Cenários de fantasia "realistas" ?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Elven Paladin em 10 Jan 2011, 22:25

Outro objetivo perfeitamente válido seria "ser um recurso útil na emulação de uma realidade crível o suficiente para permitir aos jogadores interagir num espaço imaginário compartilhado sem ter sua imersão ofendida".


E todos cenários de campanha não são assim?

Nessa segunda hipótese, a "história" será o sub-produto da interação dos jogadores com os elementos do cenário, mas não seria o motivo principal, - a "razão de ser" - , do cenário.


De que serve um cenário de RPG que não será jogado (ou não se foca em aspectos usados em jogo) e cuja história é seu elemento mais importante - além da usual masturbação pseudo-intelectual , seja do autor ou dos fãs? :sobrancelha:
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Armitage em 10 Jan 2011, 22:50

Ué, mas quem disse que o cenário não é jogável? Só porque não tem como foco o "contar de estórias" e sim a emulação de uma realidade crível? Oras, dá pra ser jogar em ambas as propostas.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 10 Jan 2011, 23:00

:pipoca2:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Torneco em 11 Jan 2011, 20:39

Acho quye uma coisa (ou duas) que ninguém levou em conta até o momento, pelo menos no caso de FR e outros cenários mais clássicos, é o fato de existirem antagonistas e vilões prontos para dominar o mundo a qualquer momento. Por exemplo, imagino que Elminster e outros magos poderosos do cenário adorariam ter tempo livre pra ajudar as pessoas, criar novas maneiras de fazer as coisas a ponto de que a vida se torne mais fácil. Mas ele tem que ficar de vigilia o tempo todo, buscando ameaças e sinais de planos de seres malígnos e tomar a medida necessária.

Acho que nisso acaba sendo igual as histórias em quadrinhos. O Reed Richards não cria nenhuma tecnologia em massa nova porque o Dr Doom ou o Galactus aparecem o tempo todo para atrapalhar a vida dele. E coisas desse tipo. No caso de Eberron a situação é um pouco diferente, nunca houve cataclismas enormes, magos poderosos overlords, interferência divina direta e coisas do tipo, pelo menos na época de Khorvaire, que atrasassem o desenvolvimento da cultura do cenário, no máximo umas guerras internas, umas marcas aberrantes e um ou outro demônio.

Acho que um dos maiores diferênciais que podemos ter entre os cenários de fantasia e o nosso mundo é a existência de heróis e vilões, que vivem de certa forma separados da sociedade, pois um anula os feitos do outro, e sobra apenas a população média, que não tem uma fração desses poderes.

Além disso, o termo fantasia medieval é pra lá de ultrapassado. A anos os cenários fantasia deixaram de ser medievais para serem só fantasia, então, não adianta tentar aplicar uma lógica medieval para um mundo onde todas as regras são diferentes.

Quanto ao equilíbrio de poder, eu imagino que, partindo-se do princípio onde um guerreiro muito bom e um mago muito bom sejam equivalentes de certa forma, a magia embora muito versátil ainda é importante a existência de exércitos. E por mais que um grupo de aventureiros seja poderoso, um grande exército bem estruturado ainda é mais, sem contar que um regente deverá ter um bom número de espiões e assassinos, além de um mago conselheiro.

Bem, por enquanto é isso que eu pensei, depois posto alguma coisa a mais.

Outra coisa que temos que pensar é como se dá o processo de desenvolvimento da magia nos cenários.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Agnelo em 12 Jan 2011, 07:53

Olha Torneco, eu conheço essa alegação, mas ela é falha.

Os maiores saltos de desenvolvimento real de tecnologia e ciência ocorrem justamente em tempos de guerra seja aberta ou "fria".

Acho que isso se enquadra bem com a idéia de se preparar pra próxima invasão extraplanar.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Darin em 12 Jan 2011, 13:31

Claro que não, Locke... A humanidade sempre viveu em guerra, não significando que ela cresceu mais por causa disso.

Quanto ao desenvolvimento de tecnologia durante os períodos de guerra seja fria ou não, o fria deixou claro que você pensou no último séculos. Pois bem, a guerra fria é um período muito grande, onde muita coisa aconteceu.

Dizer que os militares desenvolvem mais tecnologia, aí pode até ser melhor fundamentado, mas também não é necessariamente verdade. A grande diferença é que o desenvolvimento tecnológico militar possui muito mais recursos (MUITO mais mesmo) e não necessariamente buscam resultados a curto prazo, em geral dando em inovações que não servem de nada, mas uma ou outra vez descobrindo algo de fato.
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 12 Jan 2011, 18:15

Eu *acho* que o que o Locke falou tem sentido no fato que o orçamento militar para pesquisa e desenvolvimento, historicamente, sempre foi maior que o civil em tempos de paz. :hum:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Sr. Pichu em 12 Jan 2011, 19:04

GoldGreatWyrm escreveu:Eu *acho* que o que o Locke falou tem sentido no fato que o orçamento militar para pesquisa e desenvolvimento, historicamente, sempre foi maior que o civil em tempos de paz. :hum:

naah
foram dos saltos tecnológicos que sempre ocorrem em tempos de grandes conflitos
tipo anestésicos/antibióticos e motores a jato na 2ª guerra
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Jan 2011, 19:57

Sério mesmo? Jurava que em épocas de guerra (grandes, não conflitos menores) o orçamento todo é direcionado para pesquisa de formas novas de vantagem bélica, estratégica ou veicular. Após esses conflitos, essas invenções são "recondicionadas" para fins menos bélicos.

Exemplo?

Fornos de microondas são o subproduto de um acidente que derreteu uma barra de chocolate no bolso de um engenheiro que trabalhava em radares ativos. O método de aquecimento dielétrico, subproduto comum da técnologia de guerra foi reaproveitado para criar um forno.

Computadores foram criados para acelerar os cálculos enormes necessários para acelerar o teste e formulação de teorias usadas para... armas nucleares. A sofisticação cada vez mais fez com que o computador torna-se uma ferramenta essencial da sociedade moderna e de... lazer e entretenimento. Nossos computadores modernos devem sua gênese a segunda guerra mundial.

Entende?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Darin em 12 Jan 2011, 21:46

Exemplos não americanos ou interior ao século XX?

Simplesmente não se importavam tanto com evolução antes desse período... As inovações muitas vezes eram feitas ao acaso...

Eu atribuo a falta de evolução nos cenários rpgísticos devido a não existência de ciência, com um método científico rígido e etc...

Essas inovações militares são importantes, eu não disse que não existe evolução. Só disse que elas ocorrem devido a orçamentos monstruosos. Se todos esse orçamento fosse feito para inovação não-militar, provavelmente teria melhores retornos.

Vamos pensar por exemplo a internet. Sua idealização, em parte, foi feito num contexto que tinha fim militar. Porém todo o processo de popularização dos computadores, melhoramento da capacidade de armazenamento de arquivos e transferência, etc, que envolve MUITA inovação, foi feito de forma não-militar.

O Japão é inegavelmente um país inovador, concordam? Ao mesmo tempo, o japão nem um exército tem direito...
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Madrüga em 12 Jan 2011, 22:02

Darin escreveu:Exemplos não americanos ou interior ao século XX?


O período dos Três Reinos na China, no século III, contou com uma guerra que devassou o país, matou uma porcentagem elevada da população e...

Wikipedia escreveu:Technology advanced significantly during this period. Zhuge Liang invented the wooden ox, suggested to be an early form of the wheelbarrow, and improved on the repeating crossbow. A brilliant mechanical engineer known as Ma Jun, in Wei, is considered by many to be the equal of his predecessor Zhang Heng. He invented a hydraulic-powered, mechanical puppet theatre designed for Emperor Ming of Wei (Cao Rui), square-pallet chain pumps for irrigation of gardens in Luoyang, and the ingenious design of the South Pointing Chariot, a non-magnetic directional compass operated by differential gears.


Darin escreveu:O Japão é inegavelmente um país inovador, concordam? Ao mesmo tempo, o japão nem um exército tem direito...


Não, não concordo. Você está pensando no Japão pós-segunda-guerra. Vê se antes disso eles eram tão inovadores assim.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Darin em 12 Jan 2011, 22:57

Sim, eu to falando do japão recente mesmo...

E não to dizendo que não existiu nenhuma inovação num período anterior ao século XX. Óbvio que existiu. O fato de estas serem realizadas durante um período de guerra não prova nada. Durante vários outros períodos de guerra não houve tantas inovações... Pode ser até uma coincidência. Guerras eram a regra em todas a culturas até muito pouco tempo.

Se fosse algo tão simples assim, teríamos uma norma já para desenvolver os países: investimento militar...

Mas enfim, essa não é a discussão do tópico. Foi apenas um comentário ao comentário do Locke que diz respeito a uma parte específica do post do Torneco...
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Madrüga em 12 Jan 2011, 23:42

Pô, cara, não fique assim. Todo mundo erra às vezes.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Youkai X em 12 Jan 2011, 23:43

Japão foi inovador (melhor dizendo, inventivos e capazes de dar saltos tecnológicos) em alguns períodos sim. só ver na Era Meiji e em como eles cresceram pelo militarismo no início do Século XX. Aliás, na era do sengoku jidai, os japoneses aprenderam praticamente sozinhos, a partir das armas de fogo deixadas pelos portugueses, a fabricar suas próprias armas de fogo.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Agnelo em 13 Jan 2011, 07:08

Darin escreveu:Exemplos não americanos ou interior ao século XX?

Dois comentários rápidos aqui:

1º A segunda guerra mundial até segunda ordem tinha mais envolvidos que os estados unidos.

2º Porque se preocupar com história anterior ao século XX? Tu não acha que magos como o Elminster e o Mordenkainen criando magias e itens mágicos e portais tem um paralelo mais óbvio com os cientistas atuais que com monges da idade média?

__________________________

Os japoneses, em toda sua história, sempre foram bons em aprender com as criações dos outros, frequentemente aprimorando suas criações. Mas no geral nunca tiveram uma cultura de desenvolvimento científico, nem é muito difícil ler criticas sobre essa postura tanto em sua história passada quanto na atual.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes

cron