Monstros e Metagame

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Monstros e Metagame

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Jul 2010, 13:15

Tb não precisa vetar o grupo de usar determinados recursos contra um monstro só pq eh a "primeira vez que eles encontram a criatura".


Smaug, pára de pegar meus argumentos isoladamente.

Vou resumi-los:
Um personagem pode ver se tem determinado conhecimento sobre um monstro com um teste de perícia apropriado (Arcana, Religion ou Nature, no caso de D&D 4E), usando uma CD definida pelo Mestre (conforme a quantidade de monstros no cenário, ou que o jogador possa ter tido conhecimentos).

A qualquer momento em que o personagem encontrar de novo o mesmo monstro, o Mestre pode decidir que o jogador pode fazer um novo teste, ou pode vetá-lo, caso tenha sido pouco tempo.

Se um personagem adquirir um conhecimento sobre um monstro ingame, ele não perde esse conhecimento devido a um teste. Nesse caso em específico, os conhecimentos obtidos pelo personagem devem prevalecer sobre a mecânica.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Monstros e Metagame

Mensagempor Smaug em 30 Jul 2010, 13:24

Smaug, pára de pegar meus argumentos isoladamente.

Cara, eu soh complementei o que vc disse, do mesmo modo que o mestre pode ficar tentando controlar cada conhecimento que o personagem recebe, ele tb pode partir do principio que certas coisas são obvias, isso vai poupar tempo do mestre e do grupo com rolagens e discussões desnecessárias. Não vai ser vc permitir que seu grupo use fogo e ácido contra o troll ou estacas contra o vampiro que vai fazer com que o encontro deixe de se desafiador.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Monstros e Metagame

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Jul 2010, 13:29

Cara, eu soh complementei o que vc disse, do mesmo modo que o mestre pode ficar tentando controlar cada conhecimento que o personagem recebe, ele tb pode partir do principio que certas coisas são obvias, isso vai poupar tempo do mestre e do grupo com rolagens e discussões desnecessárias. Não vai ser vc permitir que seu grupo use fogo e ácido contra o troll ou estacas contra o vampiro que vai fazer com que o encontro deixe de se desafiador.


Isso é tão lógico que esqueci de mencionar, mas já que você mencionou, obrigado.

O Mestre pode, simplesmente, considerar que o personagem tem conhecimento de determinada característica do monstro. Apenas em caso contrário é que um teste de perícia deve ser necessário.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Monstros e Metagame

Mensagempor Aluriel de Laurants em 30 Jul 2010, 13:31

4E resolvendo problemas antigos.

Sobre o Troll, talvez saber que ele é fraco contra fogo seja um conhecimento comum, mas ácido isso seria algo que valeria pedir um teste.

Sobre o urso atroz...

Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Monstros e Metagame

Mensagempor Youkai X em 30 Jul 2010, 13:32

Nem tudo pode ser perfeito. Infelizmente o urso atroz é a pérola dos testes de conhecimento.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Monstros e Metagame

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Jul 2010, 13:34

Por isso eu defendo testes definidos pelo Mestre, e não pelo livro.

Às vezes determinado conhecimento pode ser mais comum ou incomum no cenário dele.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Monstros e Metagame

Mensagempor Youkai X em 30 Jul 2010, 13:38

Curiosamente no livro dos monstros 2 pra diante, muitos testes de conhecimento de monstros ficaram com CDs bem baixas, como as formigas gigantes, por exemplo.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Monstros e Metagame

Mensagempor Gladius Dei em 30 Jul 2010, 14:30

Ok, na descrição da história do meu personagem, não importa que seja, eu falo que já presenciei um ataque de trolls de uma posição segura, ou que tive um mestre que já lidou contra trolls e me ensinou sobre isso quando saí para me aventurar. Deixei o metagame de lado?
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Avatar do usuário
Gladius Dei
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 23 Ago 2007, 15:53

Monstros e Metagame

Mensagempor Youkai X em 30 Jul 2010, 14:32

Se fizeste isso antes de aparecer trolls, dá pra considerar numa boa. O ruim é se tu só citasse tal evento CONVENIENTEMENTE na hora em que aparecem os tais monstros, sem nunca ter citado isso uma vez sequer antes.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Monstros e Metagame

Mensagempor arghsupremo em 30 Jul 2010, 14:54

Gladius Dei escreveu:Ok, na descrição da história do meu personagem, não importa que seja, eu falo que já presenciei um ataque de trolls de uma posição segura, ou que tive um mestre que já lidou contra trolls e me ensinou sobre isso quando saí para me aventurar. Deixei o metagame de lado?


Eu faria isso com todos os monstros se jogasse com o Youkai XD
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Monstros e Metagame

Mensagempor Youkai X em 30 Jul 2010, 14:59

nah, eu só deixaria com alguns poucos monstros e só. Daí tu quer facilidade demais XD
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Monstros e Metagame

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Jul 2010, 15:19

Que nem Idioma. Todo mundo esquece.

Daí depois da primeira sessão, quando o mestre fala "vocês encontraram 4 goblins", o jogador "ok *anota Goblin na lista de idiomas*"
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Monstros e Metagame

Mensagempor DracoDruida em 30 Jul 2010, 15:21

Phil: Certo, então você quer desafiar um personagem pra algo que o personagem deve superar. Beleza. Mas seguindo essa lógica, a luta também é um desafio ao personagem e ele não deveria se preparar especialmente contra algo que ele não saberia que tinha que se preparar. O teste de conhecimento (ou a pré-informação do BG, ou o NPC, etc, etc) é uma forma de ver se o personagem sabe ou não sabe e se ele deveria se preparar especialmente ou não, oras. Se não, é o jogador sendo desafiado e hey, pelo que você falou isso é ruim.

De qualquer forma, acho que pelo menos todo mundo concorda que usar trolls e esperar que os jogadores não pensem em usar fogo é uma idéia estúpida e se for pra exigir surpresa, muito melhor que seja com outro monstro.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Monstros e Metagame

Mensagempor Smaug em 30 Jul 2010, 15:24

De qualquer forma, acho que pelo menos todo mundo concorda que usar trolls e esperar que os jogadores não pensem em usar fogo é uma idéia estúpida e se for pra exigir surpresa, muito melhor que seja com outro monstro.

Isso teria evitado 11 paginas de discussão...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Monstros e Metagame

Mensagempor DracoDruida em 30 Jul 2010, 15:33

Não teria. Todo mundo estava dizendo desde o começo que usar o troll e esperar suspense é uma má idéia. O ponto sempre foi: Uma vez o mestre tenha usado o troll e agora fudeu, o jogador deveria ou não gritar pro grupo sem o conhecimento apropriado "Troll é fraco contra fogo, galera!" ? Só isso.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron