XP- Distribuição e equilíbrio.

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor joao-aragorn em 28 Jul 2010, 10:14

Olá, povo.
Seguinte, atualmente eu mestro uma campanha de 7th Sea e sou jogador em outra de Star Wars SAGA, e temos nos deparado com alguns probelmas quanto à distribuição de XP nas aventuras.
Os jogadores tendem a se tornar meio que "competitivos" e se sentir desprezados quando um ou outro jogador recebe mais XP, mesmo que justificado. Lógico que cada sistema tem um esquema diferente de recompensa/evolução, mas como vocês tendme a lidar com jogadores que se sentem insatisfeitos ou depreciados no quesito da distribuição de experiência?
Avatar do usuário
joao-aragorn
 
Mensagens: 466
Registrado em: 28 Ago 2007, 11:03
Localização: São Paulo

XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Jul 2010, 11:26

mas como vocês tendme a lidar com jogadores que se sentem insatisfeitos ou depreciados no quesito da distribuição de experiência?


Masmorra.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor Bahamute em 28 Jul 2010, 11:49

Sempre que mestrei, nunca dei XP individual. Isso sempre acaba favorecendo uns e desfavorecendo outros E nunca há consenso geral.
No final da aventura, sempre analiso todas as ações, somo toda a XP de interpretação de cada um (levando em conta, inclusive os desniveis), depois somo a XP pelos desafios e dividido tudo em números iguais.

Todas as mesas que eu joguei, algumas, o mestre dava XP individual por interpretação e isso sempre dava merda. Seja no dia, ou algum tempo depois.
Aquele abraço!
Avatar do usuário
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell
 
Mensagens: 2848
Registrado em: 26 Ago 2007, 00:25
Localização: São Paulo - SP -

XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Jul 2010, 12:02

Há duas soluções possíveis:

1 - Manter o XP dos jogadores em segredo até eles terem o bastante para gastarem, ou estarem mais equilibrados (para isso, você como Mestre pode criar situações para os jogadores mais "atrasados" em que eles GANHEM mais XP).

2 - Dar a mesma quantidade de XP a todos.



Fora que XP por interpretação é um troço que não funciona. Não importa o quanto um jogador interprete "mal" um personagem, aquela "má" interpretação ESTÁ dando vida ao personagem, está dando uma personalidade.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Jul 2010, 12:07

Não importa o quanto um jogador interprete "mal" um personagem, aquela "má" interpretação ESTÁ dando vida ao personagem, está dando uma personalidade.


"Eu uso Primórdio."




Dar XP diferenciado é pedir por briga. Dar XP diferenciado E justificar com "ele interpretou melhor que você, por isso ganha!" é pedir briga na certa. Já deu merdas no meu grupo antigo por causa disso. Alias, exatamente por causa dessa desculpa.

E fora que o jogador tímido toma no centro dos glúteos com isso, né?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor joao-aragorn em 28 Jul 2010, 12:24

Olha, se for só no quesito interpretação,até concordo que definir quem interpretou bem ou mal é complexo e que tímidos teriam desvantagem, mas e nos casos de meta-jogo?
Ou no caso de o cara fazer algo totalmente fora do contexto do personagem?
Avatar do usuário
joao-aragorn
 
Mensagens: 466
Registrado em: 28 Ago 2007, 11:03
Localização: São Paulo

XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Jul 2010, 12:40

mas e nos casos de meta-jogo?
Ou no caso de o cara fazer algo totalmente fora do contexto do personagem?


Aí tu não tá premiando pelo mérito e sim dando penalidade por XP, uma ferramentas de "controle" pro mestre colocar o grupo "no seu devido lugar". Outra coisa que eu discordo E também deu problema no meu grupo anterior (ainda mais quando misturada com o ganho de xp por interpretação).

Infelizmente, isso cria desavenças, e uma conversa amigável normalmente funciona melhor que ameaçar "estou cortando seu XP", "fulano ganhou mais porque está interpretando", "ciclano tá perdendo XP por estar fazendo metagame".
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor Eltor Macnol em 28 Jul 2010, 12:43

XP igual pra todo mundo e pronto.

Fazer distribuição individualizada é desperdício de tempo, incentiva estrelismo, desincentiva trabalho em grupo, abre potencial pra desentendimentos e descontentamento.

Vantagem? Nenhuma.

Essa é a minha opinião, e nunca encontrei problemas usando essa filosofia.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Jul 2010, 12:49

mas e nos casos de meta-jogo?


Punição ingame.

No caso do exemplo do Lumine ("Eu uso Primórdio"), por exemplo, o sistema (Mago: A Ascensão) TEM ferramentas para punir o jogador dentro do jogo. Nesse caso, a magia simplesmente não funciona.

Punir com penalidade de XP é metajogo, também. Punir metajogo com metajogo não é muito legal.



Quanto ao "contexto" do personagem: quem cria esse contexto é o jogador. ELE é o dono do personagem. Seja lá o que ele estiver fazendo, é uma interpretação válida.
Não que isso não vá gerar consequências.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Jul 2010, 12:54

Aí você cai num problema muito importante, Eltor.

Certos jogos especialmente os mais "maduros / pretensiosos" (tipo o Vampiro antigo, vide primeira e segundas edições, Arkanum, a maioria dos jogos da linha Daemon) defendem esse tipo de distribuição individualizada, PORQUE defendiam a individualidade do personagem acima do trabalho em grupo. Além do que, o mestre deveria dar XP por interpretação como se estivesse dando nota pelo rendimento do jogador.

O problema é que esse tipo de leitura além de atrapalhar um bocado, servir pra dar desavenças ainda acaba saindo como o mais "correto", pelo simples fato em vir em rpgs cujo foco é a "teatralidade" acima das regras. ;P



Quanto ao "contexto" do personagem: quem cria esse contexto é o jogador. ELE é o dono do personagem. Seja lá o que ele estiver fazendo, é uma interpretação válida.
Não que isso não vá gerar consequências.


Assino embaixo. Se o -personagem- faz merda in-game, que seja punido in-game.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor Eltor Macnol em 28 Jul 2010, 13:09

Sim, tem esses sistemas com ponto de vista Pavloviano que acham que você deve adestrar os jogadores a interpretar, dando biscoitos de XP.

"Pretensioso" é uma boa descrição pra alguns deles.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Jul 2010, 13:13

A melhor recompensa que eu vi para interpretação foi Ponto Heróico, de Mutantes & Malfeitores.

Principalmente porque não se trata exatamente de uma recompensa porque o jogador interpretou, e sim porque ele foi ousado.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor louc0 em 28 Jul 2010, 13:26

Então não é a melhor recompensa pra interpretação. É a melhor recompensa pra ousadia. :b




Eu já testei de tudo, nas minhas mesas de D&D, sempre com o mesmo grupo. Atualmente eu aboli o XP 100%. Eu defino a velocidade com que eu espero que os jogadores evoluam e digo quando eles passaram de nível. É funcional.
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Jul 2010, 13:30

É a melhor recompensa pra ousadia


Incluindo interpretações ousadas. :P

Eu já testei de tudo, nas minhas mesas de D&D, sempre com o mesmo grupo. Atualmente eu aboli o XP 100%. Eu defino a velocidade com que eu espero que os jogadores evoluam e digo quando eles passaram de nível. É funcional.


Na minha mesa de M&M eu concedo 3 pontos por sessão. Assim, a cada 5 sessões o Nível de Poder sobe.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor Elven Paladin em 28 Jul 2010, 13:45

mas como vocês tendme a lidar com jogadores que se sentem insatisfeitos ou depreciados no quesito da distribuição de experiência?


Isso nunca aconteceu comigo, afinal, eu não suborno jogadores com XP extra. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes

cron