Monstros e Metagame

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Monstros e Metagame

Mensagempor arghsupremo em 29 Jul 2010, 11:23

MODERAÇÃO: Tópico criado a partir do off do XP - Distribuição e equilíbrio - rub


Iuri escreveu:Há várias situações que o metajogo aparece (ou pelo menos se torna possível de aparecer) sem que o mestre dê mancada. Uma maldição que o mestre tirou de algum livro, por exemplo, que o jogador já tinha lido, sabe o procedimento para se "desamaldiçoar" e vai atrás disso, mesmo que o personagem não saiba. Acho que a punição in-game é uma boa nestes casos sim... por exemplo, deixa o cara se matar conseguindo preparar um ritual lá... e não funciona. Na verdade a forma de tirar a maldição é algo totalmente diferente, algo que o mestre inventa na hora. Viu uma hidra e já saiu tacando fogo nela? O personagem tem como saber que é assim que se mata hidra? Não? Então, infelizmente ESSA hidra só pode ser morta com dano elétrico... o unico efeito do fogo é regenerar ela.


Uma vez o mestre ficou brabinho comigo pois, ao ver a descrição de um troll, considerei que fosse um e expliquei ao grupo como matá-lo.

Ele me disse que eu estava fazendo metagame por isso. Afinal, ele não disse que era um troll. Argumentei com ele que, sabendo a descrição, eu sabia que era um troll. E digamos que um troll num mundo de fantasia (e na Spell, segundo o Gladius-Cruj) não é algo raro de se encontrar. Pelo mesmo motivo, era de sabedoria comum como o matar. Ele discordou de mim.

É como um leão, eu nunca vi um ao vivo, mas tenho certeza que o dia que o vir, saberei rapidamente que ele é um. No mínimo, acredito que isso mereça um teste simples de conhecimento.

Bardos, lembram?
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Monstros e Metagame

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Jul 2010, 11:25

É como um leão, eu nunca vi um ao vivo, mas tenho certeza que o dia que o vir, saberei rapidamente que ele é um. No mínimo, acredito que isso mereça um teste simples de conhecimento.


Para isso existem testes de Nature, Arcana e Religion, argh. Quanto maior o resultado no teste, mais você sabe sobre o monstro.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Monstros e Metagame

Mensagempor Agnelo em 29 Jul 2010, 11:41

sim, VA.

Mas quantas graduações em nature o argh precisa pra saber que leões são carnivoros?

Editado: Ou pior, quantas graduações em arcana eu preciso pra saber que vampiros morrem em contato com luz do sol?

A porra do bicho nem existe e isso é conhecimento comum, já pensou como seria num mundo onde eles existe?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Monstros e Metagame

Mensagempor arghsupremo em 29 Jul 2010, 11:51

Locke Winchester escreveu:sim, VA.

Mas quantas graduações em nature o argh precisa pra saber que leões são carnivoros?

Editado: Ou pior, quantas graduações em arcana eu preciso pra saber que vampiros morrem em contato com luz do sol?

A porra do bicho nem existe e isso é conhecimento comum, já pensou como seria num mundo onde eles existe?


Exatamente o que eu penso. Se hipoteticamente vampiros existissem, talvez ele não morresse com alho, ou por passar água corrente, mas alguma coisa da lenda seria verdade. E pior, se eles existissem, boatos sobre os defeitos deles seriam ainda mais divulgados e verdadeiros.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Monstros e Metagame

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Jul 2010, 12:58

Mas quantas graduações em nature o argh precisa pra saber que leões são carnivoros?

Cara, tem as CDs básicas no Manual dos Monstros, mas não creio que elas sejam obrigatórias. O Mestre pode defini-las à vontade, conforme o monstro for comum (ou incomum) no cenário dele.

Acho que é uma boa maneira, e não muito arbitrária, de evitar confusão quanto a esse tipo de metajogo.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Monstros e Metagame

Mensagempor Corvo da Tempestade em 29 Jul 2010, 13:20

Ou pior, quantas graduações em arcana eu preciso pra saber que vampiros morrem em contato com luz do sol?


Como vampiro e morto-vivo as graduações deveriam ser em religião e não arcana. :rolando:
Lembre-se que alguns vampiros não morrem com a luz do sol...e sim :rolando: ²

É como um leão, eu nunca vi um ao vivo, mas tenho certeza que o dia que o vir, saberei rapidamente que ele é um. No mínimo, acredito que isso mereça um teste simples de conhecimento.


Mas ai tem uma diferença enorme, você sabe o que é um, já viu em filmes, livros etc. um personagem que, teoricamente, viva em um mundo medieval não teria esse conhecimento, seu conhecimento se resumiria a lendas e, como deveria ser, as lendas raramente são verdade.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Monstros e Metagame

Mensagempor Agnelo em 29 Jul 2010, 13:22

corvo, então quer dizer que num mundo onde monstros EXISTEM de verdade e interagem com a sociedade de verdade e ionde eles não são segredo pra ninguém é mais dificil saber sobre eles que num mundo onde eles são personagens de livros meiaboca?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Monstros e Metagame

Mensagempor Smaug em 29 Jul 2010, 13:27

Mas ai tem uma diferença enorme, você sabe o que é um, já viu em filmes, livros etc. um personagem que, teoricamente, viva em um mundo medieval não teria esse conhecimento, seu conhecimento se resumiria a lendas e, como deveria ser, as lendas raramente são verdade.

