A melhor definição de RPG

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

A melhor definição de RPG

Mensagempor Vinicius em 01 Nov 2007, 21:46

Olha, na minha opinião aquele "GAME" na sigla quer dizer sim que RPG é um jogo.

Afinal se o "GAME" não quer dizer nada, por que o nome não é Role Playing Batatas? Ou Role Playing Cars? :sobrancelha:

Vamos pensar traduzindo a sigla:

Jogo de interpretação de papéis.

"- Ei cara, Jogo de Interpretação de Papéis não é um jogo."

Por esse motivo e outros eu penso que RPG é um jogo sim.
:frenzied:
Avatar do usuário
Vinicius
 
Mensagens: 701
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:11
Localização: Porto Alegre, Rio Grande do Sul

A melhor definição de RPG

Mensagempor Eagleyes em 01 Nov 2007, 21:51

Vinicius escreveu:Olha, na minha opinião aquele "GAME" na sigla quer dizer sim que RPG é um jogo.

Afinal se o "GAME" não quer dizer nada, por que o nome não é Role Playing Batatas? Ou Role Playing Cars? :sobrancelha:

Vamos pensar traduzindo a sigla:

Jogo de interpretação de papéis.

"- Ei cara, Jogo de Interpretação de Papéis não é um jogo."

Por esse motivo e outros eu penso que RPG é um jogo sim.

Isso me parece uma coisa óbvia :sobrancelha:
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Avatar do usuário
Eagleyes
 
Mensagens: 298
Registrado em: 27 Ago 2007, 11:39
Localização: POA

A melhor definição de RPG

Mensagempor cigano em 02 Nov 2007, 09:04

Olha cara, vc tem uma visão muito prórpria ou gosta de distorcer as coisas a seu favor. RPG é jogo, vc pode dizer o que quiser sobre ele, direito seu, e vc não tá mentindo dizendo que RPG PODE não ser um jogo. Mas DEFINIR RPG como não jogo é demais, ate porque por sua propria lógica como ele tambem é um jogo posso definir ele como tal.

Cara, sinceramente vc pode dizer que ele é o jogo do diabo (ou a interpretação do diabo, tanto faz), mas a definição dele é "Jogo de Interpretação de Papéis", qualquer coisa alem disso é RPG mas não a definição dele.

RPG é dificil? Sim
RPG é fácil? Sim
RPG é feito com desenhos? Sim
RPG é texto puro? Sim
RPG é coisa de Nerd? Sim
RPG é coisa de Playboy? Sim

Vc pode definir ele como o que quiser cara, mas ele não deixa de ser o que é em essencia, vc aprove ou não. RPG É jogo, RPG É interpretação, RPG tem regras. O resto são churumelas!

[]s
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

A melhor definição de RPG

Mensagempor Smaug em 02 Nov 2007, 09:26

Meu esse tópico tah virando uma masturbação mental... :sobrancelha: ... o que vem depois? Banco Imobiliário eh um jogo ou um treino para investidores?
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

A melhor definição de RPG

Mensagempor Kliviwiki em 02 Nov 2007, 10:35

Não adianta... Por mais que eu tente explicar os motivos pelos quais eu acho que a palavra jogo não deve figurar na melhor definição de RPG, todo mundo insiste em repetir a ladainha "mas se tem game no nome então é jogo, ora!". Já cansei de falar que eu mesmo chamo o RPG de jogo, mas é mais uma questão de costume e praticidade.

Vocês parecem se sentir contrariados com o que eu digo pelo fato de terem chamado RPG de jogo a vida toda. Eu também fiz isso e ainda faço. Mas, até agora, ninguém me apresentou um motivo bom o suficiente para definir o todo, que chamamos de RPG, como um jogo. Acho que apenas algumas de suas ramificações podem ser consideradas jogos e, mesmo, assim, bem peculiares. O que tem aparecido são argumentos do tipo "tem regras então é jogo", "tem game no nome então é jogo", "todo mundo chama de jogo então é jogo" e por aí vai...

Cigano, não estou querendo distorcer as coisas a meu favor. Estou tentando expor os melhores argumentos que possuo para alegar que RPG não deve ser definido como um jogo, pelos motivos que já cansei de dizer. Não estou tentando convencer ninguém a parar de chamar RPG de jogo. Mas fica difícil manter uma discussão se de um lado argumentos são expostos e de outro só se repete o que todo mundo diz.

EDIT: Cadê o Seu Madruga que não apareceu até agora?
O poderoso HOOIA obliterará todos vocês.

Kliviwiki is not in any way associated with Wikipedia

Zatoichi!
Avatar do usuário
Kliviwiki
 
Mensagens: 124
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:44
Localização: Belo Horizonte - MG

A melhor definição de RPG

Mensagempor Smaug em 02 Nov 2007, 10:54

Kliviwiki, RPG não eh um jogo pq leva Game na sigla, mas sim leva Game na sigla pq eh um jogo...

Observe, mesmo em um estilo puramente baseado em interpretação como o Free Form vc definiu regras, as pessoas devem interpretar o personagem de acordo, isso inclui irem vestidas de acordo, em um Free Form medieval vc não via vestido de astronauta, isso EH uma regra. Portanto, todas as formas de RPG usam regras.

Mas elas variam, grande coisa, dentro do universo dos jogos todas as regras variam... vcs jah jogaram WAR com Evas? Não? Eu sim... Existem as regras oficiais em jogos e todas elas podem ser quebradas de acordo com quem joga, isso eh verdade para War, batalha naval ou mesmo o RPG.

Mas RPG não tem competição...não mesmo? O que eh o desafio D&D? E o RPGa que impõem aos participantes de encontros jogarem dentro das regras oficiais do sistema? Então temos regras definidas!!

Logo, pela sua própria definição, se temos regras em todos os estilos, se em competições oficias elas não variam de participante para participante, então o RPG eh um jogo.

Ah, mas não se tem um vencedor!- e um gênero de jogos de video-game e pc hj em dia tb não (vide the sims, sim city ou Ragnarok online) e nem por isso deixam de serem jogos.

Alias, aquela modalidade de futebol aonde forma-se um circulo com um jogador no meio que tem que interceptar a bola que os outros jogadores ficam tocando um para o outro tem um vencedor?
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

A melhor definição de RPG

Mensagempor Vinicius em 02 Nov 2007, 11:49

Smaug escreveu:Kliviwiki, RPG não eh um jogo pq leva Game na sigla, mas sim leva Game na sigla pq eh um jogo...

:victory:
:frenzied:
Avatar do usuário
Vinicius
 
Mensagens: 701
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:11
Localização: Porto Alegre, Rio Grande do Sul

A melhor definição de RPG

Mensagempor Eagleyes em 02 Nov 2007, 15:29

É isso ai Smaug, falou tudo :aham:
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Avatar do usuário
Eagleyes
 
Mensagens: 298
Registrado em: 27 Ago 2007, 11:39
Localização: POA

A melhor definição de RPG

Mensagempor Cak em 02 Nov 2007, 17:01

Mas vocês ainda não me convenceram de que RPG é um jogo! :bwaha:
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Avatar do usuário
Cak
 
Mensagens: 930
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:46

A melhor definição de RPG

Mensagempor Kliviwiki em 02 Nov 2007, 21:55

Mas vocês ainda não me convenceram de que RPG é um jogo!

Huahuahua! É isso aí Cak!

Smaug, eu não acho que o simples fato de existirem regras, por si só, é suficiente para considerarmos o RPG um jogo.

Mas você me chamou a atenção para algo que até então eu ignorava. Parecem existir jogos de diferentes naturezas, de acordo com a dependência que têm das regras. Se imaginarmos uma escala em que, num extremo, estão os jogos que são as próprias regras (como o dominó, por exemplo), no outro extremo estaria o RPG, um dos que menos depende das regras (ainda que seja o bom e velho GURPS, com toda aquela miríade de regras). O que acham disso?

P.S.: O que você entende por "masturbação mental"?
O poderoso HOOIA obliterará todos vocês.

Kliviwiki is not in any way associated with Wikipedia

Zatoichi!
Avatar do usuário
Kliviwiki
 
Mensagens: 124
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:44
Localização: Belo Horizonte - MG

A melhor definição de RPG

Mensagempor cigano em 03 Nov 2007, 01:07

Kliviwiki escreveu:Cigano, não estou querendo distorcer as coisas a meu favor. Estou tentando expor os melhores argumentos que possuo para alegar que RPG não deve ser definido como um jogo, pelos motivos que já cansei de dizer. Não estou tentando convencer ninguém a parar de chamar RPG de jogo. Mas fica difícil manter uma discussão se de um lado argumentos são expostos e de outro só se repete o que todo mundo diz.

EDIT: Cadê o Seu Madruga que não apareceu até agora?


Apartir do momento que vc considera tudo que os outros dizem redundante, bem, não tá distorcendo não, só ignorando mesmo.

Olha cara, mostrei os argumentos mais lógicos possiveis, chega a ser estranho vc falar praticamente a mesma coisa que eu e ainda querer dizer que RPG não é jogo. Beleza então, diga pra todos que ele não é jogo, mas cara, pela terceira vez, me desculpa, desculpa mesmo, mas... RPG é jogo! Não importa o que vc pense ou argumente ele é, e sempre será um jogo. Sim existem vertentes sem regras e que vc pode de uma forma bem bizarra dizer que não é jogo, mas essa parte não é o ROG todo, é... como vou explicar?... uma parte só! RPG por definição é jogo, se quer definir ele de outra forma fique avontade (eu mesmo digo que é complicado quando ele não é!) vc tem a total liberdade de falar o que quiser do jogo, mas ele é isso ae, um jogo.

Masturbação mental é isso que vc ta fazendo, pegar uma coisa lógica e simples e tentar achar chifre na cabeça dela.

Bom, e sobre o lance de dominó e GURPS, bem, masturbação mental! XD. Duas decadas de existência e hj se descobre num fórum Brasileiro que RPG não é um jogo!

PS: Pensando, como direi agora? "Estou indo interpretar RPG!", "Ontem simulamos uma partida de RPG?" Estranho...

[]s
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

A melhor definição de RPG

Mensagempor Cak em 03 Nov 2007, 12:54

Cara acho que já deu né? Cara tantas coisa podem ou não ser um jogo dependendo do contexto, porque RPG também não pode? Ele é e não é um jogo ao mesmo tempo, saca?
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Avatar do usuário
Cak
 
Mensagens: 930
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:46

A melhor definição de RPG

Mensagempor cigano em 03 Nov 2007, 14:36

Cak escreveu:Cara acho que já deu né? Cara tantas coisa podem ou não ser um jogo dependendo do contexto, porque RPG também não pode? Ele é e não é um jogo ao mesmo tempo, saca?


Não!

Entendo que tem um pessoal que joga ele sem regras, mas bem, ele tem regras. Logo, defina ele como quiser, mas ele é um jogo.

XD

Minha definição de RPG hj é: "Uma parada muito loca que destroi sua vida social e um pouco de sua racionalidade. Mas dá pra sobreviver!"

=D

[]s
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

A melhor definição de RPG

Mensagempor Cak em 03 Nov 2007, 15:38

cigano escreveu:
Cak escreveu:Cara acho que já deu né? Cara tantas coisa podem ou não ser um jogo dependendo do contexto, porque RPG também não pode? Ele é e não é um jogo ao mesmo tempo, saca?


Não!

Entendo que tem um pessoal que joga ele sem regras, mas bem, ele tem regras. Logo, defina ele como quiser, mas ele é um jogo.

XD

Minha definição de RPG hj é: "Uma parada muito loca que destroi sua vida social e um pouco de sua racionalidade. Mas dá pra sobreviver!"

=D

[]s


Mas pensa assim: RPG não é algo definido. É como chegar e perguntar o que é felicidade, cada um diz uma coisa e no final não tem certo ou errado. RPG tem game no nome porque certamente ninguém nem sabia que nome ia dar pra ele quando inventaram, mas isso não quer dizer necessariamente que RPG é um jogo, ou que não é um jogo.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Avatar do usuário
Cak
 
Mensagens: 930
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:46

A melhor definição de RPG

Mensagempor Vincer em 03 Nov 2007, 23:09

Socorro!!! Isso não termina! Ahhhhhhh!!!

Esse foi o maior debate de repetição de argumentos que eu já vi :bwaha:
Tá hilário :bwaha:

RPG é algo único, afinal, não tem nada similar. Como definir algo que é único por sí só? Para explicar chamaram de jogo, só isso. Porque não tem como explicar rpg para alguém sem a pessoa jogar/interpretar nele... daí fala-se que é um jogo. Que ele pode ser ou não ser jogo nós sabemos, para quê definir como uma só das duas coisas?

RPG é RPG. Viva o RPG!(independente do que ele realmente seja... :bwaha: )
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

cron