Regras e Interpretação - Concordam?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Armitage em 23 Ago 2010, 19:35

http://www.dot20.com.br/2010/08/19/regras-e-interpretacao-1/

:sobrancelha:

MODERAÇÃO: Nome do tópico mudado para algo mais sugestivo - Virtual_Adept
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Concordam ?

Mensagempor Kear em 23 Ago 2010, 20:09

O texto parece bom, mas acho que esse negócio de Roleplay Vs. Game é perda de tempo.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Concordam ?

Mensagempor Iuri em 23 Ago 2010, 20:54

Em parte é perda de tempo sim (digo, eu acho que é). O motivo pelo qual mecânicas de combates recebem muito mais espaço que mecânicas de roleplay é pelo simples fato que uma mecânica de combate mau entendida ou vaga pode causar apelações, desequilibrios entre personagens e consequente estrelismo de jogadores, ou ainda (no outro extremo) desafios frustantemente intransponíveis. Já uma mecânica de interpretação muito vaga ... bem, é mais difícil que o jogo seja arruinado por isto.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Concordam ?

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Ago 2010, 21:02

Iuri e Kear já disseram tudo que eu ia dizer, com um adendo.

Uma "mecânica" ruim de roleplay serve apenas para ser ignorada; quem quer interpretar mesmo não vai ficar preso em regras.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Concordam ?

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Ago 2010, 22:38

Mas nem todo mundo tem essa veia artísticas. Existem tímidos, gagos e introvertidos e isso não necessariamente deveria ser motivo pra pessoa não aproveitar a experiência do jogo completamente. Um jogo com mecanismos de regras que compreendam a parte interpretativa e recompense isso faz mais jus ao nome do jogo do que aqueles que só tem mecanismos que compreendem a parte de simulação da realidade e onde a intrepretação só encontra voz por um esforço do jogador e não do jogo.
Imagem
Matheus Borges Ziderich
 
Mensagens: 557
Registrado em: 30 Jun 2010, 04:36

Concordam ?

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Ago 2010, 22:53

Um jogo com mecanismos de regras que compreendam a parte interpretativa e recompense isso faz mais jus ao nome do jogo do que aqueles que só tem mecanismos que compreendem a parte de simulação da realidade e onde a intrepretação só encontra voz por um esforço do jogador e não do jogo.


Sim, claro. Tem que saber separar personagem de jogador; forçar essa é fazer jogador tímido com Diplomacia épica falhar porque ele não sabe fazer um discurso, enquanto o jogador "bom de papo" jogando com um orc bruto passaria no mesmo teste.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Concordam ?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 23 Ago 2010, 23:24

Até hoje, de tudo que li do Shido, este artigo...

é exatamente como os outros.

O Shido parece uma relíquia perdida, aqueles jogadores de Vampiro que acham que Interpretação > Tudo, e Regra de Ouro é a melhor coisa já inventada. E que não aceita qualquer opinião em contrário.

Editado: O AdR expressou o que eu pensava:
Advogado de Regras escreveu:Sou eu o único que acha que a definição de RPG dada pelo Wick é incrivelmente anacrônica e que vem em um artigo ainda mais suspeito onde ele faz seu esporte favorito ( ou um dos mais. O outro é sacanear os neoconservadores ), dizer o quanto ele acha que D&D é Wargame Dissimulado ( afinal, esse é o autor que coloca "plain and simple" que fez um - ótimo - RPG tendo o elemento "Anti-D&D" como um dos seus elementos essenciais)?
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Concordam ?

Mensagempor NeverSleep em 24 Ago 2010, 00:56

Ah! Esse Shido! Por que ele não vai logo jogar uns freeforms de fórum logo daqueles que você pode ser o que quiser e fazer o que deseja já que as regras só servem pra atrapalhar?

(menos nos sistemas undergrounds dele, esses são totalmente cool e cult)

b. A grande maioria dos projetos de RPG tradicionais, apesar de serem chamados de RPG, são jogos de alguma outra coisa (geralmente combate tático) com interpretação acoplada — e não integrada — com maior e menor grau de sucesso.

Derp. Ou seja, as regras devem DEFINIR meu personagem COMPLETAMENTE, pois elas estão INTEGRADAS. Não eu que devo criar (ACOPLAR) uma personalidade e dar vida ao meu conjunto de números num papel.
Editado pela última vez por NeverSleep em 24 Ago 2010, 01:24, em um total de 1 vez.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
Avatar do usuário
NeverSleep
 
Mensagens: 1554
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:56

Concordam ?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 24 Ago 2010, 01:04

O pior é a babação de ovo. No mesmo blog que tem >9000 fichas de Tormenta.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Concordam ?

Mensagempor Elven Paladin em 24 Ago 2010, 02:12

Tirando a parte citada pelo GoldGreatWyrm ( sobre a definição de RPG retirada do "Johnny Wicked" e o que deriva dela, ou seja, a idéia de que a maioria dos RPGs anteriores aos "Deuses Narrativistas do The Forge" não são "RPGs o Bastante" - embora muito que seja feito por lá nem se denomina RPG, e sim Story Games) , eu concordo com praticamente tudo o que o Shido colocou nesse artigo. Aliás, eu vou ter que fazer ( de novo ) o papel de Advogado do Diabo ( vocês são cruéis comigo, eu já tive que defender Tormenta, agora o Shido. :b )

O Shido parece uma relíquia perdida, aqueles jogadores de Vampiro que acham que Interpretação > Tudo, e Regra de Ouro é a melhor coisa já inventada. E que não aceita qualquer opinião em contrário.


Nope, ao contrário. Para ele, as regras são importantes para definir e expressar o feeling do jogo, e "definir" a identidade do mesmo. Isso coloca ele ( e a filosofia de design de RPGs que ele se simpatiza ) milênios a frente dos fãs de Vampiro.

Ah! Esse Shido! Por que ele não vai logo jogar uns freeforms de fórum logo daqueles que você pode ser o que quiser e fazer o que deseja já que as regras só servem pra atrapalhar?


Eu tenho que ser rude, mas... você leu o artigo? Esse trecho é bem claro que ele defende o oposto que você ( e o GGW, acima ) pensam que ele defende: Já encontrei muitas vezes a afirmação de que “sem regras, é puro faz de conta, não RPG”. Eu concordo. Mas discordo do que as regras gerenciam
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Concordam ?

Mensagempor NeverSleep em 24 Ago 2010, 02:29

Advogado de Regras escreveu:Eu tenho que ser rude, mas... você leu o artigo? Esse trecho é bem claro que ele defende o oposto que você ( e o GGW, acima ) pensam que ele defende: Já encontrei muitas vezes a afirmação de que “sem regras, é puro faz de conta, não RPG”. Eu concordo. Mas discordo do que as regras gerenciam

E ele se contradiz diversas vezes nesse mesmo ponto dizendo que as regras são limitadoras e outras choradeiras, principalmente quando falando do tão terrível D&D.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
Avatar do usuário
NeverSleep
 
Mensagens: 1554
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:56

Re: Concordam ?

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 24 Ago 2010, 04:59

E ele se contradiz diversas vezes nesse mesmo ponto dizendo que as regras são limitadoras e outras choradeiras, principalmente quando falando do tão terrível D&D.[/quote]

Não vejo contradição nenhuma. O artigo trata justamente sobre criar regras que auxiliem/suportem/recompensem o jogador na interpretação e menciona jogos como o D&D, que deixam essa tarefa a cargo do jogador e só tratam nas regras da parte de simulação da realidade (de jogo) deixando o roleplay em segundo plano.
Imagem
Matheus Borges Ziderich
 
Mensagens: 557
Registrado em: 30 Jun 2010, 04:36

Re: Concordam ?

Mensagempor Agnelo em 24 Ago 2010, 08:17

Advogado, não estás sozinho nessa :b

O Shido pra mim é uma figurinha bem "característica", mas quando fala sobre "metaRPG" (o que é um absurdo já que metacoisas são coisas da spell) acho que ele se mostra até bem coerente e racional.

Lógico que ele sempre mantém evidente a opinião dele contra dnd, mas isso não parece nublar o resto do discurso. Lógico que regras podem e devem agir sobre elementos dramáticos, nos seus devidos jogos, dentro da proposta.

Eu comprei o Pdf de Shotgun diaries pela resenha do nume finórdio, e não me arrependo ótimo jogo onde tu consegue ver um sistema leve de regras e que agem sobre interpretação sem amarrar ninguém, sem obrigar ninguém a estudar arte dramática e sem deixar de ser um jogo, leiam é um ótimo livro.

O que fode é que todo mundo começa a ler os artigos dele já com ranço "esse é o poser malvado que não gosta de dnd", aí ficam incapazes de perceber que novas idéias podem sim ajudar.

Sério, leiam alguns desses jogos que ele tanto alardeia como sendo a solução pro rpg, cês não vão abandonar dnd por isso, mas vão entender melhor o ponto do cara.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Concordam ?

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Ago 2010, 09:20

Shido sabe escrever quando quer, infelizmente, o ranço anti-D&D se torna um ranço anti-Shido aqui na spell, pelo menos.

Esse artigo é prova de que pelo menos ele sabe levantar um ponto relevante, apesar de que como o Kear disse, pode ser sumariamente ignorado.

E vocês que reclamaram, cadê o artigo de vocês? =P
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Concordam ?

Mensagempor Madrüga em 24 Ago 2010, 09:38

Lumine Miyavi escreveu:E vocês que reclamaram, cadê o artigo de vocês? =P


RPG não merece artigos. Não é ciência e as discussões são sempre pobres. Cada vez que alguém tenta levar RPG a sério, sai uma bobagem dessas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes

cron