Não, não estou preocupado com Social Links ou mecânicas de combate da série Persona em si, mas só com esse conceito mesmo. Aí eu estava vendo sistemas e bateram duas luzes:
- 1) Um sistema que eu gosto muito para pew pew combate e trabalho em equipe é D&D 4E, mesmo. Alteram-se as descrições, mantém-se a mecânica, perfeito.
2) Um sistema bem legal para a para "o dia", a vida escolar, os dramas pessoais e etc é o Primetime Adventures. A idéias de os jogadores convocarem cenas, narrarem os acontecimentos, haver um suporte para o desenvolvimento do personagem e etc me parecem excelentes.
(Como comentário aleatório, devo adimitir que tenho uma quedinha pelo sistema do Houses of the Blooded também, em especial os Aspectos, caso alguém resolva puxar uma idéia dele, mas enfim...)
Assim, me parece interessante usar as estatística de D&D para "a noite", para quando os Personas estiverem "ativados" e o do Primetime Adventures para o dia. Mas aí entram algumas questões...
1) A cada "noite" os personagens vão explorar uma dungeon toda? Isso não parece muito viável...mas aí como equilibrar menos combates para a quantidade de descansos possíveis?
A melhor solução que me vem na cabeça para isso é a idéia de desvincular Sono/Dormir com o Descanso Prolongado de D&D 4E, como nesse tópico do Nibelung.
2) Meus (possíveis) jogadores são novatos...Será que não é regra demais misturar dois sistemas, mesmo que um seja mais simples? Como ir ensinando o jogo sem causar medo ou simplificando os sistemas a princípio?
Acho que é isso, caso algum outro questionamento me venha na cabeça, eu posto!