Descobri um suplemento do Riddle of Steel que apresenta as posturas de kenjutsu. Estas posturas ("kamae" em japonês) dão vantagens e desvantagens
apenas para a 1º Trocação do combate ( uma vez engajados, considera-se que os lutadores estão numa sucessão dinâmica de movimentos e não conseguem mais voltar às bases originais, A NÃO SER que haja pausa/afastamento entre eles ) e são facilmente portadas pra qualquer jogo ou sistema de combate. Os principais kamae são..
(para mais descrições, clique no nome em azul )
Chudan"Água". É a postura mais flexível de todas. Equilibra defesa e ataque.
+2 defesa ao tronco;
+1 defesa à cabeça;
+1 ataque perfurante ao tronco e cabeça oponente.
Jodan"Fogo". A postura mais agressiva e menos equilibrada de todas.
+1 ataque cortante;
+3 ataque cabeça;
+3 ataque braços;
-2 ataque perfurante;
-2 defesa pernas;
-2 defesa braços;
Gedan"Terra". Postura sólida, defensiva. É também deceptiva, pois a lâmina apontada para baixo dificulta a medição de distância pelo oponente.
+3 defesa pernas;
+2 defesa tronco;
+1 ataque perfurante braços;
-1 defesa cabeça;
-1 ataque perfurante (exceto braços);
-2 ataque cortante.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite
"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda