Moderador: Moderadores
Silva escreveu:Oda, o quê exatamente de AD&D é levado ao extremo em Planescape? Porque, pelo box original, o tema central de Planescape é philosophers with clubs, ou seja, confronto de idéias, filosofias, ways of life. E o hack-slash é até desencorajado. Veja..(pág. 7, The Tone of the Planes, A GM´s Guide to the Planes)
"The Planescape setting is about ideas and philosophies, its about the "meaning of the multiverse".(pág. 7, Theme, Sigil and Beyond)
"...Planescape campaign´s about beliefs: ideas, philosophies, morals and attitudes... it gives a new set of teeth to the old phrase "a clash of ideas"... Planescape campaigns theme is a real battle of ideas."(pág. 13, structuring the campaign, Sigil and Beyond)
" "Hey the planes are the homes of gods, realy powerfull fiends and monsters like we cant imagine. so lets go out and kill them!". Thats a problem berk. Planescape campaigns are not a power trip where characters are supposed to fight the toughest, baddest and biggest beings around. If the DM is running the campaign that way, he´s missed the point. Go back and read the sections about tone and feel again."
Por essa ótica, eu diria até que Planescape tem mais a ver com Vampiro do que AD&D (e, de fato, seus autores afirmam que os clãs de Vampiro foram a inspiração para as facções de Planescape).
Então diga lá Oda - que "essência" é essa, que AD&D possui na sua concepção e que é levada ao extremo em Planescape? (porque na minha concepção AD&D é um sistema focado em Hack-SLash, não em "batalha de idéias e filosofias". )
(e antes que você diga "alignments", eu digo que essa é a única coisa que combina com o cenário, , mas os alignemnts não representam, nem de longe, a totalidade do sistema AD&D. )
Você ofende a mim e os outros fãs que JOGARAM Planescape em AD&D COMO ELE DEVERIA e adoraram a experiencia porque ela é basicamente, uma versão exagerada de uma sessão habitual de AD&D.
(pág. 7, The Tone of the Planes, A GM´s Guide to the Planes)
"The Planescape setting is about ideas and philosophies, its about the "meaning of the multiverse".
(pág. 7, Theme, Sigil and Beyond)
"...Planescape campaign´s about beliefs: ideas, philosophies, morals and attitudes... it gives a new set of teeth to the old phrase "a clash of ideas"... Planescape campaigns theme is a real battle of ideas."
Por essa ótica, eu diria até que Planescape tem mais a ver com Vampiro do que AD&D (e, de fato, seus autores afirmam que os clãs de Vampiro foram a inspiração para as facções de Planescape).
Então diga lá Oda - que "essência" é essa, que AD&D possui na sua concepção e que é levada ao extremo em Planescape? (porque na minha concepção AD&D é um sistema focado em Hack-SLash, não em "batalha de idéias e filosofias". )
(e antes que você diga "alignments", eu digo que essa é a única coisa que combina com o cenário, , mas os alignemnts não representam, nem de longe, a totalidade do sistema AD&D. )
Gegê escreveu:Nós temos a teoria que o Silva é o Vincer... sem o ÓDIO.
Oda escreveu:"Meaning of multiverse"... Multiverso criado com a ideia expressa de se utilizar o sistema de tendencias como um elemento de jogo mecanico.
Isso é AD&D. O conflito de ideias dito no livro é sobre o conflito de tendencias.
Como eu disse, é AD&D levado ao seu extremo.
Vamos extender alguns trechos, primeiro da página 7 do GM's Guide to the Planes:
"The Planescape setting is about ideas and philosophies, its about the "meaning of the multiverse"... A planar lives in a world where the meaning of the multiverse isn't just a question, it's a way of life. A Planar just don't ask the question, he lives the answer. Take another look on the factions to get an idea of how it all plays out. This is a campaign where ideas are backed by actions and vice versa - swords, fists, magic and ideology as needed. Count it on: Planars are tough because a living philosophy ain't for weaklings.
Ou seja, ao contrário do que o início da frase apenas indica, Planescape não lida apenas com "idéias e filosofias", e sim como elas são vividas, como as experiências (ou seja, o que um fã de D&D reconheceria na hora como "It's adventure' time") que seu personagem vivem moldam ele e não só idéias - mas também magia, punhos e lâminas são importantes.
Já no Sigil and Beyond, na página 8 e destacado:
All this attention to ideology is important because it can actually cause the borders off the planes to chance. Cool, não? Mas logo depois é colocado que isso é um conflito em larga escala na qual os jogadores vão ter sérios problemas ao chegar ao ponto onde poderão fazer isso (isso é deixado mais claro logo depois, onde é explicado o avanço do nível dos personagens e sua importância e impacto no "cenário planar").
E colocando algo muito importante que você deixou fora do segundo trecho:
"...Planescape campaign´s about beliefs: ideas, philosophies, morals and attitudes... it gives a new set of teeth to the old phrase "a clash of ideas"Good, Evil, Neutrality, Law, Chaos are all trying to gain new lands and adherents at the expense of all other... Planescape campaigns theme is a real battle of ideas." (Tal trecho mostra o quão importante alinhamentos/tendências são em Planescape - eles são os maiores "jogadores" na disputa sobre o Multiverso. Por isso a insistência tão constante nos fãs de Planescape quanto aos alinhamentos).
Além da explicação de como "a real battle of ideas" significa, em jogo, uma coisa: Factions. Tanto que isso está escrito na seção "Building on the faction theme".
Silva escreveu:Eu acho que podemos concordar em discordar.
Tendência não é ideologia, e você sabe disso.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes