Um sistema para Planescape..

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Um sistema para Planescape..

Mensagempor Armitage em 07 Ago 2010, 16:25

Eu amo PS. Ele é surreal e bizarro, in a Nell Gaiman and China Mieville way, porém sem exagerar e se tornar GONZO (Spelljammer, Im looking at you). Mas minha (curta) experiência com o sistema D&D mostrou que não fomos feitos um para o outro.

Sendo assim, peço ajuda à gestalt Spelliana em busca de sistemas para Planescape. Quais você já experimentou e deu certo (e quais não deu). Quais você acha que poderiam dar certo, por combinar com a proposta do cenário, ou com alguma idéia maluca de sua cabeça?

Obrigado, cambada.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Um sistema para Planescape..

Mensagempor GoldGreatWyrm em 07 Ago 2010, 16:33

Depende da sua campanha...

se for "entrar em masmorras e matar monstros", D&D 4. A ficha tem um espacinho ali "organização", e Sigil tem várias.

No mais... GURPS, Opera, M&M e os outros genéricos são sempre uma boa pedida.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Um sistema para Planescape..

Mensagempor Armitage em 07 Ago 2010, 16:35

Obrigado GGW. Mas acho que Planescape não merece um sistema genérico. Pelo menos não um tão mecanicista como Gurps ou M&M. (Opera eu não conheço).
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Um sistema para Planescape..

Mensagempor AKImeru em 07 Ago 2010, 17:10

Okay, Planescape funciona com AD&D clássico. Foi feito com esse sistema em mente e funciona bem nele.


Não recomendo outro.

E eu só recomendaria o 4e se houvesse mais trabalho lá do que foi feito.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Um sistema para Planescape..

Mensagempor Armitage em 07 Ago 2010, 18:54

Oda Nobunaga escreveu:Okay, Planescape funciona com AD&D clássico. Foi feito com esse sistema em mente e funciona bem nele.

Porque tu acha isso? O quê exatamente no cenário leva a crer que ele foi feito com D&D em mente?

Eu acho D&D e Planescape o pior casamento de regras + cenário de todos os tempos. Pelo simples fato do sistema de D&D não abordar os temas centrais do cenário ( = "crer é poder"+"politica faccional"+"exploração física e metafísica").
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Um sistema para Planescape..

Mensagempor AKImeru em 07 Ago 2010, 18:56

Silva escreveu:
Oda Nobunaga escreveu:Okay, Planescape funciona com AD&D clássico. Foi feito com esse sistema em mente e funciona bem nele.

Porque tu acha isso? O quê exatamente no cenário leva a crer que ele foi feito com D&D em mente?

Eu acho D&D e Planescape o pior casamento de regras + cenário de todos os tempos. Pelo simples fato do sistema de D&D não abordar os temas centrais do cenário ( = "crer é poder"+"politica faccional"+"exploração física e metafísica").



Eu apenas irei apontar para você a relação de como as tendencias funcionam no AD&D e como elas funcionam no Planescape e falar tenha um bom dia.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Um sistema para Planescape..

Mensagempor Armitage em 07 Ago 2010, 19:25

Sim Oda, a mecânica de tendência casa perfeitamente com o cenário.

Mas o cenário se resume a isso?

E as outras premissas centrais (até mais significativamente do que as tendências) - como o poder da crença sobre a realidade? Ou o conflito inter-faccional, do qual a maior parte das intrigas planares resulta? E mais: como você explica um cenário onde tudo é (supostamente) possível - a crença é mais forte que a espada, um demônio bebendo com um anjo numa taverna, a manifestação do vermelho vagando pela cidade disfarçada de maçã, onde todas as culturas, raças, etnias, tribos, linguagens, modas, arquiteturas, formas, e anatomias biológicas e não-biológicas confluem num mesmo ponto da existência (SIgil)...... com um sistema que emula os personagens em função unica e exclusivamente de um mini-game de combate? Um sistema que limita ao invés de libertar? Que joga fora toda essa liberdade imaginária? Que "espreme" a imaginação dentro de nichos que nada mais são que especializações de combate, e uma tonelada de variáveis puramente bélicas?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Um sistema para Planescape..

