alyssonrpg escreveu:Sim. É pouco prático.
Mas qual que você acha que aprende BEM? Com o RPG ou com 1 professor falando la na frente? Vivendo ou ouvindo os acontecimentos? É educação, com baixa escala, mas com muita qualidade...
Geralmente, aulas com professor, você absorve 20%.. O resto você usa a memória de Médio prazo do Cerebro, memoriza.. Faz a prova, e depois esquece quase tudo.....
Cara, existe um meio-termo entre "aulas incomuns, diferentes,super originais" e "aulas cansativas, enfadonhas, com apenas o professor lá na frente falando e os alunos ou viajando ou bagunçando".
E não, não são apenas aulas super diferentes e interativas que os alunos aprendem bem.
Cada matéria tem lá as suas próprias teorias de ensino. Não, apesar de não parecer, as (boas) faculdades tem se esforçado para passar aos novos professores as teorias que vem dando mais resultado. Eu sei das de Língua Estrangeira (e inclusive apliquei em meu Estágio, com bons resultados), outros devem saber de suas próprias matérias.
Essa aplicação do RPG para a matéria de Inglês por exemplo, seria fadada ao fracasso em uma escola pública. Porque os alunos são diferentes. O modelo de ensino é diferente. A estrutura é diferente. A realidade é diferente.
Esse modelo poderia ser melhor aplicado com menos alunos. Possivelmente em cursinhos de idiomas com turmas aí de no máximo 10 alunos. Porque RPG exige um pouco de atenção. Grupos grandes atrapalham. Se perdem. Vira bagunça fácil.
Uma pena que não há professores/acadêmicos de História e Geografia no fórum para explicar quais as teorias e práticas tem dado mais resultado em suas matérias.