Cenários de fantasia "realistas" ?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Elven Paladin em 14 Jan 2011, 17:38

Nesse sentido Vampiro não tinha muitos mecanismos eficazes para impedir esse tipo de abordagem e lançaram nos livros básicos e suplementos muito material que estimulava esse lado combativo exacerbado.


A questão é que Vampiro raramente impedia essa abordagem porque ela sempre fez parte do Mundo das Trevas. Uma das maiores fábulas recontadas é a de que Vampiro era/é um RPG que se baseia em apenas uma forma de jogar e os designers o viam com um jogo apenas de Horror Pessoal.

Reutilizando um post não-tão-antigo meu:

Vampiro nunca foi apenas um jogo de "Horror Pessoal", esse elemento do jogo era superenfatizado por alguns grupos que associavam "Horror Pessoal" com "Politicagem" e pesadamente influenciados pelos escritos de Justin Achilli (que foi o responsável por cortar a maioria dos excessos na linha Vampire e que realmente passou a enfatizar tal idéia) passou a ver Vampiro como algo limitado a isso.

Porém, uma breve visita a alguns Clanbooks (Como Tzimisce e Tremere), no Guide to the Sabbat (e os seus ancestrais) e no Anarch's Cookbook mostram uma faceta que era (e muitas vezes é até hoje) esquecida pelos fãs de Horror Pessoal (que sempre soaram para mim como uma minoria extremamente vocal), onde Vampire era também um jogo que tem um certo senso de humor bizarro, um apelo ao Trash e Gore (Olá Sabbat!) e que afinal de contas lida com um conflito milenar entre duas facções que não raramente brigam muito entre si e tem aventuras ou grandes eventos ligados à tomada ou retomada de uma cidade. E para quem quer jogar esse estilo de jogo, sim, a presença de motosserras e diferenciação de um .38 para uma 9mm faz a diferença.

Essa "natureza dual" de Vampiro causou aneurismas cerebrais em quem é adepto da idéia de que um sistema de RPG deve realizar bem uma tarefa e não tentar desviar muito seu foco dessa tarefa - uma das características que define os "Forgistas", por exemplo(a oposição à idéia de um RPG Universal). E Vampiro foi escrito muito antes dessa idéia de design e fez sucesso agradando um público que ia desde quem deseja transformar RPG em um Teatro até quem achava que um Vampiro Brucutu em sua Harley Davidson empunhando uma Katana de Prata em direção a um Garou Brucutu era o que havia de mais cool no universo (Os fãs dessa forma de jogo são hoje muito bem servidos por Scion e Exalted) e fazia o possível para agradar todos esses públicos - assim como a TSR tentava fazer o mesmo em AD&D (que tinha desde o bizarro e "filosófico" Planescape à "Fantasia Cute-Cute" de Forgotten Realms 2e e "Mad Max encontra Conan" em Dark Sun).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Youkai X em 14 Jan 2011, 17:53

a questão é que ao menos tais abordagens diferentes em AD&D eram em cenários diferentes, diferente de Vampiro em que tudo era no mesmo cenário e onde a maioria dos que não queria jogar um jogo de ação desenfreada de vampiros malucos com arsenais exagerados e missões de X-men noturnos tinham que sempre engolir esse tipo de jogo dos demais, não?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Elven Paladin em 14 Jan 2011, 18:08

diferente de Vampiro em que tudo era no mesmo cenário e onde a maioria dos que não queria jogar um jogo de ação desenfreada de vampiros malucos com arsenais exagerados e missões de X-men noturnos tinham que sempre engolir esse tipo de jogo dos demais, não?


A julgar pelos relatos existentes (evidência anedótica, eu sei), a maioria dos jogadores eram aqueles que queriam "ação desenfreada de vampiros malucos" e eles é que tinham que engolir dos demais a ênfase ultraindividualista em "angst, whiny and sadness" - que eram uma minoria extremamente vocal - que ecoava em alguns escritores de Vampiro.

E o que há de estranho em um "cenário" oferecer duas formas ou mais formas diferentes de se jogar? Eu sei, não é a forma de design mais "trendy" e não soa mais "cool" do que fazer um cenário focado em fazer e prover apenas uma experiência (geralmente ultra-limitada e onde é visto como uma quase blasfêmia deixá-la de lado) de jogo - mas o que há de ruim nisso?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Lumine Miyavi em 14 Jan 2011, 18:17

mas o que há de ruim nisso?


Honestamente? O direito de empinar o nariz. Braggin' Rights.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Elven Paladin em 14 Jan 2011, 18:24

Honestamente? O direito de empinar o nariz. Braggin' Rights.


Lumine, não explicite aquilo que eu quero manter implícito :mrgreen:
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes

cron