Regras e Interpretação - Concordam?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Metal Sonic em 15 Dez 2010, 09:03

shido_vicious escreveu:O D&D tem suas formas de condicionamento -- mas estamos tão costumados com elas que passam batido, é como o ruído do ar condicionado que, depois de um tempo, você sequer nota (só percebe quando o aparelho é desligado e o ruído termina). XP é uma forma de condicionamento -- ao definir um prêmio e as condições para obtê-lo, se está condicionando. A 3E com aquele atrelamento estranho entre mecânica e conceito acabava por tolher algumas escolhas temáticas pelo fato de o sistema recompensar (com vitórias) aquelas associadas a classes/talentos/etc. que resultavam em um personagem mecanicamente otimizado.

Talvez se o Vampire houvesse incluído nas regras melhor orientação de como jogar dentro da sua proposta, teríamos tido menos mesas com Tremere usuários de katana de prata e o frenesi das bolinhas em Disciplinas apelonas.

E o condicionamento é necessário -- o RPGista é meio dogmático, amarrado ao hábito; a menos que haja algo no jogo que o "force" na direção do foco, são enormes as chances de o gameplay descambar para um D&D com maquiagem diferente. (É só ver o Vampire.) Se se quiser que uma proposta não-tradicional de fato aflore em jogo, o condicionamento se faz necessário para que os jogadores não entrem no "piloto automático" de seus hábitos de jogo -- o que pode arruinar a realização da proposta.


Concordo totalmente! :victory:
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Madrüga em 15 Dez 2010, 09:17

Vampiro TINHA as disciplinas, isso já era o começo do problema. E o sistema de XP de Vampiro era ainda mais focado no suborno, se o narrador utilizasse as guias do livro de regras: 1 ponto por interpretação, 1 ponto por representação, 1 ponto por curva de aprendizado...
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Armitage em 15 Dez 2010, 11:53

Talvez se o Vampire houvesse incluído nas regras melhor orientação de como jogar dentro da sua proposta, teríamos tido menos mesas com Tremere usuários de katana de prata e o frenesi das bolinhas em Disciplinas apelonas.

Sim, e isso remete aquele autor que falava de Vampiro como um jogo esquizofrênico – uma proposta de horror pessoal/“storytelling”, mas que [í]também[/i] promove/alimenta, com os tipos de recursos já citados, o mesmo tipo de comportamento e mentalidade que vemos em hack-&-slashes.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Elven Paladin em 15 Dez 2010, 12:58

Sim, e isso remete aquele autor que falava de Vampiro como um jogo esquizofrênico – uma proposta de horror pessoal/“storytelling”, mas que [í]também[/i] promove/alimenta, com os tipos de recursos já citados, o mesmo tipo de comportamento e mentalidade que vemos em hack-&-slashes.


Todo e qualquer incentivo que Vampiro dê para "Hack&Slashers" é imediatamente destruído assim que o primeiro combate ocorrer - por que vai ser uma experiência tão lenta e com tantas rolagens que não são necessárias que nem mesmo o mais fiel fã de "Vampire Super Heroes" vai querer repetir. A menos que haja um Tremere ou Alguém Com Rapidez - nesse caso o combate é resumido "Quem tem a maior Rapidez Ganha - a menos que o Tremere aja primeiro".

E Gameplay de Vampiro similar ao de D&D? Nope. D&D é estritamente cooperativo e todo livro berra por isso. Vampiro, nope - já é lendária a piada de quem "Ficou "Inconsciente" por qualquer motivo, é Diablerie na certa - por alguém que estava do seu lado". Heck, eu já joguei em uma mesa onde você precisava comprar a vantagem Aliados para outros jogadores :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Armitage em 15 Dez 2010, 18:38

Elven, ninguem falou que o gameplay de D&D e Vampiro são iguais.

O que eu falei é que Vampiro se auto-entitula jogo de horror pessoal, mas na verdade dá dá brecha também ao tipo de comportamento que vemos em jogos hack&slash. Ele alimenta esse tipo de mentalidade quando oferece disciplinas apelonas/super-powers, além de todo um arsenal bélico à mercê do jogador, e as perícias para utillizá-lo.

Atenção: não estou dizendo que ele não atende também à proposta de "Horror Pessoal" - creio que atende, e muito bem, através da mecânica de humanidade e o conflito interior por controlar a besta que ela representa, mas ele não é ultra-focado nisto, como são outros jogos de horror.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Madrüga em 15 Dez 2010, 18:55

Ele atende à premissa mas... lá no fundo, você é melhor que todos os seres humanos em absolutamente TUDO, pode gastar sangue para ser melhor ainda e tem poderes supostamente baseados no folclore que te fazem ser um supervilão.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Armitage em 15 Dez 2010, 18:57

Em outras palavras:

Vampire é um jogo de Supers para Emos. XD
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Elven Paladin em 15 Dez 2010, 19:25

O que eu falei é que Vampiro se auto-entitula jogo de horror pessoal, mas na verdade dá dá brecha também ao tipo de comportamento que vemos em jogos hack&slash. Ele alimenta esse tipo de mentalidade quando oferece disciplinas apelonas/super-powers, além de todo um arsenal bélico à mercê do jogador, e as perícias para utillizá-lo.


Eu não estou com o meu livro de Vampire da Segunda Edição e nunca vi o Vampire "Original", mas Vampiro nunca excluiu combates e violência física como uma das formas de lidar com horror pessoal e era até claro que violência é um subterfúgio nenhum pouco incomum nas "Noites Finais". Aliás, desde quando o comportamente Hack&Slash causa algum problema em Horror Pessoal? Frenesi é um exemplo simples de como unir ambos.

Em outras palavras:

Vampire é um jogo de Supers para Emos.


Eu estou em dúvida sincera se o primeiro 'oponente" da campanha que mestrarei em Vampire vai ser ou um "Neo-Edward" ou um Tzimisce Otaku com uma Katana de Prata. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor 3libras em 15 Dez 2010, 21:23

Mas o que eu conheço de vampiro é que normalmente temos uma complicada combinação: mestres incapazes de reproduzir um horror pessoal decente e jogadores que sabem que estão em um cenário que presume a degradação contínua de seus personagens e a luta até certo ponto contra isso mas acabam tendo uma afinidade com o personagem num sentido de conservá-lo vivo.

Um vampiro é um gollum emo superpoderoso. o sentido dele é se degradar, fazer merda, ser detonado por alguma conspiração superior, ter conflito interno etc.

Não é um cenário para Happy end
Avatar do usuário
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas
 
Mensagens: 1014
Registrado em: 25 Ago 2007, 08:55

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Agnelo em 16 Dez 2010, 07:38

O que me irrita no antigo mundo das trevas é que a culpa é sempre dada aos jogadores, por tudo.

O livro te fala em ficar num canto escuro remoendo a existência de uma fera interior mas as regras te dão mais embasamento pra pegar uma uzi e atirar no sabat?
A culpa é dos jogadores.

O Metaplot é tão grande que não dá espaço pros jogadores terem o seu lugar?
A culpa é dos jogadores.

Sei lá, cara. É como se eu comprasse um tabuleiro de Risk, dentro da caixa viesse só um baralho e o pessoal dissesse que a culpa é minha por estar jogando poker.
Editado pela última vez por Agnelo em 16 Dez 2010, 08:20, em um total de 1 vez.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Lumine Miyavi em 16 Dez 2010, 08:12

Eu diria que é por causa da "Regra de Ouro", Locke. Cada um faz o vampiro ao seu modo é desculpas para falar que pessoas que jogam de uma forma diferente do livro estão errados.

O problema é que como já foi citado antes, o livro frisa algo e demonstra outra coisa em regras.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor shido_vicious em 16 Dez 2010, 09:03

Elven Paladin escreveu:(...) mas Vampiro nunca excluiu combates e violência física como uma das formas de lidar com horror pessoal e era até claro que violência é um subterfúgio nenhum pouco incomum nas "Noites Finais". (...)


Se a violência está no jogo como parte do tema horror pessoal, por que detalhes como balas incendiárias, cadência de tiro, capacidade do pente e outros tantos do tipo? É realmente importante em uma história de horror diferenciar entre um três oitão e uma glock 9mm (cuja existência descobri jogando Vampire)?

