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shido_vicious escreveu:Nada contra detalhes, mas que eles sejam direcionados ao que realmente importa no jogo. Há jogos em que a distinção entre um 38 e a glock são importantes -- mas no Vampiro? Não creio que esse tipo de detalhe seja necessário -- "arma de fogo, sim/não", eu diria, é distinção o suficiente. Quando uma parte do sistema é estupidamente detalhada, ela pode monopolizar a atenção.
shido_vicious escreveu:Itálico por ser palavra estrangeira, mas eu joguei o Vampiro, sim, meu primeiro contato foi com a tradução. Mas depois comecei a usar (fotocópias* de) suplementos importados. Hoje em dia, penso que não deveria tê-lo feito -- jogar uma coisa como o Dirty Secrets of the Black Hand na mão de um grupo iniciante é, sei lá, errado. Mas eram outros tempos, de internet muito limitada e um pouco daquele ranço de "RPG, coisa misteriosa", com esse tipo de suplememento gringo sendo quase objeto de culto.
shido_vicious escreveu:BTW, como se pronuncia teu nick? "Madriga"?
Madruga escreveu:Mas como o Elven disse, a violência está prevista na própria ideia de mundo das trevas. Existem apenas 10 tipos diferentes de arma de fogo no livro básico de Vampiro (3a edição), e as tais "granadas de fósforo branco" estão no "Storyteller Companion", um livro extra e direcionado ao Narrador. Você pode argumentar que são muitas armas de fogo, mas ei, é o mundo moderno punk-gótico-emo-das-trevas.
Itálico por ser palavra estrangeira, mas eu joguei o Vampiro, sim, meu primeiro contato foi com a tradução. Mas depois comecei a usar (fotocópias* de) suplementos importados. Hoje em dia, penso que não deveria tê-lo feito -- jogar uma coisa como o Dirty Secrets of the Black Hand na mão de um grupo iniciante é, sei lá, errado. Mas eram outros tempos, de internet muito limitada e um pouco daquele ranço de "RPG, coisa misteriosa", com esse tipo de suplememento gringo sendo quase objeto de culto.
Nada contra detalhes, mas que eles sejam direcionados ao que realmente importa no jogo. Há jogos em que a distinção entre um 38 e a glock são importantes -- mas no Vampiro? Não creio que esse tipo de detalhe seja necessário -- "arma de fogo, sim/não", eu diria, é distinção o suficiente. Quando uma parte do sistema é estupidamente detalhada, ela pode monopolizar a atenção...
Em se tratando do Vampiro, no momento em que o sistema passa a oferecer motosserras e granadas de fósforo branco, se está pecando pelo excesso -- são opções com potencial enorme de perturbar o foco proposto. (O que não raro acontece.)
Compara com o Houses of the Blooded, que também tem violência na temática -- a diferença é como o sistema trata disso. Os duelos são um pouco mais crunchy (com manobras e tal), mas há uma justificativa na ambientação (são formalizados, leis que regem os procedimentos de vingança, etc), e não há ênfase obsessiva em armamento e coisas assim (a única distinção é entre espada e "não-arma"/ferramenta -- tudo o que não for espada). E no momento em que não é duelo, passa a ser mass murder -- quando é atingido, está mortalmente ferido, sem preocupação alguma com dano de ataques individuais e outras considerações táticas.
(E o crunch não está majoritariamente concentrado no "capítulo de combate" -- há opções de complexidade mecânica interessante para outras coisas pertinentes ao tema, como insultos, romance, venenos.)
Elven Paladin escreveu:Porém, uma breve visita a alguns Clanbooks (Como Tzimisce e Tremere), no Guide to the Sabbat (e os seus ancestrais) e no Anarch's Cookbook mostram uma faceta que era (e muitas vezes é até hoje) esquecida pelos fãs de Horror Pessoal (que sempre soaram para mim como uma minoria extremamente vocal), onde Vampire era também um jogo que tem um certo senso de humor bizarro, um apelo aos Trash e Gore (Olá Sabbat!) e que afinal de contas lida com um conflito milenar entre duas facções que não raramente brigam muito entre si e tem aventuras ou grandes eventos ligados à tomada ou retomada de uma cidade. E para quem quer jogar esse estilo de jogo, sim, a presença de motosserras e diferenciação de um .38 para uma 9mm faz a diferença.
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