XP- Distribuição e equilíbrio.

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

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XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor Lumine Miyavi em 04 Ago 2010, 14:48

AD&D como medida de equilíbrio? Não é a toa que é o MagoCego...
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Mensagempor PGNovaes em 04 Ago 2010, 19:39

Se você quiser dar uma quantia de XP fixa pra cada sessão, vá em frente. É, de fato, o caminho mais simples.

Mas variar pode trazer benefícios também...

Se a quantia que der para o grupo variar conforme seu "desempenho", você deve fazer algo que é ensinado em qualquer classe de avaliação: definir os critérios. O ideal, pra mim, é, primeiro, definir os critérios pro grupo ganhar mais XP (trabalho em equipe, menos conversa OOC, etc.). Esses critérios devem sempre se enquadrar na "regra de ouro" :-P ... a resposta para a pergunta "isso [o critério] torna o jogo mais divertido para todos?" deve ser "sim".

Sobre os XP individuais, eu acho que funcionam bem desde que você dê durante o jogo... É minha experiência pessoal... dando o XP logo após o jogador fazer algo que, na sua concepção, e de acordo com critérios definidos (ou, ao menos, definíveis) faça-lhe merecedor dos pontos extra. Se você o fizer nada hora, os outros jogadores podem ver claramente o que o levou a isso... o que afasta qualquer suspeita de favoritismo.

É essencial que se discuta os critérios para dar XP, para o grupo ou individualmente.
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Mensagempor MagoCego em 06 Ago 2010, 15:28

Lumine, eu não disse que os personagens vão ficar equilibrados e evoluir junto, porque isso não acontece em ad&d. Mas a experiência vai ser a mesma. (Mas até hoje acredito que o mago deve ter mais trabalho para passar de nível que o ladrão. As diferenças de poderes são obvias! Mas isso eu não vou discutir aqui =P)
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Mensagempor Eltor Macnol em 06 Ago 2010, 16:26

MagoCego escreveu:Lumine, eu não disse que os personagens vão ficar equilibrados e evoluir junto, porque isso não acontece em ad&d. Mas a experiência vai ser a mesma. (Mas até hoje acredito que o mago deve ter mais trabalho para passar de nível que o ladrão. As diferenças de poderes são obvias! Mas isso eu não vou discutir aqui =P)


Era um dos raciocínios por trás do AD&D, mas felizmente foi deixado pra trás em prol de diminuir a diferença de poder entre as classes, ao invés de dificultar a evolução das mais fortes.
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Re: XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor Vecet em 29 Ago 2010, 23:38

Eu estou mestrando uma mesa de D&D e sinceramente eu tenho me preocupado muito com xp devido ao fato que são dois jogadores e de acordo com a história eles precisam correr pra poder resolver um puzzle que envolve tudo. Digamos que é uma aventura com tempo limite. Até ai tudo bem eu vou adaptando de acordo com o level e o tempo que eles estão demorando pra fazer tudo.

Uma parada que eu uso sempre é bônus de interpretação, até por que eles seqüestraram um Kobold (Kobold este que é interpretado por um dos dois aleatóriamente de acordo com minha vontade) e o fizeram parte do grupo. Esse bônus eu ponho um limite e começo por esse limite até pq eles interpretam bem, porém se a interpretação cair ou meta-games rolarem eu vou tirando pontos. Sou a favor da xp igual pro grupo referente a puzzles e monstros. Uma coisa que uso é um sistema de sorte ligado diretamente nesses pontos, principalmente quando exageram no meta-game. Sobre passar de level, eu tenho a xp anotada e aviso a eles quando acontecer, mas também peço aos jogadores para já irem in-game correndo atrás das classes de prestigio ou talentos e tal, pq acho muito errado coisas do tipo "Ah beleza vc acordou e agora sabe fazer tal coisa pq vc dormiu bem!" Desse modo complica menos e também conto isso como interpretação junto na xp.
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Re: XP- Distribuição e equilíbrio.

Mensagempor Cebolituz em 29 Ago 2010, 23:56

Não comentei aqui, mas todas as tentativas de querer "incentivar" interpretação por meio de XP, com punições e bônus nunca deram resultado. Pelo contrário, gerava até insatisfação, porque um jogador sempre se sentia mais injustiçado que o outro.

Se o jogador quer interpretar, ele faz isso sem precisar de XP. Se os jogadores não interpretam direito é porque simplesmente não querem interpretar. Se todos da mesa querem interpretar muito bem os seus personagens, eles fazem isso sem se importar com XP. Forçar ou subornar a isso, em geral, leva a um jogo desagradável e forçado na minha opinião.

Eu até prefiro dar o valor de XP em números tomando como base os desafios superados (para os jogadores também terem uma noção maior de evolução, e também para não ficar muito pela subjetividade do meu critério de decidir quando vão ou não vão passar de nível) e mais uns bônus por boas idéias e bom desempenho sem especificar qual delas e nem separar quem as teve. A evolução das minhas mesas é um pouco mais rápida do que só utilizando os desafios dos livros.

Faço o mesmo com os tesouros e outras recompensas.
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