Compara com o Houses of the Blooded, que também tem violência na temática -- a diferença é como o sistema trata disso. Os duelos são um pouco mais crunchy (com manobras e tal), mas há uma justificativa na ambientação (são formalizados, leis que regem os procedimentos de vingança, etc), e não há ênfase obsessiva em armamento e coisas assim (a única distinção é entre espada e "não-arma"/ferramenta -- tudo o que não for espada). E no momento em que não é duelo, passa a ser mass murder -- quando é atingido, está mortalmente ferido, sem preocupação alguma com dano de ataques individuais e outras considerações táticas.

(E o crunch não está majoritariamente concentrado no "capítulo de combate" -- há opções de complexidade mecânica interessante para outras coisas pertinentes ao tema, como insultos, romance, venenos.)
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
Avatar do usuário
shido_vicious
 
Mensagens: 70
Registrado em: 26 Nov 2010, 14:09

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor Madrüga em 16 Dez 2010, 09:50

shido_vicious escreveu:
Elven Paladin escreveu:(...) mas Vampiro nunca excluiu combates e violência física como uma das formas de lidar com horror pessoal e era até claro que violência é um subterfúgio nenhum pouco incomum nas "Noites Finais". (...)


Se a violência está no jogo como parte do tema horror pessoal, por que detalhes como balas incendiárias, cadência de tiro, capacidade do pente e outros tantos do tipo? É realmente importante em uma história de horror diferenciar entre um três oitão e uma glock 9mm (cuja existência descobri jogando Vampire)?


Não acho possível aqui pecar por excesso. Seria preocupante que FALTASSEM regras. O narrador pode muito bem fazer como eu fazia: ignorar a maior parte desses dados detalhados e não permitir que seus jogadores tenham metralhadoras ou espadas montantes.

E é interessante como todo mundo jogou Vampiro, mas você jogou Vampire. :haha:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 16 Dez 2010, 09:54

Me lembra uma aventura de Lobisomem, que se passava no Morro da Polícia, e tínhamos um contato que nos vendia armas em um furgão nos pés da escadaria.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor shido_vicious em 16 Dez 2010, 10:12

Madrüga escreveu:Não acho possível aqui pecar por excesso. Seria preocupante que FALTASSEM regras. O narrador pode muito bem fazer como eu fazia: ignorar a maior parte desses dados detalhados e não permitir que seus jogadores tenham metralhadoras ou espadas montantes.


Nada contra detalhes, mas que eles sejam direcionados ao que realmente importa no jogo. Há jogos em que a distinção entre um 38 e a glock são importantes -- mas no Vampiro? Não creio que esse tipo de detalhe seja necessário -- "arma de fogo, sim/não", eu diria, é distinção o suficiente. Quando uma parte do sistema é estupidamente detalhada, ela pode monopolizar a atenção.

Pode-se dizer que faltam detalhes nas mecânicas de não-combate no D&D 4E. Isso fere o jogo? Não. Existem ferramentas para resolver qualquer pendência fora de combate -- mas a coisa é mais abstraída e menos minuciosa. A minúcia é reservada para o sistema de combate, que daí é cheio de mecanismos interessantes (tava lendo o DMG 2 esses dias e achei genial o lance de poderes ligados a terrain features).

Em se tratando do Vampiro, no momento em que o sistema passa a oferecer motosserras e granadas de fósforo branco, se está pecando pelo excesso -- são opções com potencial enorme de perturbar o foco proposto. (O que não raro acontece.)

Madrüga escreveu:E é interessante como todo mundo jogou Vampiro, mas você jogou Vampire. :haha:


Itálico por ser palavra estrangeira, mas eu joguei o Vampiro, sim, meu primeiro contato foi com a tradução. Mas depois comecei a usar (fotocópias* de) suplementos importados. Hoje em dia, penso que não deveria tê-lo feito -- jogar uma coisa como o Dirty Secrets of the Black Hand na mão de um grupo iniciante é, sei lá, errado. Mas eram outros tempos, de internet muito limitada e um pouco daquele ranço de "RPG, coisa misteriosa", com esse tipo de suplememento gringo sendo quase objeto de culto.

*sem Amazon ou cartão de crédito, encomendava-se pela loja e era caro. Não sei se alguém ainda faz disso hoje em dia.

BTW, como se pronuncia teu nick? "Madriga"?
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
Avatar do usuário
shido_vicious
 
Mensagens: 70
Registrado em: 26 Nov 2010, 14:09

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

cron