Mensagempor GoldGreatWyrm em 07 Ago 2010, 20:46

1) É mais fácil montar um grupo de raças diversas agora sem quebrar o sistema, graças a nova maneira como as raças são tratadaas.

2) Desafios de perícia permitem uma interação melhor do grupo com situações fora de combate, como as intrigas inter-faccionais.

3) Já se presume no D&D4 que as raças andam juntas, vide a quantidade de tieflings descritos em Queda Escarpada.

4) Não entendi essa história de vermelho...

O que poderia complicar é a diminuição de tendências de 9 para 5... mas como as antigas foram reajustas (exemplo: CB e NB agora caiem dentro da tendência Bondosa), isso não deve dar maiores dores-de-cabeça.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Um sistema para Planescape..

Mensagempor Armitage em 07 Ago 2010, 20:52

Direto do Box de Planescape..

"Planescape é sobre idéias e filosofia. Sobre "the meaning of the multiverse". Em Planescape, este "sentido do multiverso" não é uma mera pergunta - é um way of life. Um planar não faz a pergunta, ele [i]vive a resposta. Por isso é forte, pois sua ações são produtos de suas idéias."[/i]

Ou seja, o cenário clama por uma mecânica que te deixe mais forte na medida que sua convicção em suas crenças particulares é mais forte. :aham:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Um sistema para Planescape..

Mensagempor GoldGreatWyrm em 07 Ago 2010, 20:58

Tipo, os pontos de ação e os pulsos de cura?
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Um sistema para Planescape..

Mensagempor Elven Paladin em 07 Ago 2010, 21:01

Mas o cenário se resume a isso?


Nope. Mas retire esse elemento e Planescape cai ruidosamente.

E por mais que eu deteste AD&D, eu não vejo nenhum sistema que se encaixe de forma "menos pior" do que ele. Uma opção plausível para Planescape, que se baseia em premissas vagamente similares é Mage: Ascension - onde a questão das relevância das crenças é utilizida, onde as Traditions tem um papel em jogo similar aos das Factions e há mesmo um "Sigil" em Mago, a cidade de Horizon, a fortaleza das 9 Tradições que existe na Umbra. E para substituir vagamente os alinhamentos pode-se considerar as Essências dos Avatares ( ao menos no eixo Ordem-Caos ), mas não há nada vagamente próximo em MtA que emule o eixo Bondade-Maldade.

Problemas em usar Mago? O sistema Storyteller por si só, a inexistência de Raças com efeito mecânico, a ausência de Alinhamentos "objetivos" e com impacto de jogo, regras feitas para combates brutais - e não heróicos. Em um aspecto positivo, ele mantém o desequilíbrio brutal entre Conjuradores e Não-Conjuradores :b

Direto do Box de Planescape..

"Planescape é sobre idéias e filosofia. Sobre "the meaning of the multiverse". Em Planescape, este "sentido do multiverso" não é uma mera pergunta - é um way of life. Um planar não faz a pergunta, ele vive a resposta. Por isso é forte, pois sua ações são produtos de suas idéias."

Ou seja, o cenário clama por uma mecânica que te deixe mais forte na medida que sua convicção em suas crenças particulares é mais forte.


Ou você que decidiu se focar excessivamente num elemento do cenário em detrimento de outros. :b
Editado pela última vez por Elven Paladin em 07 Ago 2010, 21:05, em um total de 2 vezes.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Um sistema para Planescape..

Mensagempor Armitage em 07 Ago 2010, 21:03

O que poderia complicar é a diminuição de tendências de 9 para 5... mas como as antigas foram reajustas (exemplo: CB e NB agora caiem dentro da tendência Bondosa), isso não deve dar maiores dores-de-cabeça.

Não sei Wyrm. Dps que o Oda falou, eu acho que concordo com ele. As tendências de AD&D casam com uma luva no cenário. E eu estava esquecendo delas.

GoldGreatWyrm escreveu:Tipo, os pontos de ação e os pulsos de cura?

Como funciona isso?

EDIT:

Nope. Mas retire esse elemento [tendências] e Planescape cai ruidosamente.

Sim, concordo.

