Criando Linguagens!

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Criando Linguagens!

Mensagempor Metal Sonic em 06 Jan 2011, 13:59

Alguém aqui já criou um idioma para uma ambientação? Estou tentando dar os primeiros passos nisso, e gostaria de umas dicas de alguém que já o fez. :laugh:
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: Criando Linguagens!

Mensagempor Elven Paladin em 06 Jan 2011, 14:06

Faça uma visita à Language Creation Society (Em especial no Kit de Criação de Línguas, já vertido à Língua de Camões) e perca muito do seu tempo da sua preciosa existência em um detalhe irrelevante para cenário de RPG. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Criando Linguagens!

Mensagempor Metal Sonic em 06 Jan 2011, 14:29

Não queria criar uma linguagem inteira, e sim algumas palavras para poder nomear certas localizações do meu mundo. ^^
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: Criando Linguagens!

Mensagempor Armitage em 06 Jan 2011, 14:33

Ah Metal, nomear localizações do mundo é perder tempo de sua preciosa existência e detalhe irrelevante em cenários de rpg. Faça o seguinte, pegue a localização mais próxima e nomeie de "aqui", e as outras de "ali", "acá", "lá" e "acolá" e pronto. O que importa é a tal da "jogabilidade", o resto é resto. :b

Sério agora. Excelente idéia e excelente link, Elven!
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Criando Linguagens!

Mensagempor Iuri em 06 Jan 2011, 14:46

Eu uso mesmo essa lógica de "aqui" e "ali". Quando o cara tem tempo limitado para planejar as sessões eu prefiro deixar de lado detalhes como nomes do que, por exemplo, design das dungeons (no grupo atual chegou ao cumulo de ter uma NPC chamada "Filha do Chefe" XD).

Mas se tu tem tempo e disposição eu acho legal deixar nomes de localidades com uma sonoridade mais homogenea sem parecer um idioma alienigena (mas perceba que montar um idioma não é a unica forma de se conseguir isso -é apenas a mais complexa-).
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Criando Linguagens!

Mensagempor DracoDruida em 06 Jan 2011, 14:57

Elven Paladin escreveu:Faça uma visita à Language Creation Society (Em especial no Kit de Criação de Línguas, já vertido à Língua de Camões) e perca muito do seu tempo da sua preciosa existência em um detalhe irrelevante para cenário de RPG. :b

.....Caralho. Nerdgasmo.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: Criando Linguagens!

Mensagempor Léderon em 06 Jan 2011, 15:00

Pô, gente, o Kit de Construção de Línguas é mais velho que andar pra frente.
Em que internet vocês estavam? XD

Eu sempre adorei criar idiomas, mas gosto ainda mais de inventar sistemas de escrita. Pra isso o Omniglot é uma maravilha, e ajuda bastante.

Qualquer hora dessas eu coloco umas gramáticas que eu remendei, aqui. :haha:
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: Criando Linguagens!

Mensagempor Emil em 06 Jan 2011, 15:09

O SIlva zoou, mas numa one-shot em umas férias muito distantes, eu mestrei uma aventura urbana em que os personagens moravam na Cidade, às vezes iam até a Cidade Vizinha, ambas ficavam no Estado. E foi muito legal, acabou virando umas das características da aventura.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: Criando Linguagens!

Mensagempor Youkai X em 06 Jan 2011, 15:12

Tipo desenho animado de sábado de manhã, onde os pais do principal são Pai e Mãe, e afins.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Criando Linguagens!

Mensagempor louc0 em 06 Jan 2011, 15:44

Iuri escreveu:Eu uso mesmo essa lógica de "aqui" e "ali". Quando o cara tem tempo limitado para planejar as sessões eu prefiro deixar de lado detalhes como nomes do que, por exemplo, design das dungeons (no grupo atual chegou ao cumulo de ter uma NPC chamada "Filha do Chefe" XD).


Numa das primeiras aventuras que eu mestrei, todos os NPCs tinha nomes oriundos de produtos ricos em gluten. Princesa Maria, Barão Bauducco, o condado de biscoitópolis.
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Re: Criando Linguagens!

Mensagempor Youkai X em 06 Jan 2011, 15:51

Sei que vou ser taxado de Silva, mas no geral odeio esse tipo de solução descarada. Ela quebra minha imersão e conseqüentemente compromete minha diversão. Só consigo curtir quando a proposta de jogo é propositalmente tosca.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Criando Linguagens!

Mensagempor Armitage em 06 Jan 2011, 15:53

Youkai, você concorda comigo em quase tudo. Não deixe a manada te intimidar. Seja homem, porra. XD
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Criando Linguagens!

Mensagempor Lorde da Dança em 06 Jan 2011, 16:13

Para criar nomes, eu enrolo a língua, falo alguma coisa e tiro o que sair.

Sério
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Avatar do usuário
Lorde da Dança
 
Mensagens: 909
Registrado em: 08 Nov 2008, 10:26
Localização: Oliveira MG

Re: Criando Linguagens!

Mensagempor arghsupremo em 06 Jan 2011, 16:17

Silva escreveu:Youkai, você concorda comigo em quase tudo. Não deixe a manada te intimidar. Seja homem, porra. XD


Pedir para o Yuka ser homem? Sacanagem.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Criando Linguagens!

Mensagempor Blackbird em 06 Jan 2011, 17:14

Deixa eu perguntar: quando (se) vocês imaginam as cenas de conversa, etc., a língua "comum" dos D&Ds toma forma de algum outro idioma que não o Português?
Porque ao mesmo tempo que eu não imagino outra língua - porque Português é a linguagem da mesa, afinal -, não sei se fico consciente de que estamos falando Português como Comum.

Não sei se me fiz entender.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes

cron