Monstros e Metagame

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

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Mensagempor Gladius Dei em 30 Jul 2010, 12:26

Além disso, se eu puder complementar o que o Madrüga falou, você vai estar forçando os personagens a utilizar uma ação (padrão, menor, que seja) para rolar um teste desses, ação que o jogador poderia ter utilizado para algo que ele *queria fazer. Forçação de mão de como o jogador deve agir, que já disse que é algo que sou contra. Se for assim, daí em diante o cara que tem conhecimento no grupo (Mago?) vai ter que sempre, na primeira rodada de todo combate, virar uma PokeDex para que os jogadores possam utilizar os ataques melhores contra criaturas comuns?

E porque os jogadores podem receber essa informação de graça em outros momentos? Relembrando:

E outra, um NPC dar a informação sem os personagens rolarem o teste não é metagame? Ou fazer uma descrição de que o fogo fere o troll de maneira mais forte não é metagame também? Porque afinal de contas, os personagens não passaram no teste de conhecimento que é necessário para os personagens saberem que foi fogo. Ou num teste de intuição para saber o que o NPC disse é verdade verdadeira. Uma rodada (pelo menos em D&D) tem 6 segundos, porque eles não pensariam que foi uma combinação exata de golpes (como o guerreiro atinge o peito, o ladino as costas, o clérigo atinge um poder sagrado e o mago atinge o fogo nos ferimentos) em tão pouco tempo para pensar?
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

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Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Jul 2010, 12:27

O que o Argh estava querendo dizer, imagino, é que isso não é sempre mensurável pela porra de um lance de dados. É o que o Ken (acho) falou: rola agora, falha, não sabe, mas amanhã rola de novo, agora sabe magicamente? A idéia de rolar "uma vez por nível" é tão irreal quanto. E se um NPC conta isso para eles? E se um deles já enfrentou o troll? E se o bardo rola um conhecimento bárdico? É muito redutora a idéia de que isso só pode ser alcançado numa rolagem CD 15 e pronto.

1 - Um nível é tempo o suficiente para aprender conhecimentos novos. Tanto que um personagem em D&D 4E ganha novos poderes, novos talentos, ou o que quer que seja. Tudo isso no "background" da aventura.

2 - Se um NPC conta para eles, é ÓBVIO que eles não precisam mais rolar. Deixa de ser metagame, foi informação adquirida ingame. É válido.

3 - Se um deles já enfrentou um troll expressamente em seu background, ou se é um Ranger da 3.5 com Troll como inimigo favorito (por exemplo), então é conhecimento ingame, também, e não metagame.

4 - Se o bardo rola conhecimento bárdico, é equivalente a rolar Nature.

5 - Ele não disse que "só" pode ser obtido num teste com CD 15. Mas, se os personagens não souberam ingame, ou de alguma outra forma qualquer, a melhor forma de ver se eles sabem é com o teste de Nature.

Além disso, se eu puder complementar o que o Madrüga falou, você vai estar forçando os personagens a utilizar uma ação (padrão, menor, que seja) para rolar um teste desses, ação que o jogador poderia ter utilizado para algo que ele *queria fazer. Forçação de mão de como o jogador deve agir, que já disse que é algo que sou contra. Se for assim, daí em diante o cara que tem conhecimento no grupo (Mago?) vai ter que sempre, na primeira rodada de todo combate, virar uma PokeDex para que os jogadores possam utilizar os ataques melhores contra criaturas comuns?


Se me lembro bem, esse teste é reação.
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Mensagempor Madrüga em 30 Jul 2010, 12:35

_Virtual_Adept_ escreveu:
O que o Argh estava querendo dizer, imagino, é que isso não é sempre mensurável pela porra de um lance de dados. É o que o Ken (acho) falou: rola agora, falha, não sabe, mas amanhã rola de novo, agora sabe magicamente? A idéia de rolar "uma vez por nível" é tão irreal quanto. E se um NPC conta isso para eles? E se um deles já enfrentou o troll? E se o bardo rola um conhecimento bárdico? É muito redutora a idéia de que isso só pode ser alcançado numa rolagem CD 15 e pronto.

1 - Um nível é tempo o suficiente para aprender conhecimentos novos. Tanto que um personagem em D&D 4E ganha novos poderes, novos talentos, ou o que quer que seja. Tudo isso no "background" da aventura.


Jura que eles ganham TUDO ISSO? Obrigado!

Eu quis dizer que a sugestão do Youkai de um teste POR NÍVEL é absurda, porque é possível acumular conhecimento em MENOS tempo. Entendeu?
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Mensagempor Youkai X em 30 Jul 2010, 12:36

Só pra constar, VA. Não é reação. É No Action mesmo o teste de conhecimento contra monstros. E no caso de fracasso você pode rolar novamente quando tiver informações novas a disposição do personagem. No caso de monstros mais naturais (é, acaba incluindo o troll no meio, e dragões, por incrível que pareça), esses conhecimentos podem se renovar com uma simples ida a uma cidade, vila ou assentamento.

Editado: E Madruga, foi mal por ter citado a idéia do só poder re-rolar conhecimentos quando se adquire um novo nível. Eu errei nesse ponto. Mas só nesse :linguinha:
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Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Jul 2010, 12:38

Eu quis dizer que a sugestão do Youkai de um teste POR NÍVEL é absurda, porque é possível acumular conhecimento em MENOS tempo. Entendeu?

Então definam em suas mesas quanto tempo é necessário, já que um dia é pouco tempo e um nível é muito. :P
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Mensagempor Smaug em 30 Jul 2010, 12:43

esses conhecimentos podem se renovar com uma simples ida a uma cidade, vila ou assentamento.

Então vc concorda que aventureiros podem saber sobre fraquezas de trolls e outros monstros com uma simples ida a uma cidade ou vila?
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Mensagempor Madrüga em 30 Jul 2010, 12:43

_Virtual_Adept_ escreveu:
Eu quis dizer que a sugestão do Youkai de um teste POR NÍVEL é absurda, porque é possível acumular conhecimento em MENOS tempo. Entendeu?

Então definam em suas mesas quanto tempo é necessário, já que um dia é pouco tempo e um nível é muito. :P


Chame o Iuri aqui, porque vocês dois só são capazes de pensar matematicamente: ESSE TEMPO NÃO EXISTE. Não é um dia, mas não é o tempo de passar de nível. Sabe, no mundo onde não existem só preto e branco?
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Mensagempor Youkai X em 30 Jul 2010, 12:46

Ok, conhecimentos de Nature eu poderia considerar renováveis. Mas ainda assim não é a mesma coisa que estavam defendendo antes de que TODO MUNDO saberia automaticamente que trolls são vulneráveis a fogo ou ácido. E sim que é um conhecimento difundido, mas que nào é qualquer um que vá se lembrar disso ou saber, ou que podem pensar em absurdos como "amarrar uma fita vermelha na entrada das casas que afasta os trolls" e que um simples teste de nature provaria que isso é balela e que a informaçào sobre fogo e ácido são as corretas. entendeu =P?
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Mensagempor Smaug em 30 Jul 2010, 12:48

Ninguém está falando de todo mundo, estamos falando de pessoas cuja profissão eh matar essas coisas!
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Mensagempor Youkai X em 30 Jul 2010, 12:52

Mas não seria um conhecimento automático pra TODOS os aventureiros, Smaug. Nem todo personagem jogador necessariamente antes de começar aventuras em masmorras ficava por aí rastejando por masmorras contra monstros com poderes bizarros. Guerreiros, senhores da guerra ou ladinos estariam mais preocupados com oponentes humanos, orcs, anões, etc, guerras, disputas de facções criminosas, etc (citando as classes marciais que mal tem nature automaticamente). Clérigos se preocupam muito mais com metafísica ou com mortos-vivos e espíritos ruins ou muitos arcanos se preocupam mais com conhecimentos abstratos e criaturas exc6entricas de origem distante do que com monstros que espreitam em florestas. Claro, o que eu disse é uma generalização e podem haver ladinos, clérigos ou guerreiros com nature ou que no BG tenham tido encontros marcantes com trolls, o que já justificaria poderem ou rolar nature caso encontrem um troll pela primeira vez na mesa ou em casos mais extremos, ter de graça a informaçào.
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Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Jul 2010, 12:54

Ou seja, você cria desculpas pra dizer não.
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Mensagempor Eltor Macnol em 30 Jul 2010, 12:58

Jogador: "Ei, acho que esse bicho verde é um troll, vamos ter que queimar ele pra ficar morto!"
Macnol: *espia ficha* "Hmmm... não tem conhecimento de Natureza... mas tem Inteligência 12... trolls são bem comuns, isso é o bastante pra lembrar que já ouviu falar que eles precisam de fogo. Você tem óleo na mochila?"

Pra mim, o problema acabou aí. Sério que já gerou 10 páginas de discussão em cima disso?
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Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Jul 2010, 13:05

O problema é quando testes de Nature são coisas... básicas e retardadamente APARENTES. Vide os Ursos Atrozes, onde um teste de CD 20 te permite dizer que eles... atacam com seus braços e garras.

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DC 20: Dire bears typically maul prey with their claws or crush them to death with their thick, bestial arms.

No shit, sherlock.
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Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Jul 2010, 13:07

Chame o Iuri aqui, porque vocês dois só são capazes de pensar matematicamente: ESSE TEMPO NÃO EXISTE. Não é um dia, mas não é o tempo de passar de nível. Sabe, no mundo onde não existem só preto e branco?

Isso foi uma definição de tempo. Foi uma definição vaga, mas é o bastante numa mesa de RPG. :P

Sério, RPG não é estudo biológico, se o Mestre achar que já passou tempo o suficiente para um jogador aprender sobre um determinado monstro que ele já enfrentou antes, ele pode pedir um novo teste à vontade. Não precisa se prender a diretrizes e tempos rígidos.
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Mensagempor Smaug em 30 Jul 2010, 13:09

Sério, RPG não é estudo biológico, se o Mestre achar que já passou tempo o suficiente para um jogador aprender sobre um determinado monstro que ele já enfrentou antes, ele pode pedir um novo teste à vontade. Não precisa se prender a diretrizes e tempos rígidos.

Tb não precisa vetar o grupo de usar determinados recursos contra um monstro só pq eh a "primeira vez que eles encontram a criatura".
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