Se vc chegar pra minha avó e perguntar como prender um saci ela vai te descrever o método... e pra ela sacis existem, ela diz que já viu um!! Não só sacis, como bruxas, fantasmas e ela jura de pé junto que meu avô expulsou um lobisomem.Minha avó não eh um ranger de 10º nivel (ateh onde eu sei). Para pessoas que vivem em uma sociedade em que esses horrores são reais (sejam eles verdadeiros ou não) saber essas coisas eh um meio de sobrevivência.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Monstros e Metagame

Mensagempor Youkai X em 29 Jul 2010, 13:38

Mas em um mundo de fantasia "medieval" como em D&D não daria pra saber quais informações a respeito de monstros seriam verdadeiras ou falsas. Lembrem-se que a desinformação entre as pessoas comuns (vulgo, não-treinadas em perícias relevantes) é muito grande. E vampiros e trolls não sào tão corriqueiros feito vacas ou ursos. E se na idade média e idade moderna do nosso mundo as pessoas já creditavam absurdos a muitos animais mundanos como serpentes, moscas e etc, imagina os absurdos que eles atribuiriam pra seres como trolls, vampiros, hidras e outros? Só entre os círculos mais esclarecidos (magos, alquimistas, estudiosos, religiosos, aventureiros com alguma experiência, alguns círculos de nobres ou mercadores especializados, etc) teriam conhecimentos mais concretos e reais sobre tais seres.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Monstros e Metagame

Mensagempor Corvo da Tempestade em 29 Jul 2010, 13:39

corvo, então quer dizer que num mundo onde monstros EXISTEM de verdade e interagem com a sociedade de verdade e ionde eles não são segredo pra ninguém é mais dificil saber sobre eles que num mundo onde eles são personagens de livros meiaboca?

Para pessoas que vivem em uma sociedade em que esses horrores são reais (sejam eles verdadeiros ou não) saber essas coisas eh um meio de sobrevivência.


Lembre-se que essas pessoas vivem em uma cidade protegida, muitos achariam até mesmo loucura rastejar em uma caverna, o que eles sabem não é conhecimento teórico, e sim, lendas.

O ponto que quero chegar é: "conhecimento comum" e falho, no máximo é um conhecimento que foi dirtorcido e não é confiável. Isso e uma pessoa que não foi trinada na pericia.

O fato de você separar o que é mentira da verdade já representa um treinamento na perícia.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Monstros e Metagame

Mensagempor Bahamute em 29 Jul 2010, 13:46

Caraio!
Virei fã do avô do Smaug!
Botou o lobisomen pra correr!

Mas, eu concordo 100% do com o que o Smaug disse, pra essas pessoas, que vivem em lugares onde essas lendas são mais fortes, elas "existem". E é fácil descrever tais criaturas, bem como suas fraquezas ou forças. Mesmo as criaturas não existindo de fato.
Editado pela última vez por Bahamute em 29 Jul 2010, 13:55, em um total de 1 vez.
Aquele abraço!
Avatar do usuário
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell
 
Mensagens: 2848
Registrado em: 26 Ago 2007, 00:25
Localização: São Paulo - SP -

Monstros e Metagame

Mensagempor Youkai X em 29 Jul 2010, 13:48

Da mesma forma que essas pessoas atribuiam poderes absurdos a cobras, gatos, insetos e demais seres mundanos e reais, sendo muitas dessas histórias ou capacidades/fraquezas simples lendas sem nenhum fundamento.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Monstros e Metagame

Mensagempor Agnelo em 29 Jul 2010, 13:52

Sei que isso não é mais meu trabalho, mas será que alguém podia separar esses tópicos?

Ambos os assuntos estão interessantes.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Monstros e Metagame

Mensagempor arghsupremo em 29 Jul 2010, 13:52

Esperem um pouco. Primeiro, acho que o tópico descambou para o lado de offtopic e nada a ver com XP. Dá para dividirem o tópico?

Youkai e Corvo querem dizer que, se um monstro existe, pessoas mataram, comprovaram como se mata, passaram em tavernas para beber e comemorar, bardos cantam músicas sobre os feitos, etc... fica mais difícil de saber como se mata as criaturas? Sério? comofas?

Editado: Maldito Quickfingers!
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Monstros e Metagame

Mensagempor Youkai X em 29 Jul 2010, 14:06

Considerando que bardos exageram sobre os feitos dos aventureiros contra monstros ou podem omitir certas partes? Considerando que mesmo que esse conhecimento sobre monstros esteja disponível em bibliotcas a maioria das pessoas, incluindo aventureiros inexperientes no geral, não teriam uma boa noção de como vencer realmente uma criatura muito diferente? Considerando que vampiros e trolls (falo especificamente destes dois monstros) não são monstros que qualquer grupelho de aventureiros de nível baixo possam dar conta (acabariam a maioria deles morrendo)? E mesmo em um mundo com aventureiros, bardos e monstros existindo, nem de longe um mundo de D&D tem o nível de facilidade a informações como temos hoje em dia. No máximo eberron e olhe lá, a muito custo e com as guildas certas.

Aliás, um exemplo muito mais próximo do real: Existem várias pessoas que capturam serpentes, que sabem como pegá-las, evitar serem mordidas, sabem como improvisar alguns cuidados caso sejam envenenados e tenham chance de sobreviver até chegarem a ajuda médica especializada e tudo mais. Agora, quantas pessoas comuns ou "aventureiros" que não sejam especializados ou com uma base de conhecimentos sobre serpentes vai saber capturar uma serpente e tudo o mais envolvendo estes animais? Agora extenda isso para monstros sobrenaturais fantásticos.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante