Regras para Duelos de Kenjutsu ?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Regras para Duelos de Kenjutsu ?

Mensagempor Armitage em 10 Ago 2010, 21:46

Depois de ver essa belezinha aqui, fiquei empolgado com duelos de katanas como vistos em filmes do toshiro mifune, em jogos como Bushido Blade e Kengo e nos livros de Musashi.

Que sistema de combate seria legal para representar esse tipo de duelo? De preferência um que leve em conta base, posturas, técnicas de escolas, etc. igual visto nessas fontes. Eu pensei em algo similar a Riddle of Steel, porém para o japão feudal.

O que me dizem?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Regras para Duelos de Kenjutsu ?

Mensagempor AKImeru em 10 Ago 2010, 23:01

Legend of the Five rings tem uma boa representação disso.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Regras para Duelos de Kenjutsu ?

Mensagempor planes em 10 Ago 2010, 23:32

Oda Nobunaga escreveu:Legend of the Five rings tem uma boa representação disso.


Também acho.

Sistema rápido, uso de posturas, boa diversidade de técnicas e uma grande cultura de duelos (o conflito entre kakita e Mirumoto sempre é uma boa disputa de filosfias mais voltadas ao Iaijutsu e a praticidade do Kenjutsu). Além disso o esquema de raises é surpreendente em termos de versatilidade de manobras.

Agora se quiser partir de uma outra alternativa o Qin tem duelos bem épicos e variado (mas que provavelmente não é bem o que você quer :mrgreen: ).
Imagem
Avatar do usuário
planes
 
Mensagens: 854
Registrado em: 27 Ago 2007, 23:14

Regras para Duelos de Kenjutsu ?

Mensagempor Elven Paladin em 11 Ago 2010, 02:27

GURPS, seja na sua Quarta Edição quanto nas Edições anteriores, pode ser primoroso para quem deseja um sistema de combate preciso e que permite uma soma considerável de manobras e efeitos em jogo - desde que haja alguém disposto a compreender o Tactical Combat e as Special Combat Situations ( capítulos 12 e 13 do Campaigns ) e especialmente, as Techniques e o as opções expandidas de Combate do Gurps: Martial Arts. Mas eu não creio que você seja uma pessoa interessada em Simulacionismo ( quase extremo, no que eu citei ) - mas eu asseguro que uma vez superada a barreira da precisão mecânica de GURPS, é algo lindo de se ver um duelo entre mestres em diferentes estilos ( em uma campanha heróica que eu mestrei ambientada em um ambiente de Pirataria, eu mestrei a luta entre um mestre em Esgrima Italiana contra um lutador de Bastão e Boxe - ambos personagens de jogadores ).
Editado pela última vez por Elven Paladin em 11 Ago 2010, 20:53, em um total de 1 vez.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Regras para Duelos de Kenjutsu ?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 11 Ago 2010, 11:52

GURPS é MUITO bom nisso. Em Artes Marciais como um todo, na verdade. O livro de Artes Marciais da 4E é um dos mais detalhados sobre o assunto que eu já vi, inclusive não se prendendo a orientalismos ou ao mito de "artes marciais desarmadas são invencíveis".

Um sistema menos detalhado, mas que também é interessante, é o OPERA. O Kenjutsu dele é relativamente simples, mas bastante funcional. Já testei em mesa, e é equilibrado. (Na verdade, a coisa que é mais desequilibrada em Opera são as armas de fogo com cadência. Acho que a regra precisa de MUITO aperfeiçoamento, ainda).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Regras para Duelos de Kenjutsu ?

Mensagempor Armitage em 12 Ago 2010, 22:02

Eu tentei muuuito gostar de GURPS, mas não consegui. Reconheço que ele tem muito disso que falei, com muita estratégia e nuances, mas aquele combate de 1 seg é muito chato, dá a sensação que o tempo está congelado, ou está tudo em câmera lenta, sei lá, aquilo corta meu tesão.

QUanto ao L5R, será que dá pra alguem dar uma resumida em como funciona? Pode ser o básico do básico. Valeu.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Regras para Duelos de Kenjutsu ?

Mensagempor Allefcapt em 13 Ago 2010, 13:15

Olá a todos,

SILVA,
Você quer somente as regras de combate?
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Regras para Duelos de Kenjutsu ?

Mensagempor Armitage em 13 Ago 2010, 14:49

Isso Aleff.

EDIT:
To lendo aqui o combate do Legend of the Five Rings echando interessante. As regras de duelo/Iaijutsu parecem retratar bem os duelos onde os oponentes ficam se estudando, e depois tudo acaba num só golpe. Muito bem bolado o lance de dar raise (focus) ou atacar (strike). Fiquei com vontade de jogar isso.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Regras para Duelos de Kenjutsu ?

Mensagempor Armitage em 19 Ago 2010, 23:12

Descobri um suplemento do Riddle of Steel que apresenta as posturas de kenjutsu. Estas posturas ("kamae" em japonês) dão vantagens e desvantagens apenas para a 1º Trocação do combate ( uma vez engajados, considera-se que os lutadores estão numa sucessão dinâmica de movimentos e não conseguem mais voltar às bases originais, A NÃO SER que haja pausa/afastamento entre eles ) e são facilmente portadas pra qualquer jogo ou sistema de combate. Os principais kamae são..

(para mais descrições, clique no nome em azul )

Chudan

Imagem

"Água". É a postura mais flexível de todas. Equilibra defesa e ataque.
+2 defesa ao tronco;
+1 defesa à cabeça;
+1 ataque perfurante ao tronco e cabeça oponente.


Jodan

Imagem

"Fogo". A postura mais agressiva e menos equilibrada de todas.
+1 ataque cortante;
+3 ataque cabeça;
+3 ataque braços;

-2 ataque perfurante;
-2 defesa pernas;
-2 defesa braços;


Gedan

Imagem

"Terra". Postura sólida, defensiva. É também deceptiva, pois a lâmina apontada para baixo dificulta a medição de distância pelo oponente.

+3 defesa pernas;
+2 defesa tronco;
+1 ataque perfurante braços;

-1 defesa cabeça;
-1 ataque perfurante (exceto braços);
-2 ataque cortante.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Regras para Duelos de Kenjutsu ?

Mensagempor AKImeru em 24 Ago 2010, 14:58

O combate di L5R é basicamente o que você postou exceto que mais estilizado e com várias e várias posturas diferentes.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: Regras para Duelos de Kenjutsu ?

Mensagempor Armitage em 24 Ago 2010, 23:43

Gozado Oda, eu tive a impressão de ver apenas generalizaçoes de posturas, como "ofensivo", "defensivo" e "neutro", mas não li tudo. Além disso, o sistema de TROS tem uma "simplicidade realista" - não tem que decorar árvores de habilidades diferentes para cada rank e cada clã, etc. É basicamente as posturas que existem na vida real e nada mais (na verdade existem mais posturas no livro além das que postei, mas essas bastam pra ilustrar o ponto).
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Regras para Duelos de Kenjutsu ?

Mensagempor planes em 25 Ago 2010, 14:07

Silva escreveu:Gozado Oda, eu tive a impressão de ver apenas generalizaçoes de posturas, como "ofensivo", "defensivo" e "neutro", mas não li tudo.


Na verdade isso tem mais a ver com seu comportamento em combate que sua postura de combate (se você ataca sem se preocupar com a defesa ou se é mais cuidados, etc...).

Postura em L5R não é algo tão formal (skirmish é bem caótico e duelo formal da ambientação é o Iaijutsu, apesar de ter um livro sobre duelos alternativos). No sistema ela esta diluída em outras características como técnica e katas.

Acredito que esta forma é interessante já que dá variação ao combate sem precisar de micro-administrações pesadas como tabelas de called shot e controle de tipo de dano.
Imagem
Avatar do usuário
planes
 
Mensagens: 854
Registrado em: 27 Ago 2007, 23:14


Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

cron