E por mais que eu deteste AD&D, eu não vejo nenhum sistema que se encaixe de forma "menos pior" do que ele. Uma opção plausível para Planescape, que se baseia em premissas vagamente similares é Mage: Ascension - onde a questão das relevância das crenças é utilizida, onde as Traditions tem um papel em jogo similar aos das Factions e há mesmo um "Sigil" em Mago, a cidade de Horizon, a fortaleza das 9 Tradições que existe na Umbra. E para substituir vagamente os alinhamentos pode-se considerar as Essências dos Avatares ( ao menos no eixo Ordem-Caos ), mas não há nada vagamente próximo em MtA que emule o eixo Bondade-Maldade.

Problemas em usar Mago? O sistema Storyteller por si só, a inexistência de Raças com efeito mecânico, a ausência de Alinhamentos "objetivos" e com impacto de jogo, regras feitas para combates brutais - e não heróicos

Opa, é uma. Talvez com alumas modificações fique melhor, mas só de ter o efeito da crença sobre a realidade, já gostei.
Editado pela última vez por Armitage em 07 Ago 2010, 21:06, em um total de 1 vez.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Um sistema para Planescape..

Mensagempor Lorde da Dança em 07 Ago 2010, 21:05

Pelo o que eu lí você quer um jogo "narrativo" em planescape. Eu irei sugerir FATE. É isso aí.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Avatar do usuário
Lorde da Dança
 
Mensagens: 909
Registrado em: 08 Nov 2008, 10:26
Localização: Oliveira MG

Um sistema para Planescape..

Mensagempor Elven Paladin em 07 Ago 2010, 21:12

Opa, é uma. Talvez com alumas modificações fique melhor, mas só de ter o efeito da crença sobre a realidade, já gostei.


Outra opção, mas que requer um "tweaking" em regras ( que ao menos são bem feitas e existem opções mais ou menos consolidadas :b ) é usar Mage: Awakening em conjunto com o Mage Chroniclers Guide e o World of Darkness: Mirrors ( ambos livros que se baseiam em dezenas de regras alternativas que mudam consideravelmente tanto o World of Darkness quanto para o Mage: Awakening - algumas delas que podem ajudar muito a emular PS ).

Problema tanto em Ascension quanto em Awakening: Paradoxo. Fique sem ele e tenha Magos Deuses de Poder Incontrolável. Mantenha-o e você tem incoerências assustadoras com o feeling de Planescape.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Um sistema para Planescape..

Mensagempor Armitage em 07 Ago 2010, 21:19

Pelo o que eu lí você quer um jogo "narrativo" em planescape. Eu irei sugerir FATE. É isso aí.

Sim, acho que um sistema narrativo como FATE faria mais pela surrealidade fantástica munchausiana do cenário, do que D&D com seu belicismo mecânico poderia.

Ou você que decidiu se focar excessivamente num elemento do cenário em detrimento de outros.

Pô advogado, pode ser. Só sei que isso está explícito no livro do mestre - um personagem é definido pelo que acredita. Essa é o "Grande Lance" do cenário, ou ao menos é o que o DM book cita. POsso te dar até as paginas se quiser, estão abertas aqui na minha frente.

Outra opção, mas que requer um "tweaking" em regras ( que ao menos são bem feitas e existem opções mais ou menos consolidadas ) é usar Mage: Awakening em conjunto com o Mage Chroniclers Guide e o World of Darkness: Mirrors ( ambos livros que se baseiam em dezenas de regras alternativas que mudam consideravelmente tanto o World of Darkness quanto para o Mage: Awakening - algumas delas que podem ajudar muito a emular PS ).

Problema tanto em Ascension quanto em Awakening: Paradoxo. Fique sem ele e tenha Magos Deuses de Poder Incontrolável. Mantenha-o e você tem incoerências assustadoras com o feeling de Planescape.

Porra, tu só manda idéia pírrica heim. :bwaha: Mas veja o trecho destacado. Isso é importante, não adianta uma mecânica pra emular o "crer é poder" se esta quebrar o feeling do cenário. (senão já teria usado os Adeptos de Unknown Armies ha muito tempo :victory: ). De qualquer forma, fiquei curioso por estes suplementos alternativos de Mago que citou. Darei uma googlada.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron