Quais foram as grandes idéias do hobbie na sua opinião, desde sua concepção em meados dos anos ´70, até os dias de hoje? Pode ser tanto a nível evolução de sistemas ou cenários, quanto ao meta-game/ forma de se jogar rpg, ou a nivel comercial.
Aí vão as minhas..
1) A idéia de que você é apenas 1 personagem, ao invés do típico exército dos wargames, nascida no “proto-rpg” Blackmoor de Dave Arneson e, posteriormente, utilizada no primeiro rpg comercial: Dungeons&Dragons, em 1974.
2) A idéia do sistema naturalista/”realista”, ou seja, criado em função do cenário/ambiente imaginário e não em função da lógica de wargame. Surgida em 1978 com o jogo Runequest de Steve Perrin e Greg Stafford, aboliu a idéia de classes e niveis em prol de conceitos (inéditos até então) de “Skills”, “Atributos”, etc.
3) Cenários que não são meras desculpas pra matar monstros, mas sim que possuem lógica interna própria que, muitas vezes, ficam à frente do próprio sistema. Tekumel e Glorantha sendo os pioneiros, surgidos entre ´60 e ´70, e referências até hoje.
E as suas?