por Elven Paladin em 03 Nov 2010, 22:13
Well, a lista aqui sequer reflete aqueles que eu votei, mas vamos lá:
1. Forgotten Realms: Encarna as melhores características de D&D ( heroísmo bobo, ambiente pseudomedieval com estagnação tecnológica, passado mágico grandioso, deuses hiperativos ) em um pacote só, tendo algumas linhas de livros que são impagáveis ( Volo´s Guide, Arcane Age, os livros da D&D 3e Era ) e o maior número possível de plot hooks por quilômetro quadrado.
2. Planescape: Eu tive a infelicidade de ignorá-lo quando foi lançado e só comecei a me interessar pelo "cenário' quando ele já havia terminado, no período da "3e Era". E até hoje me pergunto como eu consegui levar D&D a sério por tanto tempo sem ter esse "cenário" nas mãos: Ele é leva todos os elementos de D&D ao extremo e ao mesmo tempo, subverte boa parte daquilo que D&D se tornou famoso, além de ter livros com o melhor tratamento gráfico que eu já vi em RPGs ( cortesia de Tony DiTerlizzi ).
3. Eberron: Chega de lembrar do passado, Eberron é o futuro de D&D. Uma orgia semiprofana de temas ( Pulps ) e elementos ( Dragonmarked Houses, Deuses Distantes em um mundo agnóstico, Clima Pós-Guerra ) que eu jamais esperaria que se encaixassem em D&D.
4. Hyboria: Dane-se se todas as encarnações de RPG imagináveis de Conan foram horrendas - o mundo de Conan ensina aos jogadores que Egoísmo é uma Virtude, Violência é uma forma completamente razoável de terminar uma discussão e que Força Bruta só não resolve um problema se você não usar o bastante.
5. Originalmente, eu colocaria Iron Kingdoms aqui, mas conhecer os livros de Warmachine me fizeram perder uma dose considerável de toda simpatia que eu tinha pelo cenário ( Fizeram Iron Kingdoms parecer uma versão tosca de Warhammer que se leva a sério ).
Então, no lugar de IK eu colocaria surpreendetemente... a Terra-Média. Danem-se os Tolkienólatras com Retardo Cerebral ( pleonasmo ) e toda masturbação excessiva em cima de autor ( Sorry, RPGs devem muito mais a Howard do que Tolkien ), a Terra-Média é uma ótima representação de um ambiente de jogo profundamente católico ( e isso é um elogio, por incrível que pareça )e lida com magia de forma notavelmente sutil e interessante e dá aos Anti-Heróis um tratamento ótimo: Redenção por via da Morte ou Corrupção completa.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.