Fantasia Medieval - Abordagem

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Fantasia Medieval - Abordagem

Mensagempor ElPolloDiablo em 27 Out 2010, 12:28

Eu lembro até hoje de quando eu tinha doze anos e joguei pela primeira vez o Baldur's Gate II.

O jogo, que muitos de vocês aqui devem conhecer, usa as regras do AD&D (que eu nunca entendi direito, WTF is thac0?) e é ambientado em Forgotten Realms, o maior e mais conhecido cenário do sistema e talvez até de todo o gênero de fantasia medieval. Duas coisas me surpreenderam MUITO: uma é a forma não linear pela qual ocorrem as aventuras. No melhor estilo GTA, você andar por aí, conversa com pessoas e apanha missões que tu pode fazer depois, na hora em que quiser. A outra é a abordagem muito mais realista e "dark" de um cenário medieval.

Eu, que era acostumado com os Tormentas e Final Fantasies da vida, achei estranho ver em Baldur cenas envolvendo escravos, prostituição, favelas imundas, etc.

Desde então mudei meu jeito de encarar cenários medievais.

E vocês, preferem que abordagem desse tipo de jogo: uma coisa mais light e anime-style ou uma visão mais realista das coisas?
Avatar do usuário
ElPolloDiablo
 
Mensagens: 30
Registrado em: 04 Jun 2010, 23:01

Re: Fantasia Medieval - Abordagem

Mensagempor Ken-Ohki em 27 Out 2010, 12:33

Tudo depende. Se for um cenário medieval, eu apoio que seja mais realista, e um pouco de magia aqui e ali, pra desculpar elementos que obrigatoriamente são fantasiosos é altamente aceitável. Se o jogo é algo como supers, ou não é pra ser levado a sério, acredito que algo mais light ou anime-style (já que eu gosto de animes e tals), poderia ser bem-vindo.
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Avatar do usuário
Ken-Ohki
Webmaster
 
Mensagens: 1125
Registrado em: 16 Mai 2008, 22:37
Localização: Salvador, Ba
Twitter: @joaoprp

Re: Fantasia Medieval - Abordagem

Mensagempor arghsupremo em 27 Out 2010, 12:34

Visão Ravenloft da vida.

Thac0 = To Hit AC 0. Significava o quanto tu precisava no dado para acertar uma CA 0. Era para facilitar os cálculos. Sim, era uma merda.

Novato? Apresente-se na seção de apresentações. Abraços.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Fantasia Medieval - Abordagem

Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Out 2010, 12:39

Quanto mestrava fantasia, dependia do que o grupo quer; ambos os lados (realista e exagerado) são divertidos, mas dependem da cooperação alheia.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Fantasia Medieval - Abordagem

Mensagempor Elven Paladin em 29 Out 2010, 20:44

E vocês, preferem que abordagem desse tipo de jogo: uma coisa mais light e anime-style ou uma visão mais realista das coisas?


Apenas por precisão: Visões mais "lights" de Fantasia Medieval não precisam ter o menor elo com animelismos, vide os livros da série Volo's Guide de Forgotten Realms e o cenário Spelljammer ( que oscilava entre assustadoramente sombrio e completamente otimista com uma facilidade incrível ), ao mesmo tempo que eu presumo que devem existir diversos animes com estilo mais sombrio e sóbrio.

De qualquer forma, eu não tenho atualmente nenhuma preferência por ambas abordagens, já devo ter mestrado desde jogos tendendo ao humor e otimismo até jogos "Grimdarks of Complete Vile Darkness", dependendo do cenário, sistema de RPG e meu senso de humor.

Atualmente, eu estou mestrando uma campanha em Reinos de Ferro que se encaixa em cinzenta e levemente otimista - os jogadores são heróis khadoranos e representantes da Igreja de Morrow, protegidos por um agora Ex-Paladino/Gun Mage inspirado em Johnny Cash que jurou proteger um dos personagens do grupo ( um Bárbaro Khárdico seguidor de Menoth amaldiçado para morrer e perder sua alma para um demônio em 1 ano e 1 dia que se converteu por completo para fé de Morrow após ter visto em um sonho a Asc. Katrena e virou um Inquisitor - classe de Pathfinder ). E apesar de ser um grupo bondoso, membros do grupo já se "aliaram" com um Dragão e tem uma lista relativamente vasta de rituais e pactos com fantasmas, espíritos e entidades estranhas - e o Paladino abandonou a Igreja de Morrow justamente por que se sentia mal por violar constantemente seu juramento em nome de uma causa maior.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Fantasia Medieval - Abordagem

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Out 2010, 00:03

Fuckin' THAC0, how does it work?

Sério, até hoje não entendi. :hum:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Fantasia Medieval - Abordagem

Mensagempor Elven Paladin em 30 Out 2010, 12:43

Fuckin' THAC0, how does it work?


De forma quase idêntica ao Bônus Base de Ataque vs CA da 3e/4e, só que anti-intuitivo.

Suponha que um Guerreiro tinha um THAC0 15, ou seja, ele precisaria tirar 15 no d20 para acertar um oponente com AC0 ( É isso que o THAC0 quer dizer, aliás ).

Se ele enfrentar um oponente com AC 4, ele tira o 4 de sua THAC0, ou seja, precisaria tirar 11 para acertar tal oponente. Caso enfrente um oponente com AC -2, esse valor é adicionado ao THAC0, de forma que esse mesmo Guerreiro precisaria tirar 17 para para acertar tal oponente.
Editado pela última vez por Elven Paladin em 30 Out 2010, 16:22, em um total de 1 vez.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Fantasia Medieval - Abordagem

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Out 2010, 13:07

*Acho* que entendi. Menos um mistério de AD&D para mim :dança:

E no próximo episódio:
"Fuckin STR 18/76, how does it works?"
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Fantasia Medieval - Abordagem

Mensagempor Youkai X em 30 Out 2010, 13:45

Eu gosto de algo entre as duas abordagens. Eu gosto de algo que possa ter seus momentos descontraidos e leves, mas que haja também vários elementos pesados. Enfim, gosto quando uma ambientação pareça crível, exceto por ambientações obviamente escrachadas e que não se levam a sério (diferente de Tormenta, que é algo escrachado, confuso e que tenta se levar a sério)
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Fantasia Medieval - Abordagem

Mensagempor Elven Paladin em 30 Out 2010, 16:39

"Fuckin STR 18/76, how does it works?"


Pense assim: 18 é o maior valor possível de se ter em um atributo inicial e no caso de Força, se o seu personagem for um Warrior ( o grupo de classes que inclui o Guerreiro, Ranger e Paladino ), não seja de uma raça de tamanho pequeno e tenha 18 em sua Força, ele pode rolar 1d100 e de acordo com os resultado, ele pode ter mais bônus em ataque, dano, capacidade de carga e outros modificadores

Por exemplo, alguém com Str 18 e que não seja um Warrior tem +1 em ataque e +2 em dano. Alguém com Str 18/04 tem +1 em ataque e +3 em dano. Alguém com Str 18/76 tem +2 em ataque e +4 em dano e na incrível Str 18/00 tem +3 em ataque e +6 em dano.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Fantasia Medieval - Abordagem

Mensagempor Armitage em 30 Out 2010, 20:09

ElPolloDiablo escreveu:Eu lembro até hoje de quando eu tinha doze anos e joguei pela primeira vez o Baldur's Gate II.

O jogo, que muitos de vocês aqui devem conhecer, usa as regras do AD&D (que eu nunca entendi direito, WTF is thac0?) e é ambientado em Forgotten Realms, o maior e mais conhecido cenário do sistema e talvez até de todo o gênero de fantasia medieval. Duas coisas me surpreenderam MUITO: uma é a forma não linear pela qual ocorrem as aventuras. No melhor estilo GTA, você andar por aí, conversa com pessoas e apanha missões que tu pode fazer depois, na hora em que quiser. A outra é a abordagem muito mais realista e "dark" de um cenário medieval.


Na verdade a série Baldurs Gate é bem fraquinha em se tratando de interatividade e reatividade do mundo com relação as suas escolhas, liberdade e não-linearidade de plot, etc. Se quiser conhecer rpgs que realmente primam em um ou mais desses pontos, jogue:

- Fallout 1 e 2,
- Planescape: Torment,
- Arcanum: of Steamworks & Magicka Obscura,
- Gothic 1 e 2,
- Ultima 4, 5, 6 e 7.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Fantasia Medieval - Abordagem

Mensagempor Lorde da Dança em 30 Out 2010, 23:36

Embora apenas ultima e talvez, com alguma sorte, se as etrelas estiverem certas, planescape abordem a fantasia medieval ^_^

EDIT: mas recomendo arcanum de todo o jeito
Editado pela última vez por Lorde da Dança em 02 Nov 2010, 17:50, em um total de 1 vez.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Avatar do usuário
Lorde da Dança
 
Mensagens: 909
Registrado em: 08 Nov 2008, 10:26
Localização: Oliveira MG

Re: Fantasia Medieval - Abordagem

Mensagempor Batousa em 01 Nov 2010, 08:05

Eu não sou um adepto do High Fantasy, acho que muita magia deixa o jogo cansativo.

Gosto da magia mais como um mito. Poucas pessoas usam, e muito poucos já viram alguem usar.
Mas sim ela existe e é poderosa.

Mas como disse o Lumine, depende sempre do grupo.
Imagem
Avatar do usuário
Batousa
 
Mensagens: 1780
Registrado em: 03 Fev 2009, 10:10
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: Fantasia Medieval - Abordagem

Mensagempor kira_shaolin em 01 Nov 2010, 10:25

Para mim, a magia nas aventuras medievais existe e todos sabem. Muitos ja viram, mas poucos sabem usar.
Um dos fatos que podem contribuir para isso é o intenso estudo necessário para se tornar mago, em minha opinião.
"Quando a alegria se torna tristeza e o bem estar infortúnio, as almas pacientes extrairão prazer mesmo da dor" - Provérbio Budista
Avatar do usuário
kira_shaolin
 
Mensagens: 188
Registrado em: 25 Out 2010, 16:35
Localização: São Paulo - SP

Re: Fantasia Medieval - Abordagem

Mensagempor GoldGreatWyrm em 01 Nov 2010, 10:29

Para mim, a magia existe, não é novidade, mas os verdadeiros conjuradores, que a manipulam de uma forma que desperta medo nos corações de qualquer um , como Vecna ou Karsus, são poucos e raros, semilendas - pelo menos na época em que os jogadores vivem. Mesmo assim, não é incomum encontrar conjuradores em qualquer lugar - a benção da feitiçaria pode surgir para qualquer um, e qualquer um pode forjar o pacto de um bruxo. Mas são poucos que realmente tem potencial para a grandeza (como os PJs).
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm


Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron