ou “discutido”.

Há o que aproveitar a cada produção. Sempre há.

Não estariam eles, até inconscientemente, só reagindo às opiniões preconceituosas sobre RPG para supervalorizar o que não existe?


Creio que não.
Um ou outro caso talvez. Mais definitivamente, não.

Você lança um desafio no qual venho pensando há algum tempo:
“...veicular conteúdos, que é bastante complicado dependendo da quantidade e complexidade... e usar jogos nessa situação é realmente difícil.”


Ando atrás da resposta.
Mas em breve, no mês de agosto para ser preciso, tentarei pecar pelo exagero.
Vai que eu acho uma luz.

Em tempo: Vale a pena ler o recém lançado “DESVENDENDO O ROLEPLAYING GAME” do MATEUS ROCHA, lembra dele Madruga? O cara falou antes de mim na EIRPG.

Confiram uma matéria sobre o livro: http://www.unifeg.edu.br/noticia/n236.html

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor DracoDruida em 25 Mai 2010, 20:40

Lumine Miyavi escreveu:...alguns jogos consegue ser mais tediosos que aula sobre a queda da bastilha.

Puta merda, a aula que eu tive sobre a Queda da Bastilha foi FODA. FODA. O professor narrando, enquanto berrava e representava de forma AWESOME.
Editado pela última vez por DracoDruida em 26 Mai 2010, 20:31, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Iuri em 25 Mai 2010, 23:06

DracoDruida escreveu:O professor narrando, enquanto berrava e representada de forma AWESOME.


Ou seja, um RPG solitário em que ele era jogador e mestre. Apesar de eu não pretender trabalhar na área da educação já me passou várias vezes pela cabeça o que eu faria se eu fosse um, e a ideia do RPG é algo que sempre perseguiu estes pensamentos. Mas não, não tenho nem ideia sobre pesquisas com experimentos.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Agnelo em 26 Mai 2010, 07:57

Iuri, contar histórias agora é RPG?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

cron