"Persona" - Misturando sistemas? (D&D + PtA)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

"Persona" - Misturando sistemas? (D&D + PtA)

Mensagempor DracoDruida em 01 Jan 2011, 14:22

A idéia é: Tentar fazer um jogo de Persona, ou algo semelhante. Pra quem não conhece a série, basta dizer: Alunos de ensino médio (high school) que lidam com o oculto e possuem a capacidade de manifestar aspectos de sua personalidade materializados como figuras mitológicas, lutando à noite.

Não, não estou preocupado com Social Links ou mecânicas de combate da série Persona em si, mas só com esse conceito mesmo. Aí eu estava vendo sistemas e bateram duas luzes:

    1) Um sistema que eu gosto muito para pew pew combate e trabalho em equipe é D&D 4E, mesmo. Alteram-se as descrições, mantém-se a mecânica, perfeito.

    2) Um sistema bem legal para a para "o dia", a vida escolar, os dramas pessoais e etc é o Primetime Adventures. A idéias de os jogadores convocarem cenas, narrarem os acontecimentos, haver um suporte para o desenvolvimento do personagem e etc me parecem excelentes.
    (Como comentário aleatório, devo adimitir que tenho uma quedinha pelo sistema do Houses of the Blooded também, em especial os Aspectos, caso alguém resolva puxar uma idéia dele, mas enfim...)

Assim, me parece interessante usar as estatística de D&D para "a noite", para quando os Personas estiverem "ativados" e o do Primetime Adventures para o dia. Mas aí entram algumas questões...

1) A cada "noite" os personagens vão explorar uma dungeon toda? Isso não parece muito viável...mas aí como equilibrar menos combates para a quantidade de descansos possíveis?
A melhor solução que me vem na cabeça para isso é a idéia de desvincular Sono/Dormir com o Descanso Prolongado de D&D 4E, como nesse tópico do Nibelung.

2) Meus (possíveis) jogadores são novatos...Será que não é regra demais misturar dois sistemas, mesmo que um seja mais simples? Como ir ensinando o jogo sem causar medo ou simplificando os sistemas a princípio?

Acho que é isso, caso algum outro questionamento me venha na cabeça, eu posto!
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: "Persona" - Misturando sistemas? (D&D + PtA)

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 02 Jan 2011, 00:41

Eu acredito que só M&M, com as regras de Conflitos Sociais, é o bastante.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: "Persona" - Misturando sistemas? (D&D + PtA)

Mensagempor DracoDruida em 02 Jan 2011, 13:13

Hm...não sou muito fã do M&M, mas obrigado pela sugestão. D:
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: "Persona" - Misturando sistemas? (D&D + PtA)

Mensagempor Armitage em 02 Jan 2011, 14:57

Idéia bacana, Draco. O pouco que conheço de D&D4 e Primetime Adventures, parece ter tudo a ver com a série Persona (pelo menos 3 e 4, que foram os que joguei).

Como ficariam as classes dos personagens?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: "Persona" - Misturando sistemas? (D&D + PtA)

Mensagempor DracoDruida em 02 Jan 2011, 16:15

Ah, acaba não importando muito as classes, mas elas ficam como "o estilo de Persona que você gostaria de ter" ou algo semelhante, em um sentido mais mecânico.
Por exemplo, se você quiser um Persona de estilo de combate mais físico, o ideal seria pegar uma classe Marcial mesmo, já se você quiser um Persona que lute simultaneamente com o seu personagem, estando sempre invocado durante as lutas, seria interessante usar um Ranger com a característica de classe de Companheiro Animal (do Martial Power,acho) ou então um Shaman, que tem seu espírito guardião, do PHB 2.
Se você jogar de Mago, pode considerar que cada elemento é um Persona diferente ou simplesmente você tem um persona que saiba utilizar todos. Alguém que possa "ativar" seu Persona para ganhar bônus enquanto ele esteja ativo pode jogar de Bárbaro (PHB 2), usando assim a Fúria como se fosse a ativação do Persona, ou então de Warlock com o Vestige Pact (Arcane Power), que permite que você troque de "Vestiges", cada um sendo um Persona.

Simples questão de dar reflavor nas coisas.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: "Persona" - Misturando sistemas? (D&D + PtA)

Mensagempor Torneco em 11 Jan 2011, 20:59

Eu joguei o 2 por um bom tempo, e nele todo mundo podia mudar de Persona, o que eu achava um bocado chato, já que os persona iniciais tinham muito a ver com a personalidade do personagem. De qualquer forma, um Persona é parecido com um Stand, é uma manifestação da personalidade e dos desejos mais profundos do personagem, como por exemplo a Ulala Serizawa tem um Persona cuja origem mitológica é a Callisto, cheia de problemas como ela.

Não vejo muita necessidade de separar os eventos do dia e da noite. Acho legal Persona 3 mas essa divisão é um pouco sem graça, e o plot do 2 é muito bom (Mesmo não havendo uma tradução do Innocent Sin, só do Eternal Punishment). Minha recomendação é a possibilidade do uso do persona o dia todo, e cada personagem podendo manifestar apenas um Persona, a não ser que passe por uma experiência emocional muito forte que mude muito ele.

Quanto a mecânica, embora não tenha jogado, talvez Gamma World seja um sistema possivel pra isso. Se ele te dá uma boa gama de poderes que você pode escolher, seria possivel cada um montar seu Persona com os poderes do sistema.

PS: Innocent Sin foi relançado para o PSP no Japão, é torcer para a Atlus traduzir pro ocidente e fazer o mesmo com o Eternal Punishment. Yay.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: "Persona" - Misturando sistemas? (D&D + PtA)

Mensagempor DracoDruida em 13 Jan 2011, 02:05

Sim, um persona é parecido com um stand, agreed!

Quanto a separar os eventos do dia e da noite, é por uma razão simples: O objetivo do dia não é fazer conflitos versus inimigos, é desenvolver os personagens, fazer cenas de diálogo, de drama, até um pouco de slice of life, enquanto o objetivo da noite é "derrotar o inimigo". São duas propostas diferente, portanto, usar dois sistemas diferentes me parece natural. :hum:
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: "Persona" - Misturando sistemas? (D&D + PtA)

Mensagempor Torneco em 13 Jan 2011, 21:51

Eu só não acho legal ter tanto essa divisão. Os eventos interessantes deveriam existir nos outros momentos do dia também. Mas se PtA lida bem com os eventos do dia a dia, não vejo porque não usar.

Andei dando uma lida em Gamma World, acho que é possivel encaixar os arquetipos de personas entre os poderes das mutações Você poderia tentar. Sem contar que devido a simplicidade do sistema, fica mais fácil improvisar armas durante os combates, já que não vai ser sempre que eles terão acesso a armas decentes.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: "Persona" - Misturando sistemas? (D&D + PtA)

Mensagempor DracoDruida em 14 Jan 2011, 00:40

Entendi, mas essa divisão deixa as coisas mais "bonitinhas", digamos. O PtA não é simulacionista, é "narrativista", então, ao meu ver, ele lida melhor com situações mais mundanas relativas aos personagens, ao invés de "A cidade está sendo atacada novamente, lol". E aí, quando estiver na hora da porrada, aí chega a "dark hour" ou qualquer coisa parecida, eles "liberam" os poderes e passam a usar a ficha de D&D. \o\ Aí o foco do jogo muda.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: "Persona" - Misturando sistemas? (D&D + PtA)

Mensagempor Torneco em 14 Jan 2011, 21:46

Interessante, qualquer hora vc tem que me apresentar esse sistema pra eu ver o se ele tem alguma idéia que melhore minhas mesas de D&D.

Eu recomendaria a dar uma lida em algumas coisas dos Persona 1 e 2 pra ver as mudanças. O sistema de boatos do 2 é muito legal (Imagina a repercussão quando qualquer boato, quando cresce bastante, tem a possibilidade de se tornar realidade, é algo bem assustador), e o um dos vilões do Eternal Punishment, o JOKER, é bem legal.

E nos dois jogos, você pode conversar com os demônios e dependendo da reação deles, conseguir ítens e o mais importante, cartas de tarot que você usa pra invocar novos personas. E depois que você evolui eles no máximo, você pode retorná-los e ganhar um ítem.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: "Persona" - Misturando sistemas? (D&D + PtA)

Mensagempor DracoDruida em 16 Jan 2011, 15:01

Apresento sim!

Enfim, okay, darei uma olhada, sim. Obrigado pelas idéias!
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41


Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

cron