Regras e Interpretação - Concordam?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Lumine Miyavi em 16 Dez 2010, 10:25

Dirty Secrets of the Black Hand é o meu livro favorito pra transformar Vampiro em "Jojo Bizarre Adventure: O RPG", devido a suas disciplinas terrivelmente "borkeds" e divertidas, como parar o tempo~
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Madrüga em 16 Dez 2010, 10:35

shido_vicious escreveu:Nada contra detalhes, mas que eles sejam direcionados ao que realmente importa no jogo. Há jogos em que a distinção entre um 38 e a glock são importantes -- mas no Vampiro? Não creio que esse tipo de detalhe seja necessário -- "arma de fogo, sim/não", eu diria, é distinção o suficiente. Quando uma parte do sistema é estupidamente detalhada, ela pode monopolizar a atenção.


Mas como o Elven disse, a violência está prevista na própria ideia de mundo das trevas. Existem apenas 10 tipos diferentes de arma de fogo no livro básico de Vampiro (3a edição), e as tais "granadas de fósforo branco" estão no "Storyteller Companion", um livro extra e direcionado ao Narrador. Você pode argumentar que são muitas armas de fogo, mas ei, é o mundo moderno punk-gótico-emo-das-trevas.

Ou seja, nada de errado.

shido_vicious escreveu:Itálico por ser palavra estrangeira, mas eu joguei o Vampiro, sim, meu primeiro contato foi com a tradução. Mas depois comecei a usar (fotocópias* de) suplementos importados. Hoje em dia, penso que não deveria tê-lo feito -- jogar uma coisa como o Dirty Secrets of the Black Hand na mão de um grupo iniciante é, sei lá, errado. Mas eram outros tempos, de internet muito limitada e um pouco daquele ranço de "RPG, coisa misteriosa", com esse tipo de suplememento gringo sendo quase objeto de culto.


SEGREDOS SUJOS DA MÃO PRETA, XD. Eu tava só espicaçando um pouco. É que geralmente usamos o nome original de coisas que não foram traduzidas, etc.

shido_vicious escreveu:BTW, como se pronuncia teu nick? "Madriga"?


Madruga mesmo. O trema é só um lembrete do que perdemos com a nova reforma ortográfica, mesmo que não seja precedido de "q" ou "g". Descanse em paz, trema. :wub:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Agnelo em 16 Dez 2010, 10:45

Madruga escreveu:Mas como o Elven disse, a violência está prevista na própria ideia de mundo das trevas. Existem apenas 10 tipos diferentes de arma de fogo no livro básico de Vampiro (3a edição), e as tais "granadas de fósforo branco" estão no "Storyteller Companion", um livro extra e direcionado ao Narrador. Você pode argumentar que são muitas armas de fogo, mas ei, é o mundo moderno punk-gótico-emo-das-trevas.

Pense em Poderoso Chefão e pense em Rambo. Ambos tem violência como tema recorrente. Ambos resolvem essa "violência" de forma muito diferente.

Creio que o sistema influencia muito nisso.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Elven Paladin em 16 Dez 2010, 12:21

Itálico por ser palavra estrangeira, mas eu joguei o Vampiro, sim, meu primeiro contato foi com a tradução. Mas depois comecei a usar (fotocópias* de) suplementos importados. Hoje em dia, penso que não deveria tê-lo feito -- jogar uma coisa como o Dirty Secrets of the Black Hand na mão de um grupo iniciante é, sei lá, errado. Mas eram outros tempos, de internet muito limitada e um pouco daquele ranço de "RPG, coisa misteriosa", com esse tipo de suplememento gringo sendo quase objeto de culto.


Eu diria que Dirty Secrets of the Black Hand é algo que não deva ser jogado nas mãos de grupo algum de RPG. Junto com World of Darkness: Gypsies e a "Red Death Trilogy" (E um pouco posterior a isso, o lendário Sam Haight e Rasputin) eles representam os piores excessos (e uma das melhores piadas, no caso de Rasputin, mas isso era no tempo onde a White Wolf era engraçada e não tinha sido dominada pela "goth-grimdarkness") que a White Wolf cometeu.

Nada contra detalhes, mas que eles sejam direcionados ao que realmente importa no jogo. Há jogos em que a distinção entre um 38 e a glock são importantes -- mas no Vampiro? Não creio que esse tipo de detalhe seja necessário -- "arma de fogo, sim/não", eu diria, é distinção o suficiente. Quando uma parte do sistema é estupidamente detalhada, ela pode monopolizar a atenção...

Em se tratando do Vampiro, no momento em que o sistema passa a oferecer motosserras e granadas de fósforo branco, se está pecando pelo excesso -- são opções com potencial enorme de perturbar o foco proposto. (O que não raro acontece.)


Eu vou ter que me repetir um pouco: Vampiro nunca foi apenas um jogo de "Horror Pessoal", esse elemento do jogo era superenfatizado por alguns grupos que associavam "Horror Pessoal" com "Politicagem" e pesadamente influenciados pelos escritos de Justin Achilli (que foi o responsável por cortar a maioria dos excessos na linha Vampire e que realmente passou a enfatizar tal idéia) passou a ver Vampiro como algo limitado a isso.

Porém, uma breve visita a alguns Clanbooks (Como Tzimisce e Tremere), no Guide to the Sabbat (e os seus ancestrais) e no Anarch's Cookbook mostram uma faceta que era (e muitas vezes é até hoje) esquecida pelos fãs de Horror Pessoal (que sempre soaram para mim como uma minoria extremamente vocal), onde Vampire era também um jogo que tem um certo senso de humor bizarro, um apelo aos Trash e Gore (Olá Sabbat!) e que afinal de contas lida com um conflito milenar entre duas facções que não raramente brigam muito entre si e tem aventuras ou grandes eventos ligados à tomada ou retomada de uma cidade. E para quem quer jogar esse estilo de jogo, sim, a presença de motosserras e diferenciação de um .38 para uma 9mm faz a diferença.

Essa "natureza dual" de Vampiro causou aneurismas cerebrais em quem é adepto da idéia de que um sistema de RPG deve realizar bem uma tarefa e não tentar desviar muito seu foco dessa tarefa - uma das características que define os "Forgistas", por exemplo(a oposição à idéia de um RPG Universal). E Vampiro foi escrito muito antes dessa idéia de design e fez sucesso agradando um público que ia desde quem deseja transformar RPG em um Teatro até quem achava que um Vampiro Brucutu em sua Harley Davidson empunhando uma Katana de Prata em direção a um Garou Brucutu era o que havia de mais cool no universo (Os fãs dessa forma de jogo são hoje muito bem servidos por Scion e Exalted) e fazia o possível para agradar todos esses públicos - assim como a TSR tentava fazer o mesmo em AD&D (que tinha desde o bizarro e "filosófico" Planescape à "Fantasia Cute-Cute" de Forgotten Realms 2e e "Mad Max encontra Conan" em Dark Sun).

Compara com o Houses of the Blooded, que também tem violência na temática -- a diferença é como o sistema trata disso. Os duelos são um pouco mais crunchy (com manobras e tal), mas há uma justificativa na ambientação (são formalizados, leis que regem os procedimentos de vingança, etc), e não há ênfase obsessiva em armamento e coisas assim (a única distinção é entre espada e "não-arma"/ferramenta -- tudo o que não for espada). E no momento em que não é duelo, passa a ser mass murder -- quando é atingido, está mortalmente ferido, sem preocupação alguma com dano de ataques individuais e outras considerações táticas.

(E o crunch não está majoritariamente concentrado no "capítulo de combate" -- há opções de complexidade mecânica interessante para outras coisas pertinentes ao tema, como insultos, romance, venenos.)


Eu me delonguei muito na porção anterior justamente para responder essa: Eu adoraria jogar Vampire com um sistema e mecânica similares aos de Houses of the Blooded - se eu quisesse um jogo focado no Camarilla e apenas nela ou em Dark Ages: Vampire. Para um jogo com uma proposta mais "violenta", a idéia de batalhas (Mass Murder) entre múltiplos oponentes e cuja consideração pela arma utilizada é nula, Houses seria bem inadequado( E Vampiro também, mas Vampiro ao menos tenta se adequar a tal forma de jogo :b ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Metal Sonic em 16 Dez 2010, 14:40

Acho que para simular o lado de "Vampiro porradeiro ultra cool" M&M poderia se dar muito bem.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Madrüga em 16 Dez 2010, 15:33

Elven Paladin escreveu:Porém, uma breve visita a alguns Clanbooks (Como Tzimisce e Tremere), no Guide to the Sabbat (e os seus ancestrais) e no Anarch's Cookbook mostram uma faceta que era (e muitas vezes é até hoje) esquecida pelos fãs de Horror Pessoal (que sempre soaram para mim como uma minoria extremamente vocal), onde Vampire era também um jogo que tem um certo senso de humor bizarro, um apelo aos Trash e Gore (Olá Sabbat!) e que afinal de contas lida com um conflito milenar entre duas facções que não raramente brigam muito entre si e tem aventuras ou grandes eventos ligados à tomada ou retomada de uma cidade. E para quem quer jogar esse estilo de jogo, sim, a presença de motosserras e diferenciação de um .38 para uma 9mm faz a diferença.


Ou mesmo o "Guide to the Anarchs", onde reina um clima de conspiração, "abaixo ao sistema", etc.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron