[TOP 3] Raças mais toscas

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Quais as 3 raças/criaturas mais toscas?

Giff
5
8%
Durulz
3
5%
Were-Bundgie
9
15%
Illumians
3
5%
Were-Whales
9
15%
Flumphs
5
8%
Dragonborn
3
5%
???
3
5%
Walktapus
11
18%
Gnomos/Kender/Framlins/Halflings
3
5%
Outra (cite)
7
11%
 
Total de votos : 61

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 05 Fev 2011, 01:50

Acho que os elfos de Shakespeare são aqueles dos "SonhosNoites de Verão", Puck e Oberon.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Seth em 05 Fev 2011, 08:16

Nos nódicos tinha dos, os altos belos e sábios e o pequenos, feios e sábios tb; Com a mesma origem: vermes do corpo em putrefação de Ymir.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Fev 2011, 09:19

GoldGreatWyrm escreveu:Acho que os elfos de Shakespeare são aqueles dos "SonhosNoites de Verão", Puck e Oberon.


Mas elf no sentido aqui são fadas, faes, nymphs, espíritos da natureza e etc. Pelo menos na adaptação / tradução que eu li, tinha uma nota do tradutor que fazia questão de indicar que não eram elfos tipo SdA (na verdade, eram "não são os elfos como descritos pelas obras de Tolkien, mas sim os espíritos da natureza que hoje em dia seriam conhecidos como 'fadas'.)
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Armitage em 05 Fev 2011, 10:05

Essa definição do Lumine é a que eu conhecia também.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Seth em 05 Fev 2011, 10:10

ou mais precisamente: elfos de tolkien são diferentes dos de shakespeare.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Armitage em 05 Fev 2011, 10:19

...que são diferentes dos do folclore celta-nórdico-germânico, não? Se não me engano, o termo "Elfo" nessa concepção engloba qualquer criatura sobrenatural pequena e fanfarrona, como elfos ou duendes ou anões ou goblins ou pookas ou knockers ou banshees ou bandersnatchers ou doppelgangers ou outro safado que brinca com a vida das pessoas.

Não é isso?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Seth em 05 Fev 2011, 10:37

lógico, mesmo porque sob o termo elfo vc encontra uma quantidade de lendas, inteporetações, etc, muitas das quais diferentes entre si. E, no entanto, é uma das inspirações pro Senhor dos Anéis, sim.

E não, não é isso necessariamente em todos os locais. Vc fez uma salada maior ainda colocando sob essa tripla designação povos diferentes, de épocas diferentes e com lendas ora diferentes, ora parecidas.

Vou tentar colocar meu ponto: uma das fontes pros elfos do SdA é a mitologia nórdica, que tem elfos. E eu vejo similaridades enormes entre ao menos algumas dessas narrativas, e a caracterização que Tolkien dá aos elfos, especialmente a um dos "povos" élficos. Isso já nas partes mais antigas do texto, ainda no começo do século XX.

Agora, ele não copiou esses elfos ou coisa assim. É uma das fontes. Há outras, naturalmente, como as narrativas lendárias celtas sobre uma ilha sagrada no ocidente. Note que eu não falei sobre elfos celtas, ou coisa parecida, mas sobre a ILHA.

Por fim: espíritos brincalhões são, sim, parte dessas narrativas. Agora, se são sempre chamados de elfos, eu tenho dúvidas. Com os nórdicos, por exemplo, há os kobolds, que podem eventualmente atrapalhar. E tem os elfos que moram coim Freyr, do tal do círculos dos elfos. São diferentes. Bem como os "elfos-negros" que vivem no subterrâneo, e são hábeis ferreiros e ourives.

Ambos, os "da luz" e "da sombra" são elfos. Mas o D&D tomou e re-trabalhou isso, criando para os primeiros os elfos "normais" (e, claro, com influências do SdA) e, com os outros, meu palpite é que inspiraram os anões.

Só que na mitologia nórdica a origem deles é comum: vermes do cadáver do primeiro gigante

SPOILER: EXIBIR
(ahhh, então essa é a origem dos susk'o... Espero esse Youkai :hum: )
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Madrüga em 05 Fev 2011, 14:40

GoldGreatWyrm escreveu:Acho que os elfos de Shakespeare são aqueles dos "SonhosNoites de Verão", Puck e Oberon.


Não são. A palavra "elf" aparece uma vez só no texto da peça. A palavra "elves" aparece três. E existem muitas, mas muitas mais referências a FADAS na peça.

Vocês estão "silvando". Ninguém leu a maldita peça, não adianta citar a Wikipedia.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Youkai X em 05 Fev 2011, 14:45

Exceto o Lumine Miyavi, pelo visto.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Seth em 05 Fev 2011, 14:58

eu li.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 05 Fev 2011, 15:18

Isso é um elfo:
Imagem

E isso também:
Imagem

Sério, existem tantas visões de elfos, INCLUINDO a de Shakeaspere, que vamos ficar dando voltas aqui sem chegar a qualquer conclusão.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Armitage em 05 Fev 2011, 15:37

GoldGreatWyrm escreveu:Isso é um elfo:
SPOILER: EXIBIR
Imagem


Não. Isso é um viado.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Seth em 05 Fev 2011, 17:26

Sério, existem tantas visões de elfos, INCLUINDO a de Shakeaspere, que vamos ficar dando voltas aqui sem chegar a qualquer conclusão.


Ponto.


Mas em qual raças vcs votaram?
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Madrüga em 05 Fev 2011, 17:30

GGW, não fuja do fato de que você não leu a peça, mas citou, e de que Shakespeare se refere aos personagens como "fairies" e só usa "elf" quatro vezes para falar dos SÚDITOS de Oberon e Titania.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Seth em 05 Fev 2011, 17:33

Mas o que nos chamamos de elfos, pra efeito desse papo, é o que W.S. chama de Elf?
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron