Ministério da Justiça debate classificação do RPG

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Ministério da Justiça debate classificação do RPG

Mensagempor Allefcapt em 15 Dez 2010, 12:58

Olá a todos,

Pela portaria vigente, jogos de RPG, mesmo não sendo parte do grupo de obras audiovisuais como são os jogos eletrônicos, devem ser classificados.

O que vocês pensam sobre isso? Jogos de RPG devem passar pela Classificação Indicativa?
Podem opinar e deixar seus comentários também no portal da Cultura Digital ligado ao Ministério da Justiça que promove o debate ABERTO ATÉ O DIA 18 DE DEZEMBRO.

http://culturadigital.br/classind/blog#2187

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Re: Ministério da Justiça debate classificação do RPG

Mensagempor Emil em 15 Dez 2010, 17:42

Não vejo problema nenhum.

Link com a cartilha, pra quem quiser discutir: http://portal.mj.gov.br/main.asp?View={FDA11DA1-710C-48E5-AA3E-FBB988B921D1}&BrowserType=NN&LangID=pt-br&params=itemID%3D{0FFF57DC-A6D9-4366-BCFF-2ACA01BB8E9E}%3B&UIPartUID={04411A04-62EC-410D-AC93-9F2FA9240471}
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: Ministério da Justiça debate classificação do RPG

Mensagempor Blackbird em 15 Dez 2010, 18:53

Uma boa pergunta a se fazer é: Quem classifica?

Vou fazer uma bobagem e dizer que certa vez ouvi que o R. R. Soares fazia parte da banca que julga a classificação indicativa.
Citando a cartilha que o Emil linkou, "A Classificação Indicativa é realizada por analistas de áreas como Psicologia, Direito, Comunicação Social e Pedagogia" (p. 7), mas quem são esses analistas? Quem compõe essa banca e a quais ideias essas pessoas estão filiadas?

Porque, assim: mesmo que esse lance do R. R. Soares seja lenda, imagino que nada impeça o Ministério da Justiça de chamar o Datena pra julgar a classificação indicativa, sob a alcunha de analista de Comunicação Social.
E daí tem essa possibilidade de indivíduos altamente conservadores ganhando o poder de censurar nossos hobbies, que, sabemos, tem consequências muito menos violentas que o esporte nacional, por exemplo. O MJ abre um debate participativo; dá chance de debatermos as normas, os critétrios - mas não os juízes. Nem achei coisa alguma dos juízes nas páginas do MJ (talvez eu não saiba procurar D: haha).

Suponho que façam isso com a expectativa de que, na classificação, as normas e os critérios estejam mais presentes do que o juízo de valor dos analistas; mas sei lá, não acredito muito nessa objetividade não.

Além dessa questão com os analistas, não sei se o RPG precisa de classificação etária. Pegando de exemplo os crimes aos quais o RPG foi associado, não lembro de algum que tenha relação direta com a idade dos (supostos) criminosos ou dos (supostos) jogadores. Vou olhar os critérios mais a fundo, depois.
Pra citar, uma coisa que acho muito bacana em alguns livros (daquele Guia de Armas do del Debbio [sic], inclusive) era aquele texto introdutório: "O que este livro é e o que este livro não é"; devia estar presente sempre, e sempre com uma boa visibilidade.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Re: Ministério da Justiça debate classificação do RPG

Mensagempor arghsupremo em 16 Dez 2010, 07:55

Blackbird escreveu:E daí tem essa possibilidade de indivíduos altamente conservadores ganhando o poder de censurar nossos hobbies, que, sabemos, tem consequências muito menos violentas que o esporte nacional, por exemplo.


Se como esporte nacional tu dizes o futebol, eu discordo. Simplesmente não tem lógica teu argumento. Onde no futebol se fala sobre armas, demônios, sugar alma, morte e outros temas violentos?

Se tu falas sobre a violência dos torcedores eu digo que no RPG também há. A diferença é que o rpg está restrito a um nicho muito pequeno e as divergências ocorrem em menor causa apenas por este motivo. Se o esporte nacional fosse rolar dados, o pessoal iria se matar de qualquer jeito. Pega as dicussões sobre sistemas e ambientações, por exemplo. Tem um video famoso sobre a briga entre o Telles e o pessoal da Tormenta que só não foi a vias de fato por causa segurança. Já vi outras brigas de verdade de rpgistas.

Então para com este preconceito idiota sobre o futebol ou qualquer outro hábito saudável que pessoas normais têm e largar de ser tão nerd.

Beijos!

------------------

Ontopic:

Como rpgs em geral têm temas complicados, deve haver uma classificação sim. Não vejo nenhuma polêmica nisto.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Ministério da Justiça debate classificação do RPG

Mensagempor Lumine Miyavi em 16 Dez 2010, 08:10

Onde no futebol se fala sobre armas, demônios, sugar alma, morte e outros temas violentos?


No futebol carioca. Rapaz, flamengo...

----

Eu não acho que uma classificação etária (e não uma restrição ou censura) seja necessária, justamente para indicar que certos RPGs não são pra todo mundo.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Ministério da Justiça debate classificação do RPG

Mensagempor Leisses em 16 Dez 2010, 08:47

Não vejo muito problema em classificação etária. Na verdade é até uma vantagem em alguns casos, pois os pais vão olhar para aquele livro com um monstrengo na capa sem qualquer indicação se é ou não apropriado para seu filho e vai simplesmente escolher "outro brinquedo" que demonstre ser mais adequado.

----

E o futebol paulista é mais violento rapaz...ó o Curintia.
Leisses
 
Mensagens: 592
Registrado em: 24 Mai 2008, 15:44

Re: Ministério da Justiça debate classificação do RPG

Mensagempor Madrüga em 16 Dez 2010, 10:28

Não querendo mudar de assunto, mas a torcida do Corinthians é menos violenta do que a do Palmeiras e do que, pasme, a do São Paulo. Eu tinha visto esses dados em algum lugar.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Ministério da Justiça debate classificação do RPG

Mensagempor Sr. Pichu em 16 Dez 2010, 10:33

então continue em paralelo, como estão fazendo aqui


-------------------------------

sei lá
acho que a classicação etária é uma boa...
*acho* que evitaria alguns problemas do tipo BADD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Re: Ministério da Justiça debate classificação do RPG

Mensagempor MagoCego em 16 Dez 2010, 10:38

Não vejo problema nenhum em classificação etária. Isso é comum em qualquer jogo. Usemos os jogos de tabuleiro como war, jogo da vida, detetive, banco imobiliário como exemplo.
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
Avatar do usuário
MagoCego
 
Mensagens: 1258
Registrado em: 23 Jun 2009, 00:37
Localização: Belo Horizonte

Re: Ministério da Justiça debate classificação do RPG

Mensagempor Madrüga em 16 Dez 2010, 10:52

Até porque, convenhamos, classificação etária nunca impediu nada. Eu comprava cigarro para os meus pais com 8 anos na padaria, comprava Playboy na banca com 12... acho que a única coisa que já me aconteceu foi não poder ver filme violento no cinema por causa de classificação de 16. :haha:

De uma forma, é legal porque depois ninguém pode alegar que lá tem coisas horríveis, já vai ter aviso na capa.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Ministério da Justiça debate classificação do RPG

Mensagempor arghsupremo em 16 Dez 2010, 10:57

Madrüga escreveu:Até porque, convenhamos, classificação etária nunca impediu nada. Eu comprava cigarro para os meus pais com 8 anos na padaria, comprava Playboy na banca com 12... acho que a única coisa que já me aconteceu foi não poder ver filme violento no cinema por causa de classificação de 16. :haha:

De uma forma, é legal porque depois ninguém pode alegar que lá tem coisas horríveis, já vai ter aviso na capa.


Eu comprava bebida alcoólica na adolescência. Para mim mesmo.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Ministério da Justiça debate classificação do RPG

Mensagempor Myako Lumine em 16 Dez 2010, 12:52

Acho que o aviso é válido e, mais do que isso, extremamente vantajoso.

1 - Ninguém - a partir do momento que tal aviso for colocado nos livros - vai poder reclamar que o filho de oito anos está jogando algo violento: o aviso estava lá o tempo "todo".

2 - Na hora de escolher se deve, ou não, dar o livro de presente, a classificação ajuda para confirmar - ou desmentir - o horror contido na capa e, possivelmente, dentro do livro.

3 - Existem RPGs cujo tema - ou a forma como ele é abordado - não é, de fato, recomendado para menores de 18 anos - ou, ao menos, não perante a lei - e essa classificação iria manter, teoricamente, os desavisados longe.
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Avatar do usuário
Myako Lumine
 
Mensagens: 668
Registrado em: 24 Dez 2007, 14:59
Localização: Cabo Frio - RJ
Twitter: @myako

Re: Ministério da Justiça debate classificação do RPG

Mensagempor GoldGreatWyrm em 16 Dez 2010, 12:54

O que tem que ser frisado é que RPG deveria ser considerado "livro", para ter redução de imposrto, e não como "jogo". Essa história de classificação pode dar algum pano para manga... :hum:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Ministério da Justiça debate classificação do RPG

Mensagempor MagoCego em 16 Dez 2010, 13:47

Mas RPG é um jogo dentro de um livro, não?
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
Avatar do usuário
MagoCego
 
Mensagens: 1258
Registrado em: 23 Jun 2009, 00:37
Localização: Belo Horizonte

Re: Ministério da Justiça debate classificação do RPG

Mensagempor arghsupremo em 16 Dez 2010, 14:07

Pelo menos para importação é considerado livro.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron